Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
onjackstallback   Mauá-SP - AC
Ale   Joinville SC - AC
Bruno Santi 3D   Londrina-Parana - PR

Portfólios Ver Mais

Fernando Progetti   Arapongas,PR - PR
tiagofaller   Passo Fundo-RS - RS
Igor   San Alberto Paraguay - AC
Julio   ribeirão preto - sp - SP

!!!!Importante Alerta!!!! SAIBA QUANTO COBRAR - 3D

Por: Edson  

Em: 22/09/2006 07:05

Galera, isso é muito importante realmente! Para todos nós, desde já profissionais à futuros profissionais na área! http://br.geocities.com/anim_help/ Apesar do foco ser os animadores, o texto vale também para quem trabalha com Maquetes, imagens still!
Ótimo texto... Tem gente q acha q apenas nos divertimos fazendo isso aqui... Mas de fato, não sabem como e bom ganhar fazendo o que se gosta, nem todos têm essa satisfação e por isso acham q o gostar de fazer isso eh parte do pagamento, pq ainda o trabalho é sinônimo de coisa chata, então a compensação seria o pagamento. Como fazemos com prazer, o pagamento pode ser menor. Mas nessa linha de relação de profissional x cliente, como vcs agem qdo o cliente quer tb o arquivo que gerou o produto final? Ou seja, só é dele o produto final vcs consideram q o projeto q resultou o trabalho final tb pertence a ele?
Sou eng. civil e enfrento esse mesmo problema desde que me formei a 14 anos. Acredito que em todas as áreas hoje em dia, os profissionais estão trabalhando quase que em troca de comida, infelizmente é uma vergonha. É um absurdo o indivíduo (incluir sua família) investir em estudo, dedicar parte de sua juventude, se sacrificar para depois não ter a remuneração justa. Por isto vemos profissionais trabalharem muitas vezes em áreas diferentes de sua formação. Como o artigo coloca estou entrando na área de 3D justamente porque ainda é um nicho, mas é lógico que não por muito tempo. 3D é uma área complexa - tenho que investir em cursos, horas de estudo em horários disponíveis fora do horário de trabalho e ainda tem que se investir em equipamentos de ponta se não nem é possível trabalhar. Espero que muitos leiam esse artigo e tenham consciência de suas implicações.
Weberton
Gostei muito do texto também. Eu sou professor e digo isso a meus alunos. A frase que eu utilizo para resumir isso é: "Quem não sabe fazer, paga para quem sabe e paga caro."
Sergio Feitosa
Realmente é triste isso, eu venho observando isso na are de tecnico em informatica, encontrei um cliente fazia muito tempo que não arrumava o pc dele, ai conversando ele me disse que tinha arranjado um cara que ia na casa dele e arrumava o pc ,e cobrava 10 reais pra formata ou arruma alguma coisa que tiver com defeito.Isso e somente 1 dos varios ele exemplos que temos, e simplesmente vergonhoso.É como o texto diz trabalhamos praticamente por comida hj em dia.
... as facilidades oferecidas pela net são realmente incríveis, hoje em dia, qualquer pessoa, sem o mínimo de experiência, pode, de acordo com o trampo, 'apelar' pro google, que, instantaneamente oferece as mais variadas opções de tutoriais, modelos e afins, proporcionando a solução do problema ao cliente, de forma quase que imediata. Antes disso, era tão difícil o acesso a materiais de 3d -livros, apostilas- e quando conseguia, a maioria era em inglês. Houve casos inclusive de encomendar um livro ou apostila, só pelas imagens e boa apresentação visual da propaganda, pagar adiantado e esperar alguns dias pelo envio postal, e quando o 'digníssimo' chegava ia ver que era apenas mais um 'basicão de 3d remodelado', acho que alguns de vcs já passaram por isso também. Bom, estudei muito e continuo estudando constantemente, pois a exigência é cada vez maior com relação ao realismo das imagens, mas todo esse estudo e dedicação tem que ter um preço, por mais que seja algo simples de fazer, a gente tem que cobrar, não só pelo serviço, mas pela importância que ele representará para o cliente, como uma maquete virtual que vai proporcionar a ele a venda e faturamento de um condomínio inteiro, por exemplo. Evetualmente acontece -até pela grande propagação- de as pessoas terem uma visão errônea com relação a informática, pois hoje praticamente tudo é associado a ela, então vêem uma apresentação visual não muito diferente de um texto do Word, assim, acham absudo alguns orçamentos que apresentamos, aí tem que ter toda a argumentação para o convencimento e a importância do serviço que faremos. Certa oportunidade, enquanto eu discutia com um cliente a respeito de um serviço, o cara me disse: "bixo, isso é simples demais, vc faz isso em uma tarde e quer cobrar tudo isso, o computador faz tudo..." Eu fiquei 'azul' de raiva, mas levei na ironia, levantei, apontei o dedo pro micro e ordenei: "computador, faça o serviço que eu vou dar uma volta, quando voltar quero tudo pronto, ok!". Resumo da história, o cara pagou pelo serviço, mas principalmente, ficou muito satisfeito com o resultado. Então é isso... vamos nos valorizar
E mais um detalhe... ... pleno domingão, e eu tô desde as 9hs da manhã ralando em um projeto urgente, longe da patroa e da molecada, se eu não valorizar a minha mão de obra, quem vai fazer isso???
Edson, eu acho correto!!! eu desfiz um contrato de seis meses com uma empresa de auto peças, pois eles queriam pagar um valor muito baixo do piso... depois de três dias resolvi cancelar o contrato...eu sabia se continua-se não faria com satisfação e iria prejudicar a todos. Eu acho q este texto, teria que ficar disponível na pagina inicial do fórum.
Wilson Medeiros Eng. Mecânico S.Paulo-SP-Brasil http://www.eng.monttec.com.br
Olá galera, excelente texto e de grande valia para todos. Só para comentar: trabalho com projetos de arquitetura há mais de 18 anos, agora estou agora há 5 anos na área de instalaões comercias (projeto móveis comerciais e equipamentos para loja em geral). Porque parei com projetos d arquitetura, pois haviam "pessoas" cobram valores de 1/3 do valor real. Nessa nova área por enquanto profissionais são pouquíssimos, ainda mais aqui em Rio Preto-SP. Mas mesmo assim existem uns picaretas que fazem 3D de lojas e cobram misérias só para poder pegar o serviço, bom o meu preço é firme e forte, se quer qué, se não quer tem quem valoriza o trabalho e sabe distinguir o verdadeiro profissional sério. Sou hoje empregado de uma empresa na ára de instalações comercias onde tenho meu salário fixo+comissão de vendas (pois vendo também) cuido da parte de computação gráfica (só tem eu mesmo...kkkkk) e tem mais dois vendedores. Mas é isso aí. Estou feliz com a mudança. abraço de urso profissional!!! :-P
Acho que deve ser feito um esforço para concientizar os iniciantes que ainda não sabem o quanto valoroso é o trabalho e estão fazendo mau negócio, afinal, apesar de parecer um brinquedo é na verdade um trabaho altamente especializado. e, quando bem feito, complexo. devemos exigir remuneração justa e devemos exigir de todos os colégas mais atenção e ética. abraço

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707657.

Total de membros registrados: 135264

Últimos membros registrados: marcelgarrido91, spiceland, federickpaul, mitsuki026, Vanessa Rôxo , May Alencar, adriellex, sabrina-bomfi.

Usuário(s) on-line na última hora: 619, sendo 18 membro(s) e 601 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafa.carvalho, renaz, Ronaldo Junior, Jorge Henrique, Pedro Juliato, Le_Andro, Paty1995, Antonio Domingos, Roberto Trevelin, Lucas Reis, Starter, pinart, Leonardo, Reinaldo Silva, Alexandre Longo, marcio.alain, SaavedraCG, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.