... as facilidades oferecidas pela net são realmente incríveis, hoje em dia, qualquer pessoa, sem o mínimo de experiência, pode, de acordo com o trampo, 'apelar' pro google, que, instantaneamente oferece as mais variadas opções de tutoriais, modelos e afins, proporcionando a solução do problema ao cliente, de forma quase que imediata.
Antes disso, era tão difícil o acesso a materiais de 3d -livros, apostilas- e quando conseguia, a maioria era em inglês. Houve casos inclusive de encomendar um livro ou apostila, só pelas imagens e boa apresentação visual da propaganda, pagar adiantado e esperar alguns dias pelo envio postal, e quando o 'digníssimo' chegava ia ver que era apenas mais um 'basicão de 3d remodelado', acho que alguns de vcs já passaram por isso também. Bom, estudei muito e continuo estudando constantemente, pois a exigência é cada vez maior com relação ao realismo das imagens, mas todo esse estudo e dedicação tem que ter um preço, por mais que seja algo simples de fazer, a gente tem que cobrar, não só pelo serviço, mas pela importância que ele representará para o cliente, como uma maquete virtual que vai proporcionar a ele a venda e faturamento de um condomínio inteiro, por exemplo.
Evetualmente acontece -até pela grande propagação- de as pessoas terem uma visão errônea com relação a informática, pois hoje praticamente tudo é associado a ela, então vêem uma apresentação visual não muito diferente de um texto do Word, assim, acham absudo alguns orçamentos que apresentamos, aí tem que ter toda a argumentação para o convencimento e a importância do serviço que faremos.
Certa oportunidade, enquanto eu discutia com um cliente a respeito de um serviço, o cara me disse: "bixo, isso é simples demais, vc faz isso em uma tarde e quer cobrar tudo isso, o computador faz tudo..."
Eu fiquei 'azul' de raiva, mas levei na ironia, levantei, apontei o dedo pro micro e ordenei: "computador, faça o serviço que eu vou dar uma volta, quando voltar quero tudo pronto, ok!". Resumo da história, o cara pagou pelo serviço, mas principalmente, ficou muito satisfeito com o resultado. Então é isso... vamos nos valorizar