Oi Hawf, tudo bem?
Como é bom te ver por aqui de novo, não sei se você viu o outro tópico que postei, foi o primeiro que vi com mensagem sua, postei na semana passada, falei que você tinha sido sequestrado por extremistas mulçumanos, era brincadeira heim!!! :)
Agora, sobre essa questão de unidades, eu e o Eduardo tivemos um debate legal sobre isso e deu para eu explicar bem os motivos e os problemas, além da gente chegar a boas conclusões de como resolver e como importar em várias situações.
O link é esse: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22675&start=15
Mas vou tentar explicar resumidamente tudo que conversamos lá e dar uma idéia nova para provar o problema.
Que há muitos problemas em trabalha em escala real no Max, isso é um fato inegável, o programa nem foi feito para isso, vem recebendo alguns recursos para isso ultimamente apenas.
Estes dias eu até estava pensando numa forma de explicar e provar isso facilmente para qualquer pessoa, porque este assunto é muito recorrente e normalmente as pessoas não conseguem ver este problema, que é tão grande e claro.
Ai me veio a idéia de usar a porta ou a janela primitiva do Max como exemplo, porque este assunto só é questionado por quem trabalha com maquete e quase sempre por iniciantes que mau conhecem o Max, o que torna ainda mais difícil de explicar.
Antes eu usava os exemplos das sombras, que ficam distantes e tem que ajustar o Bias, ou o exemplo da câmera, que corta objetos e tem que usar o Clipping manual.
Porque todos os parâmetros de praticamente todos os recursos do Max vêm configurados com valores adequados para trabalhar no tamanho padrão de mundo do programa, que é muito maior do que escala real.
Então, em tudo que vai fazer, tem que configurar recursos que normalmente não precisaria se estivesse trabalhando no tamanho padrão de mundo do Max, tornando o trbalho no mínimo mais demorado.
Para iniciantes então, torna o trabalho um martírio, porque terá problemas com tudo e não saberá resolver, terá problemas que normalmente não teria se estivesse trabalhando no tamanho padrão de mundo do programa.
Mas com o exemplo da porta fica bem fácil de entender, porque entra outras questões e opções malucas de misturas de unidades de Display e unidades do sistema para tentar brular isso, mas com o exemplo da porta sempre dá certo.
Existem diversas formas de importar para o Max respeitando as medidas que foram feitas no AutoCAD, independente das unidades usadas na modelagem no AutoCAD.
Entre essas formas, existem as que modificam o System Units Setup, o que é a pior coisa que pode fazer no Max, porque internamente ele trabalha em polegadas e deve ser mantido assim.
Dependendo da configuração que colocar no System Units Setup, o Mental Ray não vai funcionar direito, e se a pessoa for iniciante, ela não poderá mais acompanhar tutoriais na internet ou livros, nem o Help do Max, porque tudo que fizer terá valores diferentes dos tutoriais, dos livros e do Help para obter o mesmo resultado.
Se a pessoa é experiente no Max, pode fazer isso, vai saber o que funciona ou não com o Mental Ray, se funcionar, boa, pode trabalhar assim, não depende de tutoriais e se vira sozinha, ai tudo bem.
Mas tem opções de manter as medidas na importação do AutoCAD sem ter que modificar as unidades de sistema do Max, porque fazer isso é ir e voltar para o mesmo lugar.
A Autodesk que fez o Max e o AutoCAD, eles sabem que são usados em conjunto e não iriam fazer da forma mais complicada, fizeram da forma mais simples de todas.
Sem mudar nada já da certo, se mantiver o System Units Setup com Inches e o Units Setup com Generic Units, como é o padrão, pode importar o projeto do AutoCAD em metros sem habilitar o Rescale na janela de importação, sem habilitar e mudar nada, já chega certo no Max.
Um metro no AutoCAD terá uma unidade no Max e poderá continuar modelando com precisão no Max dessa forma.
Mas seja como for, mudando as unidades no System Units Setup ou não, o modelo sempre ficará muito menor do que o tamanho padrão de mundo do Max e vai ter que configurar muito mais coisas em tudo para chegar no mesmo resultado, como expliquei no início.
É ai que entra o exemplo da porta, se criar uma porta num buraco feito em escala real, com tamanho padrão de uma porta normal, 0,80m x 2,10m, por exemplo, vai perceber que a porta fica estranha e nem se parece com uma porta, você tem que ajustar o tamanho dos batentes, da folha, de tudo para poder ficar com aspecto de uma porta, certo?
Mas se fizer essa porta no tamanho padrão de mundo do Max, ela já aparece certa sem ter que configurar nada disso, sem precisar ajustar espessura de batente e de mais nada, porque os valores padrões já estão adequados, entende?
Isso acontece por todo o programa, são raros os recursos que vêm configurados para trabalhar em escala real, um dos poucos é o lance de World Map Scale, que você mencionou. Todo o resto vem com valores configuarados para o tamanho padrão de mundo do Max, que é muito maior.Plug-ins são outros quinhentos, porque são softs de terceiros e quanto menos plug-ins instalados melhor, mais estável fica o Max e menos memória gasta. Plug-in cada um tem um jeito, porque cada um foi feito por uma empresa diferente e quase não precisa de plug-ins no Max hoje em dia.
Neste caso de plug-ins, o Maxwell não pode ser levado em conta, são outros quinhentos, é um troço que nem precisa de configuração nenhuma, vem tudo pronto e o render é feito num programa a parte, o importante é o trabalho no Max em si, o resto é periférico.
O Mental Ray é um render fisicamente correto também e pode trabalhar em escala real, seria até melhor com as luzes Photometrics, que são ideais para ele e é outro recurso que vem com valores em escala real no Max, diferente do resto do programa.
Mas o problema não é esse, poder pode, o problema é que tudo será muito mais difícil.
Esse lance de Sky e Sun integrado com o sistema DayLight do Max, o Mental Ray já tem desde o Max 7, precisa de Shader de terceiro, mas tem, no Max 9 vem junto com o Mental Ray no programa, também é mais um dos poucos recursos com valores em escala real no Max. O que não impede de trabalhar num projeto maior do que a escala real.
Então, dos dois jeitos dá certo e pode trabalhar, da forma que o Ever disse parece que eu falei que não dá para trabalhar em escala real, mas nas mensagens anteriores eu explico detalhadamente para ele o motivo, o problema é que terá muito mais coisas para configurar em escala real, porque quase todos os parâmetros não vem com valores adequados para trabalhar em escala real.
Ai que entra a outra conclusão que eu e o Eduardo chegamos no tópico que eu te indiquei no início.
Se manter o Max com unidades genéricas e Inches no System Units Setup, que deve evitar ao máximo mudar isso, você pode usar o Rescale na janela de importação do DWG para aumentar o projeto exatamente para o tamanho padrão de mundo do Max, ai é a perfeição, mas só vale se a pessoa não vai modelar mais nada com medidas precisas no Max.
É ideal para quem usa o AutoCAD e o Max, modelando as coisas com medidas no AutoCAD.
Porque quando você importa um cubo de 1m x 1m e liga o Rescale para Meters, este cubo chega com 39,37 unidades por 39,37 unidades no Max, ou seja, no tamanho ideal, só que não tem mais como respeitar as medidas precisas, porque o projeto foi escalonado para se adequar ao mundo do Max.
Agora, se criar uma porta, não vai precisar fazer nenhum ajuste, fica certa de primeira e em todos os recursos será assim.
Por isso chegamos a conclusão que quando modela em escala real no Max ou importa do AutoCAD em escala real para continuar a modelagem no Max, a melhor forma de facilitar o trabalho na texturização, iluminação e render é aumentar o projeto pelo menos 10 vezes depois que terminar a modelagem.
Assim, ficaria mais próximo do tamanho padrão de mundo do Max, diminuindo esse problema de ter que configurar mais coisas do que seria necessário, mas também perde as medidas.
Então, ou trabalha em escala real e tem muito mais trabalho em tudo, ou não trabalha em escala real e tem muito mais facilidade em tudo.
Modelando no AutoCAD não tem problema, porque pode modelar lá em escala real e importar no Max com o Rescale fazendo a conversão automaticamente, no Max não tem medidas mas no CAD tem, então, se tiver alguma modificação, ela pode ser feita no AutoCAD e importada no Max com o Rescale também, ai vai ser escalonada perfeitamente e vai cair no lugar certo precisamente, se não tiver movido o projeto de lugar depois que importou no Max.
Ufa, desculpe pelo livro, mas acho que consegui explicar direito sobre todas as questões deste problema.
É um resumo de tudo que eu conversei com o Eduardo e adicionando a idéia da porta para testar se está com um tamanho adequado para o tamanho padrão de mundo do 3ds max.
Abração