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Que problemas posso ter criando em tamanho real no Max?

Por: Ever  

Em: 22/05/2007 12:10

Oi André. Tudo bem contigo?! Espero que sim. Olha só eu li o que escreveste. E não sei se estou errado me corrija por favor mas notei que tu falas muito em importação, mas minha dúvida era a criação usando somente o max... com suas medidas apenas. Não pretendo aprender CAD... sei lá só quero me dedicar ao max mesmo. Abração, Everton Fonseca.
"Andre Vieira" disse: Oi Hawf, tudo bem? Como é bom te ver por aqui de novo, não sei se você viu o outro tópico que postei, foi o primeiro que vi com mensagem sua, postei na semana passada, falei que você tinha sido sequestrado por extremistas mulçumanos, era brincadeira heim!!! :) Agora, sobre essa questão de unidades, eu e o Eduardo tivemos um debate legal sobre isso e deu para eu explicar bem os motivos e os problemas, além da gente chegar a boas conclusões de como resolver e como importar em várias situações. O link é esse: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22675&start=15 Mas vou tentar explicar resumidamente tudo que conversamos lá e dar uma idéia nova para provar o problema.
Ola! Estou na area novamente. Não fui sequestrado por extremistas muçulmanos mas corri o risco de ser, passsei pertinho do Iran, e também morava de frente pra ele, no outro lado do golfo. :D Amigão, eu li a sua discussão com o Eduardo no outro tópico e achei interessante, mas pra quem trabalha com modelagem direta no CAD e importa o modelo 3d Do CAD. É diferente do que modelar 100% no max. Eu fiz o teste que voce falou sobre criar portas e janelas do max e não tive problema nenhum, mas basta usar os snaps (eu uso muito o grid). O modelo sai perfeito, a unica coisa que não funciona nem a pau com o snap é a altura da porta, mas isso é um problema do componente. Concordo contigo que depois de mudar as unidades de medidas as pessoas não conseguirão acompanhar tutoriais, mas é importante então que tenham idéia de proporção, não vai longe, aqui no fórum mesmo voce ve imagens que as pessoas criam janelas de um tamanho minusculo, teto abaixo do normal e dizem que renderizaram com o vray/GI e não fica legal, a luz não fica bem distribuida. E te digo por experiência propria, faz uma grande diferença trabalhar dentro da escala real no max. Principalmente quando se trata de renderizadores com GI, se voce usa um modelo fora de escala, maior que o padrão, uma sala por exemplo, se ela for 10x maior, voce vai precisar de 10x mais de luz pra iluminar e isso vai pesar no tempo de render, pq o calculo (interno, que nós não vemos) de iluminaçao global funciona seguindo medidas reais. Espero que tenha ficado claro o porquê da importância de usar escala real dentro do max, acredito que nao seja necessário alterar a unidade de medidas para metros ou centímetros (eu uso, facilita o meu trabalho, então é pessoal), mas é preciso que as pessoas criem tudo com proporções reais. Abração! Ps.: Precisamos fazer uns jornais via email. :lol:
Olá pessoal! Vejo que essa questão de unidades é uma verdadeira casca de banana. Mas uma coisa é certa: para quem trabalha modelando no cad, revit, ADT... (CAD) e deseja importar pelo max, é só habilitar o reescale para metros e pronto. No revit, se vc trabalhar em metros nele aí nem precisa fazer nada que já chega certo. Desta forma eu tenho conseguido acompanhar perfeitamente os tutoriais de mentalray e tudo funciona certinho. Os modelos de bibliotecas externas chegam um pouquinho menores, mas acho que quem trabalha com o max, antes de mais nada deve sempre se preocupar com a proporção das coisas. Como o HALF falou: realmente é muito comum ver trabalhos bem iluminados e texturizados mas com os objetos fora de escala (proporção). Sobre a dúvida do Ever: se vc quer trabalhar com maquete eletrônica no max, acho que vc deve usar o programa CAD de sua preferência pelo menos para fazer o geral da modelagem, ou para trazer as linhas em 2d para servir como referência. O max é muito bom para modelagem arquitetônica, mas para fazer desenhos em 2d é muuuito mais rápido num programa de precisão. A grande vantagem de modelar ambientes num programa cad é que se vc precisar acrescentar algo, basta fazer usando as medidas conhecidas e com precisão e depois importar pelo max habilitando metros no reescale. Não tem erro. abraço!
Ok... HAWF e Eduardo, brigadão mais uma vez pelos esclarecimentos está me ajudando muito e tenho certeza que a outros tantos aqui do forum. Abraço grande no coração de todos, Everton Fonseca.
"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus." - (Mateus, V, 1-12.)
"eduardoqf" disse: Como o HALF falou: realmente é muito comum ver trabalhos bem iluminados e texturizados mas com os objetos fora de escala (proporção).
Oi Eduardo, Não reli o que eu escrevi, mas acho que você entendeu errado. Eu quis dizer que se vê por ai trabalhos mal iluminados e isso se deve também a escala errada. ;) Abração!
cyan disse: ...Concordo contigo que depois de mudar as unidades de medidas as pessoas não conseguirão acompanhar tutoriais, mas é importante então que tenham idéia de proporção, não vai longe, aqui no fórum mesmo voce ve imagens que as pessoas criam janelas de um tamanho minusculo, teto abaixo do normal e dizem que renderizaram com o vray/GI e não fica legal, a luz não fica bem distribuida.
Olá HALF! Desculpa de confundi um pouco rsss! Apenas quis reforçar a importância de perceber a proporção das coisas, não só de itens como janelas e teto, mas dos objetos mesmo como mobiliário. Agora sobre usar escala real no max... eu nunca comparei os tempos de render, mas já tive problemas com iluminação antes de começar a trabalhar na escala grande, importando pelo max em metros. Os próprios objetos de bibliotecas como a evermotion já vêm grandes, sendo necessário diminuir sua escala quando usamos escala real no max. abração!
Engraçado, eu usava muito objetos Archmodels e nunca tive problemas, sempre dei merge e eles estavam na escala correta. Como eu disse la em cima, para interiores eu uso cm/cm. ;)
Oi Hawf, tudo bem? Eu acho que não expliquei direito o exemplo da porta, vou tentar explicar melhor, mas mesmo sem esse exemplo, você sabe do problema comum que acontece com iniciantes na sombra, por causa do valor padrão do Bias não ser adequado para escala real em metros, só acontece no Scanline, no Mental Ray não, mas para iniciantes é um problema que poderia não acontecer, tem também o problema de aproximar a câmera e cortar os objetos, por causa do valor do Clipping ser 1 por padrão e em escala real usando metros isso teria 1 metro, cortando tudo que fica a menos de um metro de distância da câmera, ai tem que ligar o Manual Clipping que é super chato. Então, estes são alguns exemplos, mas vai acontecer em praticamente todos os recursos do 3ds max, vai ter que configurar parâmetros que normalmente não teria se estivesse trabalhando numa escala mais próxima da escala padrão do Max. É só fazer alguns testes que vai perceber nitidamente. O importante que precisa ser entendido é que não existe escala real no Max, porque a escala real para ele é em polegadas, nenhuma unidade no sistema métrico vai ficar perfeitamente adequada, no máximo chegará próximo, porque não dá para mudar os valores padrões dos recursos, só ficaria perfeito se trabalhasse em escala real usando polegadas. Por isso que eu não concordo com o que disse sobre o render em escala real, porque o centro de tudo é justamente isso, não existe escala real em metros no Max, só existe polegadas e o que vai acontecer é mudar o tamanho dos objetos de acordo com a unidade que escolher, os valores e o mundo do programa não mudam com a unidade escolhida, então, dá sempre na mesma. É justamente o lance de proporção que você disse, isso eu concordo e é isso que estou falando, no Max deve trabalhar na proporção e não em escala real usando metros, porque nada no programa é em metros, tudo é em polegadas e não dá para mudar os valores padrões dos recursos. Você pode mudar o Units Setup e o System Units Setup de qualquer forma que nunca vai modificar os valores padrões que vêm configurados em todos os parâmetros de todos os recursos do 3ds max, teste e veja, mude para qualquer unidade, modifique o valor da unidade no System Units Setup, nada vai modificar o valor padrão dos recursos. É ai que está o problema, o Max não foi feito para trabalhar com medidas, então, só existe uma unidade e uma escala nele, polegadas, o Gary Yost e sua equipe fizeram ele para ser um programa 3D artístico para PC, porque programa técnico já existia um, o AutoCAD. Quando você muda as unidades, você muda o tamanho dos objetos no mundo padrão do Max, mas o mundo padrão nunca muda, isso é o centro de toda a questão e entendendo isso, entende tudo. Se o mundo e os valores padrões nunca mudam, então, mudando o tamanho dos objetos você pode aproximar do tamanho adequado para usar no programa, mas em nenhuma unidade do sistema métrico ficará perfeitamente adequado, apenas em polegadas, porque não existe outra unidade no Max. Tudo aquilo que aparece de unidades é conversão, porque o sistema do Max nunca muda. Ele muda o tamanho dos objetos de acordo com a unidade que escolher, os valores nunca mudam e são adequados para polegadas. Alguns poucos recursos vêm configurados para escala real, porque são recursos próprios para isso e foram inseridos nas versões mais recentes do programa, pois no princípio nunca teve nada disso, o programa em si não foi feito para isso. Só que essa escala real é em polegadas e não em metros. Recursos como o Reactor, por exemplo, é melhor trabalhar em escala real, porque facilita a configuração de peso e tudo mais, só que nenhum parâmetro dele vem adequado para trabalhar em escala real usando metros, teria que simular usando polegadas, para simular usando metros ou outra unidade do sistema métrico, tem que alterar um monte de coisas nos recuros dele. Então é isso que eu estou querendo explicar neste tópico e em outros dois que estão discutindo o mesmo assunto, seja como for, trabalhar em metros você vai ter muito mais problemas, vai ter que configurar muito mais coisas em todos os recursos, porque os valores padrões não são adequados. É por isso que é mais difícil para iniciantes. Se trabalhar em centímetro quase não acontece problema, porque os objetos vão ficar maiores, um pouco maior do que o tamanho adequado para o Max, mas assim já não dá os problemas que daria trabalhando em metros, porque em metros fica minúsculo, faça o que fizer nas unidades do sistema, pois os valores padrões nunca mudam. Isso que é importante perceber, é só testar. A única forma possível é manter em unidades genéricas e usar o Rescale em Meters na hora da importação, neste caso vem no tamanho perfeito, só que não vai dar para respeitar mais as medidas, porque cada metro terá 39,37 unidades. Não dá para adequar perfeitamente usando unidades do sistema métrico, porque centímetro fica um pouco maior e metro fica muito menor. É só testar com um Box de 1m x 1m x 1m importado do AutoCAD, você vai perceber nitidamente. Por isso que um iniciante encontra muito mais problemas para configurar tudo em escala real, principalmente usando metros, porque terá que configurar coisas que normalmente não precisaria. Como o Max é um soft artístico, proporção é tudo, justamente como você disse, então, se a pessoa tem problema de colocar os móveis que pegou pronto por ai na proporção correta da cena, imagine então para configurar tudo isso que precisará configurar em todos os recursos do programa. E fazendo tudo na proporção, fica mais fácil ajustar alguns poucos recursos que vêm adequados para trabalhar em escala real, do que ajustar todos os outros para trabalhar na escala métrica, até porque teria que ajustar os valores dos recursos que vêm adequados para escala real também, já que escala real para o Max é polegadas e nunca ficará perfeitamente adequado com o sistema métrico, ainda mais usando metros. Olha estes testes que provam o que eu estou falando. Teste 1. Problema básico e típico de quando está trabalhando em escala real usando metros e renderizando com o Scanline, bem típico de iniciantes. A sombra aparece distante do objeto, porque o valor padrão do Bias é muito alto para escala real em metros, é adequado para escala real em polegadas e serve para escala real em centímetros, mas não para metros. Este iniciante vai ficar apanhando com isso e perdendo tempo sem necessidade, não precisaria passar por isso se estivesse trabalhando em centímetros ou sem medidas, apenas na proporção, como é o correto no Max. Todos os valores de todos os outros recursos do programa também não são adequados para escala real em metros, então, em tudo vai acontecer isso. Teste 2. Problema básico e típico de quando está trabalhando em escala real usando metros, quando aproxima a câmera do objeto ele aparece cortado. Isso acontece porque o valor padrão do Clipping da câmera é 1, trabalhando em escala real usando metros fica valendo 1 metro, o que é imenso, porque tudo fica minúsculo quando está trabalhando em escala real usando metros, então, todos os valores ficam grandes e você tem que trabalhar com valores absurdamente minúsculos, dificultando muito em tudo. Porque não é só no clipping da câmera que acontece isso, em todos os recursos do programa vai acontecer, pois os valores padrões não mudam quando muda a unidade do programa. A melhor forma é aproximar o tamanho dos objetos do tamanho padrão do programa, porque assim não terá que modificar estes parâmetros a mais em todos os recursos que usar. No caso da câmera tem que ligar o Clipping e trabalhar com ele ligado, o que é muito chato. Teste 3. Problema da porta que eu não expliquei direito na mensagem anterior, este exemplo é ideal para perceber que todos os valores de todos os parâmetros não vêm adequados para trabalhar em escala real usando metros. Se tem uma parede com o buraco da porta em escala real usando metros, fazendo o que for no Units Setup e no System Units Seupt, essa parede e este buraco serão minúsculos para o tamanho padrão de mundo do Max, então, quando criar a porta ela aparece toda deformada, porque todos os valores de todos os parâmetros estão grandes demais. Usando o Snap para criar a porta no lugar correto, ela não se parece com uma porta, como mostra a imagem abaixo, porque o valor padrão da espessura do batente, por exemplo, é 2, ou seja, terá 2 metros trabalhando em escala real usando metros, o que é maior do que a abertura da porta e não tem como mudar esse valor de forma alguma, faça o que fizer nas unidades do sistema. Em centímetros teria 2 centímetros, o que já é melhor, mas ficou menor do que deveria, porque em centímetros os objetos ficam um pouco maiores do que o tamanho ideal de mundo do Max, pois o tamanho de mundo do Max nunca muda e os valores padrões de todos os parâmetros também não, faça o que fizer nas unidades do sistema. Em todos os outros parâmetros acontece a mesma coisa, não só na porta, em todos os recursos do programa. Escala real usando metros Escala real usando centímetros Teste 4 - Importação do AutoCAD modelado em metros e ajuste das unidades no Max. Teste 4a. Mantendo o Units Setup com Generic Units e o System Units Setup com Inches = 1, que é o padrão do programa, quando você importa um Box com 1m x 1m x 1m modelado no AutoCAD, ele chega minúsculo no Max, usando ou não o Rescale para metros na janela de importação. Dá na mesma se modelar no Max mesmo um Box com 1 x 1 x 1, teria o mesmo tamanho, ficaria minúsculo. Teste 4b. Mantendo o Units Setup com Generic Units e o System Units Setup com Inches = 1, que é o padrão do programa, quando você importa um Box com 1m x 1m x 1m modelado no AutoCAD, ele chega num tamanho bom no 3ds max quando você usa o Rescale em centímetros na janela de importação, apesar de ficar um pouco maior do que seria o ideal. Porque 1 metro será igual a 100 unidades no Max, terá que trabalhar em centímetros, mas terá muito menos problemas do que teria trabalhando em metros. Teste 4c. Agora, se você modificar o tamanho da unidade no programa, então você pode ajustar o sistema métrico ao sistema de polegadas, só que ai você está mudando as unidades do sistema e é a única coisa que nunca deve ser feita, no caso do Mental Ray, ele pode parar de funcionar dependendo do que colocar nessa janela e tudo vai se comportar de forma diferente no programa. Então, só um especialista no programa pode fazer isso, porque se der problema, ele vai saber que é por causa disso e vai saber ajustar. Só que se a pessoa testou mesmo, vai perceber que dá na mesma, dá na mesma modificar as unidades ou não modificar, o objeto vai chegar sempre pequeno demais usando metros e sempre um pouco maior do que deveria usando centímetros. Porque o que precisa perceber é simples, os valores padrões de todos os recursos nunca mudam e eles não são adequados para nenhuma unidade no sistema métrico, são adequados apenas para escala real em polegadas. Então, faça o que fizer, trabalhando em escala real usando metros, sempre vai ter que configurar muito mais coisas de todos os recursos para chegar no mesmo resultado que chegaria trabalhando num tamanho adequado com o padrão do Max. Colocando que uma unidade tem 0,245 metros, ou seja, uma polegada, você modifica as unidades do sistema para se ajustar a metros, mas o objeto importado com Rescale em metros continua chegando menor do que o adequado. Colocando que uma unidade tem 2,54 centímetros, ou seja, uma polegada, você modifica as unidades do sistema para se ajustar a centímetros, mas o objeto importado com Rescale em centímetros continua chegando maior do que o adequado. Portanto, não dá perfeitamente certo em nenhuma unidade do sistema métrico, porque os valores padrões do programa não mudam de acordo com a unidade que escolher, pois o programa não foi feito pensando em ter que modificar as unidades, foi feito para trabalhar de forma artística. Se ele fosse feito para trabalhar em escala real, todos os valores padrões iriam se modificar de acordo com a unidade escolhida, para sempre ficar adequado independente da unidade usada, mas não é o que acontece. Por tudo isso que um iniciante apanha muito mais quando escolhe trabalhar em metros e usa o Max como um programa de CAD. Só um especialista consegue trabalhar bem assim, porque sabe o que precisa modificar em cada um dos recursos que usar. Mesmo assim, é muito menos produtivo, pois terá que modificar vários parâmetros que normalmente não teria. Porque o mais importante que precisa perceber, é que o valor padrão dos parâmetros nunca muda e o tamanho de mundo do Max também não, então, não existe escala real em metros e nem em centímetros, só existe uma escala real para ele, polegadas. E dá na mesma modelar no Max ou no CAD se importar no Max para continuar trabalhando em escala real usando metros, os objetos ficam do mesmo tamanho. Só terá vantagem se usar o AutoCAD para modelar em escala real usando metros e importar no Max com unidades genéricas usando o Rescale para metros. Neste caso cada um metro chegaria com 39,37 unidades no 3ds max e ficaria no tamanho ideal para trabalhar, mas não serve para trabalhar com medidas precisas no Max, terá que fazer o que precisa de medidas no AutoCAD, quando importar com o Rescale ele vai aumentar o objeto 39,37 vezes para ficar perfeitamente compatível com o mundo do Max, mas no Max não terá mais medidas precisas, porque os valores padrões dele não são compatíveis com metros. Essa dica de importar dessa forma foi do Eduardo e é a única que fica perfeitamente compatível com o sistema do Max, mas não preserva as medidas precisas, como é o esperado num programa artístico. Faça estes testes e me fale depois se não concorda com a gente. Porque a gente testou bastante antes de chegar nessa conclusão. Abração
André eu sou arquiteto e desenho todos os projetos em metros no autocad e ai configurei o Max para trabalhar com metro também, pois se eu precisasse desenhar algum elemento lá no Max, fica mais fácil de achar a escala.. Entretanto tá aparecendo um problema de serrilhado nas sombras quando coloco o sol e não consigo tirar esse efeito feio. Não sei se isso é um dos problemas que podem aparecer, como disse ai pra cima. Agora pra gente que é arquiteto, é fundamental a escala, pois é em função da escala que a gente cria tudo num ambiente. Só que aqui no Brasil a medida padrão é a métrica e não temos como mudar..todo mundo entende em metros. Para isso vc deu a opção de usar o centimetro no Max, ai teria que mudar a minha forma de desenhar para centimetros no autocad ,, para que eu importe em centimetro também no MAX. Por que trabalhar em polegada ninguem merece, e ainda tem o problema que eu, como algumas outras pessoas que já vi aqui no fórum, modelam a maquete direto no Max importando todas as polylines do autocad e para isso a extrusão tem que ser dada na mesma escala que foi importado do autocad. Vc acha essa a melhor opção para nós arquitetos que querem modelar apenas maquetes eletrônica, pois não é de meu interesse e penso que também não é da maioria dos arquitetos que saibam mexer com o 3ds Max, fazer modelagem de rostos ou qualquer outra elemento que não tenha a necessidade de escalas. Aguardo sua resposta Obrigado Regis
ola se eu usar a escala normal do 3ds max9,como redimenciono as luzes "fotometricas " para renderizar no "mentalray" ? valeu,ate BILO

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