Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

jimmyribas   curitiba pr
woshngton   Guarulhos - SP - SP
efeito3d   São José dos Campos - SP
clebercmds   Timbó - SC - SC

Portfólios Ver Mais

Frenetic   Rio de Janeiro
Colli   Maringá - AC
Garte   Brasilia - AC
JCRMJ   Maranhão, São Luís - MA

Que problemas posso ter criando em tamanho real no Max?

Por: Ever  

Em: 22/05/2007 12:10

Olá André, gostei da explicação, todos esses exemplos q vc citou já aconteceu comigo qdo comecei a mexer com o max, mas já dava pra perceber q era problema de escala mesmo. Agora vem minha dúvida, eu uso o SketchUp para a estrutura geral das maquetes, exportando em 3DS, vai tudo perfeito, mapeamento, tamanhos e tal....mas pq fazendo um box 1x1x1 em metros, exportando em .3DS e importando no Max ele vai já na escala padrão em polegadas ? Pois mantendo a escala padrão do Max, e medindo esse box, ele fica com 39,37 em ambos os lados. Pela sua expicação ele não deveria chegar no Max bem menor ??? Aguardo retorno de quem possa me ajudar. Abraços
Eu avistei mais longe que muitos porque fiquei de pé em ombros de gigantes.
O André esquece ude citar o problema que ocorre com o hair and fur quando se muda o sistema de unidades... Eu ja quebrei a cabeça com isso, mas aí arranjei uma "solução" super simples, sempre trabalho considerando 1 unidade genérica do Max como um cm... assim uma sala de 6x4m terá 600x400 unidades genéricas. É perfeito para trabalhar assim, não ocorre problema nenhum, e tudo que importar basta ter uma noção básica de proporção que não haverá erros! No caso de eu precisar montar uma cena muito grande, não há problema, só adapto esse mesmo esquema para 1un genérica do max = 1m... também nunca deu erro algum, com nenhum recurso. Não vejo por que mudar o sistema de unidades só pra ver escrito cm ou m na frente do numero, hehehe. Abraços.
Olá gente!! Cheguei meio atrasado neste post... e tudo ia bem no meu mundo 3d até le-lo rsrsrsrs Brincadeira.. Sou arquiteto e trabalho mesclando modelagem em ADT (agora Autocad Architecture) e Max, faço o básico da modelagem no ADT, paredes, portas, janelas, o edificio em sí. Os detalhes ficam para o MAX, pois acho mais fácil trabalhar com modelagem poligonal do que a parametrizada do ADT que requer mais conhecimento e configurações. Então uso meus extrudes, bevels, lines e etc, chego no resultado que quero (esqueci de dizer, utilizo Metros am ambos, reconfigurei o MAX) , mas realmente sofri um bocado no caomeço pra configurar luzes e texturas, principalmente para utilizar shaders prontos, onde eu sempre tenho que re-calcular todos os tilings e uvw maps, meu Vray Sun, sempre sai com potencia de 0.05 , senão a cena fica toda branca, estourada. A maior parte de meus projetos são criados nesta mescla de cad e 3d, então preciso que a modelagem no MAx continue viavél, preciso que, ao importar do cad pro MAX, eu possa criar coisas com medidas realativamente precisar, pelo menos proporcionais, pq muitas vezes, faço o inverso, modelo no MAX e a partir do volume eu gero uma planta onde vou detalhar o meu projeto. Será que uma alternativa seria eu trabalhar sempre em CM, fazer o meu bate bola CAD - MAX, e quanto eu achar q está tudo pronto pro render, eu dar um escale no MAX dividindo tamanho dos meu objetos por 2.54?!?! Isso faria com que eu utilizasse os recursos do MAX de acordo com a forma q eles foram programados pela Autodesk? Grato. Abraços a todos. Ps. Abaixo uma cena minha, apesar de dar muitas voltas reconfigurando shaders e luzes, o resultado fica legal.
É isso ai mesmo goulart, você está certíssimo. Se passar a modelar tudo em centímetros no ADT e importar em centímetros no Max, fica legal para trabalhar, porque as coisas não ficam super pequenas como usando metros. Você nem precisa fazer essa conversão final para polegadas dividindo tudo por 2.54, pode deixar em centímetros mesmo. Vai ter que fazer um pouco mais de configuração do que em polegadas, mas é pouca coisa comparado com metros, que tem que mudar tudo. Então, faz em centímetros e renderiza em centímetros também que todos os problemas vão desaparecer. Para ficar no tamanho perfeito do programa tem que ser polegadas, mas não precisa, em centímetros vai super bem também.
Múcio
Bom galera desculpe minha ignorancia ainda como 3ds max. Comecei mesmo a mexer a umas duas semanas a traz e estou enfrentando o mesmo problema. Me deparei em uma opção que eu poderia configurar o programa para aceitar a escala padrão em metros mais ai tudo se tornou mais dificil de trabalhar. Como sou iniciante como deveria começar como posso me basear corretamente 1 metro= a quantas unidades padrões do Max. tem uma imagem que estava mexendo hoje mais não terminei mais mesmo assim vai de poste ai para a galera dar uma olhada não consegui fazer o acento da cadeira. Bom se alguem poder me tirar essa duvida pode me add com muito prazer no msn [email protected] Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e ele tudo fará” (Salmo 37:5)
da uma olhada no q o cao sitou acima, > palavras do caio > No caso de eu precisar montar uma cena muito grande, não há problema, só adapto esse mesmo esquema para 1un genérica do max = 1m... também nunca deu erro algum, com nenhum recurso. Não vejo por que mudar o sistema de unidades só pra ver escrito cm ou m na frente do numero, hehehe.
www.fabulaestudio.com.br / www.saulolisias.com
valeu cara brigadão
Ai Cezar, se você faz as coisas em metros, então, seleciona tudo e aumenta 100 vezes, porque ai você vai passar para centímetro e não vai ter mais problema. Não mude as unidades do Max, deixe em Generic Units e em Inches no System Units Setup, este é o certo. Depois, você faz tudo como centímetro, tratando cada unidade do Max como 1 centímetro. Então, 1 metro vai ter 100 unidades do Max, porque 1 metro tem 100 centímetros. Assim não vai ter mais problema.
Múcio
Valeu Mucio, obrigado pelo help! Achei q esse tópico ia ficar sem respostas por ser meio antigo, obrigado pela atenção!
Gustavo Goulart
Arquiteto / Artista Gráfico
Opa valeu mesmo mucio ótima semana pra você. Fica com Deus.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707906.

Total de membros registrados: 135475

Últimos membros registrados: Nataliavieira, nexaslimpris, Maslow123, anuevarichard, kingluis, Washamhelens, vdsakrta, Saturo026.

Usuário(s) on-line na última hora: 532, sendo 23 membro(s) e 509 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, Henrique Ribeiro, Felipe Duarte, marcel.souza, Ronaldo Junior, claudio, Hot, Reinaldo Silva, WinterPT, Maslow123, Lisandro, Daniel Monteiro, Frederico Wagner N. R., Nataliavieira, TadeuB79, Carlos E. Nogueira, Denilson, Le_Andro, DI PAULA, mastermax, Elis, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.