Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

rafaelboliver   Goiânia - AC
joshi   sao paulo - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Weverson M   Guarapari - ES
Joao   Itapetininga-SP - SP

Portfólios Ver Mais

danielsawaya   Brasil, Atibaia-SP
arq.luciana   são paulo
Darfferson   Santo André - SP - SP
LucasCabriotti   Araçatuba-sp - SP

Que problemas posso ter criando em tamanho real no Max?

Por: Ever  

Em: 22/05/2007 12:10

Oi pessoal, depois de ter muitos problemas, como o André falou, por usar metros no system unit, e ler esse tópico e tudo que achei a respeito eu fiz muitos testes no max, gostaria de falar sobre algumas coisas que descobri: Existem duas unidadas (óbvio) uma é a system unit e a outra é a display unit. Para efeito de todos, todos os cálculos internos que o programa faz que eu pude checar, o que ele leva em conta é a system units. A display units setup só serve para o usuário, você pode fazer o diabo que for com ela que não muda nenhuma configuração de nada, é para você ver apenas. Um teste que fiz, por exemplo, foi por a system units em polegadas, e a display units em milímetros. Se fosse colocado a system units em milímetros também haveriam muitos problemas, como a porta, por exemplo, ia sair toda errada, é só testar. Mas mantendo a system units em polegadas e alterando apenas a display units eu pude criar perfeitamente toda a cena, fazendo uma porta de 800mm x 2100mm, e ela saiu perfeita, criei uma textura com checker de 300mm x 300 mm para simular um azulejo, criei paredes com 150mm de largura e 2700 mm de altura, iluminei, fiz tudo e saiu perfeito. Importei um box que criei no autocad com 1x1x1 m com rescale e veio perfeito, com 1000mmx1000mmx1000mm. Depois fiz outro teste. Peguei a mesma cena e mudei a display units para kilômetros. Claro que os números apareciam todos zoados, a minha textura estava com real world scale e ficou com 0km x 0 km. A porta ficou com 0,002 x 0,000 km. Mas mesmo assim tudo continuou absolutamente como antes na cena, as sombras raytrace, as texturas, não mudou nada, nada. Eu podia criar uma porta nova, tentando fazer ela ficar do mesmo tamanho da primeira, que saia perfeito, renderizava perfeito, mesmo com o display units em km. Depois eu passei a display para cm e tudo normal, a porta que eu criei tinha 210 x 80 cm. Ou seja, a display units é para a sua conveniência, não afeta os cálculos, e IMPORTANTE, você pode usar uma unidade métrica no display e polegadas na system, o converte direito, não precisa por as duas como unidades métricas. Então você pode por a display em metros e a system units em polegadas, importar do cad, fazer portas, texturas com real world scale, tudo usando metros, porque internamente o programa vai pegar tudo que você escreveu em metros e passar para polegadas corretamente. Assim uma caixa de 1x1x1 m o programa vai tratar como se fosse uma caixa de 39x39x39. Abraços, Ordjonikidze
só tem um problema, metro não é bom nunca no max, tem que por o display em centímetros. porque quando o display faz essa conversão, metros fica muito distante de polegadas e a diferença no valor é muito grande. um troço que já é pequeno em polegadas fica com zero quando converte para metros e se a pessoa não tem experiência no Max, ela não percebe que não pode ser zero em tal valor, parece certo vir com zero e passa batido. então, continua tendo um monte de problemas e obriga a pessoa a trabalhar com 3 ou 4 casas decimais trabalhando em centímetros, fica mais próximo de polegadas e nada que for convertido será zero, porque centímetros é menor que polegada e não maior como acontece com metros. então, no max tem que trabalhar em centímetros para não ter dor de cabeça
Múcio
É, eu falei metros porque é o que a maioria está acostumada, mas eu pessoalmente para modelagem de arquitetura também prefiro trabalhar com centímetros. Uma vez fui modelar uma casa antiga no cad e cheguei a usar milímetros, porque as janelas e os ornamentos tinham frisos muito detalhados, e eu não queria ficar digitando 0, toda hora. Só um problema, para eu reverter meu modelo problemático com system units de metros para polegadas, eu preciso aumentar ele em aprox. 40 vezes. Só que o rescale world units não afeta objetos importados do cad, e o select and scale do max aumenta as texturas junto, como eu uso real world scale o modelo vai virar uma bagunça quando eu criar formas novas. A pergunta é, como aumentar a escala só das formas, sem que a textura aumente na mesma proporção? Tentei resetar a scale, no pivot, tentei os controladores uvw, nada.
mas cara, se você aumentar tudo 40 vezes e as texturas não, vai ferrar tudo nas texturas, porque uma textura de tijolo, por exemplo, vai ficar minúscula na parede se continuar com o mesmo tamanho e as paredes aumentarem 40 vezes. tem que aumentar tudo, mas o certo mesmo é importar certo já, ligando o Rescale e escolhendo a unidade que desenhou a planta no AutoCAD. não tem problema de modelar em metros no AutoCAD, é só colocar o Rescale em metros quando importar. mas no Max vai trabalhar em centímetros para evitar os problemas que o Múcio disse

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707908.

Total de membros registrados: 135480

Últimos membros registrados: virgus77, helo2001, mada06, viviesfernandes, Nataliavieira, nexaslimpris, Maslow123, anuevarichard.

Usuário(s) on-line na última hora: 574, sendo 25 membro(s) e 549 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Leonardo, Ronaldo Junior, Nuno, Gabriel.C, rodolfosantos3d, claro_lima, Reinaldo Silva, Duda, Fabio Amorim, thyagoamaral, Hot, Carla Franco, Guilherme Santos, claudio, WinterPT, Jorge Henrique, Felipe Duarte, Eduardo Ramos, gilson antunes, Moura, Pedro Juliato, virgus77, Eber.Silva, Fabio Marcio, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.