Oi pessoal, depois de ter muitos problemas, como o André falou, por usar metros no system unit, e ler esse tópico e tudo que achei a respeito eu fiz muitos testes no max, gostaria de falar sobre algumas coisas que descobri:
Existem duas unidadas (óbvio) uma é a system unit e a outra é a display unit. Para efeito de todos, todos os cálculos internos que o programa faz que eu pude checar, o que ele leva em conta é a system units. A display units setup só serve para o usuário, você pode fazer o diabo que for com ela que não muda nenhuma configuração de nada, é para você ver apenas.
Um teste que fiz, por exemplo, foi por a system units em polegadas, e a display units em milímetros. Se fosse colocado a system units em milímetros também haveriam muitos problemas, como a porta, por exemplo, ia sair toda errada, é só testar. Mas mantendo a system units em polegadas e alterando apenas a display units eu pude criar perfeitamente toda a cena, fazendo uma porta de 800mm x 2100mm, e ela saiu perfeita, criei uma textura com checker de 300mm x 300 mm para simular um azulejo, criei paredes com 150mm de largura e 2700 mm de altura, iluminei, fiz tudo e saiu perfeito. Importei um box que criei no autocad com 1x1x1 m com rescale e veio perfeito, com 1000mmx1000mmx1000mm.
Depois fiz outro teste. Peguei a mesma cena e mudei a display units para kilômetros. Claro que os números apareciam todos zoados, a minha textura estava com real world scale e ficou com 0km x 0 km. A porta ficou com 0,002 x 0,000 km. Mas mesmo assim tudo continuou absolutamente como antes na cena, as sombras raytrace, as texturas, não mudou nada, nada. Eu podia criar uma porta nova, tentando fazer ela ficar do mesmo tamanho da primeira, que saia perfeito, renderizava perfeito, mesmo com o display units em km. Depois eu passei a display para cm e tudo normal, a porta que eu criei tinha 210 x 80 cm.
Ou seja, a display units é para a sua conveniência, não afeta os cálculos, e IMPORTANTE, você pode usar uma unidade métrica no display e polegadas na system, o converte direito, não precisa por as duas como unidades métricas. Então você pode por a display em metros e a system units em polegadas, importar do cad, fazer portas, texturas com real world scale, tudo usando metros, porque internamente o programa vai pegar tudo que você escreveu em metros e passar para polegadas corretamente. Assim uma caixa de 1x1x1 m o programa vai tratar como se fosse uma caixa de 39x39x39.
Abraços,
Ordjonikidze