Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Weverson M   Guarapari - ES
César Augusto   São Paulo - Itapevi - SP
mdpontes   Macapá - AC
Ali   Caxias do Sul - RS - RS
new   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

colisa   Sao paulo - SP
master_3d   Rio de Janeiro - RJ
SONIC   Piedade-SP - PR
CNC   Caçador -Sc - SC

Testes de comparação entre renderizadores

Por: tiagodmed  

Em: 17/07/2007 15:36

E ai pessoal, esses dias estava mostrando para um amigo como funciona os recursos de displacement do próprio max, e fiz essa cena, então resolvi aproveitar e renderizar ela com o scaline e com o vray, tentando aproximar ao máximo as configurações. A intenção disso é apenas mostrar ao pessoal mais novo que não ha necessidade de se usar renderizadores em todas as ocasiões. Eu pretendo ainda fazer essa mesma cena com o mental e com o script do e-light, se alguém quiser colaborar renderizando ela com outro render ou outro software é só pedir que mando a cena. Os parametros usados estão descritos na imagem.
Achei a imagem com scanline muito melhor, mais real nas sombras. Quais os tempos de render na mesma resolução? Marco.
Marco.
A do scanline ta muito melhor, as sombras eu num vi muita diferença não, mais em relação ao displacement ta muito melhor...
cara nao vou mentir q nao vi diferença de render nenhuma, soh no tamanho do displacement, agora tiago coloca ai o tempo de render pra gente ver. flw
E ai pessoal, bom os displacement não foram alterados. Eu usei o displacement do max para as 2 cenas. Aquele que vc tem que subdividir a malha o que der para que ele exiba legal na viewport mesmo. Não é a melhor maneira mas fica bacana. Eu usei 3 modificadores de displace com um mapa diferente em cada um. Quanto ao material, eu ainda não consegui entender o pq o do vray ficou mais branco do que o do scaline, talvez seja por isso que vc acharam que eu usei o displacement do vray. O bump na cena do vray tb ficou melhor, ele detalhou mais. Outra coisa que me dei conta agora, é que acho que o meu preset do vray, carregou um hdri, por isso que deu diferênça na sombra. Vou dar umas conferidas nesses detalhes. Quanto aos tempos, a cena no scaline+light tracer levou 30 min (usando 2 de bouce). A do vray levou 7 min, até poderia ter levado muiiito menos, mas usei uma config de animação. Eu fui tentar renderizar essa cena no mental agora... só que quando abri o arquivo a cena tava toda errada :S, acho que ferrou o arquivo. :( Qualquer coisa vou fazer outra cena, parecida, talvez com outros elementos, pra gente textar, gostei desse lance. :D
caramba q diferença de tempo, eh por isso q o vray se espalha feito praga. valeu tiago
Depois, eu posto a config da máquina que usei, é que não fiz isso na minha máquina.
E ae Thiago! Dae galera! Nussss.... que diferênça de tempo absurdo! Mas na minha opinião o SCANLINE renderizou bem melhor... ficou uma imagem mais viva... Faz alguns testes mais ae... para podermos chegar em um conceito melhor! Estarei acompanhando!
"tiagodmed" disse: Quanto aos tempos, a cena no scaline+light tracer levou 30 min (usando 2 de bouce). A do vray levou 7 min, até poderia ter levado muiiito menos, mas usei uma config de animação.
Fala tiagomed, tudo blz? As imagens ficaram muito boas, seria interessante conseguir fazer um fake com o scanline, o lightracer deixa a imagem muito boa, mas o rendertime é muito alto. :lol:
tiagodmed vc tá 100% certo !!! Não é o renderizador quem faz um bom render e sim o artista por tras da cena. Renderizadores que simulan GI, Caustics e etc facilitam a vida na hora do aperto mas saber iluminar, deixar uma cena bonita ou mesmo realista , não depende do renderizador. Já vi coisas lindas em scanline, realista e tudo mais. Eu , volta e meia, uso scanline, simulo os bounces de luz com luzes diretas (normalmente com omni e com pouco multiply) o que fica muito bom. Quando to com prazo muito apertado uso scanline sim, e olha que no trabalho tenho uns 40 nodes de renderfarm, volta e meia mudo o shader de MR ou VRAY pra scanline por causa do prazo. Usar renderizadores de terceiros não é errado nem muito menos ruim, o que devemos ter em mente é não deixar que o software limite a sua criatividade e sua campacidade de dicernimento do que é bom ou não. Por muitas vezes olhamos uma imagem e dizemos "tá esquisito mas renderizei com o renderizador tal então tá correto" , não está não, se tá esquisito não está bom. As vezes o real não é bonito, nesse caso se justifica deixar apenas correta uma cena mas (isso sou eu) sempre tento deixar bonita uma cena. Acho que o problema em usar renderizadores externos é que ele deixa a gente acomodado, o software abaca por pensar por vc, nas direções da luz, na sombra e etc. O Keith Lango sempre diz "fazer 3d é ilustração", agora pensando assim imagina uma caneta que traça automaticamente pra vc a forma, depois um pincel que faça a sombra, o que o artista fez então ? Onde está o fator criatividade ? Cade o conhecimento sobre formas, luz, sombra e cor ? Pra mim esse é o unico problema em usar, só que essas questões são aquelas que vão levar seculos e geram textos e mais texos de opnioes...então eu vou parar porqui. vlw !!!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707752.

Total de membros registrados: 135342

Últimos membros registrados: Danielblackse, Akimaru026, drsavcta, Philaraujoo, zito felix, mgameszo, zuanon82, gssousa.

Usuário(s) on-line na última hora: 378, sendo 2 membro(s) e 376 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Danielblackse, WinterPT.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.