Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

lima121   são luis -maranhão - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Alexandro   Cascavel - PR
onjackstallback   Mauá-SP - AC
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR

Portfólios Ver Mais

claudiothepower   São Miguel do Iguaçu - Pr - AC
coxinha   Umuarama - paraná - PR
mdpontes   Macapá - AC
Valerio   São Paulo - SP - SP

ISO Surfaces com o Shader Solid Volume (MR)

Por: Adminin  

Em: 03/09/2007 12:13

Oi gente, tudo bem? Estou postando uns testes que fiz com o Shader Solid Volume para os leitores verem. Este Shader é difícil de configurar, mas é um Shader bem antigo já, escrito para o XSI e convertido para o Max, pode ser usado desde o Max 6 para criar ISO Surfaces, que são geometrias geradas sem polígonos, recurso que está chegando agora no V-Ray com o plug-in Beta que está em desenvolvimento e o pessoal está achado super interessante. Realmente é muito interessante, poderoso e útil, eu não testei a versão Beta do plug-in que está em desenvolvimento para o V-Ray, o Tiago Medeiros testou e tem um ótimo tópico dele sobre isso aqui no site. Estes testes usam imagens e mapas procedurais do Max para criar as deformações. Em alguns eu usei o Shader CTRL Colors para compor os mapas procedurais e criar novos. Dependendo da geometria o render é rápido, dependendo da geometria pode ficar bem demorado. Esta é a cena usada em todos os testes, o efeito é gerado pelo material. Estes são os renders de acordo com a composição de mapas usada no Shader Solid Volume. Espero que tenham gostado. Abraços
E ai Andre, po ta muito legal, realmente muito semelhante ao do vray. Mas o melhor é que ele parece aceitar numa boa mapeamento. O vray iso para aceitar mapeamentos precisa de um outro plugin que eles chamaram de vrayisoFIN (versão beta é dose :? ). Eu tentei instalar mais ainda não deu certo, então não consegui testar ainda. Uma coisa que achei engraçado, é que a primeira aparição que a chaos group fez do vray iso foi em 2004 ( http://www.chaosgroup.com/news/20040604-01.html ) e só agora estão lançando isso, na época as imagens foram feitas pela Scaline. Inclusive eles apresentaram mais 2 recursos juntos que chamaram de oceanline (para gerar oceanos) e fogline (para efeitos atmosféricos realísticos, incluindo o tão sonhado glow). Mas nunca mais foi mencionado nada sobre o assunto. Talvez esses 2 recursos sejam as próximas novidades da chaos para o vray, ou então mais um plugin extra como o Aura. Voltando ao Solid Volume, o pessoal chegou a perguntar desse recurso para o mental, e lembrei que vc tinha postado isso nas noticias, até indiquei para o pessoal, mas meio que na incerteza, hehehe. Legal que vc fez esses testes de demonstração, meus conhecimentos de mental ainda são muito básicos, mas to estudando, hehehe. A integração quanto a questão de materiais e composição de materiais do solid volume é muito melhor que o a versão beta do vray iso, espero que a versão final esteja tão boa quanto, caso contrario eles já vão começar deixando a desejar.
Muito legal este shader mesmo! Valeu pela demonstração ai andre! Vou fazer uns testes aqui pra ver o que sai tambem! :) Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Bahhhhh, fui tentar ver se arrumava o problema do plugin "FIN" do vray iso, pois ele acusa que o plugin instalado não é possível de ser carregado (instalei aquele marcado em verde :? ). Mas a minha surpresa foi quando fui abrir o arquivo de teste que vem junto no zip de instalação do plugin. Olha o que pediu! Solid volume!!! :(:( :(:( :(:( ????
Muito legal as imagens, dá um efeito muito bonito, esse último parece um objeto que ficou muito tempo em baixo do mar. :)
Múcio
Em média quanto tempo de render deu cada imagem dessas? É muito mais pesado do que um Displace?? As configurações do solid volume vc vai explicar no próximo video curso de mental ray? Abraço.
Oi gente, tudo bem? Eu fico muito feliz que vocês gostaram dos testes, quando fizer mais eu posto aqui. Também preciso estudar melhor este Shader, ele é cheio de 9 horas. :) Caio> Tem imagens que levaram 5 minutos e tem imagens que levaram 40, varia muito mesmo, depende da complexidade da geometria, não é pela ocusão da geometria, porque o render das bolinhas foi super rápido, mas o render do Noise, aquele que faltou um bucket para terminar, levou 40 minutos. Depende da complexidade das formas que ele precisa criar dentro da geometria. Se for para fazer um render igual Displacement, que é bem diferente, por exemplo como a primeira imagem de teste, simulando asfalto, foi super rápido, além de ser mais rápido que Displacement neste caso, você pode usar qualquer geometria, displacement não ficaria bom num texto, porque a face frontal não é em quad, teria que modelar a face frontal para ficar bom. Sobre o próximo vídeo curso de MR, eu ainda não defini os tópicos, mas a princípio eu vou explicar todos os Shaders que acompanham o 3ds max, inclusive os Shaders escondidos, eu penso em fazer um terceiro volume para explicar como usar os mais de 100 Shaders de terceiros que tem para download aqui na 3D1. Tiago> Eu fiquei impressionado com os seus Posts, que loucura isso cara. Eu fiquei encucado agora, muito estranho isso heim, como um plug-in do V-Ray chama um Shader do Mental Ray? Será que eles fizeram um plug-in que converte estes recursos do Mental Ray para poder usar o V-Ray? Baixa o Shader aqui na 3D1 e coloca nas pastas do Mental Ray no seu Max, a DLL você coloca na pasta Shaders e o MI na pasta Includes, dentro do pasta Autoload na pasta Mental Ray do 3ds max. Veja se funciona depois que colocar o Shader, se funcionar, então, eles simplesmente converteram o recurso para poder usar no V-Ray. Sobre a Scanline, eles são feras e fazem efeitos para filmes, ajudam a desenvolver coisas, são feras mesmo e são antigos já. Seria legal mesmo se desenvolvessem um recurso de Volume para o V-Ray, porque isso faz uma falta absurda nele, é o que eu acho que faz mais falta. O Brazil e o Final Render tem recursos próprios de Volume, o V-Ray tinha que ter também. Abração
Oi Tiago, tudo bem? E ai, você descobriu mais alguma coisa sobre o V-Ray ISO? Descobriu se ele realmente está usando o Shader Solid Volume do Mental Ray para conseguir criar o efeito? Pois eu fiquei muito curioso desde que você mostrou essa mensagem de erro do plug-in do V-Ray pedindo Shaders do Mental Ray. Abração
Mas se na hora de renderizar, pedir o arquivo, não quer dizer necessáriamente que ele vai ser usado? Esse lance é muito estranho mesmo. O criador do solid volume criou outro shader de volume que eu sou doido pra alguem criar um include para o max.
E ai André! Cara, sinceramente isso foi algo muito estranho. O que eu acho que aconteceu é que essa cena não foi criada pelo Dieter Morgenroth. E provavelmente quem criou estava comparando os 2 e derrepente ficou um resquício dele no arquivo... Eu nunca mais me lembrei de olhar isso, agora que vc mencionou vou até olhar o arquivo novamente. Mas creio que ele não esta vinculado ao solid volume. Inclusive quando mostrei na CGTalk as tuas imagens do solid volume eu acho que despertei a curiosidade (ou um ciúmes, hehehe) no Dieter Morgenroth (Dimo) pq ele veio perguntar sobre tempos de render... Outra coisa que ele me respondeu (no próprio blog dele) sobre o vray iso quando questionei a respeito do arquivo de correção para que o vray iso aceite mapeamentos. O questionamento foi que nenhum dos arquivos que ele publicou funcionam com qualquer versão do vray que eu tenha testado o iso (e eu testei em todos, rc3, rc4 e rc5). O que ele me respondeu foi que esse fix seria para o vray 1.50.00 Final. Até ai tudo bem, só que quando instalei o vray final para testar vi que ele não veio com o vray iso com imaginei. Então já não sei mais nem o que pensar, ainda mais que nem no site ou no fórum da chaos eu vi algo sobre o assunto do vray iso. Olhando no blog dele agora, vi que tem arquivos novos para baixar, vou dar uma olhada neles e ai digo algo. ;)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707905.

Total de membros registrados: 135472

Últimos membros registrados: anuevarichard, kingluis, Washamhelens, vdsakrta, Saturo026, Joc.Olie, juliovanzella, rhita.

Usuário(s) on-line na última hora: 475, sendo 6 membro(s) e 469 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: vdsakrta, Tomas, anuevarichard, Joc.Olie, Washamhelens, kingluis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.