oi... são dois assuntos geram a maior discussão: quanto cobrar e nome da profissão.
esses dias estava preenchendo um cadastro e no campo "profissão" me perguntei: qual minha profissão? sou formado em projetista de tubulação industrial, mas hoje só trabalho como free lance na área de maquete eletrônica, planta humanizada e auto cad. não sou desing, nem maqueteiro como costumam chamar. desenhista? sei lá. acho que deveriamos nos unir e formar um orgão regulamentador.
quanto a questão financeira, como não existe parâmetro também, temos que ser flexíveis. o que é justo? cobrar o que merecemos ou o que o mercado tendencia?
não é justo cobrar 500,00 reias por uma imagem de um arquiteto que cobrou 1500,00 o projeto todo de uma residência simples, nem seria justo cobrar 500,00 de uma construtora que nos passa o projeto de um empreendimento de 500.000,00.
fixar o preço por m2? se for uma mansão cheia de cômodos, tudo bem. mas e se for um galpão de uns 500 m2?
realmente não temos parâmetros, só podemos contar com nosso bom senso de realidade de mercado e experiência nas diária negociações.
estou iniciando agora e ainda vou ter problemas com esse modo de criar um preço "personalizado" para cada trabalho, mas no momento é a maneira que encontrei, tanto de agradar meus clientes, quanto de entrar no mercado.
o segredo é comunicar-se, pesquisar, e por mais anti ético que seja, especular o concorrente. esse é o mercado.
abraço a todos