Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

DavidToledo   Rio de Janeiro - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
clebercmds   Timbó - SC - SC
Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP
bender   Lajeado-RS - RS

Portfólios Ver Mais

ejonnes   Aracaju - AC
juniormaccedo   rio de janeiro - AC

TurboSmooth e MeshSmooth - Visão de um novato

Por: Superfotos  

Em: 28/12/2007 23:38

Gente, primeiramente vamos a apresentação: Meu nome é Carlos Augusto, sou estudante do Curso de Sistemas de Informação - UFSC. Comecei a me aventurar em 3DS MAX em setembro desse ano. Nunca tinha mexido em nenhum tipo de software 3D. Gosto muito de editoração eletrônica, uso o photoshop e Corel. Eu estava respondendo a um colega que perguntou sobre a diferença desses modificadores. Gostei tanto da minha resposta (hehehe) que resolvi resolvi fazer essa contribuição aos próximos novatos que tenham a mesma dúvida que eu tive há uns tempos. O que colocarei aqui é o que pude perceber nesses 3 meses que estudo o MAX. Vou me basear aqui são nas principais diferenças entre esses dois modificadores. Bom, chega de blablabla e vamos ao que interessa. PRINCIPAIS DIFERENÇAS As principais diferenças que pude perceber entre MeshSmooth para o TurboSmooth: O meshSmooth tem mais métodos de subdivisão da malha, 3 para ser exato, enquanto o turboSmooth tem apenas 1 (se não me engano é o NURMS); No meshSmooth vc tem mais controle sobre a suavização; O meshSmooth é mais pesado, principalmente com objetos complexos na viewport. Qual é melhor?? Depende da sua modelagem e da sua adaptação ao modificador... Apesar do turbosmooth ser mais simples, uso bastante ele... http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=29338&start=60. Por exemplo, nesse carro eu estou usando o turbosmooth. Perguntaram se o meshSmooth não faz subdivisão por não aparecer na viewport as linhas. Sobre o meshsmooth não fazer subdivisões, isso não procede, se vc desabilitar o "Isoline Display" do meshsmooth, vc vai ver a subdivisão (criação das novas edges e vértices). Creio que por padrão o "Isoline Display" no meshsmooth vem habilitado pra ajudar a deixar mais leve a cena. (essa opção tmb tem no turbosmooth). NO USO Caso vc use um modificador para suavizar a malha, seja o mesh ou o turbo, habilite ele apenas pra renderização. Assim você vai deixar sua viewport consideravelmente mais leve. Para isso: MeshSmooth -> No peinel "Subdivision Amount" -> No primeiro "Iterations", coloque o número 0 e abaixo do "Render Values" habilite o segundo "Iterations" e coloque 1 ou mais, dependendo da sua necessidade (ATENÇÃO: Quanto maior esse número, mais suavizada ficará a malha, porém mais pesado ficará o render). TurboSmooth -> Em "Iterations" coloque o número 0 e habilite o "Render Iters" e coloque 1 ou mais, dependendo da sua necessidade (ATENÇÃO: Quanto maior esse número, mais suavizada ficará a malha, porém mais pesado ficará o render). Fazendo esses procedimentos, na viewpoint estará desabilitado o smooth porém habilitado no render. Caso você estiver usando o Editable Poly (na minha opinião é o melhor) vc pode habilitar um suavizador interno sem precisar usar o meshsmooth ou o turbosmooth... Basta ir no painel Subdivision Surface e habilitar o "Use NURMS Subdivision". É um suavizador simples, muito semelhante ao turbosmooth. Usando esse suavizador, vc só precisará usar o meshsmooth caso vc sinta a necessidade de um controle maior sobre a suavização. Gente, por enquanto fico por aqui... Trabalhos futuros Pretendo mais tarde postar as principais propriedades de cada modificador. Caso eu tenha errado em algum ponto, não se intimidem em me corrigir, ficarei feliz em editar alguma correção. Abraço galera e espero que eu tenha ajudado alguém!
Imagens exclusivas no meu portifólio: http://www.cg-auto.com.br/forum/blog/Superfotos/ Carlos Augusto
opa.. eu particularmente prefiro o MeshSmooth, não uso todas as funções dele, e poderia certamente usar o turbo, mais me adaptei ele melhor. eu esperarei os tutoriais de plugin para carro, quando consegui um, eu não consegui configurar nada. vlw
críticas e sugestões... sempre bem vindas
"doidim_batera" disse: eu esperarei os tutoriais de plugin para carro, quando consegui um, eu não consegui configurar nada.
Sobre os plugins, vc vai ver como é fácil configurar, porém é um pouquinho trabalhoso à primeira vista. Sobre os Plugins MadCar e Vehicle Studio, postem aí qual vc quer aprender primeiro... Quem tiver mais votos, eu começo! Abraço![/quote]
Imagens exclusivas no meu portifólio: http://www.cg-auto.com.br/forum/blog/Superfotos/ Carlos Augusto
Vehicle Studio, pois eu já passei por tentativas frustradas com ele. Eu sempre preferi o meshsmooth, mas presisaroa muito usar o turbosmooth, pois a maquina aqui é muito ruim. Quando começo um carro novo eu paro antes de colocar os faróis, vai travando tudo nas views. Eu vou passar minha ferrari para turbo hoje e ver o resultado. Se tudo der certos vocês vão ver mais uns carrinhos bunitos aê (mas deixa eu aprender promeiro :D).
críticas e sugestões... sempre bem vindas
Prefiro o turbosmooth, tem um efeito melhor e mais leve
eu passei a minha ferrari inteira para o turbosmooth e confesso que fiquei impressionado o quanto ele é mais leve, eu sabia que era mais leve, mais não tanto. agora vai ficar mais facil terminar ela aqui.
críticas e sugestões... sempre bem vindas
"galreg2002" disse: Prefiro o turbosmooth, tem um efeito melhor e mais leve
Blz galreg2002. Carinha, infelizmente vou te discordar numa parte. Sobre o que falou sobre o turbosmooth ser mais leve, isso é fato, nosso amigo doidim_batera já comprovou isso tmb. Sobre ele ter um efeito melhor, depende... Se vc usa o meshsmooth com os métodos de subdivisão "Quad Output" ou o "Classic" sim, na imensa maioria dos meus testes para objetos mais complexos, a ferrari que do modelando por exemplo, realmente ficou pior o efeito, mas se vc usar o NURMS, esse método de subdivisão é o mesmo usado no turbosmooth, então os efeitos são iguais. A primeira imagem que postei foi só pra ilustrar. Uma das latarias está com turboSmooth e a outra está com meshsmooth. Veja que a suavização é a mesma. Esquerda mesh e da direita turbo. :D Vamos continuar trocando informações sobre esses métodos de suavização. doidim_batera, já que vc ta usando o turbosmooth, caso vc esteja modelando com "editable Poly", vc pode deletar o turbosmooth e habilitar o "Use NURMS Subdivision" faz tudo que o turbosmooth faz e com o benefício que vc não precisa de modificador extra.. Essa é só uma dica.... hehehe A segunda imagem mostra uma lataria com o "Use NURMS Subdivision" (Esquerda) e o "TurboSmooth" (direita). Veja que tmb não tem diferença aparente na malha. Agora não sei se foi impressão minha ou realmente acontece, mas a lataria apenas com "Use NURMS Subdivision" ficou um pouco mais leve que o turbosmooth. Pode ter sido apenas impressão, não sei! hehehe. Abraços!
Imagens exclusivas no meu portifólio: http://www.cg-auto.com.br/forum/blog/Superfotos/ Carlos Augusto

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707765.

Total de membros registrados: 135352

Últimos membros registrados: Reynoldspablo, Otsuki026, wsakhrta, Luffe22, lemos1504, Cerioli, diego henrique, mcarval.

Usuário(s) on-line na última hora: 560, sendo 1 membro(s) e 559 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Reynoldspablo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.