Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Vinicius Paciello   São Paulo - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
bobnewsjr   Curitiba - PR

Portfólios Ver Mais

Dexi   Belo Horizonte - MG
Rogerio Coletti   Votuporanga / SP - SP
Julio 3D   Boa Vista - RR

Estudo sobre Glare

Por: Grasiano  

Em: 20/01/2008 18:05

Há algum tempo estava pensando em dar uma estudada no glare, então ta ai algumas coisas. Primeiro passo é habilitar ele. Este shader vem desde o max 6, porem desabilitado. Para habilitar é fácil. Vá na pasta onde instalou o max por exemplo C:\Arquivos de programas\Autodesk\3ds Max 9\mentalray\shaders_standard\include. É quase certo que este seja o caminho onde está o seu arquivo. Abra o arquivo lume.mi com o bloco de notas, mas antes faça uma copia de segurança casso de algum problema mais tarde, daí você deleta o editado e coloca o antigo. Com o bloco de notas aperte ctrl+F e digite glare. Encontre a seção gui_glare, delete a tag (linha) "hidden". Não deixe uma linha em branco, pode dar algum erro. Pronto carregue o max e o shader vai estar la. Para habilitar ele na cena pressione F10, vá na aba Renderer/câmera effects/câmera shader no output aplique o shader glare. Arraste uma instacia para o material editor, para poder configurar. Parâmetros Lembre-se de que todos os objetos da cena vão ser afetados pelo glare. Aumentando o tempo de render. Importante o glare é emitido da cor do objeto, igual acontece com o GI. Porém é como se fosse luz, então é quase branco. Quality- Define a qualidade do glare, este parâmetro vai de 0 a 4. Sendo 2 um numero muito bom. Spread- controla o “espalhamento” do halo brilhante. Não abuse dele, aumente o brilho do material se precisar de mais brilho. Se colocar valores muito altos até os materiais escuros vão criar halos de brilho. Overlay Only- seria o render elements do glare, ele renderiza só o efeito para composição no Photo shop por exemplo. Streaks- Estrias, é aquele tipo de brilho que parece mais “specular”, mais agudo. Pode ser controlado por uma imagem no streak image. Scale- Valor de 1 significa que um pixel da estrias deverá abranger um pixel da imagem de saída. Contraste- Controla o contraste das estrias. Configure entre 0 e 1. Acima de um vai criar um halo preto, que seria impossível. Obs.: O streaks da bastante problema, tome cuidado ao usar. Os demais parâmetros eu não entendi como funcionam, se alguém souber me avisa que eu edito o post. O glare pode ser usado com o caustic, mas lembre que o caustic gera áreas de intenso brilho, então vai geral o glare no caustic também. Espero ter ajudado. Se alguém quiser acrecentar ou corrigir algo fiquem a vontade. Uma imagem esta com caustic bem forte para perceber melhor. A outra esta sem caustic.
Grasiano, parabéns colaboração... eu tava justamente querendo saber como se fazia este efeito... Muito bom mesmo... Parabéns!!! Abraço!
Imagens exclusivas no meu portifólio: http://www.cg-auto.com.br/forum/blog/Superfotos/ Carlos Augusto
Valeu suprefotos! Bom saber que ajudei alguem. Achei que ninguem tinha visto.
putss.. sempre queria saber com fazia esse efeito !! D+ !!! valeuuu mesmo!! forte abraço!
"Grasiano" disse: Valeu suprefotos! Bom saber que ajudei alguem. Achei que ninguem tinha visto.
Eu to modelando um carro, o Nissan Skyline, eu tava querendo fazer esse efeito, eu já tava até pensando em fazer algo no PS, mesmo sabendo que o max fazia, mas eu não encontrava o shader Glare e não sabia que tinha que habilitar... Em breve eu posto no tópico que criei da minha modelagem do Nissan, uma imagem com esse efeito... O link está na minha assinatura! Abraço e mais uma vez, valeu!
Imagens exclusivas no meu portifólio: http://www.cg-auto.com.br/forum/blog/Superfotos/ Carlos Augusto
Muito bom essa dica cara! :D Parabens pela contribuiçao! Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Poh! valeu ai galera. Bah eu juro que chegui a pensar que nimguem tinha visto. Obrigado mesmo, isso insentiva agente a fazer outros. Logo Vou fazer um tuto completo sobre arch e design. Obrigado.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707769.

Total de membros registrados: 135358

Últimos membros registrados: Vitoria Luiza , JEFFERSONLUIZ, bobenick09@, ergerfgerg01, jorgefrancener, dicardochardson, Reynoldspablo, Otsuki026.

Usuário(s) on-line na última hora: 790, sendo 26 membro(s) e 764 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: magster, marcola, Daniel Monteiro, Fabio Catelleno, renaz, Willmitnick, Osvaldo Arquiteto, emersonforentin, claro_lima, Junior, Celso Borttoloto, Abilio, Reinaldo Silva, Eber.Silva, Geraldo Nunes, nandao, Felipe Duarte, Gabriel, jotasoares, Sergio1987, robisonfalco, new, Gibran Farfud, marcio.alain, mixel.amorim, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.