Ai Caio, eu vi um boato hoje na net que vai ter 4 versões diferentes do max, uma pra fazer coisa pra celular, a de design, o max normal e uma outra lá.
Mas sobre isso que vc falou do pró materials eu não concordo.
Porque o Mental Ray deixa fazer tudo que quiser desde o max 6, não precisa de mais nada e se precisar, é só pegar shaders de terceiros ou escrever seu próprio shader.
É ai que está a questão, pra quem manja já fez tudo, só que dá trabalho e depende de conhecimento.
Com o pro materials eles deixaram fácil pra qualquer um usar e fazer materiais diversos fisicamente corretos e com bastante controles.
Qualquer pessoa que manja pode escrever estes shaders e colocar em qualquer versão do mental ray, porque ele já permitia isso, só que não é qualquer um que sabe escrever shaders, então, o caras da autodesk escreveram pra facilitar pra todo mundo e facilita pra usuários experientes também, que não precisam instalar shaders de terceiros, escrever shaders ou montar materiais complexos, é só pegar lá e usar.
Em qualquer grande estúdio que usam o Mental Ray os caras escrevem shaders de tudo que é tipo pra facilitar, porque aumenta a produtividade, a única coisa que a autodesk fez foi escrever estes shaders pra gente.
Eu gostei muito.