Olá Serial, bom eu não vejo o porque de um tuto, mas vou explicar minha rotina de trabalho
01_no auto cad eu modelo a parte 2d e depois a 3d sempre nos mesmos layers
exemplo, procuro dividir tudo aquilo que vai receber textura diferente em layers diferentes (fica bem prático)
02_bom sentia a necessidade de "ao estar no max para renderizar," ter em mãos materiais já prontos de maneira a poder selecionar toda a cena e com um só clik aplicar todas as texturas de uma so vez,
03_ sentia a necessidade também de "se eu tivesse que mudar os padrões de texturas eu o faria apenas trocando o pacote de materiais prontos, bom, conhecia o MultSubObject, mas mudar as ids uma por uma no max a cada nova tarefa era inviável,
e fuçando, descobri que os numeros das cores significam Ids no max,
04_bom aproveitei meu sistema de trabalho no auto cad e somente reconfigurei o numero de cores, (aqui foi apenas pra facilitar) eu deixei em ordem numérica, tipo 1,2,3,4 etc, até chegar a 80 que é a quantidade de layers padrão que tenho
05_bom os materiais no max eu os fiz usando como plataforma o multiSubObject, (e foi aqui na 3d1 que eu aprendi a trabalhar com tal ferramente)
agora ficou fácil, eu somente importo pro max, aplico os uvw necessários e independente da quantidade de layers usados, eu aplico os materiais, de uma só vez porque a aplicação é por ids, (isso foi planejado de maneira que as ids no max fossem iguais ao numero lá no auto cad,) referente a cada material.
exemplo_digamos que no auto cad eu usei uma cor "numero" pra definir o tampo de granito de uma bancada "e independentemente do layer em que este se encontre" o importante é o numero da cor , ai lá no max eu já tenho esse material cridado com o mesmo numero desta cor "usado no auto cad" bom é só aplicar um uvw e aplicar a textura,
é lógico que temos que configurar pequenos detalhes, (no meu caso "ambiente internos" as metragens são parecidas) sendo assim eu não preciso mexer quase em nada,
agora eu tenho biblioteca pra aplicar em várias tonalidade, de madeira (qué é o meu principal objetivo)
pra mim ficou mais rápido,
e o segredo é sermos organizados lá "no auto cad"
bom por enquanto a minha evolução (creio eu foi essa)
agora vou me dedicar mais a criação de materiais pra lapidar meus trabalhos, espero que o pessoal possa ter paciência comigo rsrs
Roselandio dos Santos Martins
Projetos de interiores
Sertanópolis-Pr
http://www.8p.com.br/roselandio/flog/#