Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

RAFAEL AMARANTE   São Paulo - AC
RAFAEL AMARANTE   São Paulo - AC
An3dre   Araras / SP - SP
clebercmds   Timbó - SC - SC
Alexandro   Cascavel - PR

Portfólios Ver Mais

dyeizom3d   São Paulo
Vinicius92   São José do Rio Preto - SP - AC
kanauan   Santa Catarina

DIca sobre a relação IDs entre o cad e o max

Por: Lando  

Em: 15/04/2008 19:07

Olá a todos, bom talvez muitos já sabem, mas pra mim foi uma descoberta que mudará minha maneira de trabalhar, , Estou me referindo as Ids que temos que aplicar em algumas situações no max é bom pra quem trabalha modelando com a tecnologia Auto cad e Renderiza no Max Quando o max recebe o arquivo vindo do Auto cad ele reconhece uma Id (este número é exatamente o número da cor que layer possui no Auto cad) se vc for organizado no auto cad e fizer sempre as modelagens nos devidos layers e cores, Quando vc estiver no max Pode aplicar as texturas por ids e ter muitas bibliotecas prontas para usar, com materiais diferenciados Bom testei apenas no auto cad 2007 e max 8 não sei se funciona nas outras versões Bom é isso espero que possa ser útil (rsrs pra mim tá sendo)
Roselandio dos Santos Martins Projetos de interiores Sertanópolis-Pr http://www.8p.com.br/roselandio/flog/#
Parabéns pela iniciativa em compartilhar conhecimento Lando. Acho que seria uma boa oportunidade para fazer um tutorial a respeito do assunto. Faça um passo a passo para nós e poste aqui nesta seção. Seria maravilhoso, mas é claro, se for possível... Um abraço.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Olá Serial, bom eu não vejo o porque de um tuto, mas vou explicar minha rotina de trabalho 01_no auto cad eu modelo a parte 2d e depois a 3d sempre nos mesmos layers exemplo, procuro dividir tudo aquilo que vai receber textura diferente em layers diferentes (fica bem prático) 02_bom sentia a necessidade de "ao estar no max para renderizar," ter em mãos materiais já prontos de maneira a poder selecionar toda a cena e com um só clik aplicar todas as texturas de uma so vez, 03_ sentia a necessidade também de "se eu tivesse que mudar os padrões de texturas eu o faria apenas trocando o pacote de materiais prontos, bom, conhecia o MultSubObject, mas mudar as ids uma por uma no max a cada nova tarefa era inviável, e fuçando, descobri que os numeros das cores significam Ids no max, 04_bom aproveitei meu sistema de trabalho no auto cad e somente reconfigurei o numero de cores, (aqui foi apenas pra facilitar) eu deixei em ordem numérica, tipo 1,2,3,4 etc, até chegar a 80 que é a quantidade de layers padrão que tenho 05_bom os materiais no max eu os fiz usando como plataforma o multiSubObject, (e foi aqui na 3d1 que eu aprendi a trabalhar com tal ferramente) agora ficou fácil, eu somente importo pro max, aplico os uvw necessários e independente da quantidade de layers usados, eu aplico os materiais, de uma só vez porque a aplicação é por ids, (isso foi planejado de maneira que as ids no max fossem iguais ao numero lá no auto cad,) referente a cada material. exemplo_digamos que no auto cad eu usei uma cor "numero" pra definir o tampo de granito de uma bancada "e independentemente do layer em que este se encontre" o importante é o numero da cor , ai lá no max eu já tenho esse material cridado com o mesmo numero desta cor "usado no auto cad" bom é só aplicar um uvw e aplicar a textura, é lógico que temos que configurar pequenos detalhes, (no meu caso "ambiente internos" as metragens são parecidas) sendo assim eu não preciso mexer quase em nada, agora eu tenho biblioteca pra aplicar em várias tonalidade, de madeira (qué é o meu principal objetivo) pra mim ficou mais rápido, e o segredo é sermos organizados lá "no auto cad" bom por enquanto a minha evolução (creio eu foi essa) agora vou me dedicar mais a criação de materiais pra lapidar meus trabalhos, espero que o pessoal possa ter paciência comigo rsrs
Roselandio dos Santos Martins Projetos de interiores Sertanópolis-Pr http://www.8p.com.br/roselandio/flog/#
Valeu pela dica Lando, eu também modelo no AutoCAD, estou migrando aos poucos pra modelar no Max, mas isso ai já vai ajudar bastante na texturização, obrigado
Ok magster e isso me faz recordar que uma padronização universal seria algo inteiramente interessante no que se refere a um trabalho em equipe, vc já imaginou antes mesmo do projeto 3d estar pronto possam ter outras pessoas já preparando os materiais e detalhes necessários (por meio de dados recebidos) rsrs mas tudo bem isso são idéias e planos que pretendo cultivar, Atenciosamente
Roselandio dos Santos Martins Projetos de interiores Sertanópolis-Pr http://www.8p.com.br/roselandio/flog/#

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707656.

Total de membros registrados: 135263

Últimos membros registrados: spiceland, federickpaul, mitsuki026, Vanessa Rôxo , May Alencar, adriellex, sabrina-bomfi, graceholan64.

Usuário(s) on-line na última hora: 534, sendo 3 membro(s) e 531 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: spiceland, RAPH, deathstars.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.