Dicas do Tio Mansa...
Fala Rapazeada... :)
Bueno, hoje fiquei o dia inteiro desbravando o planejamento estratégico da empresa onde trabalho junto aos demais gestores. Como tive que acordar cedo, e cheguei as 6 da tarde em casa. Acabei postando só agora a terceira dica.
O curioso do Max é que existe muitos "botões". E posso apostar que a maioria dos usúarios nunca usaram a metade destes. Isso devido ao foco. Eu por exemplo nunca "riguei" ou ainda nunca fiz uma animação. Ou seja, não sei o mais básico do básico sobre o assunto. Ou seja muitos vão dizer... isso eu ja sabia... Mas tenho certeza que outros vão dizer.... Que maravilha. Paciência!!!
Chega de blá, blá blá...
Hide Selected Geometry - Semana 3
21/03/2009
Vamos falar um pouquinho sobre como esconder parcialmente uma malha para poder trabalhar com maior versatilidade e sem correr o risco de "estragar" o que já está bom.
A imagem inserida logo abaixo, é o primeiro carro que consegui chegar a um resultado satisfatório. Perceba que a malha possui um número elevado de faces, e que na época ainda usava o "meshsmooth". (ver dica semana 2)
Simplesmente, abri o arquivo e ele estava assim. Peguei este arquivo para exemplo, dado a complexidade que se encontra esta malha.
Imagine que a malha na parte de traz do modelo estivesse com problemas, conforme da para ver na seleção exibida pela próxima figura, e fosse feito uma seleção simples para ajudar na coleta dos vértices.
Analisando a próxima imagem, da parar perceber que mais "pontos" foram selecionados (pontos em vermelhos). Ao selecionar os "vertex" atraz, sem querer foi selecionado alguns vértices na frente perto do parabrisa do carro. Isso mesmo com a opção "Ignore Backfacing" selecionado. Que no caso encontra-se nas propriedades "selection", logo abaixo da seleção "vertex".
Para facilitar no tratamento da malha. Existe no max um recurso muito simples para esconder parcialmente a mesma, evitando assim, o problema de arrumar um dos lados sem se preocupar em mexer no outro. A figura a seguir demonstra esse recurso.
Eu simplesmente copiei o modelo para baixo para economizar nas gravuras. O que precisa ser feito é dentro da opção "Polygon", selecionar parte da malha e na propriedade "Edit Geometry" acionar o comando: "Hide selected
" ou "Hide Unselected". Neste caso, escolhi a primeira opção.
Uma vez com a malha parcialmente escondida, é possível trabalhar com muito mais liberdade.
Depois basta voltar a propriedade "Edit Geometry" e acionar o comando "Unhide All". Pronto a malha volta a aparecer completa na viewport.
Ah! Não esqueça de selecionar a opção "polygon" para poder desfazer o procedimento...
Espero ter ajudado pelo menos 2 pessoas... :lol:
Forte abraço!!!