Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Colli   Maringá - AC
LauroVictorDesign   São Bernardo do Campo
Sarandini   Joinville - SC
Alexandrino.Pereira   São Paulo - SP
Alexandro   Cascavel - PR

Portfólios Ver Mais

candido3d   Rio de Janeiro, Brasil - RJ
batboy   São Paulo - AC
kanauan   Santa Catarina
RV3D   Presidente Venceslau - SP

Dicas do Tio Mansa - Semana 3

Por: mansilha  

Em: 21/03/2009 21:45

Dicas do Tio Mansa... Fala Rapazeada... :) Bueno, hoje fiquei o dia inteiro desbravando o planejamento estratégico da empresa onde trabalho junto aos demais gestores. Como tive que acordar cedo, e cheguei as 6 da tarde em casa. Acabei postando só agora a terceira dica. O curioso do Max é que existe muitos "botões". E posso apostar que a maioria dos usúarios nunca usaram a metade destes. Isso devido ao foco. Eu por exemplo nunca "riguei" ou ainda nunca fiz uma animação. Ou seja, não sei o mais básico do básico sobre o assunto. Ou seja muitos vão dizer... isso eu ja sabia... Mas tenho certeza que outros vão dizer.... Que maravilha. Paciência!!! Chega de blá, blá blá... Hide Selected Geometry - Semana 3 21/03/2009 Vamos falar um pouquinho sobre como esconder parcialmente uma malha para poder trabalhar com maior versatilidade e sem correr o risco de "estragar" o que já está bom. A imagem inserida logo abaixo, é o primeiro carro que consegui chegar a um resultado satisfatório. Perceba que a malha possui um número elevado de faces, e que na época ainda usava o "meshsmooth". (ver dica semana 2) Simplesmente, abri o arquivo e ele estava assim. Peguei este arquivo para exemplo, dado a complexidade que se encontra esta malha. Imagine que a malha na parte de traz do modelo estivesse com problemas, conforme da para ver na seleção exibida pela próxima figura, e fosse feito uma seleção simples para ajudar na coleta dos vértices. Analisando a próxima imagem, da parar perceber que mais "pontos" foram selecionados (pontos em vermelhos). Ao selecionar os "vertex" atraz, sem querer foi selecionado alguns vértices na frente perto do parabrisa do carro. Isso mesmo com a opção "Ignore Backfacing" selecionado. Que no caso encontra-se nas propriedades "selection", logo abaixo da seleção "vertex". Para facilitar no tratamento da malha. Existe no max um recurso muito simples para esconder parcialmente a mesma, evitando assim, o problema de arrumar um dos lados sem se preocupar em mexer no outro. A figura a seguir demonstra esse recurso. Eu simplesmente copiei o modelo para baixo para economizar nas gravuras. O que precisa ser feito é dentro da opção "Polygon", selecionar parte da malha e na propriedade "Edit Geometry" acionar o comando: "Hide selected " ou "Hide Unselected". Neste caso, escolhi a primeira opção. Uma vez com a malha parcialmente escondida, é possível trabalhar com muito mais liberdade. Depois basta voltar a propriedade "Edit Geometry" e acionar o comando "Unhide All". Pronto a malha volta a aparecer completa na viewport. Ah! Não esqueça de selecionar a opção "polygon" para poder desfazer o procedimento... Espero ter ajudado pelo menos 2 pessoas... :lol: Forte abraço!!!

www.trace3d.com.br
caraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa to abismado rss essa duvida q nunca deixou eu terminar meus carros! véi valew ouro, sem palavras agradeço de coraçao abraço
potz.... mano... as dicas mais simples.. são as mais brilhantes.. fala sério.... valeu grande... me ajudou e muuuuito... parbéns... (vou copiar essas dicas todas as semanas e montar uma cartilha.. rsrs) abraço.
aeeeee tio mansa.... parabens pela iniciativa... otima dica essa sua.. e te garanto q2 nao vai ajudar apenas 2 pessoas mais sim uma familia bixo... como diz o chthome as dicas mais simples.. são as mais brilhantes parabens.. preciso achar a semana 1 e 2 q ainda nao vi
www.pehde3d.blogspot.com

http://wellingtongb.deviantart.com/

Para o alto, e avante!!!!!
Dado, Chthome e Peh... Muito obrigado, por suas colocações galerinha. Essas respostas que estimulam a gente tocar o barco para frente, não é verdade? Valeu ai. Com vocês, já são quatro pessoas que ajudei. Esclarecendo, o T-rex me mandou uma mensagem também...hehe. Valeu e até final de semana que vem. Forte abraço!!!

www.trace3d.com.br
Eu já tenho uma pasta " As dicas do tio Mansa "
mansilha certeza q tem muita gente q gostou e nao postou por falta de tempo muito bom abraço! :D
eh igual uma musica que ouvi (acho q era de renato russo) uma frase dizia assim: "às vezes o mais pode ser o mais importante..." eh masilha....tu provou que isso eh verdade....^^ muito boa essa dica....abraços...
portfolio/blog http://guivesgo.blogspot.com/
Opa valeu Dado, pela força...heuheuhue. Tão ta bão... até sábado que vem. Forte abraço!!! Fala Guivesgo, acho que faltou um "simples" na frase... mas tudo bem deu para entender bem o recado. É verdade cara. As vezes se torna complexo de tão simples. E vice versa...huehuehue. Brigadão ai... Forte abraço!!!!!!!!!

www.trace3d.com.br
Pow cara eu não uso o Max não mas, tá de parabéns pelos tutoriais. E esse link aqui com os outros estudos já passei pra amigos q estão iniciando os estudos no 3D pra irem aprendendo.
Tudo eu posso naquele que me fortalece!!
CEFET-RJ
IMPA
MIT

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707898.

Total de membros registrados: 135467

Últimos membros registrados: Joc.Olie, juliovanzella, rhita, glauberjr, natan7767, araoa, gavafelipe, no name3.

Usuário(s) on-line na última hora: 455, sendo 3 membro(s) e 452 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Willmitnick, claro_lima, Joc.Olie.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.