Dica de composição com o shader de sss do MR

Por: tiagodmed  

Em: 30/03/2009 20:16

E ai rapa, quanto tempo! Bom da pra deixar praticamente igual fazendo na pós! O que eu fiz foi usar o pass de AO como mascara de uma adjustment layer de controle de levels. Então ao invez de sobrepor o AO com o multiply vazando apenas o preto, vc usa o preto para puxar os tons com o levels. Fica praticamente igual e de certo modo tem uma vantagem, vc pode animar a intencidade do efeito se preciso for. Nos últimos tempos eu ando testando várias técnicas de composição de shaders e mapas, da pra conseguri resultados legais. Outra coisa interessante que pode ser feita, por exemplo, é usar o AO como mascara no blend material. Agora uma coisa convenhamos, é uma porcaria essa historia do max não renderizar um pass do SSS. Nos últimos tempos as coisas no max tem se resumido em "jeitnho", até parece que é uma equipe brasileira que ta trabalhando lá, pra te tanto "jeitinho", hauhauhauhauhauahuaha.
Fiz um video tutorial mostrando como compor corretamente o pass de AO no photoshop, usando ele como mascara para uma adjustment layer de Leves. Mostrei tb como fazer um ajuste de shadows and highlights, e uma manhã muito boa para correção e ajuste de uma imagem baseado nas informações de outra imagem usando o match color.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos! :) tiagodmed: ai cara! tudo bem? muito bom saber sobre o que vc escreveu; realmente essa dica de compor AO junto com os shaders de SSS do MR dá um resultante bastante satisfatório; como vc mesmo disse mesmo que se faça um pass de AO no PS e mude para o modo "multiply" não fica a mesma coisa. A prova maior é a sua imagem do velho teapot que ficou com as bordas internas (circulares) com um aspecto bem melhor do que ficou com o pass de AO feito no PS. Nesse seu caso em específico é como vc mesmo falou: vale a pena esperar pelo render mesmo que demore...hehe! ;) Sobre a contribuição do nosso amigo e colaboradorr "Caio Lamas" nos fornecendo esse excelente shader de "fast skin plus" para o Max foi de fundamental importância. Muito obrigado por ter nos ajudado Caio. Um grande abraço a vc e ao "Thiagomed"; ótima colaboração dos dois, a 3d1 só tende a agradecer e principalmente engrandecer mais e mais...vlws!! Sobre o tópico do CGTALK meus amigos, estrangeiros são as pessoas mais anti-anfitriãns do mundo; além de não serem muito receptivos, tratam como se só eles soubessem de tudo; pelo menos é o que noto nestes grandes fóruns internacionais. Eles só iriam comentar thiago a sua ótima colaboração sobre AO dentro do SSS do MR se vc fosse o famoso "Jeff Patton" (ultra mestre em MR); é um absurdo a falta de vontade deles de discutirem saudavelmente e todo mundo aprender com todo mundo; falta mais humildade para eles na minha opinião claro. Abraços a todos...vlws! __________________________ [i:b14e810bf4]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:b14e810bf4]
hummmm Danilo... é bom saber que os gringos sao assim.... deixa aparecer um na minha frente..... rsrsrsrr.... mas sempre é bom tomar cuidado ... vlws
huahauhahuah boa!
Tks,Henrique Melowww.hmelo.comIngreme Pós Produção | 3D Artistwww.ingreme.com
Exelente colaboraçao ai Tiago! Parabens mesmo cara! :D Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
E ai pessoal, eu fiz novos testes, dessa vez com um modelo mais adequado a proposta, hehehe. Coloquei os tempos tb. E estou disponibilizando os arquivos de teste >> http://rapidshare.com/files/221399132/sss_AO-test.zip OBS. o shader skinplus é necessário e não esta junto no arquivo, quem quiser é só pegar nesse link >> http://z4p.com/ad/skinplus.mi Agora só falta fazer um teste que é a sujestão do caio, e creio com certeza ser a mais viável. Fazer um bake do AO, assim ele sera calculado apenas uma vez. Com o bake feito, é só usar esse mapa como uma mascara dentro do mapa MIX para ter as tonalidades claras e escuras como as que usei lá no início do material. ;-)
Oi! tiagodmed Maneiro, vlw mesmo. Parabéns. Pedrosa ( LordDog ) :D
Caracas Tiagão, sempre surpreendendo, cara essa comp de materiais ficou ótima pra fazer pele de personagens reais, bela dica e instrução, vlw....
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716856.

Total de membros registrados: 142961

Últimos membros registrados: ErexivaKapseln355, ArthryonHeat, andrey_3d, nana_rlkdoodio, GabrielaM, mariajuliamafioletti, JoanRMattos, Jarofix345.

Usuário(s) on-line na última hora: 449

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.