Oi gente, tudo bem?
Andrei>
Concordo com você, esse foi o primeiro teste, eu tenho que refinar muito mais, agora a questão da espessura do raio é porque a cena está muito pequena e é o mínimo que pode no Falloff e no Hotspot da Direct Light, não fica mais fino que isso, teria que aumentar a cena.
Os floquinhos do noise que está falando são justamente os Photons, é que estão imensos porque teria que emitir milhões a mais para poder usar ele menores, saca? Então aumentei, se fosse fazer um render pra valer diminuiria o tamanho deles e aumentaria a quantidade bastante, mas o render aumentaria bastante também.
Quanto a coloração mais clara no centro, vai perceber que ela acontece, mas a borda que é mais escura ficou fina para não engrossar mais o raio pela cena estar pequena, aumentando o Falloff da luz isso acontece, mas também aumenta o diâmetro do raio.
Testa>
Eu não salvei os arquivos, tinha feito estes testes apenas para meu estudo brincando com o MR aqui no final de semana, fui salvando as imagens e ai pensei em postar no fórum, mas depois resolvi fazer o artigo na Três D1.
Eu pretendo fazer tutoriais do Mental Ray do Max 6, se conseguir pretendo fazer de todos os efeitos, e neles vou ver a possibilidade de colocar um aquivo Max para download, depende do tamanho, se tivesse gravado todos estes arquivos daria uns 5 MB eu acho, imagine se metade dos leitores resolvem baixar, tenho que desistir do site porque não vou conseguir pagar o servidor no final do mês.
Aabb>
De que Box está falando? Do usado para criar o volume, que eu estava querendo discutir sobre o uso dele nas primeiras mensagens?
Não precisa inverter as normais dele não, é apenas um objeto para o Mental Ray saber onde está o Volume, qualquer luz dentro desse objeto gera Volume, mas como disse no início deste tópico, pode gerar o volume do mesmo modo aplicando o Parti Volume só na luz e nos objetos que participam do efeito, naquele efeito de Volume Caustics que publiquei no artigo não usei o Box para gerar o Volume e deu certo.
Sobre o "a lente" ela é composta por dois objetos, funciona como uma lente mas não é uma lente de verdade, os Photons do facho não são gerados no vidro, são gerados no objeto anterior, mas ficam invisíveis até passarem pelo vidro que concentra eles, dá para ver os Photons gerados antes de passar pelo vidro, mas tem que deixar o volume bem claro, ai o resto fica quase tudo branco, creio que não aconteça exatamente da forma que é a verdade, mas de colocar outro vidro com um IOR elevado pode fazer esse efeito da concentração do raio antes de ser emitido.
Malucow>
Vai testando ai e no que precisar posta aqui, na medida do possível vou tentar ajudar da melhor forma.
Abraços