Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Luciano   Birigui-SP - SP
renatoconti   Londrina - PR - AC
Jhonatan   Campo Mourao - PR
Emmanoel   Balneário Camboriú - SC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC

Portfólios Ver Mais

ken3   brasil
Gabriel   Itapema - SC - SC
DigoCG   Valinhos - São Paulo - AC
Ricardo   Montreal - Quebec - Canada - AC

Raio Laser real com Photons no Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 20/07/2004 23:08

Oi gente, tudo bem? Malucow> Você viu o artigo que coloquei na Três D1? Olha a imagem do efeito Glow, nas luzes, tem um Box na cena, se não fosse só o Plane daria a mensagem que disse, sobre os Photons emitidos não terem sido estocados, ai cancela a emissão, porque o GI (Radiosity) é a reflexão da luz nas superfícies, se reflete e some no espaço ele dá essa mensagem de erro, se pelo menos um Photon acertar algum lugar, tudo bem, ele passa batido, sacou? Agora o lance de iluminar com Ray Traced, é usar uma sombra com traçamento de raios na luz, tipo Ray Traced Shadew, Adv Ray Traced ou Area Shadow, só que se for para usar Adv Ray Trace ou Area Shadow no Mental Ray vai ficar muito lento, se não der problema, nestes casos é melhor usar as luzes Area dele, então só sobra a Ray Traced Shadow mesmo, porque Shadow Map não é bom com Photons, para fazer os testes sempre tem que ter uma luz com Ray Trace. aabb2003> Realmente é verdade, quanto mais a CG evolui mais se aproxima da realidade física para fazer as coisas, no caso do raio lazer é bem isso mesmo, porque tem que concentrar a luz para criar o raio, só emitir a luz não gera o raio, se colocar volume no ambiente pode ver o facho fino de luz, mas como se fosse um holofote fino, não um lazer, ai você concentra a luz com um material de vidro, tipo uma lente, e forma o raio de verdade, com luz, na primeira tentativa eu não consegui, ai fui dormir pensando como fazer, no outro dia, tentei e saiu, depois foi só refinar a configuração. Abraços
valew andré, jah consegui fazer aqui, deu uns resultados estranhos mas tudo bem, tenho que fazer uns ajustes. flw :D
www.greenlamp3d.com
andré, o box no caso seria para simular paredes, esse box envolve a cena toda e está com as normais invertidas??? ah, outra coisa, o objeto de vidro que vc usa na concentração do laser, é uma especie de lente? porque se for uma convergente, ele não deveria se concentrar e depois abrir o facho ??? desculpe a minha ignorancia...
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
salve andré tudo blz... tipo eu vi la no site os efeitos, fiquei de boca aberta, show de bola mesmo, tipo, teria como vc disponibilizar aquela cena do raio lazer feito com os photons para mim estudar direito como se faz e talz? ah tipo tb se quiser disponibilizar todas elas eu aceito heehhe valew andré abração Testa
_____ Senior 3D Artist https://www.linkedin.com/in/fabianoferrari/
e aew, blz? bom, acho q vou ser um dos unicos a criticar, ainda mais o q todos mais gostaram, o laser: bom, eu NÃO entendo de MR, entaum acate as criticas se for necessaria... -acho q esta muito grosso o raio laser(depende da escala da cena) -acho q ele esta com um noise estranho, seria o pó voando(q bloqueia a luz), pq se for pó esta mto grande... o raio laser(segundo uma enciclopedia aki..) é tipo com um falloff, saca, naum com o noise.....mais escuro fora e "dentro" mais claro...... sei lá :seila: minha opiniao, leve na boa...... flw
P2 350mhz 196mb video onboad 8mb http://andreisperid.vila.bol.com.br
Oi gente, tudo bem? Andrei> Concordo com você, esse foi o primeiro teste, eu tenho que refinar muito mais, agora a questão da espessura do raio é porque a cena está muito pequena e é o mínimo que pode no Falloff e no Hotspot da Direct Light, não fica mais fino que isso, teria que aumentar a cena. Os floquinhos do noise que está falando são justamente os Photons, é que estão imensos porque teria que emitir milhões a mais para poder usar ele menores, saca? Então aumentei, se fosse fazer um render pra valer diminuiria o tamanho deles e aumentaria a quantidade bastante, mas o render aumentaria bastante também. Quanto a coloração mais clara no centro, vai perceber que ela acontece, mas a borda que é mais escura ficou fina para não engrossar mais o raio pela cena estar pequena, aumentando o Falloff da luz isso acontece, mas também aumenta o diâmetro do raio. Testa> Eu não salvei os arquivos, tinha feito estes testes apenas para meu estudo brincando com o MR aqui no final de semana, fui salvando as imagens e ai pensei em postar no fórum, mas depois resolvi fazer o artigo na Três D1. Eu pretendo fazer tutoriais do Mental Ray do Max 6, se conseguir pretendo fazer de todos os efeitos, e neles vou ver a possibilidade de colocar um aquivo Max para download, depende do tamanho, se tivesse gravado todos estes arquivos daria uns 5 MB eu acho, imagine se metade dos leitores resolvem baixar, tenho que desistir do site porque não vou conseguir pagar o servidor no final do mês. Aabb> De que Box está falando? Do usado para criar o volume, que eu estava querendo discutir sobre o uso dele nas primeiras mensagens? Não precisa inverter as normais dele não, é apenas um objeto para o Mental Ray saber onde está o Volume, qualquer luz dentro desse objeto gera Volume, mas como disse no início deste tópico, pode gerar o volume do mesmo modo aplicando o Parti Volume só na luz e nos objetos que participam do efeito, naquele efeito de Volume Caustics que publiquei no artigo não usei o Box para gerar o Volume e deu certo. Sobre o "a lente" ela é composta por dois objetos, funciona como uma lente mas não é uma lente de verdade, os Photons do facho não são gerados no vidro, são gerados no objeto anterior, mas ficam invisíveis até passarem pelo vidro que concentra eles, dá para ver os Photons gerados antes de passar pelo vidro, mas tem que deixar o volume bem claro, ai o resto fica quase tudo branco, creio que não aconteça exatamente da forma que é a verdade, mas de colocar outro vidro com um IOR elevado pode fazer esse efeito da concentração do raio antes de ser emitido. Malucow> Vai testando ai e no que precisar posta aqui, na medida do possível vou tentar ajudar da melhor forma. Abraços
fala andre blz? bem parabéns pela materia sobre os efeitos, ficou muito boa...e cada efeito de babar... é engraçado, um topico que era pra mostrar o laser virou um plantão de duvidas...ehehe então lá vai mais uma..... eu tava tentado fazer um material tipo cromo fosco... a primeira imagem um material mental ray com shader metal da lume a segunda material standart com shader metal lume tbm... a pergunta tem algum shader que seja tenha aparente uma cor mais fosca? valeu
Oi Regis, tudo bem? Obrigado, fico feliz em saber que gostou. Quanto a sua dúvida, você está usando o Shader Metal no Slot Surface do MR, né? Seja o material Standard ou o material MR. É bem simples esse Shader, dentro dele você controla as coisas da mesma forma que faria nos materiais Standard do Max, veja que o parâmetro Reflectivity define o quanto reflete, colocando 1 ele vira espelho se a cor do reflexo for branca. Agora a borrada do reflexo é obtida nos parâmetros de baixo, aumentando o valor de Spread o reflexo fica mais borrado, mas para manter a qualidade do borrado tem que aumentar o Samples, quando maior for esses valores mais demorado será o render. Diminuindo o valor de Reflectivity, ajustando a cor do reflexo e aumentando o Spread ele vai ficar bem mais fosco. Esse tipo de metal com reflexo borrado é conhecido por Brush Metal, porque cromo não tem como ser borrado, cromo é sempre um espelho. Abraços
fala andre blz? realmente o shader metal está no slot surface...vou fazer uns testes depois posto o resultado... outra coisa que aconteceu ontem e esqueci de perguntar.. antes de tetar o metal, eu ia testar o DGS..o material principal é um multsub..só que na hora dee renderizar...dava um erro dizendo que não aceitava o sub object.. depois nãoo mudei nada so troquei o DGS por metal.. e renderizou...isso é normal?
Tio Admin, qual o nome do livro (pode ser em ingles) do famoso livro do MR que é sempre citado? O tal que é maior do que o do max.... :)
Exercite a razão do coração bem como o sentimento da lógica

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707943.

Total de membros registrados: 135509

Últimos membros registrados: @Gribeiro, Jeska12, orodrigo, alessfilms, michel.silva, Hyara1234, DUILES, arq.giovelludo.

Usuário(s) on-line na última hora: 353, sendo 15 membro(s) e 338 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Leonardo, Abilio, emersonforentin, rafa.carvalho, JMDesign, Lisandro, Frederico Wagner N. R., edificar-3d, Ale Marques, Reinaldo Silva, Ronaldo Junior, Sergio1987, Geraldo Nunes, Daniel Monteiro, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.