Oi gente, tudo bem?
Eu não sei o nome dos livros de cabeça, achei um na Amazon como o Granella disse, mas tinha os dois um tempo atrás no site da Mental Images, dá uma olhada lá, www.mentalimages.com é a criadora do Mental Ray.
Sobre a dúvida do Regis, o DGS é o Shader que atribue as utilidades de Diffuse, Glossiness e Specular para o Mental Ray, é o Shader principal, mas ele é mais lento do que usar um material normal, sem nem habilitar o Surface do Mental Ray, usando como Standard mesmo, só tratando os Photons pelo Mental Ray, isso foi o que percebi, pode ser que melhorando as configurações, tenho muito que aprender com esses novos Shaders ainda, aquele artigo foram apenas os primeiros testes.
Só que fazendo isso com um material Standard não será fisicamente correto, então seria melhor usar um Architectural Material com os Photons tratados pelo MR no Slot dele.
Mas por coincidência estava brincando com uma cena aqui e usei o DGS dentro de um Mult/Subobject, que estava ainda dentro de um Blend, e funcionou normal.
OBS: para o DGS se manter fisicamente real, a soma de D, G e S não pode ser maior do que 1.
Abraços