Oi gente, tudo bem?
Fico muito feliz que gostaram, mas queria discutir um pouco sobre o uso de um Box para gerar o volume, porque na verdade não há necessidade de usar esse box, mas com ele parece que o volume fica mais claro permitindo diminuir mais o specular do Photon Basic aplicado no gerador de photons e assim afinar mais o volume criado.
Senti que isso é muito importante quando está trabalhando com luzes Photometrics, mas não é importante quando está com luzes padrão.
Creio que pode ser pelo Decay das Photometrics, porque o box de volume serve justamente para deixar o volume mais visível.
Essa é a conclusão que cheguei, será que estou pensando corretamente?
Bruno>
Na minha opnião você fez a melhor escolha possível, o conjunto AutoCAD, 3DS Max e Mental Ray é muito poderoso e pode criar projetos de iluminação realístico com precisão física, muito melhor do que era feito no antigo LightScape, que hoje é o Radiosity do Max.
Agora para isso vai ter que dedicar bons meses de estudo intenso no Max e no Mental Ray, porque tem muita coisa para aprender e só a prática vai permitir resolver os problemas.
Quando estiver usando GI tente solucionar a cena sem estes recursos de Exclude, porque pode criar mais problemas do que soluções.
Eu realmente não testei os materiais Archtectural com o Mental Ray, de acordo com a documentação do Max eles são fisicamente perfeitos e podem ser usados pelo Mental Ray numa boa, só essa precisão física é apenas nos atributos da surface, o brilho, o realce, o reflexo, a refração, eles não tem as configurações para controlar os Photons, que no Mental Ray é indispensável, então para ficar bom vai precisar configurar adequadamente os Photons dos materiais usando o painel Mental Ray Connection que aparece no final do menu.
Com a configuração correta dos Photons o GI da cena vai ficar certo e o teto não vai ter problemas.
Sobre a intensidade das luzes em Lumen, mesmo sem ter essas informações dos fabricantes pode fazer uma regrinha de 3 para saber mais ou menos o valor.
Pega como base uma luz comum de 100 watt, ela emite cerca de 1750 lumen, em candelas é cerca de 139.
E quando estiver tudo configurado mesmo, com Photons sendo emitidos, FG com qualidade, pode esperar que vai demorar pacas para renderizar, é normal, os computadores tem que evoluir muito ainda para permitir renderizações realisticas num tempo menor, ou usar diversas máquinas em rede, só que o Mental Ray do Max 6 não vai aceitar, tem que comprar o Mental Ray Stand Alone.
Regisrock>
O Mental Ray em si é quase o mesmo, se der uma olhada no tutorial sobre GI no Mental Ray que fiz na época do 3DS Max 3 vai perceber que as janelas tem os mesmos parâmetros, só mudam de lugar, as luzes também.
O que aconteceu é que nessa versão a integração com o Max tem compatibilidade com os Shaders do Mental Ray, que na versão anterior não tinha, mas o Mental Ray já tinha os Shaders e eram usados fartamente em outros progamas 3D, agora nessa versão estes Shaders são aceitos pelo Max e podem ser configurados dentro do Max sem precisar saber escrever na linguagem de Shaders do Mental Ray, isso que permite todo este poder que o Mental Ray mostra no Max 6.
A configuração e os parâmetros do render em si são bem parecidos com a versão passada.
Sobre grupo de estudo, eu não gosto muito porque não é só quem tem condições técnicas para discutir que participam, veja o tópico de estudo do V-Ray, a maioria das perguntas era de como instalar ele, tudo que é iniciante não tem noção do que é o Max e quer entrar em qualquer coisa, só depois de um bom tempo que a pessoa se localiza, então criar um grupo de estudo para responder sobre Mental Ray a iniciantes é complicado, se a Três D1 fosse uma Evermotion tudo bem, teria bastante gente que conhece o programa para discutir e todos aprimorarem seus conhecimentos.
Cabeludo>
O raio reflete no espelho no ponto onde encosta nele, essa impressão que dá que ele continua é por causa do reflexo do corpo do raio no espelho, que reflete tudo ao redor, se deixar o espelho menos reflexivo não teria essa impressão, mas o reflexo dos Photons seria mais fraco a cada reflexão.
Granella>
Putz cara, estou sem poder usar meu carro, está sem licenciamento até terça feira da semana que vem, isso desde abril :(
Fiquei trancafiado aqui em casa com tudo desmontado nesse final de semana porque achei que iria me mudar, mas os vagabundos da Telefonica não instalaram o Speedy lá ainda, então fiquei aqui trancafiado, e já fazia um cara que queria descolar um tempo para brincar legal com o Mental Ray, porque como sabe, não uso profissionalmente o Max 6, uso o 5 que tem todos os plugins que preciso, ai resolvi pegar o final de semana para estudar isso, até ia te mandar um email perguntando se tinha mais alguns Shaders legais para eu testar :) Mas fui conseguindo fazer tanta coisa com os Shaders padrões que nem deu tempo de pedir novos Shaders :)
Sobre o tempo de render desse raio lazer, nessa qualidade levou 5 minutos e 28 segundos num Atlhon 2.6 com 1 GB DDR PC 400.
Para ficar legal depende de aumentar bem a qualidade, creio que vai levar uns 10 minutos para render legal.
Malucow>
Depende de gerar os Photons da mesma forma que é gerado quando faz o efeito de Volume Caustics, depende de criar Volume no ambiente para poder ver a luz, como qualquer luz, nunca é vista se não tiver volume.
Se quer tentar fazer então comece tentando fazer o raio refletir em todos os espelhos e atingir a parede no fundo do ambiente, depois de conseguir isso que vai tentar fazer a luz ficar visível com volume.
Abraços