Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Gui Silva   cotia - SP
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
conti   Londrina

Portfólios Ver Mais

Elton Carvalho   São Luís, Maranhão, Brasi - MA
Roberto   Fortaleza - CE
CNC   Caçador -Sc - SC
rafaelwolfart   Campo Bom - RS

Raio Laser real com Photons no Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 20/07/2004 23:08

Oi gente, tudo bem? Esse final de semana eu peguei para testar os efeitos e recursos de renderização nessa nova versão do Mental Ray no Max 6, realmente estou impressionado com essa integração que fizeram entre o Max e o MR, pois até a versão passada, no Max 5, o plugin de conexão não possibilitava o uso dos Shaders, que é o principal recurso do renderizador, é com os Shaders que se faz tudo, se controla tudo, antes apenas alguns poucos efeitos eram possíveis, como radiosidade, iluminação global, Motion Blur, Depth oF Field e Caustics, mas a partir desta versão tudo é possível graças a compatibilidade com os Shaders, o que mais me impressionou foi o tempo, configurando corretamente os Shaders e o render é possível obter renderizações de efeitos complexos mais rapidamente que no V-Ray ou no Brazil Render, que são dois outros renderizadores que conheço bem, apenas em algumas situações o V-Ray é mais rápido. Neste final de semana pude perceber o poder absurdo de renderização que o 3DS Max passou a ter depois de integrar o Mental Ray no programa, sem o uso de plugin nenhum e nem de shaders de terceiros consegui fazer mais de 25 efeitos de render englobando praticamente tudo que os outros renderizadores fazem e mais um pouco, usando Shaders de terceiros então, é um masacre. A forma de pensar no Mental Ray é completamente diferente dos demais renderizadores, mas na minha opnião, a sua forma de fazer as coisas é mais lógica, não depende tanto de tentativa e erro como nos demais, sabendo a lógica do programa você monta de primeira as coisas que precisa, eu digo montar porque tem que juntar os Shaders para fazer o que deseja, nos demais renderizadores, as coisas vem mais prontas, só que justamente por isso não tem tantas possibilidades e tanto controle. Eu guardei as imagens dos efeitos que fui testando, estava pensando em postar todos aqui para mostrar aos leitores, mas achei melhor publicar uma matéria na Três D1, assim em vez de só mostrar as imagens posso comentar um pouco sobre cada um deles, e fica para sempre a disposição dos leitores. Vou ver se publico até o final de semana. Depois que acabei os testes resolvi tentar montar um raio laser de verdade, feito com Photons, para ver se conseguia, esse eu acho que não vou colocar na matéria, então vou postar aqui o render para vocês verem, tem uma Direct Light que forma o Laser, já com Photons, que são emitidos até o primeiros espelho, refletem acertando o segundo espelho e por fim acertam o Plane branco no fundo da parede. Não tem nenhum objeto no lugar do raio, são apenas Photons. Gostaria de opniões se tiver mais leitores que conhecem o Mental Ray, gostaria de discutir a forma que foi feito e ver se tem uma melhor. Raio Laser real feito com Photons no Mental Ray. Abraços
Caro André, Estou fuçando o 3ds há mais ou menos 2 anos, de forma pouco intensa pois não é minha atividade fim e apenas uma atividade relacionada. Meu programa nativo é definitivamente o AutoCAD. Este mês resolvi dar uma estudada (ou melhor, uma fuçada) neste tal Mental Ray e nas luzes fotométricas pois gostaria de avaliar a possibilidade da ultilização do software em simulações de iluminação real, para auxiliar no trabalho de Light Design. Para isso modelei um projeto do escritório onde trabalho, todo no 3ds (coisa que eu nunca tinha feito). Defini as units para metros. Utilizei materiais da biblioteca Architectural sendo que alguns eu modifiquei, tudo intuitivamente. Para iluminação trabalhei com luzes photometrics: procurei no catálogo do fabricante das lâmpadas os valores de facho e emissão de lumens. Não consegui dos fabricantes das luminárias os coeficientes de utilização das mesmas então tive que ir adaptando os valores até chegar a um resultado próximo do que eu acho que será quando a obra estiver concluída. O teto ficou completamente distoante então tentei colocar uma iluminação omni padrão (deixando no parâmetro include apenas o teto) porém a iluminação da cena inteira estorou, então diminui o valor para 0,2. Estou postando o resultado atual ai em baixo para que você possa avaliar. Não entendo muito do programa mas tentei lhe dar as informações mais completas para auxiliar pelo menos com uma base de dados. Estou pronto para ajudar no que me for possível no estudo do render. O tempo de renderização da imagem estava em 16 minutos para uma imagem 320 x 240 na seguinte máquina: Pentium 4 HT 2.8 512Mb Dual DDR 400 Vídeo: FX5200 128Mb Infelizmente não tenho o tempo da imagem grande (300Dpi no formato A4) pois dexei durante a madrugada e quando acordei meu irmão já tinha salvo a imagem e desligado a máquina. Espero ter contribuído com algo. Abraços,
Bruno do Amaral
fala galera blz? fala andre tudo bom? só para parabenizar, como sempre... perguntinha básica..dei uma fuçada no mental ray, esses dias é não consegui muita coisa..li todas as materias da 3d1 sobre o mr.. e pelo que vc comentou agora, e em um outro topico outro dia, existe muita diferença, nas duas versões? PEDIDO: que tal um grupo de estudo sobre mental ray?
Ei Admin! Porque a reflexao do raio reflete acima do raio anterior?
Exercite a razão do coração bem como o sentimento da lógica
Grande Andre.... Mexendo novamente nos recursos ne hehehe..... Muito bom o efeito com photons......mas diga aew o tempo do render hahahha... regisrock, boa ideia de um grupo de estudos ira ajudar muita gente.....
Fagner Granella
Programador Oracle PL/SQL - Java
aew André, eu tava tentando fazer isso aqui, mas como vc fez o raio aparecer? aqui soh aparece o ponto de luz no primeiro local em que ela se chocar, como vc fez isso?
www.greenlamp3d.com
Oi gente, tudo bem? Fico muito feliz que gostaram, mas queria discutir um pouco sobre o uso de um Box para gerar o volume, porque na verdade não há necessidade de usar esse box, mas com ele parece que o volume fica mais claro permitindo diminuir mais o specular do Photon Basic aplicado no gerador de photons e assim afinar mais o volume criado. Senti que isso é muito importante quando está trabalhando com luzes Photometrics, mas não é importante quando está com luzes padrão. Creio que pode ser pelo Decay das Photometrics, porque o box de volume serve justamente para deixar o volume mais visível. Essa é a conclusão que cheguei, será que estou pensando corretamente? Bruno> Na minha opnião você fez a melhor escolha possível, o conjunto AutoCAD, 3DS Max e Mental Ray é muito poderoso e pode criar projetos de iluminação realístico com precisão física, muito melhor do que era feito no antigo LightScape, que hoje é o Radiosity do Max. Agora para isso vai ter que dedicar bons meses de estudo intenso no Max e no Mental Ray, porque tem muita coisa para aprender e só a prática vai permitir resolver os problemas. Quando estiver usando GI tente solucionar a cena sem estes recursos de Exclude, porque pode criar mais problemas do que soluções. Eu realmente não testei os materiais Archtectural com o Mental Ray, de acordo com a documentação do Max eles são fisicamente perfeitos e podem ser usados pelo Mental Ray numa boa, só essa precisão física é apenas nos atributos da surface, o brilho, o realce, o reflexo, a refração, eles não tem as configurações para controlar os Photons, que no Mental Ray é indispensável, então para ficar bom vai precisar configurar adequadamente os Photons dos materiais usando o painel Mental Ray Connection que aparece no final do menu. Com a configuração correta dos Photons o GI da cena vai ficar certo e o teto não vai ter problemas. Sobre a intensidade das luzes em Lumen, mesmo sem ter essas informações dos fabricantes pode fazer uma regrinha de 3 para saber mais ou menos o valor. Pega como base uma luz comum de 100 watt, ela emite cerca de 1750 lumen, em candelas é cerca de 139. E quando estiver tudo configurado mesmo, com Photons sendo emitidos, FG com qualidade, pode esperar que vai demorar pacas para renderizar, é normal, os computadores tem que evoluir muito ainda para permitir renderizações realisticas num tempo menor, ou usar diversas máquinas em rede, só que o Mental Ray do Max 6 não vai aceitar, tem que comprar o Mental Ray Stand Alone. Regisrock> O Mental Ray em si é quase o mesmo, se der uma olhada no tutorial sobre GI no Mental Ray que fiz na época do 3DS Max 3 vai perceber que as janelas tem os mesmos parâmetros, só mudam de lugar, as luzes também. O que aconteceu é que nessa versão a integração com o Max tem compatibilidade com os Shaders do Mental Ray, que na versão anterior não tinha, mas o Mental Ray já tinha os Shaders e eram usados fartamente em outros progamas 3D, agora nessa versão estes Shaders são aceitos pelo Max e podem ser configurados dentro do Max sem precisar saber escrever na linguagem de Shaders do Mental Ray, isso que permite todo este poder que o Mental Ray mostra no Max 6. A configuração e os parâmetros do render em si são bem parecidos com a versão passada. Sobre grupo de estudo, eu não gosto muito porque não é só quem tem condições técnicas para discutir que participam, veja o tópico de estudo do V-Ray, a maioria das perguntas era de como instalar ele, tudo que é iniciante não tem noção do que é o Max e quer entrar em qualquer coisa, só depois de um bom tempo que a pessoa se localiza, então criar um grupo de estudo para responder sobre Mental Ray a iniciantes é complicado, se a Três D1 fosse uma Evermotion tudo bem, teria bastante gente que conhece o programa para discutir e todos aprimorarem seus conhecimentos. Cabeludo> O raio reflete no espelho no ponto onde encosta nele, essa impressão que dá que ele continua é por causa do reflexo do corpo do raio no espelho, que reflete tudo ao redor, se deixar o espelho menos reflexivo não teria essa impressão, mas o reflexo dos Photons seria mais fraco a cada reflexão. Granella> Putz cara, estou sem poder usar meu carro, está sem licenciamento até terça feira da semana que vem, isso desde abril :( Fiquei trancafiado aqui em casa com tudo desmontado nesse final de semana porque achei que iria me mudar, mas os vagabundos da Telefonica não instalaram o Speedy lá ainda, então fiquei aqui trancafiado, e já fazia um cara que queria descolar um tempo para brincar legal com o Mental Ray, porque como sabe, não uso profissionalmente o Max 6, uso o 5 que tem todos os plugins que preciso, ai resolvi pegar o final de semana para estudar isso, até ia te mandar um email perguntando se tinha mais alguns Shaders legais para eu testar :) Mas fui conseguindo fazer tanta coisa com os Shaders padrões que nem deu tempo de pedir novos Shaders :) Sobre o tempo de render desse raio lazer, nessa qualidade levou 5 minutos e 28 segundos num Atlhon 2.6 com 1 GB DDR PC 400. Para ficar legal depende de aumentar bem a qualidade, creio que vai levar uns 10 minutos para render legal. Malucow> Depende de gerar os Photons da mesma forma que é gerado quando faz o efeito de Volume Caustics, depende de criar Volume no ambiente para poder ver a luz, como qualquer luz, nunca é vista se não tiver volume. Se quer tentar fazer então comece tentando fazer o raio refletir em todos os espelhos e atingir a parede no fundo do ambiente, depois de conseguir isso que vai tentar fazer a luz ficar visível com volume. Abraços
Fala André..... Huauau vc puto porque nao pode usar o carro e eu justamente hoje fiz exame de moto e passei to feliz paca huahuhuaua vamu ve no carro :-P Cara ate hoje nao usei mais que 3 shaders daquela "pequena" lista pra testar, ando meio sem tempo tambem estou ate enferrujado, neste fim de semana que vou ter um tempinho......ai o unico shader que foi anunciado foi um novo de SSS do mesmo autor do mr_subscatter, chama Diffusion, usando as mesmas funções do antigo mr_SS e com aprimoramentos sem contar o tempo que caiu radicalmente, checa o email ai....... Ate....
Fagner Granella
Programador Oracle PL/SQL - Java
fala andre blz? entendo seu ponto de vista...sei que isso realmente acontece... me lembro desse grupo de estudo do vray, nunca postei nada lá, por que sabia que não era hora, eu tava apanhando pacas do scanline ( ainda apanho). mas hoje vejo caras como leo e o sandro se não me engano e outros caras que estavam no grupo com cenas cada vez melhores. não sei se antes eles já faziam cenas neste nivel de hoje, mas com certeza eles aprenderam alguma coisa no grupo... Quanto as duvidas sobre instalação e outras coisas poderia ser colocado bem visivel que não seriam respondidas naquele grupo... e claro não poderia de fazer uma perguntinha básica...fiz um copo, na janelas de propiedades habilitei o copo pra gerar caustics..configurei o radius de caustics e gi com 20 e mudei samples pra 500.. e habilitei FG.. renderizou normal, mas não teve nenhum sinal do caustics..usei uma omni com sombra raytrace...algo errado?
Foi mal admin, meu raciocinio foi lento... :-) Brigado pela explicação...
Exercite a razão do coração bem como o sentimento da lógica

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707769.

Total de membros registrados: 135356

Últimos membros registrados: bobenick09@, ergerfgerg01, jorgefrancener, dicardochardson, Reynoldspablo, Otsuki026, wsakhrta, Luffe22.

Usuário(s) on-line na última hora: 736, sendo 23 membro(s) e 713 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, Vladis, D2_Unrio, Nuno, Felipe Duarte, Lucas Reis, Moura, cristianofigueredo, Carla Franco, Hot, Roberto Movanni, bobenick09@, WinterPT, Le_Andro, modena3d, Junior, Renatto, mastermax, Reinaldo Silva, emersonforentin, Abilio, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.