Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Ricardo   Montreal - Quebec - Canada - AC
woshngton   Guarulhos - SP - SP
Antonio Neosmar P Silva   São Paulo - SP - SP

Portfólios Ver Mais

lord3ddesigner   Goiânia - GO
denner20   blumenau - SC
claudiothepower   São Miguel do Iguaçu - Pr - AC
SilvioNunes   Fortaleza - AC

Estudo - Vray - maxwell

Por: so3d  

Em: 29/12/2010 13:53

E ai pessoal, eu uso o Maxwell tb e curto muito, estou trabalhando em uma cena simples nela, um cozinha que vou mostrar para um cliente, nela terão 5 tipos de iluminação contando a luz solar. A cena será renderizando em torno de 10 horas no meu pc, é muito tempo? sim com certeza, porém o tempo para iluminar é simplesmente 0, é só por um o material em uma geometria, para fazer o emiter funcionar, dai começa o render, fica tudo escuro, porém vc tem controle total de todas a lampadas e ainda o Fstop da camera e do iso tb. Após a renderização de 10 hs + ou - eu vou ter quantas imagens eu quizer para mostrar para o cliente, pois posso acenter todas a luzes separadamente sem ter que renderizar nada de novo, sendo assim levo o note com o cena pronta direto no Maxwell e deixo meu cliente brincar a vontade com a cena, alterando intensidade até cores das luzes. è uma proposta muito diferente e especial que fiz para ele o cara curtiu muito a ideia, Todos o renders são bons, acredito que o caminho vai ser os unbiased mesmo, poiis vao começar a utilizar as gpus muito mais que cpus. Aki no Brasil usar gpu é absurdo para alguns, pois é muito caro um a Quadro ou Tesla, porém se preparem pois é isso ai que vem pela frente. Eu uso o Fryrender e Arion render tb, demorados? Nem tanto pela qualidade de imagem que geram, pois se levo 5 horas texturizando e iluminando uma cena no mental ray que tb uso, levo 2 no fry render e posso renderizar em tempo real no arion render, pois tenho gpu que suporta o mesmo. Só uma ideia pessoal, uma cena de 2048x2048 pixels por exemplo no arion render, (cena externa ok), renderiza em torno de 40 min. Sei que o todos são bons, porem os caras tao desenvolvendo melhores, tanto como ja tem o vray RT e agora o Iray certo? è minha opinião, espero não ter ofendido ninguem, valeu.
Nossa zacdesign!! Utiliza tantos softwares assim? Deve ter pago uns 40.000 so de licenças. Escrevo aqui pra avisar tbm q o Luxrender, renderizador unbiased, gratuito e opensource tbm tem renderizaçao pela GPU, e, ele ja e mais rapido q o Maxwell renderizando pela CPU nos testes da versao 0.8, com GPU e muito mais rapido ainda, vale um teste quem gosta de renderizadores unbiased.
Brute Force na minha cubeta nao!!! http://www.kornlu.blogspot.com
entendi a sua explicação kornlu, mais isso que vocë explicou geralmente é controlado com mapas compostos nos canais de luz intensa (high) e nos canais de reflexão e não com IOR's diferentes até porque insisto, não existe nada no mundo com dois IOR's isso que você quis dizer é que seria uma mistura de dois materiais diferentes, o que no final iria gerar um equilíbrio dos indices de refração dos dois em um novo indice que seria o do material "misturado" e as reflexões realmente se controlam com um mapa composto para manter as propriedades físicas do material, no caso do alumínio seu IOR é em torno de 1,4 geralmente porém, nesses casos ele seria alterado para mais ou para menos, mais sempre nessa faixa de 1,4...
criadores de mundos.
www.renatosdesign.blogspot.com
Nao Kron, nao da pra controlar isso com mapas nos canais de reflexao nao, e o acabamento do material q cria essa diferença nos indices de refraçao da luz, o acabamento polido mais polido em algumas partes e menos em outras cria essa flutuaçao no indice de refraçao da luz. Nao sei se da pra medir com um refractometro comum ou se nao da.
eu sei, como você explicou antes, é como se fosse uma camada de Verniz no maxwell, porém, no max existe o recurso de mapas compostos com máscaras de aplicação, nesse caso que você citou, ainda não fiz o teste, mais vejo totalmente possível, claro que mais complicado e depende do quanto você quer um material realista ou apenas algo que engane á vista, mais é totalmente possível se fazer esse tipo de material com mapas, um composite provávelmente resolveria o problema, contudo não deixa de ser um material que pode ser medido com um refractômetro comum, porém, provávelmente irá apresentar o que mencionei antes, algo em torno de 1,4... e no caso do maxwell, indigo e lux ou outro que eu não conheça, se pode fazer com um mapa BEM FEITO no canal de reflexão e high se for bom com o photoshop, é quase impossível se encontrar um material que não possa ser produzido com alguns mapas em qualquer renderizador. (opinião).
criadores de mundos.
www.renatosdesign.blogspot.com
Eu vi alguns comentários que me chamaram a atenção e não consigo resistir. Não tenho por intenção aqui fazer com que alguém deixe de usar um programa x para usar a partir de agora o programa y. Estou expondo aqui minha própria experiência na escolha de um renderizador para que possa ajudar alguém que ainda está tomando esta decisão: Porque se leva tanto tempo texturizando e iluminando uma cena? Eu acho estranho, porque uso o V-Ray e às vezes o Mental Ray (depende mais do meu humor do que da cena em si... :D ) e configuro os dois rapidinho... iluminação é super rápido, levo menos de 20 minutos pra iluminar toda a cena, num renderizador que é mais rápido justamente porque não se importa em imitar o comportamento das partículas de luz... Eu não me importo se você gosta do Maxwell, é um renderizador bom sim... mas eu acho que se você o escolheu em vista do tempo de render ou de configuração de iluminação ou texturização, isso aí eu não entendi, porque parece ser incoerente. Usar o Maxwell pensando em ganho de tempo em alguma coisa é estranho porque ele é fisicamente correto, mas não é rápido, nem qualquer outro renderizador unbiased. E esta característica de alterar a iluminação depois de renderizada não é automática, tem que usar o multilight (algo assim, não me lembro bem do nome) que faz o tempo de render aumentar significativamente. Coisa que pra mim não compensa, já que ouvi falar de Colimo e outros programas parecidos usando-se os renderizadores V-Ray, mental ray e cia. Sem contar que não há como evitarmos seguir a multidão se pensamos em um dia trabalhar em algum escritório. Eles vão usar o que for mais comum e mais usado e se não seguirmos o mesmo caminho, vamos nos tornar um elefante branco... e nestes casos, não há empregador que invista em softwares caros só porque foi com a nossa cara e quer nos contratar... porque antes de tudo, ele é um empresário que quer ter lucro... isso é o que penso.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
e assim q penso [_serial_], pra mim Maxwell e um renderizador para hobby, vc faz as imagens q quiser quando tem tempo sobrando, nao comercialmente. Aprender Mental Ray e muito melhor pois ja vem no Max, nao precisa pagar licença e ainda e um renderizador muito poderoso, o unico unbiased q poderia ate ser utilizado comercialmente acho q e o Luxrender, pois em pouco mais de 1 hora da pra tirar uma boa imagem externa, mas se vc conhece Mental Ray faz a mesma imagem em uns 20 minutos.
ai ai .. IX se eu falar que o Vray eh melhor que o MR soh ate banido com MAxwell pode hehe obaa xD Todos os renders fisicamente correntos são melhores ... unico problema neles é mesmo que são muito lerdos mas em breve isso pode mudar, agora temos 12 cores ... ano que veem pode ser 18 20 30 40 ... então com crtza essas engines vão ganhar mais força, eu particularmente gosto muito do Indigo :) Achei interessante pessoal comentando que leva 10 minutos pra textura 5 rpa luz... não é a toa em que vemos o que vemos = P Mas eu gostei do kra se firmando no Maxwell é um escolha diferente e interessante mas não muito viavel .... mas pode ser um diferencial, eeu só conheço 1 escritorio que usa o Maxwell na Alemanha
olha gente muito mais rapido e claro com uns pequenos ajustes,vou testar com todos materiais aplicados,com 10 minutos de render ja esta quase limpo hehehe.
Esperto é aquele que aprende errando, inteligente é aquele que aprende vendo os outros errar.
"Ambiente 3D" disse: Achei interessante pessoal comentando que leva 10 minutos pra textura 5 rpa luz... não é a toa em que vemos o que vemos = P
Isso é verdade, configurar luz rapidamente nos renderizadores biased pode resultar em imagens ruins. No meu caso eu faço isso rapidamente porque crio matrizes para cada situação de trabalho. Como trabalho mais especificamente com móveis, eu uso um arquivo matriz já com tudo o que preciso já configurado e pronto para render, na própria cena, inclusive as luzes. Por exemplo, se o cliente quer um projeto de um closet, eu já tenho a cena pronta, faltando apenas a modelagem/texturização móvel, seguindo as medidas do ambiente. Isso agiliza pacas o tempo de setagem da cena, e dificilmente preciso fazer alguma correção na imagem final.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710365.

Total de membros registrados: 137784

Últimos membros registrados: fernandadias371, Tomasleal-, moilveira, Jandir , ivonei.energia, JoaoMartins, victormartinsc, jvmagalhaes.

Usuário(s) on-line na última hora: 395, sendo 1 membro(s) e 394 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: claro_lima.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.