Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Cidral   Curitiba pr - AC

Portfólios Ver Mais

santos.1408   Cruz, Ceará, Brasil - AC
Juninho   Belo Horizonte - MG
ruhena1978   Juiz de Fora - MG - AC

GRUPO DE ESTUDO: Técnicas de Iluminação (Fakeosity)

Por: Adminin  

Em: 20/09/2004 22:54

Oi gente, tudo bem? Atendendo a pedidos dos leitores estou abrindo este tópico para o pessoal estudar técnicas de iluminação usando as luzes Standard do 3DS Max. O arquivo pode ser aberto pelo 3DS Max 5 ou superior, não tem luzes na cena, os leitores podem iluminar e postar a imagem aqui falando as técnicas que usou.
Tio Admin, é necessário aplicar materiais tambem?
Exercite a razão do coração bem como o sentimento da lógica
Oi gente, tudo bem? Eu quero pedir desculpas ao Regis mas tive que trocar o arquivo, ontem deu outro pau na porcaria do meu micro novo e desisti dele, voltei para o micro antigo que tinha o Max 5 instalado, fui ver a cena e percebi diversos problemas que impossibilitam o uso no estudo, como os planes no teto e no piso, estão afastados das paredes permitindo vazar iluminação, problemas com os vidros das janelas, que precisam ser separados para poder facilitar o estudo, entre outros, então fiz uma cena nova seguindo o modelo original do Regis, usei os mesmos objetos, mas agora está tudo fechadinho e separado. Então quem baixou o arquivo ontem baixe de novo hoje para fazer os testes. O teste é de iluminação, não precisa aplicar materiais, nem deve, apenas no vidro quando for fazer o teste de iluminação externa, ai vai surgir muitos macetes também, porque essa é uma parte muito importante da iluminação externa, se a luz vai ou não ser filtrada pelo vidro. Depois que fiz a cena aproveitei para fazer um testezinho de 5 minutos, só coloquei algumas luzes em array na cena para atenuar as sombras, coloquei umas luzes externas para atenuação também e a luz principal no centro da sala, é apenas para dar uma idéia de como se aplica as luzes na cena para iluminar, usando um valor forte na luz principal, valores pequenos nas luzes de atenuação que geram sombra, e luzes externas de atenuação que não geram sombra, não está legal, veja como a parede que tem a janela ficou branca demais, é aplicando luzes assim e ajustando estes problemas que consegue uma boa iluminação com as luzes e o render padrão do 3DS Max. Olha a imagem: Wire da cena
legal a cena andré, vou baixar e fazer testes também. assim que der posto meus resultados.. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
fala pessoal blz? andre nossa cara nem percebi, que os planes não estavam bem alinhados.. bem já comecei aprendendo hehe..não sabia que na janela podia dar esses erros... agora lá vai iluminação é meu "ponto mais fraco no max".. wire sombra area shadow na luz do centro... as outra luzes não tem sombra..
Oi gente, tudo bem? Aproveitei depois da janta aqui e fiz um outro exemplo rápido para mostrar como simular GI. Estes lances são muito importantes, e são centenas de coisinhas assim, por isso é importante aprender bem iluminação no Max antes de se aventurar num V-Ray, Brazil Render ou Mental Ray. No meu exemplo coloquei a parede do fundo vermelha, assim um pouco do espectro vermelho deveria refletir sobre os objetos próximos na cena. Usei algumas luzes Omni na cor vermelha com multilper bem baixo e Decay. Wire da cena
Nossa...nem tinha visto todo esse avanço de vcs aqui neste post...tem até parede vermelha agora...eu ainda estava trabalhando na primeira cena. Mas tudo bem, logo depois de vcs apontarem os defeitos desta que vou mostrar (sei que são vários :oops: ), então eu tento partir pro da parede vermelha :D Eu já fui tentando fazer uma luz externa...depois eu fiz externa com interna tb, mas não sei se ficou bom (quase certeza que não!hauahuah) Segui este tutorial como base (já tinha ele faz tempo no meu computador, mas nunca li :-P ), e dei umas leves modificadas (http://www.3dzone.com.br/tut_luzes_6.html). Me deparei pela primeira vez com o Efeito Blur...eu gostei, embora logo de cara me deu um banho :oops: ! Opinem aí: Aqui, o efeito blur tb atingiu outras luzes da cena (eu não queria isso, só queria que atingisse a luz que vem de fora), porém, não sei como fazer pra esse efeito ser aplicado somente em uma determinada luz da cena. Tem como?: Aqui, foi o mais próximo do "acerto" que consegui fazer, supondo que a luz da sala esteja apagada: WIRE: http://img.photobucket.com/albums/v201/vampli/sala1_tep01_externoWIRE.jpg E aqui, com a sala de luz acesa e tb recebendo luz da janela: WIRE: http://img.photobucket.com/albums/v201/vampli/sala1_tep01_extintWIRE.jpg Bom, espero bastante críticas! E tb saber onde eu "acertei", se é que acertei! :lol: :lol: :lol: Regis, achei sua cena boa...mas achei estranho a mesinha do centro estar com uma tonalidade mais escura que o sofá...vc mudou a textura da mesinha? Talvez seja por causa daquela omni com valor negativo tb, né? []´s ;)
http://www.youtube.com/watch?v=8YcIQYCkJPI&feature=related
fala galera blz? legal a cena andre..já simulando até GI... ligia gostei bastante das 2 e 3 imagem. a primeira achei que ficou "marcado "nas paredes a luz..é uma omni ou spot? e na minha cena creio que deve ser a omni negativa mesmo...acho que um exclude resolve..vou testar mais algumas coisinhas a noite e posto
ARQUIVO FONTE 3ds max 6 Vamo participar galera :joiad:
Filipe M. Deschamps
cgFAQs.com
há algum problema em trocar a array de omnis por uma omni com Multiplier + ou - equivalente e habilitar Ambient Only? os resultados parecem ser iguais, a principio

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710365.

Total de membros registrados: 137784

Últimos membros registrados: fernandadias371, Tomasleal-, moilveira, Jandir , ivonei.energia, JoaoMartins, victormartinsc, jvmagalhaes.

Usuário(s) on-line na última hora: 469, sendo 1 membro(s) e 468 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: claro_lima.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.