GRUPO DE ESTUDO: Técnicas de Iluminação (Fakeosity)

Por: Adminin  

Em: 20/09/2004 22:54

Olá pessoal, não sei se esse é o lugar mais indicado pra postar esse problema mas como podem ver acabei de chegar no fórum :D É o seguinte, eu tenho uma cena que estou iluminando para um projeto, mas tem um penico (literalmente) que parece ficar flutuando por falta de sombra. Ele é iluminado pelas omnis de ambiencia, mas essas não emitem sombra, no entanto não consigo criar uma luz pra única e exclusivamente criar uma sombra "falsa" para esse único objeto. O menu de Include/Exclude não me permite por exemplo dar um Include no penico apenas para shadow casting e um Exclude nas paredes para iluminação. Preciso de sugestões :(:( Segue render da cena com o penico voador.
Aê tinha postado esse passeio virtual o ultimo grande q a gente fez aqui no estudio, no outro topico mas legal colocar aqui pra galera do scan. As luzes no geral tirando as internas usei o seguinte esquema: Sol - 1 spot luz principal pra fazer a sombra bem definida Luz Atmosfera - 4 Spots com a sombra difusa pra fazer a sombra como se fosse dia nublado. cada em um corner do cenario. Luz reflexao primeira - 5 luzes sem fazer sombra vindo de baixo pra cima, 1 em cada canto do cenario e uma bem embaixo. E mais umas 2 luzes pra acentuar o specular la no mar e a sombra dos Kites no mar. Ao todo deu umas 12 luzes tirando as internas e tempo de render em 720x480 em +- 1:20minutos. Vo continuar indo atrás de solucionar com tempo abaixo de no maximo 2 minutos em scan, desaperreia bem mais na hora de render animação. e atrás de melhorar a qualidade. No próximo vo tentar usar uma luz semelhante a esta, só que ficou sem as sombras difusas de objetos pequenos, vou tentar conseguir elas redendo em mental só o passe de oclusion q é rapidim e vai dar uma erriquecida na cena, quando fizer mostrao aqui pra vcs eqquer idéia galera bota aí pra gente tentar. braço! té mais. Ricmage
Aê BrutuZ, é, realmente tb sinto essa dificuldade do exclude include, mas experimenta deixar o atenuation das luzes maiores e com intesidade menor daí a sombra delas no pinico vai chegar até o chão. Ou coloca uma omini de cor branca com multiplier negativo ali embaixo do pinico, e controla o atenuation far pra ela só ficar por ali. Ricmage
Ricmage, as luzes de ambiencia num produzem sombra, só a luz do sol e das 2 lampadas (uma dentro da cela e outra fora pra mostrar as grades) geram sombra. Apesar do atenuation da lampada interna (unica que atinge o penico) chegar até ele, é no fim já. A solução que encontrei foi colocar uma omni negativa sem sombra dentro dele, escalonar pra ficar mais próximo ao formato, e tirar o penico da influência dela. Não ficou tão bom quanto poderia, mas é o suficiente pra grudar o bendito no chão.
é como eu disse, com luz negativa, mas acho q se aumentar a distância do atenuation das luzes internas q tão fazendo a sombra da corrente, e talvez diminuir um pouco seu multimplier, dê certo. Ricmage
falae pessoal sou novo ae no fakeosity... estou querendo aprender tecnicas de texturizaçao pessoal ...ajudem ae... nao tenho nenhuma bse de como criar uma cena com luz fakes ... flw abraços . tdo dia estarei aqui . esperano e estudando ... abraços a todos...
Eu sou horrível em iluminação, apanho muito nela e está ai a minha 1ª tentativa :D Usei 2 luzes: Uma spot do lado de fora com 3 em mutiplier e um skylight com 0,3 em multiplier, depois almentei o Final Gather para 5 para dar um efeito de que está de manhã... E só não coloquei textura pois acabei de formatar o meu PC e não tenho nenhuma. Té mais 8:)
Estou postando pela 1ª vez. Gostaria de ajuda com iluminação. Por favor avaliem.
Luzes conforme tutorial de iluminação do site escultopintura. Só as ominis da lâmpada aproveitei de um outro tuto.
aê, já ta antiga, e tenho a impressão que quase ninguem anda mais por aqui. mas vou por um trab q tinha postado só no forum de maquete, mas que foi só em scanline com Fakeosity. Braço! Ricmage

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710368.

Total de membros registrados: 137788

Últimos membros registrados: sugardefenderprijs, pokebal02, Pokebal026, LipozemSouthAfricaReview, fernandadias371, Tomasleal-, moilveira, Jandir .

Usuário(s) on-line na última hora: 487, sendo 3 membro(s) e 484 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: LipozemSouthAfricaReview, sugardefenderprijs, pokebal02.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.