Bem pessoal, eu baixei e cheguei a instalar ele, consegui abrir normalmente sem lentidão nenhuma, mas achei seu sistema de modelagem "diferente".
O que eu percebi é que esse 123D é mais voltado pra criação de objetos e peças em geral, para essa finalidade, eu achei que existem ferramentas melhores que a do sketchup, principalmente na manipulação de superfícies curvas, mas nao sei se seria tão útil assim pra fazer maquete como o sketcup faz.
O que eu vejo uma dificuldade enorme no sketchup é justamente seu peso, se for modelar algo pequeno, td bem, mas quando o projeto começa a ficar grande e encher de blocos, nem com uma super máquina vc conseguirá manusear ele se comparado com outro soft voltado a arquitetura, como o Revit ou até mesmo o Autocad é mais leve que o Sketchup.
Fugindo um pouco da questão.
Outro soft que quase ninguem conhece e particularmente eu acho melhor em ferramentas e recursos e até bem mais leve que o skechup é o bonzai3d. Pra quem não conhece vale a pena conferir, pois o mesmo trabalha de uma forma diferente no uso das faces, o que deixa ele muito mais leve na modelagem que o sketchup. E o mais interessante é q ele aceita importar arquivos do skechup, então toda a biblioteca disponivel na 3dWareHouse poderá ser importada tranquilamente no bonzai3d.
Pra quem não conhece o bonzai3d e quer ver como ele funciona, acessem o link abaixo.
http://www.formz.com/products/bonzai3d.html