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Formulário 3dsMax =D

Por: ScreamingFox  

Em: 09/10/2013 21:05

Ponham aqui suas descobertas e aplicações de:

-Float Expression
-Wire Parameter (com expressões).


Estou fazendo mais testes aqui pra poder explicar de maneira mais simplificada.. Talvez eu seja o primeiro a por.. Os meus primeiros pra esse Grupo de Estudo serão:

-Rig basico de um Carro (controle dinâmico de aceleração, câmbio e freio, com movimento do model relativo ao giro da roda e caso sendo diferente ativando um emissor de particulas cuja grandeza de numero de particulas é relativo à grandeza da diferença entre o giro e o movimento total do carro (ele \'derrapa\'), e a relação de \'câmbio\' é relativa ao \'peso\' do carro (se o carro saír do chão, a roda vai acelerar muito mais, por exemplo..).. Não abordarei rigs de coisas como \'suspensão\', etc, q aprendendo desse controle já se faz um pra \'suspensão\' muito facil (com waveform controller associado à outra expressão, etc..)..

-Comportamento parametrico de \'Andar\' (n to falando de criar um CAT não.. é do Zero mesmo =DD, e sim, é de uma ordem lógica diferente..), amigável ao Motion Capture padrão do 3ds. (OBS: não vai dar pra entender esse sem ver o primeiro do carro)

-Rig do ponteiro de minutos de um relógio, relativo ao movimento de horas (ou vice-versa), e do de minutos ao de segundos, e o rig do ponteiro de segundos de maneira a que faça o \'tick\' (ao invés de girar harmonicamente) usando expressões geradoras de fases hipertriangulares para o valor de rotação (o tempo que passa parado é o quadrado do tempo que passa se movendo.. ou seja, o ponteiro de segundos vai travar em cima de cada segundo =D). E com função relativa ao tempo real ou não.



Eu ia fazer hoje o do carro mas eu queria fazer com um carro de um amigo meu da rua de baixo (o \'LionMan\' ou \'Leão\'.. na real ele q tinha me falado desse site aqui nas antiga..), ele é especialista em carros (ele q me ensinou a dirigir e tal, nas antígüa, com seu charmoso \'sinca\' e \'fuscão testblu\'.. =D)..






OBS: EXPLICAR OS VALORES E VARIAVEIS É IMPRESCINDIVEL
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Rig de um comportamento de andar, com splines, wire e expressions..




Objetos e controles (do caso do video que eu carrego no final.)

Walk Controller:
-Y Rotation:
*Expression: (Speed/1000)*T

-Modified Object: Attribute Holder:
*Behavior (0 - 1)
*Motion (0 - 1)
*Speed (0.5 - (-0.5)

*Hind Left Paw Offset (0 - 0,5)
*Hind Right Paw Offset (0 - 0,5)
*Front Left Paw Offset (0 - 0,5)
*Front Right Paw Offset (0 - 0,5)

*Stride Lenght Hind L (0 - 500)
*Stride Lenght Hind R (0 - 500)
*Stride Lenght Front L (0 - 500)
*Stride Lenght Front R (0 - 500)

*Max Height Hind L (0,001 - 2)
*Max Height Hind R (0,001 - 2)
*Max Height Front L (0,001 - 2)
*Max Height Front R (0,001 - 2)

*(Bezier)Dispersion Hind L (0 - 1)
*(Bezier)Dispersion Hind R (0 - 1)
*(Bezier)Dispersion Front L (0 - 1)
*(Bezier)Dispersion Front R (0 - 1)

*Dolly (Bezier) Hind L (-50 - 50)
*Dolly (Bezier) Hind R (-50 - 50)
*Dolly (Bezier) Front L (-50 - 50)
*Dolly (Bezier) Front R (-50 - 50)

*(Bezier) Pan Hind L (20 - (-30))
*(Bezier) Pan Hind R (20 - (-30))
*(Bezier) Pan Front L (20 - (-30))
*(Bezier) Pan Front R (20 - (-30))

*(Bezier) Bend Hind L (-100 - 100)
*(Bezier) Bend Hind R (-100 - 100)
*(Bezier) Bend Frond L (-100 - 100)
*(Bezier) Bend Front R (-100 - 100)



Pegada
-Position constrain:
*Bezier helper (Behavior% Float Wire)
*Shape (PRS) comum (Zero Pos)

Bezier Helper
-Path constrain:
*Percent:
.Float Expression (cont.Y.rot + Offset)
*Weight O: Float Wire (Stride Lenght)

Bezier Max Spline
-Y.Rot (Float Wire: Dispersion)
-Bend X (Float Wire: \"Bend\")

Bezier Controller
-X.Pos (Float Wire: Dolly)
-Y.Pos (Float Wire: Pan)
-Scale (Scale Expression: [1,1,Max Height])




Formulas sinusoidal e `hipertriangular`(invertido), o +1 e -1 ali são \'gordura\' (pra eu por mais alguma variavel controlada no attribute holder depois). Pra se controlar qualquer coisa...


Usando os dois juntos (média ponderada):
(Bounce*(abs(1+sin(360*Giro*Vel)-1)*2-Off)/Int+Swing*(1+sin(360*Giro*Vel)-1)/Int)/(Bounce+Swing)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Mais uma vez usando a formula do seno, pra gerar \'turbulencia\' parametrica, e uma multiplicação simples, pra gerar o giro da helice, controlavel com parametro \'giro por segundo\' (todos os parametros são animaveis (alias acho até que é esse mesmo o \'bang\' de usar esse tipo de tecnica.. hehe).

http://www.youtube.com/watch?v=HgaY8TLkzHU






A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Usando a função matemática \'floor\' (ele vai pegar o valor integral menor ou igual a \'x\'.. resumindo assim ele \'arredonda pra baixo\' vai... xd) pra controlar um modifier \'Material\', de maneira a que com 10 texturas dá pra fazer um relógio digital, um mostrador de numeros, um medidor digital de qualquer grandeza no 3ds, imagina dá pra fazer uma calculadora digital no 3ds, etc..

No caso eu fiz com 4 digitos, mas poderia ser com quantos digitos a pessoa quisesse, etc..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Rapaz, esse grupo de estudos de expressions iniciou por aqui !? muito bom, vou guardar nos favoritos...

baixei os vídeos ontem, vou dar uma olhada com mais calma... vou ter que voltar a estudar matemática e física aplicada hein...

Vocês estão parecendo Eisten e sua lousa...eheheh

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