Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Luciano   Birigui-SP - SP
javier porcel   Rio de Janeiro - AC
Savio Parente   Fortaleza - CE
lima121   são luis -maranhão - AC
RaffaPrado   Hortolândia - SP

Portfólios Ver Mais

Evandro   Joinville - SC
Kid   curitiba
dpi3d   Recife - PE
diegoalex   Patos de Minas - AC

Maquetes- Pecados capitais.

Por: equinonez  

Em: 08/09/2008 10:59

Pessoal conforme combinado, tá aqui o resumo dos meus problemas com maquetes. O dia da independência O intuito desse artigo é esclarecer alguns momentos onde eu gostaria de ter agido diferente, para não ter cometido alguns deslizes, que me fizeram perder tempo, dinheiro e o mais importante, o cliente. Sou técnico em edificações, formado no ano de 1997, pela escola Phipadelpho Gouvêa Netto , na cidade São José do Rio Preto. Estou cursando Administração de Empresas pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro. Moro em Florianópolis-SC, mas sou natural de Wenceslau Brás-MG, morei dos 5 anos até meus 18 anos em São José do Rio preto-SP. Trabalhei em um escritório de arquitetura,para fazer o estagio obrigatório, o que me possibilitou começar a aprender a arte dos projetos. Comecei no 3D Max 2.5, alguém se lembra? Eu fiz Edificações, porque eu queria projetar, depois que estava no segundo ano, quase abandono o curso, que era bem puxado, pois eu era pouco aplicado nos estudos (estou na média). Passei num concurso para trabalhar para a Camargo Correa, na construção da hidrelétrica de Machadinho, em santa Catarina. Trabalhei até no ano de 2000, depois vim para Florianópolis, fiquei um ano e voltei para São Paulo, mais um ano por lá, e agora estou de volta desde 2004 para floripa. Trabalho em uma construtora, e faço maquetes para complementar minha renda, mas o plano mesmo, é que ele me dê renda suficiente para viver de “render”. Acredito eu que alguns profissionais irão se perguntar o porquê de tudo isso. O real motivo, é que hoje existe uma infinidade de profissionais trabalhando com maquetes, e estes profissionais sem a experiência devida na hora de cobrar ou fechar o negócio, podem causar problemas para si e para a classe, por não saber o real valor, ou quantidade de serviços a ser executado. E com isso acontecem duas coisas, ou não acaba o serviço, ou recebe menos, e trabalha muito mais por não ter tomado certos cuidados com o cliente. Com isso o valor dos projetos tende sempre a cair, não sofrendo valorização, pelo contrário, e a sensação de que estamos ano a ano, fazendo mais por muito menos, é irritante. Minha intenção é semear o trabalho mutuo, e de parceria, onde os preços serão fixados num mínimo, e o teto, vai de profissional para profissional, mas com a certeza de que ano que vem eu não terei que cobrar menos por serviço que nos dias de hoje vale muito mais. Sou auditor interno de qualidade nos programas PBQP-H0 (programa brasileiro de qualidade e produtividade no habitat) e na ISO, que tem os mesmos fundamentos. O programa nos exige orçamentos de pelo menos três profisionais da a´rea para ter um comparativo, sendo assim mesmo que seja meu irmão a me dar um orçamento, e o dele estiver acima do valor dos outros dois, perdeu. E por vezes o valor está de 20 até 40% mais barato, não dá. A mensagem destes dois programas de qualidade é a de que um profissional bem capacitado e organizado consegue fazer mais e melhor em menos tempo. Eu vejo bancos cobrando de construtora organização, e controles que de primeira vista parecem monótonos e cansativos, mas o que essa instituição quer, é uma segurança de que essa empresa conseguirá fazer o trabalho bem feito, no prazo estabelecido, com o orçamento de empresas sérias garantindo assim a satisfação do cliente. Hoje com meus 30 anos de idade, compreendo que isso pode ser adaptado nos projetos de maquetes, e de qualquer tipo, desde que haja empenho e perseverança, pois só assim, nosso “ganha-pão”, pode um dia ser considerado um trabalho respeitado perante nossos clientes( que se diga que já é em muitas áreas). O que quero é despertar a atenção para vocês jovens de profissão, é que com o passar dos anos, a idade vai chegando o saco vai enchendo, então comecem a se organizar para sair de frente do computador e se concentrem em gerenciar sua empresa, pois dentro de pouco tempo sua empresa estará tão organizada, que você pode confiar esse serviço para outras pessoas, desde que sejam seguidos seus ensinamentos. Nunca pensei que me cansaria de ficar noite inteira na frente de um computador, mas hoje com meu serviço consegui comprar prazeres eletrônicos, e eu preciso usufruir destes, senão não valeria a pena ter ficado noites e mais noites em claro. Eu acredito que defender seu ganha-pão com unhas e dentes é até certo ponto compreensível, mas a ponto de esconder um valor, ou um ensinamento de um parceiro, e entregar esse valor para um cliente, e este mesmo cliente comparar com outro profissional, então quem menos deveria saber da diferença, já sabe,e é o cliente, isso eu não acho inteligente. Eu me sinto confortável em distribuir meus conhecimentos com vocês, pois vejo a possibilidade de dividir esses ensinamentos e assim somar mais pessoas numa mesma linha de raciocínio, para proteger nosso mercado, nosso ganha-pão, nosso dinheiro, nossas famílias, porque se eu tiver somente interesses próprios serei do exército perdedor, pois ganha o exercito mais organizado e bem disciplinado, e nós temos uma batalha chamada mercado, e um campo chamado Brasil, e sinto que estamos dispersos por um mal comum, e estamos perdendo essa batalha para ninguém mais, do que para nós mesmos, que ironia. Este resumo irá ajudá-lo a concluir se seus métodos estão adequados, ou necessitam buscar informações mais detalhadas sobre seu ramo, os produtos e serviços que pretende oferecer, identificar seus clientes, concorrentes (não gosto destes termos, mas mesmo amigos num vestibular, são concorrentes, e quem estiver melhor preparado e souber mais sobre o assunto, é dele a vitória) e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio. São acontecimentos que eu resumi das minhas falhas e detalhes que eu gostaria de saber no inicio da minha carreira, e teve muito nego que se negava a me ajudar, então eu dedico a todos esses profissionais, que não querendo ,me ajudaram a chegar onde cheguei. Ao final este resumo irá colaborar para que você possa responder a seguinte pergunta:”Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio?” A preparação de uma profissão não é uma tarefa fácil, exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade. Gostei no tema “pecado capital em maquetes”, pois pecado é algo que sabemos ser errado fazer, mas a gente faz, e capital vem de dinheiro, então nada mais é ,traduzindo: Como perder dinheiro com maquetes, ou “Porque fazer errado quando podemos fazer certo em maquetes”? Serviria também, “As maiores burradas em maquetes”, mas estes últimos três não me soaram muito bem, rsrsrsrs. 1°Pecado capital em maquetes: ”Acreditar que o cliente está do seu lado, valorizando-o e compreendo-o.”. Realidade: O cliente tem a arte de ver somente o que ele quer baseado na sua vontade própria de assim poupar mais dinheiro para sua empresa, não que ele não esteja gostando dos seus serviços, ele simplesmente desdenha, porque ele gostou, senão teria dito obrigado, e fica pra próxima. Ao trabalhar com modelagem de Stands em São José do Rio Preto-SP, tive um patrão que eu tinha vontade de brigar com ele dia a pós dia, mas hoje vejo como ele trabalhava pensando em si e em sua empresa. Eu também faço isso, mas não sabia me colocar no lugar dele na época. Olha o papo do cara: -“Bom dia. Disseram-me que você, e somente você seria capaz de realizar este tipo de serviço, será que você consegue fazer isso? -Cara você é mesmo uma fera, então posso pegar os três projetos hoje a tarde, modelado, texturizado, e acabado para mostrar ao cliente?Muito obrigado! O cara passava uma corda no pescoço do profissional, e como esse profissional estava coma sensação de valorização, prometia tudo, mesmo sabendo que não conseguiria, mas como ao telefone pareceu legal, também entenderia quando não estivesse pronto, fatal engano. O que acontecia era que ninguém dizia não para esse cara, e quem dizia era massacrado por não ser capaz de atender suas vontades intantis, e assim se instalava o terror psicológico. Pessoal não era fácil não. Eu me sentia um lixo, mas parei e reparei que eu e o outro profissional éramos novos, entramos juntos, então procurei os antigos desenhistas, um estava no ramo de vendas, nunca mais queria saber de 3 d (coitado), e o outro voltou para o CAD. Somente a menina teve coragem de contar as crueldades que ele praticava, o cara não sabia nada de desenho, mas vendia stands como água, e pagava r$500 por mês para o profissional, e cobrado do cliente r$5000 por projeto, e este desenhista tinha que trabalhar com equipamentos obsoletos, lentos, trabalhar até as nove horas da noite, horário de almoço, sábado, muitas vezes domingo ( certa vez era aniversário da minha mãe, e eu lá acabando um projeto),e atender telefone, ler e-mail, fazer e servir café, e ajudar a carregar caminhão em dias de entrega ( não matava não, mas tava passando da conta), isso aconteceu comigo galera, podem crer, nem preciso dizer que minha esposa caia de pau encima de mim por fazer isso, mas era a paixão que me motivava a aceitar tudo isso, triste. Aprendi bastante nessa época, nem sei se devo agradecer (era só o que faltava), mas não me concentrava no que era necessário, aprimorar técnicas,melhorar meu desenho, e era o que me desagradava. A pressão existe, prazos são sempre mais apertados, o cliente sempre demora em se decidir , e quando o faz, quer de um dia para outro, então cuidado para proteger o melhor de si, sua paixão pela arte 3 D.. Sou músico também, caso não tenha contado. O motivo de revelar isso é uma coisa que temos em nosso trabalho, que se não tratarmos iremos ter problemas futuros. Artista canta de graça a noite toda, não recebe nada, e ainda agradece, conhece alguma outra profissão assim, heim? Isso é a paixão. Essa paixão que nos motiva a fazer imagens maravilhosas, sonhos virarem realidades, é o nosso ponto fraco, e o cliente sabe disso. Imagine um corretor de imóveis vendendo um apartamento para um cliente. O apartamento é impecável, mas o cliente desdenha, bota defeitos, diz que já viu melhor, e por aí vai. O corretor não se abala, por quê? Somente porque ele sabe que é somente um negócio, ele sabe que o cliente desdenha para conseguir um desconto, ou vantagem. Ele mudaria de cor se esse cliente dissesse que o trabalho dele como corretor era uma porcaria, porque mexeu com sua profissão, sua paixão,( falo isso porque minha esposa é corretora). Comecem a entender desde cedo que o cliente irá desdenhar seu trabalho, mexer com seu brio, por vezes jogar no lixo suas imagens, para você abaixar seus preços, e ninguém, posso dizer com garantia que ninguém diz essa tortura que sofreu, porque prefere esquecer que enfrentou tal situação. Eu já perdi clientes por não saber me colocar no lugar do cliente, daí então eu iria ver o seu objetivo, mas ficava me defendendo, me humilhando, tentando provar que aquele era o melhor trabalho que eu já tinha feito, sem perceber que ele só queria um desconto, rsrsrsrs. Se não souber segurar seu ego de artista, que machuca por qualquer crítica, repasse esse serviço para uma pessoa mais fria, que não confunda os sentimentos nos negócios. Somos artistas, temos ego de artista, se um diretor de filme não souber medir as palavras para um ator, e o ofender, o ator não se sente mais motivado a fazer a cena, ou pior, a trabalhar novamente com esse diretor, pense nisso. Artistas de ego muito sensível tendem a sofrer com criticas. E todos sabem como irritar quem se mostra demasiado irritados, é só cutucar e pronto, já ferveu rsrsrsrs. Não é lorota não galera, é somente um negocio sempre se lembre disso, mantenha a calma. 2°Pecado capital em maquetes: “Acreditar em guru, formulas mágicas”. Se eu não sou capaz de prever o mercado, há alguém em algum lugar capaz disso. “Tudo que preciso fazer é encontrar essa pessoa.” Gostaria de dividir esse erro em duas etapas: a primeira que ele é real em partes, porque depois que eu conheci o pessoal da tresD1, minha concepção mudou radicalmente. Surge a pergunta, eles respondem, é fascinante isso, coisa que não se vê em qualquer lugar. E a segunda é que fora da tresD1, eu buscava esse guru em outros profissionais, para descobrir como eles trabalhavam, para me igualar a eles, mas descobri algo chocante. Esses meus ídolos sabiam tanto quanto eu, e não tinham nenhuma formula secreta, como não há formula secreta para outras coisas que queremos, como mega-sena ( que pena), cura para doenças incuráveis, etc. O que eles tinham eram perseverança, e determinação, e eu não tinha. Queria a formula do sucesso rápido, queria ganhar rios de dinheiro de um dia para outro, que ilusão. Li de tudo, auto-ajuda, SEBRAE, biografias, livros técnicos, apostilas e mais apostilas, e nada me fazia sair do lugar. Até eu parar e ver o que eu estava fazendo. Eu não queria suar, queria subir rápido, e isso não acontece do dia para a noite.Poderia acontecer de um ano para outro, se eu me empenhasse e parasse de procurar a formula perfeita, porque ela não existe. O que existe galera em maquetes é muito trabalho, muita responsabilidade, muita vontade de se tornar “o ás do 3D”. Mas para isso acontecer, tem que ralar estudando se aprimorando, buscando tudo, eu digo tudo, porque eu sou assim, é maquete?Então vamos buscar tudo sobre construção civil, desde o terreno, até a venda, pós-venda satisfação do cliente, porque são essas informações que nos ajudam a aprimorar nossa profissão, senão acontece o que já me aconteceu. Não me atentei que o projeto hidro-sanitário estava errado, e depois de tudo pronto, o cliente me liga dizendo que tem uma alteração simples, e quer que eu faça ela para o dia seguinte, data de lançamento .Para o cara que errou no cad, bastou mudar , plotar, e reaprovar na prefeitura, e para mim (a gente vê o nosso lado, que é onde dói mais).Eu tive a chance nas mãos de pegar esse erro e provar minha capacidade para o cliente, mas, passou, eu não vi, não procurei, e me lasquei. Refiz umas 15 imagens, e não cobrei nada, porque a entrega do empreendimento era no dia seguinte, foi uma noite da minha vida que não gosto de lembrar, com o dono da gráfica me ligando de meia em meia hora, para saber se as imagens estavam prontas, daí acontece de tudo, o Max fecha na tua cara, gravador de CD queima, seu filho começa a chorar, acaba a luz, o café não faz mais efeito, o sono queima as pálpebras, rsrsrsrs, um verdadeiro filme de terror. Então é maquete que você quer?Compare (compatibilizar plantas é o nome) o estrutural, a planta hidro-sanitária, o elétrico, o telefônico com o arquitetônico, então unindo o que a construtora quer, mais o que o bom senso diz, mais o que você aprendeu em suas pesquisas, o que o mercado e outros profissionais têm oferecido ultimamente, sairá uma maquete espetacular, porque senão, dá problema. Certa vez vi uma construtora pagar r$5000 por um toldo que o desenhista 3 d, colocou para “embelezar” a frente do prédio, e não constava em nenhum projeto. Se não colocaram grama num espaço ótimo, não coloque você meu amigo, porque o condomínio do prédio lê o Memorial Descritivo de cabo a rabo, e se um material foi colocado de uma marca no documento, e foi aplicado outro, ele quer o dinheiro dessa diferença, por se sentir lesado por ter pago mais e recebido menos (até eu iria querer), e se olha para as perspectivas e enxerga um bicicletário onde está uma vaga de garagem, ele não irá entender que esse bicicletário não cabe na garagem, ele também quer esse dinheiro, e se ele não encontrar uma pia para o zelador lavar as mãos na garagem, nem encontrar isso escrito no memorial descritio do prédio, então ele entrará na justiça, caso não receba esse valor, ou a obra feita, por considerar uma falha de projeto (complicado esse ramo não é?). Em outra ocasião, outro profissional colocou uma janela a mais, prejuízo de r$1500,00 somente num apartamento, porque se os vizinhos descobrem que foi pago dinheiro por esse erro, também vão querer um pedaço da pizza. Que aconteceu com esse profissional?Faz tempo que não o vejo por aqui. Quanto mais você conhecer sobre seu mercado e sobre o ramo que pretende atuar mais bem feito será seu projeto, e seu valor cobrado. Eu já fui visitar obras que eu desenhei para sondar o valor do imóvel, e para a próxima vez me situar melhor na hora do orçamento. A pessoa que me contratou me passou um valor, o jornal diz outro, eu preciso saber o que o corretor está praticando isso é correr na frente dos negócios, se você acredita em papo de lobo-mal, paciência, não reclame em ser o ultimo, a saber. Os profissionais que fazem as plantas arquitetônicas, e os complementares, se comunicam pouco, então no arranque da construção , ou seja no inicio,sempre tem um cano passando dentro de viga, ponto de luz fora do lugar, tubulação passando em janelas, dependendo do projeto que pegar nas mãos, seu layout pode sair completamente errado, e sabe baseado em que o cliente efetua a compra do imóvel? Baseado em suas informações de planta humanizada. Então ele começa a medir móveis, modelar balcão de cozinha, mármores, armários, disposição de quartos, uma beleza. Total de investimento: r$500 000,00 ( meio milhão). Então ao receberem o imóvel percebem ( tem cliente que percebe antes),que a torneira não está onde deveria estar na pia da cozinha, que a cama não cabe no quarto, que o fogão não caberá entre a pia da cozinha e a área de serviço,que a tubulação da cozinha é oposta ao que está no layout, porque senão a porta não fecha, que o banheiro é menor do que está no projeto, e então começa a ver que na verdade a planta humanizada está com os móveis fora de escala. E aí?O problema é seu? O que acha? Muito cuidado com escala em plantas, entre em sites de produtos de eletrodomésticos onde mostra a dimensão do produto, e ao ver que não poderá fazer como a construtora quer, avise-a, então ela decidirá, se for uma empresa idônea, a mudar seu layout. Mas já vi casos de empresas, que querem isso mesmo, mostrar que o apartamento é maior do que parece, ou profissionais que estão mexendo nessa área e não conseguem entender o que você está tentando mostrar, e mandam tocar o serviço, e lá na frente quando der O problema (desculpe, mas dá mesmo) ou não estão mais na empresa, ou dizem simplesmente” não me lembro de você ter dito isso”, e aí meu amigo, você já está sendo frito em óleo quente. Muito cuidado, no mínimo você vira cúmplice desse golpe, verificando os projetos antes, poderá saber em que está se metendo. Envie um e-mail comunicando o erro que foi encontrado, porque isso vira prova a seu favor. Ele vale como prova, caso a responsabilidade recaia sobre você. Ah se eu soubesse disso antes... 3°Pecado capital em maquetes: “Diversificar, (a diversificação é para os pássaros, eles é que gostam de ficar pulando de galho em galho, rsrsrsrs) e aprender novas técnicas durante a execução do serviço.”. Não sei de outros, mas eu não esperava saber tudo de uma área para então começar a agir, sempre agi primeiro e fui adequando minhas capacidades conforme o andar da carruagem. Fiz assim com namoro, escola, pessoas. Imagina ler um manual de como beijar para depois sair para namorar, não dá rapaz. Porque tentar aprender como se usa um extintor, enquanto o fogo consome tudo, pode ser tarde quando aprender, pois tudo já virou cinza. Eu já fiz coisa errada meu povo, meu Deus, rsrsrs, mas valeu, aprendi. Pelo bolso, pela vergonha de não entregar o serviço, mas aprendi. Certa vez peguei uma maquete para fazer, já estava modelando bem, os projetos estavam me dando uma satisfação e tanto, mas meu render, era de doer. Então caiu na minha mão o V - Ray, a sensação do momento, a salvação em GI para qualquer maquete, e eu troquei o meu bom e fiel Light Tracer por um render que eu não dominava. Pronto, tava feita a confusão, mudei todos os materiais, as luzes (meu Deus), e apertei o F9. Meu povo, a gloria se fez diante de meus olhos, oh coisa linda, pensei “ você é bom Eugênio” ( era o começo dos meus problemas). Mudar para um sistema novo é ótimo, mais evolução, mas qualidade, tudo bem, mas no meio de um projeto meu amigo, isso é roleta-russa. Ou 50% 50%, você tem 50% de chance de se sair bem, e outros 50% de se ferrar, se tiver tempo de voltar atrás tudo bem, mas e quando não tem?Caixão meu amigo. À medida que o projeto ia ficando mais pesado, o render ia demorando mais, e minha cor ia desaparecendo. Não sabia como diminuir o tempo de render, sem perder qualidade, porque poucos sabiam mexer nele, e o pessoal não tinha montado tutorial ainda para a gente, e eu não sou bom o suficiente em inglês também para ler os tutoriais. Meu povo eu suava e me arrependia mais que tudo na vida. Vamos fazer a coisa sensata então, vamos voltar para nosso território, para o ligh tracer certo? Aí que o tiro saiu mesmo. Reconfigurar tudo, mudar luzes, materiais, eu tinha instalado um monte de plugins do V - Ray (não quero dizer que ele é ruim não, pelo contrário, é excelente, mas o que quero demonstrar aqui é a minha falta de preparo em trabalhar com ele). -Bom o que eu tenho a perder? já estou ferrado mesmo, vou reinstalar o Max. Galera fui dormir, quietinho, pensando na minha existência, e se a vaga de balconista não era uma boa opção para mim. O que aconteceu?O programa não se instalava, deu pau, mais pau, e nada de conseguir reinstalar o programa. E eu tinha marcado reunião com o cliente, prometido a imagem mais linda para o dia seguinte. Agora, passar a maior vergonha do mundo e contar só parte da verdade. “–Por gentileza, o Sr. João”. -Só um momento, por favor. -Eugênio?Oh meu querido, estava falando aqui exatamente de você. Estou ansioso para ver meu prédio, como está?A reunião é as 14h00min, não se esqueça. -Er, ah, bom dia senhor João, as notícias não são boas. -O que aconteceu?Não fez as imagens? -Sim fiz, mas meu computador pegou um vírus, e está na assistência, estão tentando recuperar meus arquivos, fiquei com meu backup, mas estão na parte em que eu ia finalizar que é a parte do Render, pois é a parte das texturas que... -Eugênio, Eugênio, perai. Não me interessa saber o que aconteceu, para quando vou ter essas imagens em minha mãos?Já estou esperando desde a semana passada, e agora vem me dizer que não estão prontas, para quando vou ter essas imagens? (Nesse momento de nossas vidas, perdemos o direito de cobrar modificações, pois ficamos em débito com o cliente, ele já se irritou, nossa qualidade está na lama, então como será daqui para frente? Então como já está tudo errado mesmo, vamos piorar as coisas mais um pouco). -Sr. João, amanhã de manhã estarei ai com suas imagens, vou usar o computador do meu sogro para reinst.... -Tá bom, tá bom, amanhã as 08h00min então, até logo, tchau! (um forte bater de telefone soa no meu ouvido até hoje). Essa situação não aconteceu uma vez não, foram umas 3 ou 4 mais. Uma que contei foi essa de trocar o render, outra foi em usar um plugim de grama, que levava uma eternidade (pessoal cuidado com vegetação, aprendam bem essa área, é imprescindível para uma boa qualidade da maquete, mas leva muito tempo para renderizar um simples arbusto, é mais confiável, fazer montagem no combustion, ou adobe, ou fotoshop, muito mais rápido) outra vez troquei a versão do Max do 6 para a versão 8, eu não sabia que ele estava dando pau, então tentei voltar para o 6 , mas ai eu tive que salvar em 3ds, perdi todas as configurações de materiais, ( nem gosto de lembrar, rsrsrsrs) e outra mais recente , macaco veio já ,fui inventar de mudar o sistema operacional de Windows 2000 , para o XP, tomei na testa de novo. Tive que formatar a máquina. E então perdi todo o link dos materiais, pois mudei o nome dos drivers, criei mais um para ficar melhor para eu usar o Max, ferrou bonito dessa vez, rsrsrsr. Não tenho vergonha de dizer que errei,não,na verdade eu tenho sim.Que apesar de ser técnico em edificações, não sei tudo de construção civil, pois cada um se especializa numa área, mas como modelo maquetes, deveria no mínimo ter uma noção de como fazer tudo, mas não é assim. Então tenho que modelar telhados, por exemplo, que é meu tormento, na hora não invento em aprender encima da maquete não. Eu não êxito em ligar para o arquiteto, e peço um detalhamento do telhado, de como as peças se encaixam umas sobre as outras, como vai se fechar no acabamento, que é onde me interessa, porque se eu já não sei fazer, invento de aprender, e faço errado, vou gastar horas tentando e errando, e no final posso causar um problema para a construtora em pagar algo que não estava no projeto, ou ter que refazer tudo o telhado, por exemplo, de novo, que é o pior para nós, tempo é dinheiro. 4°Pecado capital em maquetes: “Não ter um plano, mapa ou saber aonde se quer chegar.”. Acredito ser esse, o maior erro de um profissional em qualquer área. Algo que só entendi depois de muito tempo, e de muito suor, é que tudo, vejam, afirmo que “tudo” merece um plano mental ou físico (papel com tudo o que tem que ser levado em conta na hora de fechar o preço, equipamento, CUB, impostos, descontos mínimo e máximo, condições de pagamento , etc)esboçado num papel, para dar certo. Confiar em sua mente, ou na experiência, é pedir para esquecer algo importante, e assim dar margem para problemas futuros. Eu buscava a tal chamada formula perfeita (eu também já corri atrás dela) de como fazer maquetes, até me deparar com uma situação simples de minha tia fazendo um bolo. Sim um bolo delicioso de chocolate, daí eu perguntei como ela conseguia fazer esse bolo gostoso toda vez que vinha em casa, a resposta dela foi esclarecedora: -A receita meu sobrinho, sem a receita não se faz nada. Sabe que a partir dali comecei a ver a importância de uma receita, nada mais do que o meu sistema de qualidade ISO, PBQP-H, é o que chamamos de IT (Instrução de trabalho) uma instrução de trabalho nada mais é do que a receita de se fazer um determinado tipo de serviço. Consta o material a ser usado, a qualidade deste material, o manuseio e estocagem deste material, a ordem dos serviços, garantindo assim a qualidade igual para todos os serviços desse tipo. Então vários profissionais podem fazer o mesmo serviço, e ele sairá igual. A desvantagem é que um profissional que é mais rápido não quer seguir esta receita por se sentir prejudicado por seguir uma ordem de etapas, como se fosse algo mecânico, mas, com este procedimento, evita-se que ele esqueça de alguma etapa importante, então no mínimo fica como lembrete na hora da execução. Imaginou uma obra sendo executada sem projetos?Imaginou a confusão, então porque começar a fazer maquetes sem um plano, sem projetos, sem referencias, vai dar problemas sérios no final. Por exemplo, o que já me aconteceu antes da confecção da IT, na hora de fechar um negócio eu combinava de receber na entrega dos projetos, e na hora da entrega, solicitava o combinado, o cliente dizia que não, que ele sempre pagava da entrega mais 30 dias, olha a sacanagem, e como eu provava que ele não tinha dito isso, brigo com o cliente? (é perdê-lo na certo). Vamos esperar então 30 dias para receber, e quando eu ia receber , me dava um cheque para mais 15 dias, rsrsrsrs, é “soda” isso. (dou uma cutucada nele agora? - Meu Deus vou vender picolé na praia mesmo recebendo a cada 45 dias. É pedir para nunca mais aparecer na empresa, ninguém gosta de bronca, muito menos quem está pagando). Em outro caso, na hora do fechamento disse que cobraria por alterações acima de 3 , como houve 5 alterações, tinha um adicional de 100 reais, a discussão começava, lá estava eu de novo em fria com o cliente, perdia mais r$100 de bobeira. Da próxima vez coloco uns 15% a mais para compensar se tiver alterações, daí o cliente vem com trocentas alterações:muda a cor da churrasqueira, o piso para diagonal, a cora da sala, joga esta parede 15 cm para trás,e trás esta 5cm para a frente, a piscina não gostei, estou conversadno com um arquiteto amigo meu, e ele está dando umas dicas ótimas para ela. Galera não estou inventando, certa vez eu fiz 20 alterações, sendo que o projeto já estava pronto, põe isso em tempo de render, cada render demorava 10 minutos, 3horas e meia só de render, mais as alterações, eu fiquei estressado naquele dia, tive que tomar água com açúcar. Hoje escrevo tudo neste documento, e faço o cliente assinar, e tirar uma cópia para ele, pois depois puxamos isso e ele não pode dizer que não sabia, pode no mínimo dizer que não se atentou ao que estava escrito, mas dizer que não foi falado, não mais. Pode alterar quantas vezes quiser, mas eu digo “ é mais uma alteração, cada alteração a mais são R$30 reais”, já cobrei por um serviço R$2000, e ganhei só em alteração R$600, chega de trabalhar de graça. Depois de chegar a essa conclusão, da necessidade do documento, listei todas as etapas de confecção de uma maquete, desde a conversa com o cliente, anotações de telefone, e-mail, informações relevantes do projeto, onde guardar os arquivos no computador, com quem eu falei sobre perguntas, tudo. Então fiquei impressionado coma quantidade de informações e serviços que eu executava sem saber, e depois de uma semana, ainda me lembrava de algo importante para anotar sobre as etapas da maquete. Então baseado no sistema de qualidade ISO, que eu garanto para todos é simples, porque algo tem que ser simples, se for para complicar não serve, eu comecei a criar It´s (instrução de trabalho) para a fase inicial do projeto, para a modelagem, para o render, para a etapa final, e para a entrega. Assim eu consegui enxergar o que eu teria que me lembrar para fazer as maquetes, sem correr riscos de esquecer de algo importante, assim poupava meu tempo, o tempo do cliente, e ambos ganhávamos, foi minha maior evolução em projetos desde então. Meus amigos, sem um destino, sem um rumo, sem um plano a seguir, qualquer lugar serve. Comecem a se organizar neste sentido, e listem todas as etapas dos projetos, eu recomendo fazer suas anotações, pois cada profissional ainda tem um estilo próprio, mas independente, que tenha um plano , mais elaborado, ou mais enxuto, mas que assim que começar, saber onde vai começar e onde vai acabar. Nessas minhas It´s, tinha um que me fazia maravilhas, era a IT número10, que era a última, elas podem ser numeradas, deve ser numerado, para você se lembrar quais são, então, essa ultima IT eu chamada de chek list, onde eu fazia uma lista de tudo que eu tinha que conferir para pedir meu pagamento final, nele contem, por exemplo: 1. Feito todas as exigências do cliente? Sim ( ) Não( ) 2. Passado e-mail? Sim ( ) Não ( ) 3. Foi confirmado o recebimento das imagens? Sim ( ) Não ( ) 4.Foi feito backup dos arquivos e retirado do computador? Sim ( ) Não ( ) 5.Já foi feito previsão do pagamento com o cliente/financeiro? Sim ( ) Não ( ) 6. Foi guardado os arquivos e papéis,CDS todos juntos no armário?Sim( )Não ( ) Já me senti mal quando perguntei a um profissional certas dúvidas e ele não me respondia, ficava “p” da vida mesmo. Custava me falar como se faz isso.Depois de inventar meu modo de fazer este mesmo profissional, vinha me dizer que ficou admirado como resolvi esse problema , pois nem ele sabia como fazer!? Então vi que certas pessoas às vezes fazem o que fazem, sem se tocar como fazem, simplesmente é feito automaticamente, e quando lhe perguntam elas realmente sentem vergonha em dizer que não sabem como acontece. Mas não confie tanto nessa tese, existem aqueles que são os “donos da bola”, adoram fazer um segredo em torno de algo, como se fossem experts no assunto, e não passam para ninguém o “segredo”. Eu tenho uma palavra para essa pessoas, isola.Deixa pra lá. Sabe fazer?Não quer ensinar tudo bem, eu descubro meu modo, mas me esquece. Quem é profissional e campeã não se sente ameaçado por ninguém, pois sabe que o mundo é feito de evolução constante, e dividindo seus conhecimentos, está ampliando e melhorando seu próprio mercado de trabalho, pois o nível dos trabalhos irá melhorar. Isso é pensar grande. Faça o seu chek-list, com seus critérios de lembretes, mas não deixe de fazê-lo, pois quem o fizer, estará um passo a frente. 5°Pecado capital em maquetes: “Não saber o quanto cobrar, nem como fazer um orçamento, ou fugir de serviços problemáticos.”. Adoro esses dizeres, guardem consigo: “Quem é bom para os outros, é ruim para si mesmo.”. Esse é um assunto que eu gostaria de dizer que é muito pessoal. Sinto-me mexendo na comida de pit bull, posso sair ferido com esse assunto, mas vamos lá. Para eu cobrar um trabalho leva em conta algumas coisas: 1_O caráter do cliente: Se eu souber que ele já é um mal pagador, enrolou várias pessoas, eu passo o preço e me certo de todas as garantias, para que eu consiga receber, mas já estou disposto a pular fora, caso eu veja um sinal vermelho. 2_O grau de detalhamento do serviço: se é interna ou externa, pois externa tudo fica mais distante, sem muito detalhamento, se vai vídeo ou não, montagem no fotoshop, quanto tempo disponho para trabalhar, isso me influencia na hora do valor. 3_O tipo de empreendimento: Se é para um publico A (nível alto), ou B (nível médio), ou C (popular), ou para parentes, amigos meus. Fazer maquetes ou serviços para parentes é ótimo, querem de graça, e o melhor, e se você se recusar, “-Custava fazer a planta humanizada, a perspectiva, e o vídeo para a gente ver como é que ia ficar?” Eu tenho uma resposta para isso. ”-Me empresta r$5000, mas eu não posso devolver!?”, lógico que vão dizer não, “-Então porque eu tenho que fazer r$5000 de serviço e não receber nada por isso?”. 4_Quanto de pesquisa tenho que fazer para começar a projetar: Certa vez eu fui chamado para fazer uma ponte numa cidadezinha. Cheguei e peguei os projetos, comecei a fazer e a cada vez que eu mandava as imagens, estava errado, e o rapaz foi alterando o projeto por telefone, até que eu me neguei a fazer mais uma linha antes de conversar com o engenheiro que fez a planta. Então descobri que não tinha engenheiro nenhum na historia que o projeto tinha sido feito na unha por um desenhista local. Tinha perdido nessa brincadeira, uma semana, e só tinha pegado 50% do dinheiro. Renegociei o trabalho, entenderam , aí então fui pegar no Google Earh, a vista de cima do local da ponte, gente, o meu desenho era uma ponte reta, na foto do Google Earh, o rio fazia uma curva, olha a naba em que eu me meti, nem dava para usar o que eu já tinha projetado, vamos começar do zero que é mais rápido. 5_A vinculação do material de propaganda: Já vi casos de profissional que prefere que seu nome não saia no projeto, pois mexeram tanto na imagem que fica até feio dizer que foi ele quem fez. Graças a Deus isso não aconteceu comigo ainda. Já troquei o valor do serviço, por um valor menos, para que meu nome fosse divulgado por toda a cidade, saí ganhando em publicidade, a preço de um desconto que dei para pegar o serviço. 6_Nem tudo é dinheiro: Raramente faço isso, mas é possível trocar o pagamento do serviço por bens da empresa como sapatos, roupas, mármores, sei lá mais o que, mas para ambos é vantajoso, pois o seu preço pode variar, e a empresa pagando em matéria prima, também sai no lucro, pois não descapitaliza a empresa. Ma siga o bom senso, pois receber em carne ,lingüiça, chuchu, não pega bem. Tenho uma pia linda de mármore n banheiro de casa, e na cozinha, peguei 50% em dinheiro e os outros 50% peguei em pedras. Se eu fosse pagar a pedra, iria pagar bem mais do que os 50% que paguei em projeto. Só tem um segredo nesse tipo de transação, e quase sempre acontece. Podem te empurrar um material de péssima qualidade, e você também devolver na mesma moeda, e entregar um péssimo serviço, então, capriche no serviço, para poder exigir o material a altura, ou pegar em dinheiro novamente. Eu sempre quando estou interessado nesse tipo de negócio proponho 50% em dinheiro, e os outros 50% em produto, se o cliente se interessar e quiser me entregar 100% em produto, e o preço me agradar, porque não?Fazemos hora, mas daí eu pego o quanto antes, porque ficar esperando o tempo passar para ir pegar o que é seu, é ficar comendo mosca. Fazendo caro, um cliente que está com a corda no pescoço, é uma forma de perdê-lo para sempre, pois ele se lembrará disso mais tarde, com certeza. Fazendo barato, dificilmente, conseguirá cobrar o dobro algum dia desse cliente, então o perderá também, pois ele sempre achará que paga muito, por tão pouco que você faz, e você em contrapartida, terá a sensação de estar fazendo muito, por tão pouco que recebe. Eu, sinceramente não sei como outros fazem, mas eu já pego 50% do valor ou pouco menos, porque ás vezes não tem jeito de conseguir no fechamento do serviço. A desculpa é custo com internet, papel, gasolina, sua mulher é braba e te bate se chegar sem dinheiro em casa, sei lá negão, te vira, arruma uma forma de arrancar pelo menos 50% , porque é melhor brigar para receber 50% finais, do que brigar para receber tudo. Eu uso no máximo três argumentos: ”-Eu recebo 50% no ato do fechamento, por garantia, e os outros 50% na entrega das imagens. Senão ele demora em acabar o projeto, e você não pegou nada, e está com esse cliente a mais de dois meses, e você não viu nenhum tostão. Claro que quando os valores vão subindo, abro mão dos 50%, mas com aperto no coração, mas já proponho de 30 em 30 dias, fazer um acerto de contas, senão não dá como vou pagar as contas do mês? A minha luta desta semana, onde tudo começou que é a razão deste texto, é que eu vejo vários profissionais de vários estados tentando saber como cobrar um projeto, dependendo do projeto. O que eu fico “p” da vida é que não percebemos que ao não dialogarmos entre nós sobre estes valores, damos de graça esta mesma informação que defendemos com unhas e dentes, para quem?Para o cliente em forma de orçamento, e então quem menos deveria saber da diferença de preços, nos tem nas mãos. E quem ganha com isso, o cliente.Mas quem perde?Nós que tanto escondemos quanto ganhamos um dos outros, ou por querer ganhar sempre mais, o que eu acho até certo ponto aceitável, ou por achar que é um ato inteligente fazer esse tipo de coisa com um amigo de profissão, não acho isso de muita inteligência não, mas tudo bem. Outra coisa que me dá raiva são as respostas evasivas, sem sentido, vagas como estas daqui: “-Quanto devo cobrar por uma maquete de uma casa com dois pisos?” Bom, você tem que ver quanto tempo você gasta para fazer né? O que vejo é que muitos estão despreparados para cobrar, ou nem sabem o que cobrar, nem como fazer estas contas. Por isso estou disposto a abrir a caixa de pandora para todos olharem dentro dela e ver que se não nos unirmos, vamos ficar sempre nos escondendo de nós mesmos, e nos entregando para o cliente, e ele sempre sairá ganhando e rindo de nós. Vamos tabelar os valores num mínimo, e o limite é o céu e o bolso do cliente, mas abaixo disso não mais. Assim defendemos nossa classe. Acredito que não irá servir para todas as situações, mas os bons pagam pelos maus. Vai ter gente ganhando mais e agradecendo, e gente que já conseguiu cobrar mais, tendo que baixar o preço, mas senão fizermos isso, sempre vai ter preço muito abaixo do mercado, sabe o que é não saber o que cobrar por uma maquete e cobrar r$ 200 por ela, sabe o que é isso?No mínimo para mim, é exploração. Segue preços praticados por mim em Florianópolis, e seja o que Deus quiser: Serviço a ser realizado Florianópolis Fonte das informações Eugênio Quiñonez Perspectiva externa (Fachada) (still) R$ 2.000,00 Perspectiva Interna Hall do Térreo (still) R$ 1.000,00 Perspectiva Interna Salão de Festas (still) R$ 1.500,00 Perspectiva Interna Deque Piscina (still) R$ 1.500,00 Planta Humanizada Apto Tipo (01) (still) R$ 500,00 Planta Humanizada Apto Tipo (02) (still) R$ 600,00 Planta Humanizada Térreo (still) R$ 500,00 Passeio virtual (vídeo) 3 minutos 1.080,00 Logo (vídeo) 30 segundos 1.080,00 Logo (still) 1.000,00 Personagem sem rig (still) 1.000,00 Personagem com rig (vídeo) 60 segundos 3.600,00 Minha luta é constante em aumentar este preço, mas sozinho sei que não irei conseguir, mas abaixar é o que espero que todos ajudem a não acontecer. 6°Pecado capital em maquetes: “Não investir em si mesmo, em livros, em novos equipamentos, e também investir não saber o que fazer com tudo isso.”. Eu devo ter gastado entre livros, equipamentos, internet, mais ou menos um R$10 000. Não sei se isso é muito ou pouco, tem pessoas que dizem que só equipamento delas custa r$100 000. Fico impressionado com isso, e para mim não dá. Mas o que realmente estou avaliando é a qualidade do material que possuo e adquiro, e o que eu consigo fazer com meu equipamento. Tenho certeza de que eu com meu core 2 Duo, consigo modelar mais rápido do que qualquer outro com o melhor computador, mas que não saiba usar o software, agora botar os dois para renderizar, perde de longe, então devo adequar meu orçamento com a máquina que possuo. Como já disse já trabalhei com musica, e conheci pessoas que viam eu ganhar dinheiro e ia lá e gastava uma fábula num teclado de ultima geração, que fazia tudo sozinho, era só cantar. Daí que vinha a diferença, ele não sabia. O teclado não fazia isso ainda, hoje faz, mas na época não. Isso nos leva a pensar que devemos extrair o máximo de nossos equipamentos, e de nossos livros, pois iremos conseguir ganhar dinheiro e vamos comprar aquela máquina de nossos sonhos. Fia um orçamento recentemente do Max 2009, R$ 9 000, se parar para pensar, um pouco puxado. Mas para ter um dos melhores softwares do mundo , suporte técnico, e outras infinidades de vantagens, vale a pena. Eu adquiri o curso do André de maquetes eletrônica. Pessoal , é muito bom. Tem coisas que eu me batia, e o André ensina o passo a passo, eu ganharei umas duas horas em modelagem, mais uma hora em render, mais outra em texturização, o que isso significa?Dinheiro para meu bolso. Lembra que eu falei que produtividade é fazer a mesma coisa com menos tempo e dinheiro, ou fazer o dobro de coisas com o mesmo valor? Hoje consigo fazer mais modelagem com menos tempo, e me sobra mais tempo para pegar mais serviço. O custo do André deve ser espetacular, eu me sinto ajudando, pois contribui com todos vocês de uma forma indireta adquirindo os tutoriais de maquete, porque é uma das formas de manter o site no ar. E por tudo que eu encontro no site sem pagar nada, é o mínimo que eu posso fazer, espero contribuir mais financeiramente, mas por enquanto é o que posso fazer. Obrigado André. Numa época a tendência era o Maya, todos os filmes usavam um pouco de Maya, comecei a investir em livros no software, e o que aconteceu que todos sabem? Autodesk comprou o Maya, não que ele vá acabar, longe disso, mas porque me afastar do Max, se ele agora é dono do maya?Apostei no Max novamente, e sai ganhando, olha o Max 2009, muito bom, o melhor até então. Tenho os livros: *Animação em 3ds Max 6, Barret Fox, editora Ciência Moderna. *Dominando 3ds Max 4, Ted Boardman, Editora Ciência Moderna. *3ds Max 4 Efeitos Mágicos, Sean Bonney, Editora Ciência Moderna. *Dominando o 3d studio Max r2. 5 Efeitos Especiais e Design, jJon A. Bell, Ed.Ciência Moderna. *Guia Autorizado Descreet 3ds max 7, Editora Campus *Aprenda em 14 dias 3d studio Max 2.5, Paul Kakert e David J.Kalwick, Editora Campus. *Dominando Maya 4, Jim Lamers, Editora Ciência Moderna. *Criação de Personagens com Maya, Chris Maraffi, Editora Ciência Moderna. *Maya 5 Dicas Geniais,Eric Hanson, Editora Ciência Moderna *Introdução ao Maya 5 3d para iniciantes, Dariush Derakhshani, Editora Ciência Moderna. Desenvolvendo Personagens em 3D com 3ds Max , Alessandro Lima, Editora Ciência Moderna. *3ds Max 2.5, dicas geniais, vídeo aulas *Maquete eletrônica, André B. , Três D1. Por isso que minha esposa está tão brava comigo, não tinha me dado conta de quantos livros sobre o mundo 3D possuo, rsrsrs, mas ficar desatualizado não dá isso é ficar para trás. Devem estar pensando, o cara ganha uma grana para gastar com tantos livros né?Ganho nada galera, eu consigo porque sou disciplinado. De todo projeto que faço, retiro 10% para equipamento, mais 10% para livros, e o resto é para meu gasto particular. Senão numa semana gastaria R$ 2 000, tranqüilo, nem vou falar nos livros de outras áreas que tenho, senão eu que choro. O que quero demonstrar é que para ficar bem com sua própria consciência, o melhor é separar uma parte para ser reinvestido na própria profissão, foi assim que consegui comprar meu equipamento a vista com 30% de desconto, uma semana depois ele valia 50% menos, mas é a vida. Um dos computadores que orcei em dezembro de 2007 custava r$6000, hoje ele vale r$ 1200, o quad core, e vão baixar mais ainda, os notebooks empurraram o preço dos PC de mesa para baixo. Mas ficar esperando sempre o melhor momento, ele nunca chegará, sempre haverá outro melhor momento, tem que começar a ganhar os melhores momentos hoje. Ainda me falta o curso do mental - ray do André, está na lista de papai Noel deste ano, vamos ver. 7°Pecado capital em maquetes: “Achar que não comete pecados, e esquecer dos outros seis pecados anteriores”. Olha, normalmente são sete os pecados, então vou dar este de presente a vocês para refletirem qual é o seu pecado que não coloquei aqui. Espero que não seja muito cabeludo. Dizeres finais: Minha vida não foi só de erros não gente. Fiz coisas boas também, trabalhos dos quais me sinto gratificado por seguir esta profissão. Mudei-me para minha casa própria em Florianópolis, ah terra boa, ainda mais para um mineiro que morou em São José do Rio preto, isto daqui é um paraíso, moro em uma das mais belas praias da cidade, Canavieiras, minha casa fica a 5 minutos dela. Uma questão interessante que não se encaixa em nenhum pecado, é a permuta (troca) de serviço por promoção. Isso pode acontecer quando existe um serviço muito interessante, mas vêm os dizeres “sem remuneração”. Eu fiz dois destes projetos. E agradeço os dois , pelo retorno que deram. Um foi para a tresd1, sem remuneração com o Contest que participei civilizações antigas, onde concorri pelos prêmios, e estava louco para ganhar, mas foi onde vi minhas principais falhas, e pude arrumar para meus próximos trabalhos. Em outra ocasião mais recente , apareceu um trabalho para a Serie Star Wars, do diretor Rasmus Tirzitis, que está sendo rodado na Suíça, e o Leadro, moderador me deu uma força para eu conseguir o trampo, e me deu um puxão de orelha legal, obrigado Leandro, antes você do que outros, rsrsrs. Pensei faço ou não faço o que fazer?Ter a série Star Wars no currículo é o máximo, mas sem ganhar nada? Então vamos ganhar em publicidade. Pronto, liguei para os jornais, e televisão e falei, “tem um florianopolitano trabalhando na série star wars, interessa? Já gravei um programa de televisão que vai ao ar nos próximos dias, e estou com duas entrevistas para jornais locais agendadas. Quanto ganhei?Em dinheiro, nada. Mas se eu fosse fazer uma propaganda , mas duas notas no jornal, com certeza iria gastar em torno de uns r$5 000, então estou mais do que pago por enquanto.Espero chamar a atenção do George Lucas e do Spielberg também rsrsrsr. Essa série do Star Wars vai ser lançada ano que vem, e o personagem que fiz vai levar meu nome, EQez-54 (Eugênio Quiñonez), minha mãe ficou super feliz, rsrsrsrsrsrs, e eu também, claro. Mas cuidado, se não for ganhar nem dinheiro nem promoção do seu serviço, não aconselho a pegar trabalho pelo prazer, eu vi que não dá certo. Eu posso dizer com certeza que já li muitas coisas, desde bula de remédio até livros que eu nem acreditava como podiam ter sido lançados. Mas uma coisa eu notei, todos eles tinham uma mensagem para passar, por que senão a pessoa que o escreveu não teria perdido um tempo montando a historia, as frases, as idéias por nada, ela tinha algo a passar. Espero ter conseguido passar um pouco das minhas experiências, boas ou ruins, não importam o que vale é o aprendizado que restou, que me guiam hoje para que eu não caia nos mesmos erros novamente. Espero que de alguma forma, para rir das historias, ou aprender com elas, eu tenha ajudado alguém. Agora vou rezar, pois nunca tinha parado para pensar quantos. pecados eu já havia cometido!Caraca!Foi uma confissão e tanta. Espero ser perdoado algum dia. Não seja mais um pecador como eu . Sucesso a todos. Atenciosamente Eugênio Quiñonez [email protected] (e-mail e Messenger) (48)9112-1774 Florianópolis, sete de setembro de 2008. Dia da independência.
Bom dia, li o 1º, e como trabalho com estandes, peguei realmente coisas assim,rsrs vou ler o resto, parabéns por expor seu ponto de vista. Até
Olá Eugênio, tudo bem? Fico feliz de ver que compartilhou sua experiência com a gente! Muito obrigado, ainda mais eu que estou entrando agora neste mercado e estou naquela fase de "será?" com inúmeras dúvidas na cabeça. Eu moro hoje na cidade que um dia você morou, São José do Rio Preto, uma cidadezinha até bonitinha, mas ruim de trabalho que dói. Minha idéia é fazer uns testes com o mercado aqui pra sentir como anda o "mercadejar". Se for ilusão trabalhar aqui, vou ter que conquistar meu espaço na net. Aí vai ser difícil mas vai ser recompensador sair do mercado desta cidade. Aqui é estranho, não consigo entender como funciona esta cidade. Tem condomínios e mais condomínios sendo construidos por aqui. Pra você ter uma idéia estamos no Damha 5, mas sendo feitos planos do 10º já, pelo que eu ouvi falar. Sem contar nos outros. E mesmo assim, com esta grande quantidade de condomínios e prédios sendo construídos aqui, parece que falta trabalho, e quando você cobra o preço justo, razoável, bom para um profissional se manter por muito tempo no mercado, os contratantes saem rindo da sua cara e dão um tapinha nas costas dizendo: "Conheço um fulano de tal que faz por metade da metade disso!" Só que por incrível que pareça, o preço que pagam em média para quem trabalha aqui na cidade é sempre em torno de R$ 600,00 no máximo. Acha que um salário destes mantém alguém????? Sobre sua tabela de preços, eu acho que está ótima. Eu ainda não elaborei a minha, mas com certeza vou levar em conta a sua para ter uma base. No meu ver, a tabela que vou elaborar vai ter que abordar todos os meu gastos. Inclusive os que são variáveis, os fixos, e os investimentos. Cada um na sua devida proporção. Só espero que eu consiga trabalho aqui nesta cidade que tem um mercado tão prostituído. No começo vou pastar muito, minha esposa vai ficar super irritada comigo, minhas contas vão me tirar o sono, minha diabetes vai ficar no limite, vou me intoxicar com cafeína, vou ficar com os olhos vermelhos, mas acho que no final vai valer a pena, com o tempo terei estabelecido meu espaço no mercado, ter minha clientela, ter autonomia, fazer o que gosto, etc... Enfim, tenho muito o que fazer quando terminar meu aviso prévio aqui onde estou trabalhando agora... quando sair da senzala vou finalmente ter um tempinho pra correr atrás da minha maior vontade: trabalhar com maquetes eletrônicas. Obrigado pela iniciativa. Foi muito bom ouvir sua história. ;) PS: Ela deveria ter sido postada na seção buteco ou na seção de Maquetes Eletrônicas (Dúvidas), aqui é só para imagens. Um abraço.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
O negócio é correr atrás mesmo, rsrsrs
ola meu amigo... cara não terminei de ler tudo por que estou no escritorio... mas me identifiquei com algumas coisas... vou terminar de ler depois .... cara valeu pelas suas palavras.... um abraço
pessoal, o que o Eugenio coloca aqui é de suma importancia, teria muito a falar tbm, de preços comporatmento profissional de todas as areas. Mas vejo o que é comum em areas desorganizadas é o canibalismo. Parece que concorrente é inimigo, mas nao é quando se organiza. Veja um exemplo de classe organizada como por exemplo, as industrias, eles se agrupam na fiesp e brigam por interesses comuns. Taxistas tem tabela de preços, se nao tivesse teria de tudo, ate gente fazendo corrida pelo almoço. Medicos tem uma tabela minima editada pela associaçao dos medicos. Bem acho que podemos começar a pensar a criar uma associaçao em nosso favor ...
sim sim....sobre esse esquema de criar uma tabela sei la uma organização completa já é falada a um bocado de tempo, realmente esta precisando disso.....
Apoio totalmente a criação da associação. Quem se organiza se dá bem
Nossa Eugênio, o que você fez por mim não tem preço! Eu estou pensando seriamente em te pagar um final de semana com tudo pago na Pousada do Rio Quente! :lol: Eu estou com os contatos aqui e vou entrar em contato com eles sim, pode deixar! Esta cidade aqui é difícil viu Eugênio. Uma vez o Iv@n passou um orçamento de um trabalho bem simples em cerca de R$ 600,00 e outra pessoa passou o mesmo trabalho em cerca de R$ 100,00. É de quebrar as pernas! Como você vai argumentar com um cliente que não consegue se educar? ???? renatoas, você também disse tudo: "precisamos nos organizar". Quando isso acontecer vamos ter uma boa referência de preços! Isso vai nos proteger contra nós mesmos. Leia-se OAB! Cobre um preço abaixo do estipulado pela associação numa ação, por mais simples que seja, pra ver o que acontece? Você sobre um processo ético e administrativo por concorrência desleal. :) Pena que a idéia de associação não é agradável para a maioria que leva em conta os casos de corrupção. Sindicato é pior ainda... Um abraço.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Organizaçao é a alma do negocio. Qualquer ação que venhaa organizar esse mercado, to dentro, pode contar comigo. Achei fantastico o texto, demorei um bom tempo para ler, me identifiquei em varios pontos. Parabens pela iniciativa. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138542

Últimos membros registrados: gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen, FairyFarmsHempGummies, NowSlimKapselnPreisde.

Usuário(s) on-line na última hora: 1257, sendo 2 membro(s) e 1255 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., gustavovladson.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.