Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

goecking   Belo Horizonte
An3dre   Araras / SP - SP
GabrielVInicius   Ipatinga,MG - MG
davius   Brasil - AC

Portfólios Ver Mais

Fmatheusb   Brasil - PE
protasio   Ribeirão Preto - SP
RaulDias   São Paulo - SP
arteiro   guarulhos - SP

Fantastico: WallDiney e a proporção áurea

Por: AmonRa  

Em: 18/05/2009 12:24

Aí moçada, para saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Propor%C3%A7%C3%A3o_%C3%A1urea
Também adoro matemática!!!!
Proporção aurea não é uma "jogada" como citou o amigo ai de cima . hehe, é uma proporção tirada da natureza que foi muito usada em obras de arquitetura, pinturas e esculturas da antiguidade, tornando essas teoricamente com composições perfeitas já que a natureza é perfeita. Hoje em dia usam-se estruturas da natureza em projetos inovadores de design e engenharia. Sempre cito o exemplo da roupa de nadadores q tem a textura da pele do tubarão, ... mas para não me alongar muito no assunto para os interessados procurem sobre BIODESIGN e CURVA DE FIBONACCI ... era isso Abraço
www.behance.net/araujoxyz
Agora q vi esse topico, me da saudade da epoca em q os desenhos animados eram mais educativos e nao apenas mostrava heroizinhos largando raios das maos e se tornando raposas de 9 caudas! ehhe
Brute Force na minha cubeta nao!!! http://www.kornlu.blogspot.com
realmente isso q muito interessante, vi isso pela primeira fez no livro do dan brown... depois resolvi pesquisar mais sobre o assunto. na revista digital designer, tem uma reportagem sobre isso. pesquisei tanto q agora eu consigo fazer todo o calculo de proporção na mao, é bem facinho, e nao querer conhecimento profundo em matematica. basta saber aplicar algumas propriedades e formulas... e mais algumas coisas como equação quadratica e a formula de bhaskara. ja coloquei esse calculo na ponta do lapis e realmente cheguei ao numero 1,618. pq antes de tudo isso, eu tinha duvidas em relação ao resultado! tem muito haver tbm com a sequencia de fibonacci, ja q numero áureo é diretamente uma constante de crescimento. e por ai, vai! :D
ae, concordo e confirmo com o extra3d, q a proporção aurea o PHI( por favor, nao confundam com PI, a diferença e muito mais q so o H),nao e nenhuma "jogada" e na minha opiniao nao tem nada haver com mensagens subliminares! é um numero muito importante para a arte, o phi é considerado o numero mais belo do universo. apesar da origens matematicas aparentemente misticas do PHI, ele tem um aspecto surpreedentemente na natureza. plantas, animais e ate seres humanos, possuem propiedades dimensionais, como foi visto no video, q se encaixavam com exatidão a razao. os antigos achavam q o numero deve ter sido criado pelo Criador do universo, ai os primeiros cientistas anunciaram q o numero poderia ser chamado de a Divina Proporção. a divina proporçao e muito bem representada pelo homem vetruviano, de Leonardo da vinci. q na verdade era o Marco Vitruvius, q na epoca, era um otimo arquiteto. como todos sabem, da Vinci exumava cadaveres pra medir a estrutura do corpo humano, e foi um dos primeiros a demostrar q o corpo humano seguia literalmente a razao proporcionais de PHI = 1,618. muitos artistas da epoca demostram a fidelidade intensional a divina proporsao. lugares como as piramides do egito, Parteon grego, predio da ONU em NY, na quinta sinfonia de beethovem. foi usada tbm na construção de famosos violinos para calcular a colocação exata das fendas, akeles "buraquinhos" do instrumento. e muito bem representada pelo pentagrama!
sobre o pentagrama a geometria da "estrela" junto com as suas associações metafisicas, foi explorada na epoca por pitagoras e e logo depois por seus seguidores, que o consideravam um emblema de perfeição. a geometria ficou conhecida como A Proporção Divina, que ao longo da arte, pôde ser observada nos projetos de alguns templos. era um símbolo divino para os druidas. para os celtas, representava a deusa Morrighan (deusa ligada ao Amor e a Guerra). para os egípcios, era o útero da terra, mantendo uma relação simbólica com as pirâmides. os primeiros cristãos tinham o pentagrama como um símbolo das cinco chagas d cristo. visto como uma representação do misticismo religioso e do trabalho do criador. mas tbm era usado como símbolo da comemoração anual da visita dos três Reis Magos ao menino jesus. ainda, em tempos medievais era usado como amuleto de proteção contra demonios. e por ai vai... to com sono
Caramba meu, melhor aula sobre o assunto que eu já tive [2] como já disseram alguns... a maioria das especulações sobre as mensagens, são claramente falsas e absurdas, outras nos deixam intrigados... dadorrodrigues, tem certeza de que a imagem da capa do rei leão não é alterada? tipo... quem ia querer colocar que o elthon john não é gay, sendo que ele mesmo é assumido e casado com um homem? quem não ia notar esse rosto no sol? e num saquei a tarja preta ali... e sobre a capa de cima... acho que é apenas uma construção normal, e achar uma forma como aquela estranha é realmente de tirar o chapéu pela criatividade.... já vi sim alguns desenhos da dysney com mensagens sim, mas procurar mensagens em tudo, é meio paranóico... por exemplo, tem gente que acha que colocando uma música de tras pra frente, e escutando ela, tem uma mensagem... mew... os autores já se matam pra fazer alguma coisa de frente pra tras... vcs acham que eles iam perder mais tempo colocando algo que fizesse sentido também de tras pra frente? é normal que apareçam algumas palavras que por coincidencia falem alguma coisa... mas é som distorcido... sempre vai aparecer algo sem querer... voltando ao tema do tópico (que aliás é bem mais interessante) rapaz... a natureza realmente segue o retangulo nos mínimos detalhes... não consigo ter dúvidas da criação Divina.
:D
Donald no País da Matemágica. Me lembro desse desenho, muito bom. Mas o melhor desenho "educacional" da Disney ainda é: http://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0 Senhor Andante e Senhor Volante... meu pai disse que assistiu durante renovação de carteira no Detran... :)
http://umavozatroz.wordpress.com/

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707910.

Total de membros registrados: 135483

Últimos membros registrados: master237, Franc1van, marcospmaia, virgus77, helo2001, mada06, viviesfernandes, Nataliavieira.

Usuário(s) on-line na última hora: 466, sendo 20 membro(s) e 446 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: nandao, zuanon82, look, gima47, edificar-3d, Frederico Wagner N. R., Thiago, Ale Marques, Lisandro, JMDesign, Fabio Catelleno, Gabriel.C, Pedro Juliato, Victor Mendonça, Tomas, claro_lima, Paulo Rodrigues Lima, Eber.Silva, Roberto Movanni, Baldo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.