Bem, se você pensar bem a história é assim:
1. O cliente vai fazer um prédio em buraco qualquer e a única coisa que ele vai ter para mostrar são as imagens, animação ou Maquete Física.
2. O empreendimento tem 40 unidades, cada unidade custa R$ 150.000,00 reais.
Cálculo: 40x150= 6.000.000,00 milhões de reais.
3. Pergunta quando devo cobrar ?
a. Vamos partir da menor fração percentual possível que seria 1%.
b. 1% do valor do apartamento ou do total da obra como base de cálculo?
c. 1% é igual a R$ 1.500,00 do valor do apartamento.
d. Bem, acrescente 1% ao Primeiro pavimento e mais 1% ao segundo
ao segundo pavimento que seria o apartamento em si e mais 1% para as repetições
desse apartamento.
4. Qual seria o então o valor mínimo ?
A. Bem dentro deste raciocínio seria R$ 4.500,00 reais.
B. Não estou levando em consideração o custo homem-máquina, impostos, luz, aluguel de sala, o básico dos custo para operação.
C. E o principal disso tudo o tempo de execução, pois esse valor para uma operação
de duração de 15 dias é uma coisa bem diferente para uma operação de um mês ou dois meses.
5. Outro argumento que pode dar mais sustentabilidade para este preço é a divisão
desse valor mínimo pela quantidade de apartamentos.
A. Cálculo: R$ 4.500,00 dividido por 40 = R$ 112,00 reais.
6. Vamos deixar de ser otários e cobrar um valor que nos der sustentabilidade para exercer a profissão e não só fazermos esse trabalho para pagar contas no fim do mês. Pensem como empresa e não como uma pessoa isolada dentro do processo. A concorrência sempre vai existir, mas devemos ter uma linha de racíionio coerente para podermos argumentar com nosso cliente.
7. Eu uso esse raciocínio para orçar com meus clientes, prefiro não cobrar por imagem e sim por projeto, pois assim você vai estar mostrando para seu cliente
que se ele vai ganhar mais dinheiro com um projeto, você naturalmente vai cobrar mais caro por este projeto.
8. O raciocínio para animação é o mesmo só que eu uso o percentual de 4%, pois a animação é no mínmo 3 vezes mais díficil do que fazer imagens, ou usando a matemática literal ela é 30 vezes mais difícil.
9. A grande indignação é saber que a empresas que te contratão vão ficar cada vez mais ricas ao final do processo e você vai cada vez ter que cobrar mais barato pelo seu trabalho porque as pessoas não tem a menor noção sobre preço de serviço e os
seus custos.
10. Há não abortei ainda qual o percentual de lucratividade, qual o tempo ideal de execução para essa lucratividade ser sustentável e que ponto devemos observar quando estamos pagando para trabalhar ou apenas empatando custo X valor cobrado.
Espero ter ajudado.
PS.: Em breve escrevereia a continuação do item 10.