Nunca testei blender nem Gimp, mas acho difícil um programa com instalador de 15-17 mb fazer as coisas do que um programa de 1gb faz, o 3ds max não precisa de tantos plugins, 3 no máximo já da para fazer qualquer coisa, ele já vem completo, já vi coisas incríveis feitas nesses programas, eles tem grande potencial, sem dúvidas, mas vale lembrar que essa plataforma não é tão completo para o 3d, esqueceram de citar o zbrush, mud box, mesmo havendo o sculptris, que eu espero que evolua a nível do blender, ele ainda é 'cru', mas em pouco tempo acredito que já estará bastante completo... essa também não é uma guerra 'limpa', afinal são programas pagos VS livres, mas só pelo falta desses programas já podemos dizer que esta plataforma são no minímo limitados para esta área, eu até usaria programas esses programas no windows, mas entra uma outra questão importante, o aprendizado, será que as informações, tutoriais, comunidade, etc, desses programas livres, podem oferecer o mesmo que o 3ds max/photoshop oferecem? pelo menos em português eu acho que não oferece....
Essa é minha humilde opinião, não estou dizendo para não usarem, cada um pode decidir isso facilmente. Grandes empresas já decidiram rsrsrs brincaderinha rogério, força aí no blender...