Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

DanielMaia   João Pessoa - PB
gutobocchi   Ribeirão Preto - SP
Línea Design   Itapema/SC - AC
Joao   Itapetininga-SP - SP
Beckman3D   São Luis

Portfólios Ver Mais

Thomdubra   Vila Velha ES - ES
Fmatheusb   Brasil - PE
Anderson   Guararapes - SP - SP
Ricardo   Montreal - Quebec - Canada - AC

dica para quem trabalha com CG

Por: rogeriodilima  

Em: 02/06/2010 13:53

me simpatiso com o software livre, mas uma coisa que sempre penso é a questão de suporte... por ex.: uma assinatura simples para o Maya me permite entrar em contato com o pessoal lá na Autodesk sem problemas, se for uma Premium Gold (acho que é isso mesmo) o suporte é 24hrs, ou seja, não vou precisar paralizar toda minha pipeline por grandes períodos. ...mas eu não conheço o universo de software livre, então simplesmente posso ter dito uma grande besteira aqui :-)
Vodka, the best alternative fuel ever!
Freelancer, e empresário também. Eu por exemplo já estou pensando sériamente em partir para o blender, só estou esperando sair uma graninha para fazer um curso. Para quem utiliza softwares piratas é fácil escolher usar 3d studio max, ou maya, etc... mas para quem vai comprar tudo isso, não sai por menos de 30.000,00 cada máquina, fora os constantes upgrades anuais. Blender faz TUDO que o 3d studio max faz, para provar basta ir ao site do blender e ver o que já fizeram com ele, tanto em imagens still quanto em vídeos. O Gimp eu não sei o quanto ele é bom porque nunca utilizei ele. Já para quem vai ser empregado, e pensa em trabalhar em alguma empresa, já é bom não saber só o max, mas todos os softwares, pq tem uma variedade muito grande. Nunca vi um editor de vídeo gratuito e nem de audio tão bom quanto os existentes, pagos, mas em 3D e edição de imagem, esses aí são tão bons quanto.
Nunca testei blender nem Gimp, mas acho difícil um programa com instalador de 15-17 mb fazer as coisas do que um programa de 1gb faz, o 3ds max não precisa de tantos plugins, 3 no máximo já da para fazer qualquer coisa, ele já vem completo, já vi coisas incríveis feitas nesses programas, eles tem grande potencial, sem dúvidas, mas vale lembrar que essa plataforma não é tão completo para o 3d, esqueceram de citar o zbrush, mud box, mesmo havendo o sculptris, que eu espero que evolua a nível do blender, ele ainda é 'cru', mas em pouco tempo acredito que já estará bastante completo... essa também não é uma guerra 'limpa', afinal são programas pagos VS livres, mas só pelo falta desses programas já podemos dizer que esta plataforma são no minímo limitados para esta área, eu até usaria programas esses programas no windows, mas entra uma outra questão importante, o aprendizado, será que as informações, tutoriais, comunidade, etc, desses programas livres, podem oferecer o mesmo que o 3ds max/photoshop oferecem? pelo menos em português eu acho que não oferece.... Essa é minha humilde opinião, não estou dizendo para não usarem, cada um pode decidir isso facilmente. Grandes empresas já decidiram rsrsrs brincaderinha rogério, força aí no blender...
sobre o blender existe o manual dele completinho explicando tudo em varios idiomas, inclusive em portugues, é só entrar no site oficial e ler... e ja estão trabalhando para a documentação em portugues desta nova versão 2.5 aqui esta o manula oficial do versão 2.49 em portugues http://wiki.blender.org/index.php/Doc:BR/Manual tbm existe o site www.blender.com.br que tem o forum, varios artigos e tutoriais acho que tbm tem o blog ou site sei lá do allan brito, que tem bastante material sobre blender. um renderizador bem usado pelo blender é o yaf(a)ray que inclusive existe um renderfarm para este renderizador, um serviço gratuito em que vc tem que compartilhar o processamento do seu pc e outro serviço pago, que vc paga obviamente com dinheiro.. então tem bastante material e suporte para o blender, mas ele ainda é complicadinho de mexer, agora nesta ultima versão que ainda esta em faze de teste alpha 2.5 que a interface tem uma consideravel melhora.., ai ja da pra encarar ele.. resumindo o blender encara frente a frente qualquer outro sofwares do genero o gimp eu ja usei um poquinho, e ele não tem o mesmo poder que o photoshop, photoshop tem mais recursos... mas ele faz o que a maioria usa....recorta imagens, tem os layers, da escrever em cima...etc... por exemplo vc abre a malha de um objeto e quer pintar a textura ....da pra fazer tranquilamente no gimp. são softwares que vc tem que trabalhar na 'humildade' pq os pagos sempre tem uma coisinha aqui,,outra ali....é igual vc comparar um carro popular 1.0 e um sedan de luxo.. vc consegue viajar com ambos...mas um te proporciona mais conforto..
existe este programa CAD que roda no linux, trabalha com arquivos dwg tudo certinho...porem ele não é gratuíto.. https://www.bricsys.com/en_INTL/bricscad/index.jsp
ouvi uns papos que os desenvolvedores do blender estão adaptando o plugin do vray p/ o maya... p/ funcionar no blender tb .... e a interface tem melhorado muito nas ultimas versões..... acho que em breve vai incomodar sim a autodesk ... claro que ainda á muita coisa p/ melhorar.... mas não podemos negar o potencial que ele tem.. e se conseguirem integrar o vray mesmo.. vai ficar ainda mais competitivo.. rs
eu vejo a galera falando, falando, falando... vocês já viram a galeria do blender? já viram os filmes que foram 100% produzidos nele? não me interessa se o software tem 100000GB e o outro 15kb, se o produto final é o mesmo.
querem aprender um pouco de blender? acessem o canal do allan brito no youtube http://www.youtube.com/user/allanrbs
o problemas de todos esses tutoriais, que não são para novatos, coisas básicas não são explicadas, são vários tutoriais avulsos sem uma órdem didática... o jeito é pagar para aprender mesmo viu.
este tutoriais serve pra dar uma clareada nas idéias...vc acaba aprendendo um recurso aqui, outro ali... por exemplo eu vi em um destes tutoriais que o blender nesta versão 2.50 vem com estereoscopia nativo... ou seja vc simplesmente manda renderizar como estereo ele ja cria a imagem para ser visualizada com esses oculos 3d....sem esforço nenhum.. mas lógico que um curso pago é bem melhor.. uma coisa que é bom saber também é sobre este render o 'yafaray' http://www.yafaray.org/

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138526

Últimos membros registrados: erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts, degmon026.

Usuário(s) on-line na última hora: 812, sendo 10 membro(s) e 802 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Reinaldo Silva, Gabriel.C, Eduardo Ramos, Frederico Wagner N. R., Rodrigo, Junior, ale.bs1, Duda, Pedro Juliato, Osires Mathoso.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.