Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

DanJochims   Goiania-GO - AC
rafaelboliver   Goiânia - AC
renatoconti   Londrina - PR - AC
J.F.Verissimo   Recife - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

ezequielnc   Belo Horizonte - AC
AugustoCN   Rio de Janeiro - RJ
maykjose   Rio de janeiro - RJ

dica para quem trabalha com CG

Por: rogeriodilima  

Em: 02/06/2010 13:53

olha, pra quem tá começando é até tranqüilo utilizar o Blender, mas pra quem já tem alguns anos de casa... a coisa fica complicada. eu por exemplo já tô adaptado a workflow do Maya + ZBrush + XSI + BodyPaint, são apps que têm grandes similaridades em seus ambientes, já o Blender pra mim acaba se tornando coisa de outro mundo. não tô dizendo que ele é melhor ou pior que X, Y ou Z, só tô falando que em termos de adaptação é algo extremamente complicado para mim.
Vodka, the best alternative fuel ever!
Samuka3000 é nisso que estou travado kra, ele é muito diferente de tudo que existe no mercado, nessa nova versão eles tentaram adaptar a nomeclatura para algo mais comum, mas mesmo assim ainda tem várias coisas que é meio complicada, tenho experiências, no sketchup+Vray para Sketchup, Max mental e vray, LUXOLOGY MODO, e nenhum desses chega perto do que é o blender... mas todos esses softwares tem um custo muito elevado, para uma empresa que precisa de várias licenças uma para cada maquina, fica pesado,e todo ano tem atualizações, fica difícil, já o blender é grátis por isso vou fazer uma força para conseguir mexer nele e no GIMP.
É um pensamento muito simplista pensar só no custo da licença do software, se fosse assim o Blender ja tinha dominado o mundo. Mas tem que se levar em conta diversos fatores, tudo tem um custo entre eles o tempo que vc vai gastar para aprender a usar o software, é o seu tempo e isso tem um custo que muitos ignoram. Depois vem o custo de treinar uma equipe, e aí vc monta um workflow baseado no blender e aparece um job grande, não é tão fácil achar mais gente que trabalhe com ele pra montar uma equipe. Depois vem a questão do suporte, que usa software pirata não liga pra isso, mas quem tem software original sabe que de certa forma pode contar com o suporte do fabricante. Além disso pegando um software pago que ja faz parte do workflow de diversas grandes empresas, vc pode trocar informações com outros profissionais em caso de problemas. Eu dou todo o apoio ao Blender e espero que ele cresça muito, vi ele nascer e por um tempo não tinha undo... hoje ele virou um software fantástico, mas não é assim, adota-lo e pronto só pensando no fato dele ser de graça, existem muitos fatores envolvidos na produção de CG que vão além do custo do software, pena que aqui no Brasil isso não é muito levado a sério quando na verdade esse custo deve ser planejado e diluído durante os jobs, se for bem planejado ele vai se pagar e o investimento valerá a pena, agora se for pensar de uma hora pra outra que tem que comprar o software e custa muito caro... bom, aí é uma questão administrativa.
Fla3DMadness, hoje em dia qualquer software conversa com outro, não sei o blender pq ainda não testei, mas hoje em dia você exporta e importa, 3d, cameras, animações, etc etc etc. Ter o blender pode sim ser uma grande economia, você pode ter 1 licença, no meu caso, do modo, photoshop, sketchup e vray para sketchup, e pronto, nas outras máquinas utiliza o blender, o treinamento da equipe kra, hoje em dia, é claro que a empresa tem que investir em seus funcionários, mas hoje em dia o kra que tá procurando emprego que tem que correr atrás e se manter atualizado. Existe hoje empresas muito boas que dão curso de blender. O resultado alcançado por seus alunos é surpreendente. O kra que ficar esperando a empresa treinar ele, o dia que chegar um já treinado ele roda... nosso mercado é muito competitivo, e exige que estejamos sempre correndo atras de melhorias e novidades. O blender não pode ser descartado por nenhum de nós, ele antes era muito ignorado, mas hoje em dia tá ganhando respeito. Acho que interação não será o problema.
eu não vou nem responder mais nada, pq senão vai sair morte....rsrs
agora vamos falar do mundo real, vou pegar como exemplo a Naughty Dog... os caras lá fizeram 'trocentos' add ons para o Maya justamente tendo em foco a optimização a da workflow deles... agora imaginem mudar tudo para o Blender pq ele é de 'gratis' ??? ...é o verdadeiro barato que sai caro... grana demais teria de ser gasta em tempo, instruindo, readaptando e recodificando as coisas, simplesmente não compensa. é uma iniciativa bacana? ...claro que é, mas o Blender vai precisar amadurecer bem antes de poder enfrentar os rigores de uma linha de produção de verdade.
Vodka, the best alternative fuel ever!
Fala Andeciuala, eu concordo com vc, podemos interagir não só trocando arquivos entre os programas como renderizando partes separadas em programas diferentes e compondo depois, ja vi exemplos assim pra usar o sistema de fluidos do blender que por sinal é excelente. Não acho que o Blender deve ser descartado de forma alguma, como eu falei eu dou todo o apoio ao blender e espero um dia ter tempo para estuda-lo mais a fundo para poder considera-lo no meu workflow. Pra quem ta começando pode ser mais fácil adotar o blender, mas pra quem ja tem 10 anos de trabalho e desenvolvimento em alguns softwares, todos esses anos de estudos tem um custo que vão além da licença do 3dsmax, esse tipo de custo passa batido pra quem ta começando. Também não da pra só pensar em estudar o blender pq ele ainda vai levar um tempo pra ganhar mais mercado e, novamente, eu torço muito por isso, mas a realidade é que um estudante vai ficar limitado no mercado se tiver apenas conhecimento de blender, o mercado ainda pede conhecimento de max ou maya. Ou seja, o custo vai além de apenas a licença, pode ser anos de desenvolvimento de workflow e ferramentas como o Samuka citou. ;)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138526

Últimos membros registrados: erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts, degmon026.

Usuário(s) on-line na última hora: 546, sendo 9 membro(s) e 537 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Reinaldo Silva, Gabriel.C, Eduardo Ramos, Frederico Wagner N. R., Junior, ale.bs1, Duda, Pedro Juliato, Osires Mathoso.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.