Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

dami   João Pessoa pb - AC
arbarcelos   Porto Alegre
Joao Neto CG   Recife PE - PE
renatoconti   Londrina - PR - AC
onjackstallback   Mauá-SP - AC

Portfólios Ver Mais

gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Alexssandro   Goiania Go - GO
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC

Intitulação de "designer"

Por: Diego Dneo  

Em: 20/12/2010 10:38

Nyalel, concordo com voce 100% hehehe. foi a melhor explicação até agora, curta e grossa. Sempre me lembro de um forum que eu fazia parte em que tinha uma área de "designers" em que eles faziam assinaturas para os outros membros e etc. diziam lá "voce sabe mexer no photoshop e quer criar assinaturas, wallpapers e etc para os outros membros? junte-se a nossa equipe de designers". nessas horas um professor meu da faculdade dira que quando nos graduarmos não seremos designers mas sim "Deusigners" hehehe, pois terá um trabalho diferenciado.
Depois de passar um bom tempo a ler, decidi ser curto e grosso. Designer é aquele q que trabalha na area de design Padeiro é aquele que faz o Pao Pescador é aquele q pesca. Claro q certas profissoes como medico e outras requer um bom aprendizado. Menos acessibel a todos. Vosses com uma doenca terminal preferiam ser tratados por um mau medico incompetente , ou por um bom estudioso autodidacta com a competencia confirmada para vos curar? No final tudo depende de sua capacidade de trabalho sejam eles formados ou não. Designer, Padeiro, Pedreiro nao passa de nomes que damos para aquilo q fazemos profissionalmente. Mas claro q incomoda aqueles q passaram 4 a 5 anos a investir numa formacao universitaria ver outros q exercem a mesma profissao q eles sem terem nessecidade do mesmo investimento. Bons e maus existem. Sejam eles formados ou nao. Bem aja a 3D1 que forma de uma maneira ou de outra "designers 3d" ou domingueiros do design. Ja agora quero dizer q sou cordenador de trabalhos (formado em universidade)na area da construcao em frança e tenho vistos ao longo de 12 anos bons designers e maus designers. Arquitectos formados a fazer projectos q sao quase impossiveis de realizar. E designer de domingo com estudos nos forums a fazer lindos projectos arquitetonicos q no final seram assinados por esses maus arquitectos mal formados e incompetentes. Desculpem o meu portugues que nao anda la muito bom. Abracos.
Primeiro: Vamos trabalhar a definição... Designer, segundo o Cambridge Dictionary, é um substantivo que fica definido da seguinte forma: "uma pessoa que imagina como algo poderia ser feito e desenha ou cria planos para isso". Segundo a Wikipedia, um Designer é uma pessoa que projeta. Na prática, qualquer um que cria objetos tangíveis ou intangíveis, tais como produtos de consumo, processos, leis, jogos e gráficos, é referido como um designer. Classicamente, as principais áreas do Design foram apenas de pintura, escultura e arquitetura, que eram entendidas como as artes maiores. O design de roupas, móveis e outros artefatos comuns foram deixados na maior parte à tradição ou artesãos especializados na mão fazê-los. Com a crescente complexidade da sociedade de hoje, e devido às necessidades da produção em massa, onde mais tempo geralmente está associada com mais custos, os métodos de produção se tornaram mais complexos e com eles a forma como projetos e sua produção são criados. As áreas clássicas são subdivididas em domínios menores e mais especializadas do projeto (Paisagismo, Urbanismo, Design de Exteriores, Design de Interiores, Design Industrial, Design de Móveis, e muitos mais) de acordo com o produto concebido ou talvez os seus meios de produção. Alguns tipos de designers (em inglês): Architecture, Engineering, Landscape Design, Urban Design, Interior Design, Furniture Design, Graphic Design, Industrial Design, Interaction Design, Packaging Design, Web design, Fashion Design, Jewelry Design, Lingerie Design, Game Design, Costume Design, Lighting Design, Scenic Design, Sound Design, ... No Brasil o termo "Design" é traduzido como "Desenho industrial"... fica evidente que esta definição é limitante e incorreta. Vamos transcendê-la. O Designer não é artista, mas utiliza elementos de arte no desenvolvimento do projeto. O artista, por definição, expressa uma idéia ou sentimento em um determinado meio, não tendo preocupação com aqueles que entrarão em contato com a peça, enquanto o Designer tem como objetivo o mercado consumidor. O seu produto deve alcançar um padrão de venda satisfatório, considerando-se técnica, qualidade, estética, público alvo, ou possibilitar a divulgação e melhora de um já existente. Restrições técnicas-projetivas são uma constante no trabalho desse profissional. O seu mérito é superá-las e transformar o produto em um sucesso comercial. Ele tem que ser capaz de transitar por vários estilos, deve ser capaz de adaptar o seu trabalho à vontade do cliente e encontrar a melhor solução para o caso. [www.desenhadorvirtual.com] A definição acima parece aceitável para a maioria das pessoas. Porém... Artista, segundo o Dicionário Houaiss, é um substantivo que fica definido como aquele que cultiva as belas-artes. Belas-artes, por sua vez, fica definida como manifestações artísticas de natureza visual e plástica (desenho, pintura, escultura, arquitetura etc.), que buscam produzir o belo através da elaboração da forma e do espaço. O fato de produzir arte industrializada e massificada não tira do Designer o mérito de ser, em essência, um artista. Podemos ter um Artista que não é Designer, mas estamos longe de ter um Designer que não é Artista. Segundo: a regulamentação. A Regulamentação e conseqüentemente a existência de um Conselho e do registro no mesmo é importante para todos e possibilitaria que: - os profissionais como classe passem a ter maior reconhecimento. - os cargos e salários poderiam ser estudados de forma mais adequada. - os profissionais teriam a quem recorrer quando se sentissem lesados. - os profissionais teriam uma fonte de orientação e de informação. - os profissionais poderiam ainda ter um canal para sugestões e reclamações. - além disso, a sociedade seria beneficiada, pois ao contratar os serviços de um profissional do Design teria a quem recorrer em busca de orientação, reclamação, sugestão ou consulta. [MARCIA NASSRALLAH] Porém... Design de Interiores, Design de Produto, Design de Moda, Design Gráfico, ... são profissões que exigem conhecimentos teóricos específicos e por isso exigem uma formação específica. Não podemos falar da mesma forma com os cargos de Modelador 3D, Animador, FX, ... e é aqui que reside o problema e a maioria das discuções e confusões. Não temos como exigir formação para estes cargos. Um Biólogo poderia ser modelador 3D (EUA). Um Bombeiro poderia trabalhar em FX (Canadá). Alguém formado em Educação Física poderia ser animador (Europa). Poderia citar outros tantos exemplos [u:a167c7aa9f]reais[/u:a167c7aa9f]. É necessário muita maturidade e experiência das partes envolvidas para criar uma regulamentação. Infelizmente, pelas discuções que tenho visto, parece que não é o caso. *********** Espero ter sido claro no meu ponto de vista. Desculpem o tamanho do texto...
[quote:6713b27870]"Podemos ter um Artista que não é Designer, mas estamos longe de ter um Designer que não é Artista. "[/quote:6713b27870] isso ja deu uma discussão da boa na facul hehehe
Portifólio: www.felipecluk.com
a conclusao do mbastista é totalmente errada. nomes nao sao somente nomes..
haha quer trabalhar com design mas não quer fazer faculdade? ta aqui o lugar! rs http://www.wedologos.com.br/2010/index.asp como deu oque falar essa desgraça desse site aqui viu! muito bom o post do danilo... sério, as vezes tenho medo do que vou encontrar no mercado quando eu me formar... :(
[quote:3af1bfcbac]as vezes tenho medo do que vou encontrar no mercado quando eu me formar"[/quote:3af1bfcbac] por isso meus planos são de me formar e sair do país. é um tiro no escuro, mas ja é melhor do que nada.
Portifólio: www.felipecluk.com
sem duvida fcluck... é um problema.. é dificil descrever o que é designer, nao simplesmente pegar o termo no diciionário, tem q ir la atras na alemanha, onde tudo começou com a Bauhaus.. saber que é uma evolução e que nada é feito do nada. Mas há profissionais bons, como tem exemplis aqui no forum , mas pra quem é designer qualquer imagem será por um objetivo diferente, ou pelo menos com fundamento.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138544

Últimos membros registrados: brunovidart, breno915, gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen.

Usuário(s) on-line na última hora: 701, sendo 2 membro(s) e 699 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emerson_di, JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.