Realmente esse eh um topico bem complicado, vou falar bastante kkkk (para quem tiver paciencia de ler).
A nivel de comparação gosto de pensar na area da saude (area a qual eu pertenci mas acabei mudando de carreira para design hehehe).
Existe um filme baseado em fatos reais chamado "quase deuses", em que um medico pesquisador possui um ajudante negro na decada de 50/60. Seu ajudante amava o que fazia e foi sozinho aprendendo anatomia, fisiologia e etc, a ponto de ele ter descoberto a cura para uma doença chamada "baby blue", uma doença em recém nascidos em que eles tinham problemas cardio-respiratórios e começavam a ficar azuis devido a falta de oxigênio, até que eventualmente eles morriam.
O filme entao demonstra a grande duvida que ficava no ar, o ajudante poderia ser considerado um médico? ele não havia formação academica, mas por esforço próprio descobriu como curar uma doença que nem medicos formados conseguiram.
No final da história, após anos e anos de luta, o ajudante recebeu o reconhecimento do conselho de medicina e foi nao apenas considerado medico, mas também ganhou reconhecimento mundial por sua descoberta.
Então transferimos tudo isso para o design.
Sera que alguém realmente precisa da graduação? ou sera que apenas na curiosidade e esforço próprio ele é capaz de tornar-se um?
desde que comecei minha faculdade de design digital percebi que realmente o objetivo acaba sendo muito mais voce ter um diploma, e que poucas matérias são realmente uteis.
Meu objetivo é totalmente virado para a criação de projetos, desenhos e principalmente 3D (trabalho como projetista), mas na faculdade aprendo linguagens de programação, conexões, multi midias e etc, matérias que para mim são totalmente inuteis pois odeio webdesing e afins.
Portanto, ao meu ver, a faculdade serve muito mais para que voce experimente as diversas ramificações da área e então escolher a qual voce quer se especializar.
Mas por outro lado, na faculdade voce também aprende conceitos importantes, não da para voce pegar ai algum rapaz de 14 anos que aprendeu photoshop e fica fazendo assinaturas de forum e ja dizer que ele é um designer, pois o design além de tudo possui teorias excenciais, talvez algumas pessoas até saibam usalas inconcientemente sem saber seu conceito, mas quando voce possui o conhecimento daquilo que faz, voce pode muito mais ter controle daquilo que pretende alcançar.
Praticamente todo mundo sabe combinar cores, mas quando voce tem um conhecimento profundo de teoria das cores por exemplo, de como usar o circulo cromatico, as triades de cores e todas outras variações, o trabalho é muito mais rico.
Outro dia li um blog aleatorio na internet e logo após a postagem tinha um breve resumo sobre o escritorem que dizia "psicologo, designer, escritor...." e continuava dizendo mais umas coisas que nem me lembro pois fiquei com a cabeça nisso.
Como assim psicologo e designer? não estou duvidando de suas capacidades mas levando em consideração que psicologia é uma área muito mais especifica e que necessita um estudo profundo da psique humana, é de se imaginar que esta seja a formação real dele, e o "designer" seja seu hobbie, criar um blog na internet e inventar seu layout. No mundo de hoje, criar um site é a coisa mais facil do mundo, pois tutoriais não faltam, alias, chega-se ao ponto de poder dar CRTL + C em uma programação HTML inteira de um website ja feito e apenas mudar as imagens e cores e adaptar ao seu gosto.
Eu tenho um amigo que esta no ultimo ano de psicologia e essa era uma das minhas opções profissionais antigamente, sempre conversamos sobre a área, ele me empresta livros e etc, ele diz que gosta de conversar comigo sobre essas coisas pois por mais que eu nao seja formado eu entendo o que ele diz, e não é por que tenho alguma noçao vaga de froyd, lacan ou jung que eu vou sair falando por ai "sou designer, projetista e psicologo", pois o que eu tenho é apenas um conhecimento vago, não seria capaz de auxiliar uma pessoa em uma sessão psicoanalitica ou algo assim.
E este escritor do blog? sera que ele seria capaz de criar um logotipo? aplicar os conceitos de teoria das cores? (que não são tao simples quanto muita gente imagina), criar um projeto visual inovador? ou uma nova interface tecnologica?
Como eu disse antes, um site todo mundo sabe fazer, o negocio é o como voce faz, quais ferramentas utiliza, que conceitos aplica e principalmente o que o difere de todos os outros. Ao meu ver se voce não souber criar, inovar e conceituar, não pode ser considerado um designer, voce será apenas um plagiador.
Enfim acredito mesmo que no final o conceito se aplica ao conhecimento de design, e acredito que apesar de tudo fazer cursos é sempre uma boa, claro que posso aprender muitas coisas sozinho como sempre fiz mas esses proximos 2 anos serão para mim super pesados, pois paralelo a faculdade irei começar um curso de 3D aos finais de semana, é um sacrificio que vou fazer, mas com certeza será muito bem aproveitado para meu aperfeiçoamento profissional.
Portifólio: www.felipecluk.com