Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alexandro   Cascavel - PR
Marcel 3d   Tatuí - SP
WilliamSantos   Ribeirão Preto - SP
Ericki7   Paraná - PR
Max Idalgo   são paulo - SP

Portfólios Ver Mais

anapinheiro   São José do Rio Preto
Hirow   Varzea pta - SP
Eliot   Santos - AC
Paulo Ortega   São Paulo - AC

Intitulação de "designer"

Por: Diego Dneo  

Em: 20/12/2010 10:38

Inglês Draw = desenho Design Espanhol Dibujo = Desenho Diseño = Design Infelizmente não temos uma palavra em portugês porque decidiram não adotar a palavra desenho, ela até é usada, como é o caso da ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial), mas o mercado (o famigerado) decidiu usar a grafia em Inglês, porcaria feita o que nós podemos fazer.
Bom, últimas palavrinhas, vendo tudo o que foi dito, para ser designer não é preciso cursos e/ou faculdades, e sim muita dedicação, força de vontade e estudar bastante. Cursos e faculdades são atalhos para se chegar mais rápido a conseguir determinado nível de conhecimento. Mas o mais importante é sempre ficar insatisfeito com o que se tem, e sempre buscar mais, pois toda profissão está ligada com a realidade atuante no tempo vivente e por isso que devemos sempre buscar mais. Bom espero que tudo que dissemos não desanime ninguém, antes venha a incentivá-los a querer evoluir. Aconselho a fazerem cursos e faculdades se tiverem condições, porém, se não tiver tenha os membros do fórum como seus professores e colegas de estudos e todo o material espalhado pela net como seus livros.
___________________Twitter:@GuilDesigner Fan Page Guilherme
É verdade, uma boa formação superior ou curso faz muita diferença e dá peso ao profissional. KKKKKKKK Nylael, existe sim designer de sobrancelhas KKKKKKK... http://www.designdesobrancelhas.com.br/
3d Max / Mental ray
Então, vi o site, mas ainda acho que essa profissão não existe. Tipo é que nem pedagogia, ninguém estuda pedagogia para ser pedagôgo, as pessoas estudam pedagogia para ser professor. Bom, mas vou considerar o que você disse e procurar entender o que essa profissão tem a haver com o design. Tudo bem precisa de estética, mas acho que o nome seria desenhista de sobrancelhas, e não designer de sobrancelhas, visto que a tradução correta do inglês está mais para projeto, do que para desenho.
___________________Twitter:@GuilDesigner Fan Page Guilherme
Bbwwahahahahaha! Essa da sobrancelha... Mundo Cão. Eu me entitulo desenhista, tenho formação em Desenho e plástica, mas não me considero artista plástico (coloquei no site só para bafear), pois não me rende quase nada e nem tenho pintado mais, gosto mais de computação gráfica. Aqui na minha cidade e arredores tem mulheres que copiam quadros da internet e de revistas que se entitulam artistas plásticas e tem tongo que acredita. Mas boi é para ser comido. Mas acredito que nem todos que tem formação superior são competentes, assim como um autodidata dedicado, curioso, estudioso e perfecionista pode se destacar sim. Em área de comunicação visual tem muito do "Feeling". Já projetei residências de cabo a rabo e dei para profissionais, arquiteto ou engenheiro, assinar e eles ficam com a fama, mas é a vida.
Realmente esse eh um topico bem complicado, vou falar bastante kkkk (para quem tiver paciencia de ler). A nivel de comparação gosto de pensar na area da saude (area a qual eu pertenci mas acabei mudando de carreira para design hehehe). Existe um filme baseado em fatos reais chamado "quase deuses", em que um medico pesquisador possui um ajudante negro na decada de 50/60. Seu ajudante amava o que fazia e foi sozinho aprendendo anatomia, fisiologia e etc, a ponto de ele ter descoberto a cura para uma doença chamada "baby blue", uma doença em recém nascidos em que eles tinham problemas cardio-respiratórios e começavam a ficar azuis devido a falta de oxigênio, até que eventualmente eles morriam. O filme entao demonstra a grande duvida que ficava no ar, o ajudante poderia ser considerado um médico? ele não havia formação academica, mas por esforço próprio descobriu como curar uma doença que nem medicos formados conseguiram. No final da história, após anos e anos de luta, o ajudante recebeu o reconhecimento do conselho de medicina e foi nao apenas considerado medico, mas também ganhou reconhecimento mundial por sua descoberta. Então transferimos tudo isso para o design. Sera que alguém realmente precisa da graduação? ou sera que apenas na curiosidade e esforço próprio ele é capaz de tornar-se um? desde que comecei minha faculdade de design digital percebi que realmente o objetivo acaba sendo muito mais voce ter um diploma, e que poucas matérias são realmente uteis. Meu objetivo é totalmente virado para a criação de projetos, desenhos e principalmente 3D (trabalho como projetista), mas na faculdade aprendo linguagens de programação, conexões, multi midias e etc, matérias que para mim são totalmente inuteis pois odeio webdesing e afins. Portanto, ao meu ver, a faculdade serve muito mais para que voce experimente as diversas ramificações da área e então escolher a qual voce quer se especializar. Mas por outro lado, na faculdade voce também aprende conceitos importantes, não da para voce pegar ai algum rapaz de 14 anos que aprendeu photoshop e fica fazendo assinaturas de forum e ja dizer que ele é um designer, pois o design além de tudo possui teorias excenciais, talvez algumas pessoas até saibam usalas inconcientemente sem saber seu conceito, mas quando voce possui o conhecimento daquilo que faz, voce pode muito mais ter controle daquilo que pretende alcançar. Praticamente todo mundo sabe combinar cores, mas quando voce tem um conhecimento profundo de teoria das cores por exemplo, de como usar o circulo cromatico, as triades de cores e todas outras variações, o trabalho é muito mais rico. Outro dia li um blog aleatorio na internet e logo após a postagem tinha um breve resumo sobre o escritorem que dizia "psicologo, designer, escritor...." e continuava dizendo mais umas coisas que nem me lembro pois fiquei com a cabeça nisso. Como assim psicologo e designer? não estou duvidando de suas capacidades mas levando em consideração que psicologia é uma área muito mais especifica e que necessita um estudo profundo da psique humana, é de se imaginar que esta seja a formação real dele, e o "designer" seja seu hobbie, criar um blog na internet e inventar seu layout. No mundo de hoje, criar um site é a coisa mais facil do mundo, pois tutoriais não faltam, alias, chega-se ao ponto de poder dar CRTL + C em uma programação HTML inteira de um website ja feito e apenas mudar as imagens e cores e adaptar ao seu gosto. Eu tenho um amigo que esta no ultimo ano de psicologia e essa era uma das minhas opções profissionais antigamente, sempre conversamos sobre a área, ele me empresta livros e etc, ele diz que gosta de conversar comigo sobre essas coisas pois por mais que eu nao seja formado eu entendo o que ele diz, e não é por que tenho alguma noçao vaga de froyd, lacan ou jung que eu vou sair falando por ai "sou designer, projetista e psicologo", pois o que eu tenho é apenas um conhecimento vago, não seria capaz de auxiliar uma pessoa em uma sessão psicoanalitica ou algo assim. E este escritor do blog? sera que ele seria capaz de criar um logotipo? aplicar os conceitos de teoria das cores? (que não são tao simples quanto muita gente imagina), criar um projeto visual inovador? ou uma nova interface tecnologica? Como eu disse antes, um site todo mundo sabe fazer, o negocio é o como voce faz, quais ferramentas utiliza, que conceitos aplica e principalmente o que o difere de todos os outros. Ao meu ver se voce não souber criar, inovar e conceituar, não pode ser considerado um designer, voce será apenas um plagiador. Enfim acredito mesmo que no final o conceito se aplica ao conhecimento de design, e acredito que apesar de tudo fazer cursos é sempre uma boa, claro que posso aprender muitas coisas sozinho como sempre fiz mas esses proximos 2 anos serão para mim super pesados, pois paralelo a faculdade irei começar um curso de 3D aos finais de semana, é um sacrificio que vou fazer, mas com certeza será muito bem aproveitado para meu aperfeiçoamento profissional.
Portifólio: www.felipecluk.com
Olha só li a primeira msg....e vou deixar minha opinião: Eu mesmo fazia isso....sim....porq mentir e fingir? fazia sim...claro que não sabia o que estava fazendo....hoje vou pro 2 ano de Design e agora entendo o que eu tentava faszer... mas não dá para crucificar as pessoas por isso....o importante é a msg do ET Bilu - Buscar conhecimento...rsrs abraços a todos^^
portfolio/blog http://guivesgo.blogspot.com/
Sinceramente, faculdade tem seu valor? Resposta: Sim As faculdades no BRASIL atualmente tem condições de ensinar? Resposta: Não Infelizmente, o ensino no Brasil é péssimo, tanto nas escolas públicas, quanto nas particulares, o que se aprende é enchimento de linguiça. Isso desmerece o cara que estudou anos a fio numa péssima instituição? Não, se ele correu atrás, pois co o conteúdo que se aprende na faculdade, totalmente defasado, o que se aprende em cursos também, estou terminando um curso numa das mais conceituadas escolas de 3d e o que aprendi? Pouquissima coisa, um conteúdo pra lá de véio, coisa que eu nem queria usar mais e apresentam como "vou te dar uma dica". Vai dar dica pra sua vó da vontade de falar. Podia ter comprado 1 pc novo, seria melhor. Nunca mais faço curso, acho que hj em dia o conhecimento tá escancarado na net, basta a voc~e se organizar, e ser esperto. Muitas vezes pergunto pros meus amigos da faculdade de games... o que vcs tão estudando? isso acaba me dando um cronograma, e sabe qto gasto? Nada! rsrsrs Pode parecer pão durisse, mas qdo frequentei esse curso, não aprendi nada que queria, ia aprender tuuudo pra depois focar no que queria. Acho balela, e atualmente nunca vi ninguém pedindo "canudo" pra job, pedem portfolio, então meus amigos, independente do que saibam, se aparecer um micreiro, zé ninguem que tenha um portifa melhor que o seu, vc e seu canudo dançaram. Gostaria de dizer também que artista ganha dinheiro sim, artista é a pessoa que tem uma percepção e consegue expressar essa de modo melhor que os outros. Seguem alguns grandes nomes do CG que são "auto-didatas": - Jason Seiler, mas um tempo depois estudou. - Melanie Delon "I’m a freelance illustrator based in Paris. I’m a self-taught" - JeffPatton "100% self taught via the MAX instruction books and books from Amazon" tem esse tópico aqui num sita considerado de CG: http://forums.cgsociety.org/archive/index.php/t-137434.html Frisando aqui, não desmereço que tem um curso superior num instituição, mas existem os que tem curso superior pela "vida". Abraços!
Boa doggone Mas acho que o ponto q criaram esse topico foi para as pessoas que dizem ser algo, e nem sabem o que são...plo que entendi... Infelizmente as faculdade não tem muitas condições....podem nos dar alguma visão...ou mostrar alguns caminhos...mas acho que é até melhor assim.....porq assim temos que correr atraz....ao invés de ficar esperando a sopa na boquinha... O ruim é ter que pagar caro por isso. E outra o bom da faculdade é QI, alguma coisa que pode muito te ajudar....alguma pensamento legal.... esse bla bla bla de sempre rsrs abraços
portfolio/blog http://guivesgo.blogspot.com/
doggone mandou bem. Fugimos um pouco do tema central do post mas não vejo problema. Trabalho em uma empresa no ramo educacional como designer, trabalho basicamente com animações em flash. Não sou designer por formação, sou formado em gestão de TI e atualmente curso uma faculdade de design gráfico. Acho difícil comparar o uso da palavra designer para quem é formado em design com arquiteto, para quem é formado em arquitetura, engenheiro para quem é formado em egenharia... Não é vendo tutorial na internet que você aprende a fazer o projeto de uma casa, ou a fazer o projeto de uma cidade. Hoje em dia o acesso a informação e ao conhecimento está muito amplo, através da internet o pessoal está aprendendo a fazer trabalhos que hoje não precisa ter uma cursado uma faculdade de design para fazer. Esses dias diz freela em uma empresa e chegou um funcionário e perguntou: "você é designer?" eu respondi "não por formação, mas estudo design gráfico". Faculdade eu concordo que é muita encheção de linguiça dependendo do ramo que você quer atuar em design. Como o doggone falou, se tiver um cara com portfolio melhor que o seu, você e seu canudo não valem nada. Tive disciplinas de softwares na faculdade, é piada... tudo muito básico e mal lecionado. Hoje conseguimos aprender quase tudo lendo livros, internet. Faculdade eu vejo apenas vantajoso o fato de às vezes terem professores que atuam na área e são bons profissionais e poderem passar as experiências deles; a interação com outros estudantes também acho legal, o problema é quando você não encontra gente interessada. Cursos específicos eu vejo vantagem fazer sim porque você sempre faz contatos, até mesmo com o professor depois. Abraços
http://francoandrade.com/blog

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138544

Últimos membros registrados: brunovidart, breno915, gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen.

Usuário(s) on-line na última hora: 716, sendo 2 membro(s) e 714 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emerson_di, JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.