Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Quintino3D   Blumenau, SC - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Grasiano   Campo bom - RS - RS
Raphael Braga   Belo Horizonte-MG - AC
Colli   Maringá - AC

Portfólios Ver Mais

hannry   Curitiba - AC
andre.csant   São Luís - MA - MA
Valerio   São Paulo - SP - SP
rhik   Praia grande - AC

Intitulação de "designer"

Por: Diego Dneo  

Em: 20/12/2010 10:38

Bom, já que o pessoal apresentou um problema (faculdade é encher linguiça!! rsrsrsr... no fundo tem um pouco disso), vou explicar como funciona os cursos na faculdade. A primeira graduação se divide em duas vertentes, tecnólogo e bacharel. Por que o pessoal reclama da faculdade? Justamente por não saber diferenciar essas duas vertentes. Bacharel É o famoso junta tudo! No bacharel de design você estudará “todas” as ramificações. Você estuda de tudo um pouco e não se especializa em nada! E ainda leva mais tempo. Rsrsrsr... Tecnólogo É um curso superior rápido, porém, é mais focado. Nele você aprenderá coisas mais voltadas a aquela área. Eu fiz tecnólogo em design gráfico, que é mais voltado para impresso. Porém, aprendi a coisa também voltado para o digital. Quando se opta por design digital, crê-se que a pessoa deseje atuar com web design também, é por isso que você aprende códigos! Se deseja ficar sem estudar código escolha um curso voltado mais para o impresso como design gráfico. Num curso assim você não aprenderá programação. Faculdade é enchição de lingüiça? Um pouco.... rsrsrs... bom explicando mais detalhado. NÃO ESTOU DEFENDENDO FACULDADE NENHUMA, SÓ ESCLARECENDO ALGUNS MITOS! O problema da faculdade são em geral o aluno. O cara vai para faculdade esperando ter o ritmo de uma escola técnica. A pessoa entra na faculdade esperando que ele te apresente só conteúdo voltado para a sua área, e isso é errado! Pois na faculdade o objetivo não é só formar o cara naquela área, mais prepara-lo para outras coisas. Quando fiz a faculdade de design gráfico tive matérias com metodologia científica, planejamento estratégico, oficina de texto e outras que não lembro. Se analisarmos essas matérias, nenhuma delas tem relação com design, é verdade não nego, se considerar que queria aprender só design consideraria elas como “Encher lingüiça!”. Bom, agora vamos ver o porquê dessas matérias! + Metodologia Científica - Nessa matéria você aprenderá a fazer uma tese, uma monografia, aprenderá a expor suas idéias de maneira consistente. Parece besteira, né? Agora pense um pouco. Quando você vai precisar desses conhecimentos? + Planejamento Estratégico - Essa te ensina a como gerenciar seus projetos, como pensar como empreendedor. + Oficina de texto - Essa ensina a escrever! Parece ridículo essa explicação, mas essa matéria te ensina a escrever de forma a interessar, a instigar o leitor. Bom, no mundo que vivemos em nenhum momento seremos só designers, só professores, só arquitetos e outros exemplos. Seremos muitos em um! O sonho de muito em pegar cargo de chefia, porém, se você não sabe como ser líder, como ser empreendedor (não só nos negócios, mas também nas pessoas) como conseguirá ser um bom líder. Pois até onde sei ninguém nesse mundo gosta de chefe (nem o índio!!). Voltando a primeira explicação, a maior parte do problema da faculdade está no aluno que não soube escolher, e fica reclamando por não está fazendo o que queria. Sabe antes de ir para um curso da uma olhada na grade curricular! Não custa nada, isso é de graça!! E ainda evita arrependimentos! Provavelmente terá um que você iria aprender mais o que está interessado, porém, ele possui outro nome e por isso não achou, dê uma olhada nos cursos que a faculdade oferece, tem muitos que aparece a expressão “ênfase”, significa que o curso focará mais determinada matéria, determinada área. Sabe não vou dizer que a faculdade foi maravilhosa, que aprendi tudo que esperava, pois isso não é verdade, tem muitas coisas que ficaram faltando, mas digo uma coisa “Saem mais insatisfeitos aqueles que não souberam escolher o curso!!” Não adianta ver um nome bonito (Design disso, design daquilo), e esquecer de analisar a grade curricular! Bom espero que essa discussão vá bem longe, pois só assim que dúvidas morrem e soluções aparecem!
___________________Twitter:@GuilDesigner Fan Page Guilherme
Opa, pra mim está sendo muito produtiva, pq "claaaro" que tenho vontade e sonho em fazer faculdade, tanto é que prestei vestibular esse ano, tenho 29 anos, chega uma hora que vc "precisa" fazer algumas coisas. Agora, só farei se for instituição pública, pq? Creio que cheguei num ponto que entre gastar 80, 100 mil num curso superior ou investir em meu próprio negócio, invisto com certeza. Mas ao ponto principal, creio que na minha ultima postagem não esclareci mto. Todo trabalho deve ser baseado em conceitos, o cara realmente não pode intitular-se algo que ele não é, eu mesmo muitas vezes fiquei mudo quanto perguntaram o que eu era...Realmente não sei, eu sempre digo que trabalho com CG. E muitas vezes também vejo uns tutoriais toscos ensinando fazer algo mais tosco ainda e o cara poe o design na frente, é patético. Sou contra esse uso e abuso, ams totalmente a favor do lema da net, share is love, desde quem esteja compartilhando não esteja interferindo na vida de ninguém, por exemplo expondo trabalho alheio. No mais é estudar, seja lá qual for a maneira que encontrarmos. O importante é aprender... Abraços!
Bom, se você não tiver nível superior, tenta particular através do prouni, faz o enem e se tiver uma boa pontuação inscreva-se no prouni e tenta concorrer as faculdades que lhe parecerem bem. Uma coisa que muita gente não sabe é que o prouni abre no começo e no meio do ano, por isso com apenas um enem você tem duas chances, sendo que cada chance tem três chamadas!
vlw Nylael!
Uma coisa que deve ficar bem clara é que cada tipo de graduação atende a uma demanda específica: Bacharelado - Quem deseja um formação mais completa que além de desenvolver as competências técnicas tb desenvolva as competências gerenciais, que permitirá a este profissional atingir cargos de alta chefia. Tecnológico - Para quem deseja ingressar rapidamente no mercado e num linguajar popular meter a mão na massa. Uma coisa é importante ressaltar, atualmente o MEC (Ministério de Educação) não faz distinção entre os dois tipos de graduação, se vc fez um curso de tecnólogo depois poderá cursar uma pós-graduação normalmente como se tivesse feito um bacharelado.
Bom galera após ler este post, fiquei meio chateado, pois como da pra ver no meu avatar me intitulei Designer 3D, e na verdade não sou um designer formado, nem estou estudando pra isso, agora estou indeciso no que fazer, a unica coisa que sei é que não quero, nem vou prejudicar nenhum profissional ´seja ele formado ou não, visto que a unica maneira que teria pra fazer isso seria cobrando um valor muito abaixo que ele ( Sei o trabalho que da, quantas horas de sono perco fazendo renders), e nem vou me meter a desenhar um produto ou coisa assim . sei o meu papel ( Transmitir em 3d as idéias dos arquitetos, designers , engenheiros e clientes ) Não vou ser responsavél pelo projeto nem nada e nossos clientes sabem disso. tenho certeza que muitos profissionais formados são prejudicados por outros profissionais tambem formados, que não dão valor ao seu trabalho. O motivo que vejo por muitos se intitularem designer, é puro marqueting, imagina eu chegando num cliente e dizendo Sou Micreiro , ou sou Maqueteiro A sociedade é cruel è a mesma coisa de irmos aos nossos clientes de bicicleta ou de carro ??? O que não posso é fazer o que não sei. Conheci o 3d mais ou menos em agosto de 2010, e fiz um curso de Maquete eletronica e V-ray na Cadritech em São Paulo, eles fornecem certificado da escola e da autodesk ...... isso me ajudou bastante mas e e dai a maioria dos membros do forum nunca esteve numa sala de aula, e isso não me faz nem vai fazer melhor que nem um deles só porque tenho um ou dois certificados, na verdade estou aprendendo mais a cada dia com a ajuda de todos do forum . Tenho eu o direito de reclamar por eu ter um certificado e meu colega de trabalho não ? Tem algums engenheiros e arquitetos aqui onde moro que se for comparar o que cobro por imagem e eles por projeto to ganhando mais, percebo que eles olham com certa ironia quando falo o preço, e eu com isso que eles passaram 5 anos estudando, não sabem vender nem como cobrar pelos seus serviços , que trabalhem de graça KKKK. O que não faço é querer projetar uma casa , nem que seja pra um arquiteto assinar, não é a minha praia.pra isso servem as parcerias . Outra fator que contribui para toda essa polêmica ´´e a propia area de trabalho dos designers, a profissão não é regulamentada ?, não tem um orgão tipo OAB - CREA etc... ??, pra cuidar disso ??????????? Me esclareçam por favor Mais galera ja falei de mais , só me peço desculpa por mim e por muitos que se intitulam designer sem a menor pretenção de ofender nem prejudicar os verdadeiros "profissionais ". Mas acima de tudo temos que respeitar e tentar entender a opinião dos outros.
Caraca só agora percebi o livro que escrevi kkkk espero que alguem tenha paciência de ler
" Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida " (Confucio) ___________________________ http://marciobarbosa3d.blogspot.com
Quem sabe no dia em que as pessoas se derem conta de que fazer faculdade não é para se ganhar diploma, mas sim, para ganhar conhecimento, aprender mais e ter ao menos a DECÊNCIA de falar “meus trabalhos são feitos com conceitos e pesquisas.“ e não de tutoriais da internet !!! Isso não é formação e muito menos qualificação.
rsrsrsrs.... falei que essa coisa de designer de sobrancelha não existe.... sinceramente pelo que entendo de design o significado fica em compor, projetar e não em desenho. Sabe as pessoas usam design por marketing e esquecem que essas profissões já tem nomes certos. - hair designer = cabeleireiro; - garden designer = paisagista; - cake designer = confeiteiro; - designer de sobrancelhas = acho que no caso desse o correto é depilador ou maquiador (eu sei lá qual é, mas sei que não é designer). Sabe não nos levem a mal, mas já estamos cansados de pessoas que não fizeram faculdade, não lêem livros, revistas, não estudam nada sobre o assunto degradarem a nossa profissão. Podemos não ser médicos, porém, sem os designers muitas empresas não teriam tanto sucesso, pois assim como os profissionais de marketing e propaganda somos nós que passamos para o público as idéias, as mensagens que as empresas desejam transmitir. Então, por favor nos levem a sério! Pois o computador para nós não é um brinquedo, e sim nossa ferramenta de trabalho. Em momento algum brincamos de sermos designers. A todo momento buscamos informações, estudamos, treinamos para evoluirmos e crescermos como profissional. Uma das habilidades do designer é desenhar, porém, o fato de alguém saber desenhar não o tornar designer e também não o torna ilustrador. Pois desenhar para si é fácil, tenta criar desenhos que agradem o seu cliente e ainda consigam transmitir as mensagens que ele determinou. Sabe o fato de aprendermos a fazer conta na escola não tornou nenhum de nós matemático, então por que as pessoas se arriscam a degradar nossa profissão só por que aprenderam as fazer alguns desenhos? Se querem ser designers de verdade, façam faculdade, pois faculdade não é enchição de lingüiça como dizem, livros não são enfeites para as livrarias e bibliotecas. Abaixo vou listar algumas coisas que os profissionais da área de designer sabem fazer, e não é nenhuma dessas que os tornam designers de determinado seguimento. - vetorização de fotos, imagens, e tantas outras coisas; - ilustração tanto a mão usando lápis e papel como usando softwares num pc; - layouts para sites, embalagens, tantas outras coisas; - banners desde gifs até banners em flash com enorme interatividade; - sites, hot sites; - emails marketing; - folders, outdoors, revistas, cartões, logos, panfletos e etc. - animação (2d e 3d); Coisas que tornam as pessoas designers: - pensamento criativo; - usar formas, cores, dimensões e tantas outras coisas para transmitir idéias; - dedicação, insatisfação (vivemos com a sensação que poderíamos fazer algo melhor, mais eficiente); - induzir e persuadir seu público tomar determinadas decisões (pode parecer meio sinistro, mas tenha certeza não é só os benefícios de um produto que te fazem leva-lo para casa); - E tantas outras coisas. Pessoal, espero que vocês entendam o que é ser designer e nos ajudem a mostrar a todos que nós somos importantes e temos que ser valorizados!
Designers do meu Brasil, Uni-vos!! Realmente, design no Brasil ainda não tem o respeito e esclarecimentos devidos. Qualquer um com algum conhecimento em artes visuais e que faça uns sites meia-boca se auto-entitulam designers. É uma pena realmente que ainda haja tanta confusão. Uma das coisas que mais me irritam é o fato de que as pessoas em geral acham que o design de um produto reduz-se à estetica deste, confundindo, portanto, desing com styling... e a mídia contribui, e muito, para aumentar a desorientação geral. A frase "design arrojado" é usada a torto e a direito por publicitários em campanhas de tevê sem o menor critério.... FUUUUU!!!!
Doe medula óssea! Doe vida!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138544

Últimos membros registrados: brunovidart, breno915, gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen.

Usuário(s) on-line na última hora: 668, sendo 2 membro(s) e 666 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emerson_di, JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.