Bom, já que o pessoal apresentou um problema (faculdade é encher linguiça!! rsrsrsr... no fundo tem um pouco disso), vou explicar como funciona os cursos na faculdade.
A primeira graduação se divide em duas vertentes, tecnólogo e bacharel.
Por que o pessoal reclama da faculdade?
Justamente por não saber diferenciar essas duas vertentes.
Bacharel
É o famoso junta tudo! No bacharel de design você estudará “todas” as ramificações. Você estuda de tudo um pouco e não se especializa em nada! E ainda leva mais tempo. Rsrsrsr...
Tecnólogo
É um curso superior rápido, porém, é mais focado. Nele você aprenderá coisas mais voltadas a aquela área.
Eu fiz tecnólogo em design gráfico, que é mais voltado para impresso. Porém, aprendi a coisa também voltado para o digital.
Quando se opta por design digital, crê-se que a pessoa deseje atuar com web design também, é por isso que você aprende códigos! Se deseja ficar sem estudar código escolha um curso voltado mais para o impresso como design gráfico. Num curso assim você não aprenderá programação.
Faculdade é enchição de lingüiça?
Um pouco.... rsrsrs... bom explicando mais detalhado. NÃO ESTOU DEFENDENDO FACULDADE NENHUMA, SÓ ESCLARECENDO ALGUNS MITOS!
O problema da faculdade são em geral o aluno. O cara vai para faculdade esperando ter o ritmo de uma escola técnica. A pessoa entra na faculdade esperando que ele te apresente só conteúdo voltado para a sua área, e isso é errado! Pois na faculdade o objetivo não é só formar o cara naquela área, mais prepara-lo para outras coisas.
Quando fiz a faculdade de design gráfico tive matérias com metodologia científica, planejamento estratégico, oficina de texto e outras que não lembro. Se analisarmos essas matérias, nenhuma delas tem relação com design, é verdade não nego, se considerar que queria aprender só design consideraria elas como “Encher lingüiça!”.
Bom, agora vamos ver o porquê dessas matérias!
+ Metodologia Científica
- Nessa matéria você aprenderá a fazer uma tese, uma monografia, aprenderá a expor suas idéias de maneira consistente. Parece besteira, né? Agora pense um pouco. Quando você vai precisar desses conhecimentos?
+ Planejamento Estratégico
- Essa te ensina a como gerenciar seus projetos, como pensar como empreendedor.
+ Oficina de texto
- Essa ensina a escrever! Parece ridículo essa explicação, mas essa matéria te ensina a escrever de forma a interessar, a instigar o leitor.
Bom, no mundo que vivemos em nenhum momento seremos só designers, só professores, só arquitetos e outros exemplos. Seremos muitos em um! O sonho de muito em pegar cargo de chefia, porém, se você não sabe como ser líder, como ser empreendedor (não só nos negócios, mas também nas pessoas) como conseguirá ser um bom líder. Pois até onde sei ninguém nesse mundo gosta de chefe (nem o índio!!).
Voltando a primeira explicação, a maior parte do problema da faculdade está no aluno que não soube escolher, e fica reclamando por não está fazendo o que queria. Sabe antes de ir para um curso da uma olhada na grade curricular! Não custa nada, isso é de graça!! E ainda evita arrependimentos!
Provavelmente terá um que você iria aprender mais o que está interessado, porém, ele possui outro nome e por isso não achou, dê uma olhada nos cursos que a faculdade oferece, tem muitos que aparece a expressão “ênfase”, significa que o curso focará mais determinada matéria, determinada área.
Sabe não vou dizer que a faculdade foi maravilhosa, que aprendi tudo que esperava, pois isso não é verdade, tem muitas coisas que ficaram faltando, mas digo uma coisa “Saem mais insatisfeitos aqueles que não souberam escolher o curso!!”
Não adianta ver um nome bonito (Design disso, design daquilo), e esquecer de analisar a grade curricular!
Bom espero que essa discussão vá bem longe, pois só assim que dúvidas morrem e soluções aparecem!