Olá, deixa eu me apresentar, meu nome é Guilherme sou formado em design gráfico pela Unip.
Olha minha história com 3D começou quando eu estava com 14 anos, nessa época meu primo me apresentou ao 3D Studio Max, fiquei maravilhado com o programa, naquele dia decidi que queria ser designer. Sabe levou seis anos, onde nos últimos dois fiz faculdade e terminei, para eu começar a pensar em mim como designer.
Confesso por falta de tempo ($$, se é que me entendem) não tive oportunidade de fazer um curso em 3D que aprimorasse minhas habilidades, mas mesmo assim vivo me esforçando. Sabe vejo muitos falarem que são designers, e o pessoal na real, não tem a menor condição de ser um.
Olha primeiro um designer de verdade não depende de um software para exercer a atividade. Os primeiros designers do mundo foram pintores, ou seja, eles sabiam desenhar, pintar. Hoje vejo cara que não quer nem chegar perto de qualquer tipo de tinta.
Sabe o max, o photoshop tem paletas de cores incríveis, mas não a nada como senti isso fora do pc. Se eu começar a citar algumas palavrinhas básicas aqui de design, muitos falaram o que é isso. Então na boa, estude antes de falar que é profissional de determinada área.
Duvido que alguém falaria que é arquiteto ou engenheiro sem tem pelo menos cursado uma faculdade. Ou seja, a pessoa primeiro estuda e depois diz que é o profissional.
Sabe é como o nosso amigo disse, o trabalho de um designer é diferente de um micreiro. Você pode até ser o melhor modelador, o melhor texturizador, animador, iluminador 3D do mundo, mas isso em momento algum te fará um designer.
Um designer de verdade pode até não possuir tanta habilidade com o 3D, mas mesmo assim ele consegue cumprir o objetivo.
Outra coisa, vejo muitos fazendo “logotipos”, se é que posso chamar essas coisas de logotipos, como se fossem desenhos. Isso é RIDÍCULO!!! Logotipo é uma criação bem elaborada, extremamente pensada, muitos logotipos levam meses, e alguns até anos para serem desenvolvidos, e as pessoas decidem que qualquer coisa é um logotipo. É por causa de coisas assim que nosso trabalho é menosprezado.
Outra coisa, parem com essa coisa de artista 3D, o artista vive para si, o artista faz sua obra pouco se importando para o que os outros pensam, e por isso morre de fome. O que existe na verdade são designer 3D, pois a função do designer é produzir obras eficazes que consigam transmitir mensagens de forma eficiente. Você será um artista 3D somente se fizer isso por diversão, por hobby e se também não quiser transmitir mensagem alguma.
Aprendam uma coisa, escola técnica não forma designers, escola técnica forma operadores de softwares. Designer são formados através de muitos estudo, por isso que as faculdades costumam formar designers, pois possuem uma grande carga teórica. Outra coisa um designer é um leitor constante, é preciso conhecer as diversas ramificações dessa área, pois cada uma te mostra algo novo.
Um bom designer é como um bom médico, estuda de tudo um pouco e ainda se especializa no que gosta.
Desculpe se falei demais, mas é revoltante o jeito como muitos desprezam tanto a profissão do designer ao ponto de achar que para ser um basta mexer num programa de vetorização qualquer.