Olá, deixa eu me apresentar, meu nome é Guilherme sou formado em design gráfico pela Unip.
Olha minha história com 3D começou quando eu estava com 14 anos, nessa época meu primo me apresentou ao 3D Studio Max, fiquei maravilhado com o programa, naquele dia decidi que queria ser designer. Sabe levou seis anos, onde nos últimos dois fiz faculdade e terminei, para eu começar a pensar em mim como designer.
Confesso por falta de tempo ($$, se é que me entendem) não tive oportunidade de fazer um curso em 3D que aprimorasse minhas habilidades, mas mesmo assim vivo me esforçando. Sabe vejo muitos falarem que são designers, e o pessoal na real, não tem a menor condição de ser um.
Olha primeiro um designer de verdade não depende de um software para exercer a atividade. Os primeiros designers do mundo foram pintores, ou seja, eles sabiam desenhar, pintar. Hoje vejo cara que não quer nem chegar perto de qualquer tipo de tinta.
Sabe o max, o photoshop tem paletas de cores incríveis, mas não a nada como senti isso fora do pc. Se eu começar a citar algumas palavrinhas básicas aqui de design, muitos falaram o que é isso. Então na boa, estude antes de falar que é profissional de determinada área.
Duvido que alguém falaria que é arquiteto ou engenheiro sem tem pelo menos cursado uma faculdade. Ou seja, a pessoa primeiro estuda e depois diz que é o profissional.
Sabe é como o nosso amigo disse, o trabalho de um designer é diferente de um micreiro. Você pode até ser o melhor modelador, o melhor texturizador, animador, iluminador 3D do mundo, mas isso em momento algum te fará um designer.
Um designer de verdade pode até não possuir tanta habilidade com o 3D, mas mesmo assim ele consegue cumprir o objetivo.