Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Grasiano   Campo bom - RS - RS
renato.conti   Londrina - PR
An3dre   Araras / SP - SP
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC

Portfólios Ver Mais

KikoGarcia   São Paulo - AC
Neto   Campina Grande - PB
talita.design   Goiânia - GO
ZomignaniVA   itupeva - SP

Intitulação de "designer"

Por: Diego Dneo  

Em: 20/12/2010 10:38

Galera, é comum hoje em dia usar o termo "design", "designer" principalmente pq em inglês o termo é relacionado a criação, mas aqui nao é exatamente o mesmo siqnificado, o termo ainda nao tem definicao concreta e remete a variso tipos de conceitos. Venho questionar isso devido a quantidade de gente que meche com 3D ou photoshop e se intitula "designer" ,"3d Designer".. È triste pq vc fica 4 anos frequentando a faculdade, estuda, aplica CONCEITOS na execução de trrabalhos e depois vc le essas coisas. è claro que um verdadeiro designer tem um trabalho diferenciado, nunca vai ser como de um "micreiro" que nao sabe doq se trata o assuunto.. Gostaris de saber a opniao da galera, e se tiver alguem designer ou ate arquietos ai, que saibam discutir sobre o assunto.. e onde se formou. SOU DA UEM - Universidade Estadual de MAringá -PR Abracço, ate+
Dneo, concordo com vc, como a palavra tem a fonética bonita, a galera sai usando a torto e a direita, apesar de o convite de postagem ser direcionado pra galera graduada rsrs, eu resolvi postar a minha opinião, é complicado esse assunto pq não envolve apenas a graduação, mas também experiencia e competência, sem desmerecer ninguém, acho que por frequentar fóruns e ter acesso a tecnologia, mta gente se ilude achando que ja é profissional, eu falo isso, como um iniciante que sou, não me considero um profissional da área, apesar de alguns trabalhos, e pretenções. Esse ano foi mto bom para o meu amadurecimento nessa área, eu tinha essa visão, e agora amadureci. A galera do fórum me ajudou mto nesse sentido, inclusive com críticas um pouco mais duras que na hora agnt até fica meio milindroso, mas depois ponderando ve que é um tapa de irmão. Fica o incentivo pra mim e pra todos nós de que para se intitular de qualquer coisa, precisamos primeiro ser. abraço a todos
A imaginação é mais importante que o conhecimento - Albert Einstein.
Olá, deixa eu me apresentar, meu nome é Guilherme sou formado em design gráfico pela Unip. Olha minha história com 3D começou quando eu estava com 14 anos, nessa época meu primo me apresentou ao 3D Studio Max, fiquei maravilhado com o programa, naquele dia decidi que queria ser designer. Sabe levou seis anos, onde nos últimos dois fiz faculdade e terminei, para eu começar a pensar em mim como designer. Confesso por falta de tempo ($$, se é que me entendem) não tive oportunidade de fazer um curso em 3D que aprimorasse minhas habilidades, mas mesmo assim vivo me esforçando. Sabe vejo muitos falarem que são designers, e o pessoal na real, não tem a menor condição de ser um. Olha primeiro um designer de verdade não depende de um software para exercer a atividade. Os primeiros designers do mundo foram pintores, ou seja, eles sabiam desenhar, pintar. Hoje vejo cara que não quer nem chegar perto de qualquer tipo de tinta. Sabe o max, o photoshop tem paletas de cores incríveis, mas não a nada como senti isso fora do pc. Se eu começar a citar algumas palavrinhas básicas aqui de design, muitos falaram o que é isso. Então na boa, estude antes de falar que é profissional de determinada área. Duvido que alguém falaria que é arquiteto ou engenheiro sem tem pelo menos cursado uma faculdade. Ou seja, a pessoa primeiro estuda e depois diz que é o profissional. Sabe é como o nosso amigo disse, o trabalho de um designer é diferente de um micreiro. Você pode até ser o melhor modelador, o melhor texturizador, animador, iluminador 3D do mundo, mas isso em momento algum te fará um designer. Um designer de verdade pode até não possuir tanta habilidade com o 3D, mas mesmo assim ele consegue cumprir o objetivo. Outra coisa, vejo muitos fazendo “logotipos”, se é que posso chamar essas coisas de logotipos, como se fossem desenhos. Isso é RIDÍCULO!!! Logotipo é uma criação bem elaborada, extremamente pensada, muitos logotipos levam meses, e alguns até anos para serem desenvolvidos, e as pessoas decidem que qualquer coisa é um logotipo. É por causa de coisas assim que nosso trabalho é menosprezado. Outra coisa, parem com essa coisa de artista 3D, o artista vive para si, o artista faz sua obra pouco se importando para o que os outros pensam, e por isso morre de fome. O que existe na verdade são designer 3D, pois a função do designer é produzir obras eficazes que consigam transmitir mensagens de forma eficiente. Você será um artista 3D somente se fizer isso por diversão, por hobby e se também não quiser transmitir mensagem alguma. Aprendam uma coisa, escola técnica não forma designers, escola técnica forma operadores de softwares. Designer são formados através de muitos estudo, por isso que as faculdades costumam formar designers, pois possuem uma grande carga teórica. Outra coisa um designer é um leitor constante, é preciso conhecer as diversas ramificações dessa área, pois cada uma te mostra algo novo. Um bom designer é como um bom médico, estuda de tudo um pouco e ainda se especializa no que gosta. Desculpe se falei demais, mas é revoltante o jeito como muitos desprezam tanto a profissão do designer ao ponto de achar que para ser um basta mexer num programa de vetorização qualquer.
___________________Twitter:@GuilDesigner Fan Page Guilherme
Tudo bom pessoal? Esse assunto já foi discutido no passado aqui no 3D1, embora num outro contexto. Não sou formado como designer 2d mas exerço essa profissão por alguns anos. Sou muito cauteloso quando me perguntam qual é minha profissão. Prefiro dizer que sou impressor digital. Concordo que se deve usar de cuidado em auto entitular-se 'isso' ou 'aquilo'. Mas não concordo que um DESIGNER seja sinônimo de "DEUS" no pincel ou no softwere, mesmo tendo toda formação do mundo. Entendo que designer é apenas um título para designar a profissão de alguém. Existe o designer de sobrancelhas, de moda, de jóias... Quando alguém diz de si "sou um web designer." fica facilmente entendido que ele cria sites, dispensando mais explicações. Abraços
3d Max / Mental ray
Opa que o marcos falou uma coisa sensata também, apesar de não podermos entitular ninguem sem mérito, não é pq se frequentou uma academia e tem horas de teoria que se pode designar um proffisional... citando einsten: A curiosidade é mais importante que o conhecimento.
A imaginação é mais importante que o conhecimento - Albert Einstein.
Bem, essas discussoes sempre existem, acredito q alguem q fez um bom curso 3D ou aprendeu por si muito bem a elaborar o trabalho pode se dizer designer sim, desde q estude, pode estudar como quiser, nao necessariamente frequentando uma faculdade, nao e preciso ter o diploma assinado pra ser um, conheco pessoas q se formaram em uma area de design e nao sabem um pingo do assunto, nao possuem noçao estetica alguma, ja conheci um designer de calçados, muito bom, desenhou pra Qix, Olympikus, trabalhou anos na Reef em San Diego e nao fez nenhuma faculdade de design.
Brute Force na minha cubeta nao!!! http://www.kornlu.blogspot.com
É dificil fala desse assunto no caso das maquetes necessariamente acho que não seja obrigatorio a faculdade por exemplo até mesmo aqui no 3d1 todos usuarios novos com interesses em aprender vejo diversas recomendações para fazer cursos ate mesmo os cursos do 3d1 .... até mesmo pelo que o mercado pede, logico eu faço projetos para coberturas e as vezes me arrisco em fazer algumas maquetes diferentes , mas não me acho um design tanto é que eu vou fazer faculdade de design de multimidias.... mais acho que o maior problema e o design em si virar um jornalista da vida que vc exerce a função sem precisar faculdade ae sim vira um problema pq acaba diminuindo o esforço de muitos em realmente ser design .... eu tenhu uma pessoa proxima que estudo fez diversos cursos e hj eh formada como estilista e vira e mexe concorre com pessoas que nunca pisarão em uma faculdade.... acredito que assim enquanto todos que fazem 3d de verdade formados e bem valorizados não poderem ter por exemplo um sindicato proprio ou sei la algum orgão que seja possivel reivindicar os mais de 30 mil gastos em cursos e faculdades as pessoas nunca vão saber o tão dificil é criar uma cena, quantas horas de modelagem e render é necessario pra poder chegar o mais proximo possivel do real.... sei la eu admiro e não deixo de apoiar mesmo não sendo design uma maior valorização de estudos de todos os design de verdades..... abraços
Tudo muda de acordo com a vista.... nem sempre a perspectiva ajuda ....
Sou professor e acredito profundamente na educação, mas tb sei que um título universitário serve apenas como parâmetro para atestar primariamente se um indivíduo tem as competências técnicas para exercer determinada função, mesmo não sendo 100% de garantia uma pessoa que tenha feito um curso foi instruida dentro de metodologias e uma lógica que lhe dão condições para estar um passo a frente de quem não fez curso algum, claro que há sempre excessões, mas não podemos julgar o todo tendo como base pontos fora da curva. Outra coisa muito importante nos dias atuais é que não bastam as competências técnicas (saber fazer) para ser um profissional de destaque, é preciso desenvolver tb as competências gerenciais (eleva o padrão de entrega de trabalhos) e comportamentais.
Ainda também não me sobrou tempo ($$$) para fazer curso de 3D, mas já trabalho à mais de 7 anos com CorelDraw, Photoshop, e vários outros programas de criação e edição de peças gráficas, e atualmente trabalho em uma agência de publicidade com a função de pensar, elaborar, criar e finalizar uma grande parte das campanhas publicitárias da agência. o 3D começou a fazer parte do meu trabalho a uns dois anos, não para brincar de 3D como muitos fazem, mas para poder oferecer aos clientes uma opção a mais na hora de demonstrar seus produtos... Levando em conta tudo o que eu já fiz, eu sinceramente acho que já sou um Designer!!! Caso eu não seja um Designer, desculpem por não ser modesto!!! PS: Também trabalho com desenhos a mão livre, Fui tatuador por 4 anos, meu pai era desenhista projetista no tempo da caneta e lapiseira e aprendi tudo sobre desenho de planta baixa de casas, prédios, galpões, instalações elétricas e hidráulicas, fachadas e tudo o que um desenhista projetista tem que fazer, e tudo isso na mão... meu pai não sabia mecher com computador (hehehe) guardo até hoje os tubetes de papelão onde ele guardava os projetos e sempre que tenho tempo dou uma olhada para não deixar essa grande parte da historia da familia de desfazer... não conheço mais ninguém que desenha casas na lapiseira e muito menos conheço alguém que saiba o que é um corte "A" ou um corte "B", talvez quem faz faculdade disso com certeza sabe, mas depois que se formam migram para o AutoCad ou semelhantes e provavelmente nem tenham mesa de desenho em casa ou no escritório (não to dizendo que antes era melhor, com certeza no computador os trabalhos ficam melhor, eu estou justificando pra vocês sobre eu falar que me considero um Designer mesmo sem ter faculdade).
Jefferson R. Camargo, 23 anos - Designer Gráfico - trabalha no ramo à 7 anos - Contato (46) 9972-6018
Concordo com o Rogério, um curso, uma faculdade não significa que a pessoa possa ser a mais qualificada, porém, isso quando se trata de uma base comparativa a coloca a frente de muitas pessoas. Sabe o grande importante da faculdade, se eu estiver errado me corrijam, é o fato não só da carga teórica mas sim da distribuição de experiência. Na faculdade profissionais atuantes no mercado passam para os alunos uma visão de como é a coisa. Sabe nosso amigo citou Einstein, mas convenhamos pessoas como ele são raros por ai... Concordo com as palavras ditas por Einstein "a curiosidade e mais importante que o conhecimento", pois esta faz você querer estudar as coisas. Também concordo com marcosprado designer não é Deus. Mas vocês concordam que o designer tenta imitá-lo? É como se fosse a relação aluno-professor, o professor mostra o que pode fazer e o aluno tenta aprender o máximo para ser como o professor. Claro que nesse caso jamais seremos iguais independente do nível de conhecimento. Mas dizem que se quiser ser os melhores, ou pelo menos chegar perto disso, temos que seguir os melhores. Não digo isso para começar a imitar os grandes profissionais, mas devemos seguir o exemplo. Os grandes pintores do presente estudam, treinam o máximo para serem reconhecido do mesmo jeito que os do passado foram. Então devemos estudar, treinar, se esforçar o máximo para ser como os designers do passado. Sabe Jefferson se você é designer ou não eu não sei, não cabe a mim ou a qualquer outro julgá-lo. Porém, suas obras falaram isso de você, creio que se você está na área a tanto tempo é porque alguma coisa de design você deve ter aprendido, pois caso contrário você estaria em outro ramo. No caso de maquetes acho que há dois profissionais, o designer e o engenheiro. O designer pode até ter conhecimentos de engenharia, mas até que ponto ele será só o designer, eu sinceramente não sei. Acho que isso é meio que a mesma coisa que ser game designer, pois até onde você será o designer e até onde você será o programador, pois isso se torna uma briga. O cara pode até ser bom nos dois, mas jamais será ótimo, excelente nos dois, e caso isso aconteça ele levará muito tempo para alcançar isso. No seu caso Jefferson, você não fez faculdade, porém, teve um professor para te ensinar. Provavelmente se você fizesse uma faculdade na área, você seria melhor do que você é, longe de mim dizer que você é ruim, ao contrário, estou dizendo que numa faculdade ou num curso mais focado você expandiria os seus conhecimentos. Bom concordo com você, sei modelar no max casa e outros tantos objetos e seres, mas nem me arrisco a pegar algo com relação a arquitetura, pois meus conhecimentos são o básico do básico. Bom pessoal, uma última consideração, como nosso amigo disse a fonética é linda e por causa disso muito usam o termo sem saber. Acho que a profissão designer de sobrancelhas não existe, acho o nome da profissão é outro. Na faculdade um professor falou sobre isso e sinceramente concordo com ele.
___________________Twitter:@GuilDesigner Fan Page Guilherme

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138541

Últimos membros registrados: Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen, FairyFarmsHempGummies, NowSlimKapselnPreisde, Joshualogues.

Usuário(s) on-line na última hora: 768, sendo 6 membro(s) e 762 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: klogg, Ronson, Frederico Wagner N. R., Nicole_felix15, emerson_di, renaz.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.