Aj Design, na verdade a intenção foi de mostrar um termômetro, como você vê no site a intenção não é tabelar, mas dar um embasamento para quem deseja entrar, está dentro ou deseja contratar a estimativa de expectativa salarial do setor.
A intenção não é transformar em tabela, pois tabela é feita para produto regulamentado, que como vc mesmo disse não é nosso caso.
O grande regulador em economias como a nossa ainda é a velha oferta x procura.
É óbvio que, em certas regiões do país, você não vai poder praticar valores semelhantes à estes, enquanto em outras vc verá valores maiores. Tudo depende da demanda de trabalho na região, da qualidade desta demanda(uma coisa são vagas originadas por pequenas empresas incipientes ou mesmo informais e outra vagas geradas por competição entre grandes empresas) e da quantidade de material humano capacitado para tal.
Como você disse, muitos profissionais aqui no site não têm formação acadêmica. Isso, embora não defina qualidade no trabalho, também é indicador de temperatura de mercado.
Imagine dois jovens que moram numa cidade de interior, aonde não há formação acadêmica em design muito menos 3d. Um jovem aprende no 3d1 e outro sai da cidade, (investe muito mais, claro)estuda num grande centro e volta para competir por vaga de trabalho. Nesta cidade não existem muitas vagas. O valor dessa mão de obra vai ser um nesse cenário, e não estou levando nem em conta a diferença de qualidade profissional.
Se eu refizer este mesmo cenário numa metrópole em que várias grandes empresas precisam de mão de obra especializada para um grande volume de projetos, esta relação vai mudar. O mercado e a competitividade regulam o valor do trabalho. E nesse mundo enorme e diversificado há tanto espaço para renderings de 300 reais quanto de 3.000, tudo depende de quem faz, aonde está e para quem faz.
Posso dar meu testemunho. Trabalho numa grande empresa do Rio de Janeiro, fiz formação em design 3d, adaptei isso na área aonde atuo. Minha faixa salarial, comparada à que está na lista, é um pouco superior.
Pra terminar quero que o pessoal passe a olhar com mais carinho para um mercado que é pouco badalado mas que vai fazer a diferença aqui: o de design, modelagem e impressão de produto.
Uma revolução está começando na indústria, que especialistas estão chamando de a ''segunda revolução indústrial".
Quase todas as cadeias de produção nos mais variados setores estão se voltando para a tecnologia de impressão 3d e adaptando seu workflow à ela. Para isso, há um transporte das técnicas de produção manual ou mesmo em maquinaria para o projeto e impressão de protótipos ou mesmo de produtos em 3d.
E há uma carência enorme de especialistas em design e modelagem voltadas para isso, e as instituições de ensino não conseguirão dispor a quantidade necessária para o mercado. Portanto fiquem de olho...
Abraços
Design & Manufatura Ajudados por Computação
http://recursoesgotado.wordpress.com