Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

resident11   Piracicaba - SP
kayqueart3d   Volta Redonda
An3dre   Araras / SP - SP
Max Idalgo   são paulo - SP
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

santos.1408   Cruz, Ceará, Brasil - AC
leonardo laipelt   Porto Alegre /BR - AC
guilherme3394   Fortaleza - AC
Bremer   Recife - PE

Tabela 2011 de cargos e salários da ADEGRAF

Por: Tiruleysi  

Em: 30/03/2011 09:48

Bom dia pessoal. Não sei se estou postando no local certo, se não for desculpen-me, ok? É que recebi um e-mail com a tabela cargos e salários da ADEGRAF, associação de designers gráficos do DF, com as mais variadas faixas salarias mínimas empregadas. Achei interessante para nortear a galera quanto a vagas de trabalho e hora técnica. O link é http://pt.scribd.com/doc/47724595/Tabela-Cargos-e-Salarios-2011-ADEGRAF abraço a todos
Design & Manufatura Ajudados por Computação
http://recursoesgotado.wordpress.com
É Allan pra quem é formado (como muito poucos aqui no forum) acho até os valores aceitavéis, ao menos tense a idéia de valorização da profissão de designer, mas como está tabela é um sonho de realidade em todo brasil. A tabela foi formatada pela Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal. Mas claro que em um local onde Ascensorista ganha 8 mil, Copeiro ganha 10 mil e Motorista do Senado ganha 12 mil reais por mês, os valores não seriam iguais aos dos meros estados mortais brasileiros. É um grande sonho desejável porém impraticável por 2 motivos básicos (um consequencia do outro): 1 - O mercado não aceita os valores pois nem regulamentados somos, não temos responsabilidade alguma sobre o que produzimos. 2 - Isso leva aos profissionais a praticar o "dumping": "Dumping é uma prática comercial que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país (preço que geralmente se considera menor do que se cobra pelo produto dentro do país exportador), por um tempo, visando prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos. É um termo usado em comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado. Esta técnica é utilizada como forma de ganhar quotas de mercado." Pra um país que aceita liberar R$ 1.300.000,00 para produzir um BLOG !!! Então não poderemos comparar essa tabela nem tão pouco a quem não é formado, e principalmente freelancer. Abraços. Té +
Aj Design, na verdade a intenção foi de mostrar um termômetro, como você vê no site a intenção não é tabelar, mas dar um embasamento para quem deseja entrar, está dentro ou deseja contratar a estimativa de expectativa salarial do setor. A intenção não é transformar em tabela, pois tabela é feita para produto regulamentado, que como vc mesmo disse não é nosso caso. O grande regulador em economias como a nossa ainda é a velha oferta x procura. É óbvio que, em certas regiões do país, você não vai poder praticar valores semelhantes à estes, enquanto em outras vc verá valores maiores. Tudo depende da demanda de trabalho na região, da qualidade desta demanda(uma coisa são vagas originadas por pequenas empresas incipientes ou mesmo informais e outra vagas geradas por competição entre grandes empresas) e da quantidade de material humano capacitado para tal. Como você disse, muitos profissionais aqui no site não têm formação acadêmica. Isso, embora não defina qualidade no trabalho, também é indicador de temperatura de mercado. Imagine dois jovens que moram numa cidade de interior, aonde não há formação acadêmica em design muito menos 3d. Um jovem aprende no 3d1 e outro sai da cidade, (investe muito mais, claro)estuda num grande centro e volta para competir por vaga de trabalho. Nesta cidade não existem muitas vagas. O valor dessa mão de obra vai ser um nesse cenário, e não estou levando nem em conta a diferença de qualidade profissional. Se eu refizer este mesmo cenário numa metrópole em que várias grandes empresas precisam de mão de obra especializada para um grande volume de projetos, esta relação vai mudar. O mercado e a competitividade regulam o valor do trabalho. E nesse mundo enorme e diversificado há tanto espaço para renderings de 300 reais quanto de 3.000, tudo depende de quem faz, aonde está e para quem faz. Posso dar meu testemunho. Trabalho numa grande empresa do Rio de Janeiro, fiz formação em design 3d, adaptei isso na área aonde atuo. Minha faixa salarial, comparada à que está na lista, é um pouco superior. Pra terminar quero que o pessoal passe a olhar com mais carinho para um mercado que é pouco badalado mas que vai fazer a diferença aqui: o de design, modelagem e impressão de produto. Uma revolução está começando na indústria, que especialistas estão chamando de a ''segunda revolução indústrial". Quase todas as cadeias de produção nos mais variados setores estão se voltando para a tecnologia de impressão 3d e adaptando seu workflow à ela. Para isso, há um transporte das técnicas de produção manual ou mesmo em maquinaria para o projeto e impressão de protótipos ou mesmo de produtos em 3d. E há uma carência enorme de especialistas em design e modelagem voltadas para isso, e as instituições de ensino não conseguirão dispor a quantidade necessária para o mercado. Portanto fiquem de olho... Abraços
Design & Manufatura Ajudados por Computação
http://recursoesgotado.wordpress.com
Tens toda razão Allan, não quis insitar "tabelar", foi só uma opinião minha a respeito do assunto, que sempre existirá diferenças de valores, mesmo sendo graduado ou não. O que deve ser levado em consideração é busca pela valorização de nossa profissão, mesmo que está tabela seja, para muitos um sonho de realidade em todo brasil. Abraços.
Aí entra uma coisa importante: Investimento do governo em formação, né? Cada vez menos opções boas de formação no Brasil, falta de incentivo pra empresas de tecnologia... Eu li uma reportagem que dizia que diante do crescimento gerado peça copa e pela olimpiada o Brasil vai gerar uma demanda enorme de pessoas que trabalhem com TI. E o Brasil simplesmente não tem condições de formar a quantidade necessária de mão de obra pra tal.
Design & Manufatura Ajudados por Computação
http://recursoesgotado.wordpress.com
Movido de Colaboração e Grupos de Estudo
Estes valores são plenemante possíveis em São Paulo, Rio e DF, mas concordo que em outros estados acredito que são irreais, anyway, valeu a contribuição.
Só para complementar....olha a realidade de hoje para [u:bb31141c87]concurso público 2011[/u:bb31141c87]. Agora me diga se essa tabela, não é pura ficção científica....fora da realidade.
Velho isso aí tá fora da realidade...eu fico pensando se o objetivo não seria as pessoas NÂO se inscreverem e eles no fim fazendo o velho e bom cargo de confiança, e, claro, pagando salarios beem maiores...mesmo em lugares remotos do Brasil um engenheiro não ganha 978 reais por mês cara...e outra, um enfermeiro ganhando o mesmo salario que um engenheiro? Mano, na boa, isso aí tem "coisa"....
Design & Manufatura Ajudados por Computação
http://recursoesgotado.wordpress.com
O salário mínimo previsto em lei para engenheiro, arquiteto e agrônomo é de 5 vezes o salário mínimo nacional, isso para trabalhar 6h por dia. Tem coisa aí sim!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138544

Últimos membros registrados: brunovidart, breno915, gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen.

Usuário(s) on-line na última hora: 763, sendo 2 membro(s) e 761 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emerson_di, JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.