Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Helio Lima   Taubaté - SP - SP
Ricardo 3D   Brasil - BA
David   João Pessoa PARAIBA
silvaserik   São Paulo - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC

Portfólios Ver Mais

Jefferson.S   Argentina - BA
caio   fortaleza - CE
3DMais   Sorocaba - SP

Protesto dos profissionais de VFX(efeitos visuais) durante o Oscar

Por: Davi Araujo  

Em: 26/02/2013 12:25

Bom dia pessoal, O assunto deste tópico é sério, e espero que este tópico vire noticia na home page do site da 3d1 e que compartilhem com o máximo de colegas de profissão que puderem.
Muitos reclamam do nosso mercado prostituído, dos caloteiros, dos clientes sem noção e suas propostas ridículas, dos baixos preços praticados e dos \"pseudos designers\" que andam prostituindo nosso mercado a troco de divulgação do nosso trabalho.
Neste domingo passado durante a entrega do Oscar, houve protesto na porta com mais de 400 profissionais, que não receberam e não vão receber pelos efeitos especiais do filme \" As aventuras de Pi\", por parte dos profissionais da área de computação gráfica (VFX - efeitos visuais e/ou efeitos especiais.).
Para que tenham noção do tamanho do problema, O que aconteceu foi o seguinte: Ang Lee, diretor das \"Aventuras de Pi\" usou de sua lábia para convencer o maior estúdio de Hollywood, a \"Rhythm & Hues\" a trabalhar por um preço \"camarada\" criando os efeitos especiais de \"As aventuras de Pi\", afinal ele é o \"GRANDIOSÍSSIMO Ang Lee\" e um trabalho como esse traria status ao estúdio e enalteceria ainda mais a fama do estúdio e renderia um portfólio invejável a produtora que JÁ POSSUÍA um portfólio invejável com diversos filmes campeões de bilheteria ao qual já haviam feito. Como a vontade de ser famoso fala mais alto que a vontade de \"SER BEM SUCEDIDO\", o Estúdio topou. A merda já estava feita. O resultado disso foi que o Estúdio decretou falência no fim do ano dezembro/2012 e encerrou as atividades após terminar o filme \" As aventuras de Pi\". e com isso colocou mais de 400 profissionais de computação gráfica no Olho da Rua. Sem salário (que já era muito baixo) já faziam 1 ano e meio e jamais vão receber um tostão pela falência, sem dignidade, sem dinheiro e lhes restou apenas a promessa por ter trabalhado em \"As aventuras de Pi\". Todos eles trabalharam durante 4 anos no filme, foram horas extras intermináveis e NÃO remuneradas. Uma das protestantes dizia com um cartaz: \"A unica coisa boa que me aconteceu foi que eu pude ver meu pai.\"
Não estamos falando da padaria da esquina que precisa de um logo em \"Comics sans\" e uma imagem de baixa qualidade de maquete eletrônica para saber onde fica o seu balcão de pães e não quer pagar pelo serviço. Estamos falando de Hollywood, Ang Lee e \"Rhythm & Hues\", gigantes do mercado da computação gráfica que não querem pagar o valor justo pelo trabalho.
Estamos falando de um filme que arrecadou 2,5 bilhões, pagou milhões aos atores, milhões aos executivos, ganhou o Oscar de efeitos visuais e não remunerou ninguém que criou o O TIGRE, O MAR, OS PEIXES e a BALEIA. Estamos falando de gente que não dormiu, não comeu, não tiveram lazer, não viram seus parentes, amigos e conjugues e terminaram na sarjeta.
Durante a entrega do Oscar, Ang Lee deu um discurso manjado, de \"como entendia\" as dificuldades do pessoal da computação gráfica, e quando os produtores da \"Rhythm & Hues\" iriam revelar a situação real do mercado de VFX, e o que estava acontecendo lá fora, cortaram o volume do microfone e tocaram a musica do tubarão anunciando que o tempo de \"agradecimento\" já havia acabado. Vergonha alheia.
Pra mim isso foi o fim da picada. Até quando vocês vão ficar fazendo horas extras não remuneradas?, Trabalhando a troco de divulgação, por baixos salários, sem carteira assinada, sendo obrigados a trabalhar em regime pj(contratação de funcionário em regime pj é crime), justificando que vão ganhar mais e ainda sim ainda é pouco. Quando vão se tocar que não vão ter aposentadoria do governo daqui a 30 anos enquanto os gestores de agências de publicidade/estudios/produtoras enchem os bolsos de dinheiro com o SEU trabalho e vão desfrutar de uma 3ª idade de dar inveja.

Acho que está na hora de nos organizarmos e exigirmos os direitos merecidos. Passou-se o tempo em que deveriamos temer e nos sentir intimidados com os contratantes e os clientes. Devemos sim, nos impor ou e dizer: \"Não, eu não aceito essas condições.\" Devemos parar de temer em perder nossos empregos, por que se continuar assim esse é o nosso futuro. A lama. Devemos perceber que quem manda no mercado somos nós, pois se uma agência/estúdio/produtora mandar todo o departamento criativo embora e os demais profissionais disponíveis no mercado não aceitarem as condições impostas, o que eles vão fazer? Vão colocar o pessoal da administração, da contabilidade e financeiros pra fazer arte? Acordem. Não se intimidem e não tenham medo de perder o emprego pois o emprego de vocês já está perdido ou na verdade nunca tiveram já que as relações de trabalho são as piores, ilegais e por baixo dos panos.
Aqui no Brasil a Seagullsfly http://seagullsfly.com/nota/ teve que fechar as portas depois de 14 anos, pelos mesmos motivos. Lá foi a vez da \"Rhythm & Hues\" que vai ter que cozinhar a taça dourada e servir num prato pra 400 pessoas comerem. Um premio que teve sua imagem divulgada pelo mundo todo mas que lhes renderam apenas tristezas a esses profissionais. E quem ainda acredita \"trabalho por divulgação, está ai o seu futuro.\"

Fotos do protesto:
http://www.flickr.com/photos/neonmarg/sets/72157632848557341/

A repercussão foi muito grande e rendeu até uma carta aberta a Ang Lee entre outras coisa
Para saberem mais sobre o protesto:
Link da Nimbo CG, que explica muito bem:
http://www.nimbocg.com.br/oscarvfx/

http://www.guardian.co.uk/film/2013/feb/25/oscars-protest-life-of-pi

http://oglobo.globo.com/blogs/animacao/posts/2013/02/24/industria-de-animacao-vfx-protestara-durante-oscar-487523.asp

http://vfxsoldier.wordpress.com/2013/02/22/vfx-oscars-demonstration-hollywood-vine-1pm-430pm/

e nesta página do facebook: http://www.facebook.com/VfxSolidarityIntl

você pode participar do protesto, trocando a sua imagem pela tela verde do Croma key. Sugiro que todos o façam, todos participem e divulguem o máximo que puderem, curtam a página e postem o que quiserem relacionado ao tema.

Usem as hastags no twitter: #vfxprotest e #vfxprotestsigns

E um link bonus do Blog de Bruno Celegão Monteiro que achei suas palavras geniais: http://brunocmonteiro.blogspot.com.br/2013/02/artists-unite-artistas-unam-se.html

Divulguem o máximo que puderem.
Portfolio: http://www.daviaraujo.com.br
Cara tó de boca aberta.....
-Não importa por onde você andou, DEUS nunca perdeu você de vista!!!-
Acho que é uma causa, que todos nós, pessoal da computação gráfica, deveria-mos de estar solidários e passar a mensagem. . . [:(]
"Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para seu próprio prazer pessoal", Albert Einstein
Tudo isso eu já sabia que chegaria a este nível....foi só uma questão de tempo mesmo...
Lamentavelmente.

{A maioria é Burra!]

P.S. eu tinha entrado no buteco, justamente para postar esta mensagem...hehehe
[Lixo!] de Mundo!
www.maquetes3d.weebly.com
\"Quando vão se tocar que não vão ter aposentadoria do governo daqui a 30 anos enquanto os gestores de agências de publicidade/estudios/produtoras enchem os bolsos de dinheiro com o SEU trabalho e vão desfrutar de uma 3ª idade de dar inveja!!!!!\"

só copiando uma frase acima pra não passar batido!

ACORDÊÊÊÊÊÊ-MO-NOS!!!!!!!!
pois já é [tarde!],........................................
www.maquetes3d.weebly.com
Exatamente isso o que eu quis dizer no meu tópico. Você explicou a situação por inteiro. Estou cansado de a M&$%# existir em todo canto.
Guto Bocchi http://gutobocchi.wordpress.com/ https://www.facebook.com/pages/Guto-Bocchi-De-Bortoli-Maquetes-3D/377540525603463?ref=hl
Galera que isso. Fiquei de boca aberta. O filme e tudo de bom os efeitos especiais sao os mais realistas que ja vi no inicio pensei que o tigre o orangotango a hiena a zebra o mar a baleia eram reais mas depois do makeoff fiquei de boca aberta.. o mais ruim disso tudo sao as pessoas que estao envolvidas pensa, sao seres humanos que pararam com suas vidas para dar o melhor de si em reconhecimento, e no final foram jogados na rua, na sarjeta sem o minimo de reconhecimento, ai eu pergunto a vcs kd a humanidade que tantos falam? Sera que isso existe ou e so uma coisa criada para nos sentirmos melhores com atos como esse!!! Tem que se unir sim gente, tem que mostrar que sem a gente um mero comercial nao e feito, o maior probl3ma que eu vejo nesse ramo mesmo nao sendo o meu mas o ganha pao de muitoa que o alto indice de competição, quem sabe dificilmente passa seus conhecimento por medo de perder o seu ganha pão e isso vale para muitas profissões, o maior mal d9 ser humano e a ganância claro ao meu ver, bom vou resumir isso se nao, nao vou parar de falar sobre revoltas. Temos mesmo que nos unir exigir melhores condicoes para o nosso trabalho mostrar que nao aceitamos qualquer coisa a troco dereconhecimento, eu sempre falo para amigos na area como tb para minha pessoa, se tiver que fazer algo faça nem que seja simples mas sempre diga de forma aberta ao seu cliente com esse valor eu so consigo isso para vc.

Gente perdão se nao falei nada com nada mas au meu ver esse problema começa com a gente mesmo nossos egoísmos e ganância mesmo que seja para tao pouco. Espero que essas mensagens faça com que sempre nos lembremos que nem tudo na vida e certo e que as vezes arriscar tudo para se glorificar pode nao ser bom para si proprio. Nao quero causar discordias muito menos aceitar o fato desses pobres trabalhadores quero sim que a
A vida deles se resolva pois sao seres humanos fantasticos como nos e merecem serem reconhecidos e é claro pagos tb.... abs e vamos nos unir a essa causa....
A situação é realmente muito triste. Ver o mercado (do qual sonhamos participar) se transformar numa arena cada vez mais selvagem e injusta.

No entanto, não podemos deixar de perceber que o que vem acontecendo com alguns estúdios como o Rhythm & Hues não é nada mais que efeito do capitalismo na indústria de VFX. A livre concorrência pode ser muito ruim quando construímos uma empresa/carreira sem alicerces para aguentar as turbulências do mercado. Muitos reclamam do mercado prostituído e dos pseudo-profissionais que atuam no mercado, mas esquecemos que isso acontece em qualquer ramo profissional.

Onde estamos errando? Erramos em deixar que nosso sonho de se tornar uma artista da computação gráfica nos impeça de ver a realidade da profissão, nos impeça de ver que não existe emprego perfeito. Senhores Designers, o mundo não é cor-de-rosa.....

A briga dos profissionais de Hollywood não é pela categoria de artistas no mundo. É para que as autoridades façam protecionismo do cinema e assim desestimulem os clientes a procurarem atendimento no \"terceiro mundo\". A briga deles é para que o monopólio permaneça em suas mãos e assim não haja fuga de conhecimento e infraestrutura para fora dos EUA.... Mas se isso não acontecer, o que será do nosso sonho de entrar no mercado? Mercado justo não é aquele em que todos têm um \"lugar ao sol\"? Se não nos derem oportunidade, como vamos ser artistas?

É realmente humilhante ver o que fizeram ao interromper o discurso dos ganhadores do Oscar logo no momento em que falariam da situação em que estavam os trabalhadores responsáveis por aquele prêmio. Hollywood não quer saber.... aliás, os clientes não querem saber se nós estamos trabalhando em condições muito além do nosso limite. Eles querem é que o produto seja \"bom, bonito e barato\"..... Já passou da hora de nós aprendermos a nos valorizar antes de esperar que os outros o façam, então na hora de fechar um negócio é preciso deixar de lado o \"sonho do artista\", a necessidade de autopromoção e o sonho do reconhecimento. É preciso ser \"frio\" para negociar e \"quente\" para criar e não o contrário.

Difícil é para aqueles que têm que aceitar o que é imposto pelo cliente. A Rhythm & Hues demonstrou isso e agora não podemos dizer que nãO fomos avisados....
JC 3d modelling and concept art student. https://www.artstation.com/artist/juliocampos
VFX Solidarity International
PI Day 3.14 - Live Streaming From LA, San Francisco, Vancouver, London, New Zeland...
You can watch the recorded video right here:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=6_6DqjOBXYo
VFX Artist - www.netocg.blogspot.com

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711261.

Total de membros registrados: 138787

Últimos membros registrados: carolanunciato, danieldejesus, lereuneves, Leancapsfruk, ananda3d, marcss, berberinecapsule, glucofitsverige.

Usuário(s) on-line na última hora: 859, sendo 27 membro(s) e 832 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Victor Mendonça, magster, Luan, Nuno, nandao, Eduardo Ramos, Leonardo, MarcioBottega, Frederico Wagner N. R., Carlos E. Nogueira, Joao Barreto, neotot, marcola, Gabriel.C, Lisandro, Luana Chen, Duda, Vladis, JMDesign, Carla Franco, GuiToma, Baldo, JesusEnzo , Gibran Farfud, Fernando Cunha, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.