A caracterização dos personagens é a arte pela qual se visa obter uma aparência (uma \'estesia\', tanto no sentido visual quanto no sentido do som (ex: o tom de voz, etc..), etc..) do personagem que seja condizente com o histórico, cultura, vontades e personalidade do mesmo.. Ou seja, um personagem \'viking\' pobre teria um porrete de pedra, cicatrizes e barba, pele e cabelos sujos ou queimados de sol e estaria seminu.. e um \'viking\' rico/rei teria uma espada ou machado, teria o cabelo bem cuidado e uma barba \'patriarcal\' e estaria ricamente vestido com cotas de malha e placas metálicas de armadura.... Tem gente que gosta de \'brincar\' com as cores também, usando tons avermelhados ou escurecidos nas roupas ou detalhes do corpo do personagem pra dar um tom de \'malvado\' pro personagem (mesmo que não seja, e isso sempre foi excelente pra \'anti-herois\')... etc..
(resumidamente, poderia-se dizer que é tornar um personagem que é \'comum\' (q, se vc olhar vc não poderia dizer tipo \"Oh!, esse é um Viking\"), num personagem \"à carater\" (q, se vc olhar, iria pensar \"Oh, quem trouxe um Viking pra essa cena?\"..).. Então, resumidamente, é deixar o personagem \"à carater\"...ou \"caracterizado\"... etc..)
(por exemplo, um \'anjo\' é sempre delicadinho, veste branco com tonalidades de azul, um \'demônio\' geralmente é bombadão, vermelho e com protusões similares a chifres pelo corpo.. e um \'fantasma\' ou \'alma penada\' está se fazendo geralmente em tonalidades esverdeadas.. A caracterização tenta facilitar o entendimento \'do que seria\' o personagem.. De certa maneira, tenta guiar a estesia do pathos da audiência no sentido do ethos da direção, no que se refere à compreensão do personagem... Isso pode ter usado com efeito dramático ou indireto, por exemplo o Hellboy, que tem detalhes característicos típicos de vilão...)
No caso de um filme com atores, é questão de figurinistas e maquiadores principalmente, numa animação é uma questão de articulação entre a direção-de-arte e o pessoal de arte-conceitual...
Resumidamente na questão da hierarquia, o topo seria sempre a direção, depois a direção-de-arte.. O diretor diria as linhas-gerais (por exemplo, esse personagem é (pra aproveitar o primeiro exemplo) um \'viking pobre\', e tal outro é um \'anjo, só q um anjo malvado\' (sujeito \'moderadamente delicado\', com roupas delicadas, só q as roupas tem tonalidades avermelhadas e escuras (pq ele é \'mau\' XDD)), o diretor-de-arte iria pesquisar sobre a questão estética das linhas gerais que o diretor passou, e então, depois de conversas com a direção-geral, passar mais \'mastigadinho\' pros maquiadores e pessoal de figurino.. De maneira a que o resultado final traga, pro personagem, as características do personagem pensado pelo storytelling da direção... É, basicamente, o mesmo que ambientação na questão da cenografia (por exemplo produzir um ambiente que dá a entender que é renascentista, etc.. Vai \'saturar\' de elementos estéticos o cenário de maneira a que deixe, de uma maneira mais ou menos dramática (no sentido teatral) com \'a carinha\' do lugar onde se passa a cena, etc..)..
@edit: Pra entender de uma maneira mais intuitiva uma Caracterização Dramática é muito bom vc investigar um pouco o conceito de \'Persona\' como concebido pelo grande Carl Gustav Jung.. Quando vamos trabalhar num escritório, existe uma \'caracterização\', quando vamos saír-de-rolê, temos uma identidade visual compartilhada por nossos convivas que vão conosco, etc.. etc... Em nossas atitudes com diferentes pessoas, temos diferentes caracterizações.. Não teríamos a mesma persona (e isso englobando o comportamento, a aparência, etc..) indo fazer uma reunião legal com advogados e um juíz, que a que exibiriamos no caso de nos transformarmos em rebeldes pos-apocalipticos... etc...)..
@editII: Hehehe... Até que é uma ideia não tão ruím né... Imagina.. Um viking pobrão e tal, que fica sabendo sem querer de uma trama de um \'anjo malvado\' pra apressar o Ragnarok XDD.. MWahauhaeuhuaeuhuaehuaeuhua XDDD Ia dar um filme legal de ver né XDDDDD... (e aí o viking pobre se torna rei no meio da história... dá pra fazer um filme bacana hehehehe..)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..