Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Daian   Belo Horizonte - MG
dnmorato   Brasília - DF
rabellogp   São Carlos - SP - SP
RAFAEL AMARANTE   São Paulo - AC
An3dre   Araras / SP - SP

Portfólios Ver Mais

Parooliveira   Sinop, MT - MT
DanielMaia   João Pessoa - PB
dnmorato   Brasília - DF
le0jarjar   Curitiba - AC

CARACTERIZAÇÃO (DE PERSONAGENS)

Por: Abilio  

Em: 23/05/2015 16:26

ola

o que é : CARACTERIZAÇÃO (DE PERSONAGENS) em filmes de cinema ?

quais os profissionais envolvidos e qual é a hierarquia nesta equipe ?

e em filmes de animação ? é igual a filmes ?

valeu

A caracterização dos personagens é a arte pela qual se visa obter uma aparência (uma \'estesia\', tanto no sentido visual quanto no sentido do som (ex: o tom de voz, etc..), etc..) do personagem que seja condizente com o histórico, cultura, vontades e personalidade do mesmo.. Ou seja, um personagem \'viking\' pobre teria um porrete de pedra, cicatrizes e barba, pele e cabelos sujos ou queimados de sol e estaria seminu.. e um \'viking\' rico/rei teria uma espada ou machado, teria o cabelo bem cuidado e uma barba \'patriarcal\' e estaria ricamente vestido com cotas de malha e placas metálicas de armadura.... Tem gente que gosta de \'brincar\' com as cores também, usando tons avermelhados ou escurecidos nas roupas ou detalhes do corpo do personagem pra dar um tom de \'malvado\' pro personagem (mesmo que não seja, e isso sempre foi excelente pra \'anti-herois\')... etc..

(resumidamente, poderia-se dizer que é tornar um personagem que é \'comum\' (q, se vc olhar vc não poderia dizer tipo \"Oh!, esse é um Viking\"), num personagem \"à carater\" (q, se vc olhar, iria pensar \"Oh, quem trouxe um Viking pra essa cena?\"..).. Então, resumidamente, é deixar o personagem \"à carater\"...ou \"caracterizado\"... etc..)

(por exemplo, um \'anjo\' é sempre delicadinho, veste branco com tonalidades de azul, um \'demônio\' geralmente é bombadão, vermelho e com protusões similares a chifres pelo corpo.. e um \'fantasma\' ou \'alma penada\' está se fazendo geralmente em tonalidades esverdeadas.. A caracterização tenta facilitar o entendimento \'do que seria\' o personagem.. De certa maneira, tenta guiar a estesia do pathos da audiência no sentido do ethos da direção, no que se refere à compreensão do personagem... Isso pode ter usado com efeito dramático ou indireto, por exemplo o Hellboy, que tem detalhes característicos típicos de vilão...)

No caso de um filme com atores, é questão de figurinistas e maquiadores principalmente, numa animação é uma questão de articulação entre a direção-de-arte e o pessoal de arte-conceitual...


Resumidamente na questão da hierarquia, o topo seria sempre a direção, depois a direção-de-arte.. O diretor diria as linhas-gerais (por exemplo, esse personagem é (pra aproveitar o primeiro exemplo) um \'viking pobre\', e tal outro é um \'anjo, só q um anjo malvado\' (sujeito \'moderadamente delicado\', com roupas delicadas, só q as roupas tem tonalidades avermelhadas e escuras (pq ele é \'mau\' XDD)), o diretor-de-arte iria pesquisar sobre a questão estética das linhas gerais que o diretor passou, e então, depois de conversas com a direção-geral, passar mais \'mastigadinho\' pros maquiadores e pessoal de figurino.. De maneira a que o resultado final traga, pro personagem, as características do personagem pensado pelo storytelling da direção... É, basicamente, o mesmo que ambientação na questão da cenografia (por exemplo produzir um ambiente que dá a entender que é renascentista, etc.. Vai \'saturar\' de elementos estéticos o cenário de maneira a que deixe, de uma maneira mais ou menos dramática (no sentido teatral) com \'a carinha\' do lugar onde se passa a cena, etc..)..






@edit: Pra entender de uma maneira mais intuitiva uma Caracterização Dramática é muito bom vc investigar um pouco o conceito de \'Persona\' como concebido pelo grande Carl Gustav Jung.. Quando vamos trabalhar num escritório, existe uma \'caracterização\', quando vamos saír-de-rolê, temos uma identidade visual compartilhada por nossos convivas que vão conosco, etc.. etc... Em nossas atitudes com diferentes pessoas, temos diferentes caracterizações.. Não teríamos a mesma persona (e isso englobando o comportamento, a aparência, etc..) indo fazer uma reunião legal com advogados e um juíz, que a que exibiriamos no caso de nos transformarmos em rebeldes pos-apocalipticos... etc...)..







@editII: Hehehe... Até que é uma ideia não tão ruím né... Imagina.. Um viking pobrão e tal, que fica sabendo sem querer de uma trama de um \'anjo malvado\' pra apressar o Ragnarok XDD.. MWahauhaeuhuaeuhuaehuaeuhua XDDD Ia dar um filme legal de ver né XDDDDD... (e aí o viking pobre se torna rei no meio da história... dá pra fazer um filme bacana hehehehe..)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
ScreamingFox

cenarios , personagens ( figurino ,cabelo , maquiagem ) são de responsabilidade do Diretor artistico ?
veiculos feitos exclusivamente para o filme tambem são de responsabilidade do Diretor artistico ?

ja as cameras , luzes e grips são de responsabilidade do Diretor de Fotografia ?

e o Producer Designer : ele é o chefe do Diretor de Fotografia e Diretor artistico ?

o Producer designer trabalha na trilha sonora e sonoplastia ?



o que é : props, cast, crew , sets ?

O que seria responsabilidade do diretor de arte seria definido pelo diretor e pela produção... Não é uma coisa extremamente rígida não..

Questões técnicas da questão das câmeras são decididas pela equipe técnica de filmagem, sob a coordenação do Diretor (diretor geral (abreviando, o \'diretor\' realmente..)).. Por exemplo, q câmeras vão ser usadas nas filmagens, como vai se \'beneficiar\' as filmagens das câmeras (por exemplo, vc pode tirar proveito de um filme (o filme físico de uma câmera analógica) vão ser uma conversa entre a direção e o crew (já antecipando as traduções no final do post XD..) de filmagem e a chefia da fotografia e filmagem...(\'beneficiar\' digo, como se pode \'beneficiar\' um tabaco ou uma planta comestível... Tem varias maneiras de vc usar uma filmagem... Por exemplo nesse \'beneficiar\', tem filmes que deixam realmente tonalidades mais avermelhadas de proposito, etc.. esse tipo de questão, etc.. etc.. Naquele filme Lista de Schindler (acho q escrevi errado) tem uma menina de vestido vermelho... Mas veja bem que todo o resto do filme é em preto e branco... ou seja, vc pode usar isso pra uma questão de storytelling ou pra gerar um viés mais dramático na estória...)

Por exemplo, determinadas câmeras e filmes (o filme físico, onde se grava, nas câmeras) dão realmente determinados efeitos... Por exemplo veja o filme \'Metropolis\' ou o filme \'Dr.Strangelove\' q vc vai perceber alguns efeitos típicos de \'glare\' que são realmente artefatos do filme mesmo.. Imagina q o Stanley Kubrik certamente conversou um pouco com os técnicos de filmagem (ou já sabia mesmo, etc.. etc...) pra obter tais efeitos.. No caso do Metropolis era o filme da época mesmo e realmente dá aquele \'brilho 3d\' meio estranho e sutil, q vc pode obter com o GI do Scanline no 3ds (mas só se renderizar completamente em preto e branco...)...

Props são os objetos que ambientam a cena ou personagem.. Por exemplo a espada do Frodo é um \'prop\'... uma caixa estilo medieval onde um personagem sobe pra pular de um lugar pra outro numa cena é um \'prop\' também... Nesse sentido é idêntico aos props de games..(é o mesmo conceito)...

Cast são os atores do filme.

Crew são os componentes das equipes.. Num filme grande tem varias equipes (a equipe do CG, a equipe da maquiagem, etc, etc...)

Sets até onde eu sei são os estudios onde se grava as cenas...









@edit: Mas eu, na Verdade, nada sei sobre essas coisas, acontece q lí o primeiro post num momento quando eu tava começando a fazer minhas meditações de fim-de-tarde e tal... Vejo isso que eu disse como sendo bastante sensato, mas eu humildemente lhe recomendaria a buscar referencias teóricas sobre o tema, que é bastante rico...

Mas, só pra brincar, veja como procedeu a caracterização de um \'lugar\'.. No sentido que esse \'lugar\' é quase um personagem realmente.. É um lugar \'com personalidade\' XD... Veja o quão ricamente foi caracterizado esse lugar perigoso de onde o Dicró fala:



Ou a caracterização do proprio Dicró:






A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
.
.
.
.
.
.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707745.

Total de membros registrados: 135335

Últimos membros registrados: gssousa, cristianofigueredo, chrisdocs, GL ART, RICARDO CANÊDO, El puto, FSANZ, Blacklord55.

Usuário(s) on-line na última hora: 561, sendo 14 membro(s) e 547 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, Abilio, Reinaldo Silva, WinterPT, gssousa, Osvaldo Arquiteto, Gabriel.C, Daniel Monteiro, OSNAP, Ronaldo Junior, Thiago, Duda, Geraldo Nunes, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.