Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

DavidToledo   Rio de Janeiro - AC
dami   João Pessoa pb - AC
michaeln   Canoas - AC
exagero   São Paulo - Brasil - SP

Portfólios Ver Mais

Lucasp123   Londrina, Pr
Cleber Luiz Beraldo   Santo André, SP - SP
VFX Daniel   rua das domésticas - SC
vandeko1987   São Caetano do sul

Algumas cenas - estudo de iluminação (Mental ray)

Por: Zé Total  

Em: 28/08/2007 21:49

Já tem um certo tempinho que não posto nada por aqui, ando meio ocupado com trabalhos fora do ramo do 3D, o que vem me tomando um bom tempo. Mas resolvi fazer estas cenas para treinar mais um pouco do 3D e nao perder o costume. Todas essas cenas não foram modeladas por mim, baixei todas da net apenas para estudo de iluminação, e dei uma texturizada também. Essa cena exterior é uma da evermotion, se não me engano. As outras não lembro de onde são, já tem um tempinho que tava com elas aqui no pc e sõ agora resolvi iluminar. Esta cena eu não gostei muito da iluminação, ficou com algumas manchas, mas não tive muita paciencia pra testar de novo o render. Esta ultima demorou um cadinho o render dela, foi de 1 hora e 24 minutos na resolução de 1280 x 1024. Estou renderizando agora uma animação de camera nessa ultima cena pra colocar num portifólio. Todas as cenas estão com configuração de render no sampel per pixel de 1 x 4 com o filtro de box. Por isso que elas estão com alguns serrilhados. A ultima que está com uma configuração um pouco melhor. Mitchel e 1 x 16 Ah, e esses malditos livros la na estante me deram mo mão de obra pta texturizar. Mesmo não ficando bons eu resolvi fazer um render em close so pelo trampo que me deu. E também fiz um da janela não sei porque, mas eu gostei da da luz. Tão ae. Bom gente, é isso ae, estou aberto a críticas e sugestões.
Ficou Legal, Zé Total. Essa última cena também é da Evermotion. Eu também dei uma brincada com ela. Gostei muito da terceira! A iluminação está bem legal... Abraços!
Doe medula óssea! Doe vida!
Bacana as cenas cara! Parabens! Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Ficaram muito boas ao meu ver. Quais luzes vc utilizou e a conf do FG e GI? Vc falou em animação, tá dando quanto tempo por frame e em qual resolução? Flw.
Valeu ae pessoal. tirmey - Voce estava renderizando ela com Mental ray também ou era o vray? Vray parece ser mais facil de configurar, pelo menos foi oq eu ouvi falar. Tenho vontade de pegar pra estudar o Vray também, ele gera otimos resultados. Mas to bem sem tempo por enquanto. loj - Eu usei 3 luzes photometricas tipo "free area" para gerar as soft shadows, uma em cada janela e uma com a area maior na porta e usei uma luz direct para a luz do sol. Todas com sombra raytraced. a config delas ta abaixo, junto com as configs de FG e GI. Então, já para animação eu to renderizando em 640x480 com o sample per pixel de 1 x 4 e o tipo do filtro em box. As configs de GI e FG eu mantive ja que nao precisaria ser calculada a cada frame. Eu mandei gerar um arquivo com o mapa de photons pra evitar esse calculo, dae como é so animacao de camera e nao tem alteracoes em sombras, rola de fazer isso. Cara, já na animação ta dando um tempo bem grandinho por frames... alguns frames que tem muitas soft shadows ta rolando 19 min e nos outros frames ta rolando uns 8 min. Acho que foi por causa da qualidade das sombras. Eu teria que diminuir isso para a animação, mas eu esqueci, agora vai assim mesmo. Acho q deria uns 5 min por frame.... depois vou fazer o teste aqui com uma qualidade menor nas sombras e te falo quanto deu. Já fiz uns outros passeios de camera por maquetes também que deram bem menos que essa... acho q foi coisa de 3 min por frame. (Com mental ray também). Essa ae é a qualidade dos frames da animação, da uma sacada. (peguei um frame aleatorio)
Zé, também usei Mental Ray. Mas como meu objetivo também era estudar modelagem, eu recriei a cena não está exatamente igual a da Evermotion, mas assim é melhor que eu dei um toque pessoal! E essa animação vai ficar com uma boa qualidade, mas vai demorar pacas!!! São quantos frames no total? Não deixe de postar pra galera depois de pronta! Abraço!
Po, bacana! É sempre legal dar um toque pessoal... eu também queria fazer isso, mas nem rolou. Eu nao ia ter tempo de modelar e iluminar e depois fazer o render. Mas era o que eu queria fazer... fiquei curioso pra ver sua cena agora Tirmey. Se rolar me manda o link dela pra eu dar uma sacada. E quanto a animação, assim que terminar de fazer vou coloca-la no you tube e posto o link aqui. Mas é coisa boba, so uma animacao de camera com 260 frames, 8 segundos só. Agora no final melhorou o tempo de render... de uns 6 min e 36 segundos por frame. Falar em animação, eu estava fazendo uma junto com um amigo meu que também mexe com 3d... a gente estava fazendo de uns personagens que eu tinha desenhado aqui. A cena ia ser numa estrada toda esubracada, como algumas estradas de interior do brasil mesmo... dae seria um motoqueiro numa Harley Fatboy, teria um velhinho também num fiat 147.... mas agente teve que parar pq começou a aparece bastante trabalho pra gente... :( To doido pra retomar esse projeto. A gente parou na fase da modelagem... Cara, sou doido pra fazer umas animações bacana em 3d, com personagens, uns cenários bacana... assim que tiver um tempo a gente vai retomar o projeto.
Taí Zé, eis o link: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=23813&highlight=tirmey+interna+tep Na verdade, ainda não terminei esta sala. Estou trabalhando melhor a composição. Devo postar algum up até o final da semana. Mas nem me atrevo a fazer uma animação, pois cada frame em 1024x 768 está levando cerca de 30 minutos. Os materiais estão um pouco carregados... todas as madeiras têm bump e specular maps, tem transparência borrada, metal escovado... como isto é apenas um estudo, e não um trabalho, não me preocupei muito com tempo. Tanto que já tem uns 4 meses desde que começei a montar a cena!! Abraço!
Tirmey, ta otima a sua cena cara! Muito boa mesmo. Gostei das suas mudanças na cena e principalmente sua iluminação que ficou excelente cara. Se tiver como, me fala as configs q voce usou e quais luzes vc botou na cena. Ah, já coloquei o video no you tube. Da uma olhada ae. Perdeu bastante qualidade la no youtube. http://uk.youtube.com/watch?v=VymY6Z60L8I
:) legal! Vou dar uma olhada! Mas não tem jeito não... botar no youtube é perder qualidade na certa. Legal que gostou! Se tiver msn me manda uma mensagem privada pra eu te adicionar! Aí eu te passo na boa as configs. Não tem nada de especial não.... Acho que o diferencial foi uma modelagem personalizada, já que na cena original (a que você utilizou) a ênfase é em texturização e iluminação. Bom, me manda uma MP que a gente fala melhor, Abração cara! Editando: Cara muuuuito legal o vídeo! É simples, mas a cena ganhando movimento é realmente algo impressionante! Ver o reflexo da sala no tampo de vidro com o movimento da câmera... Parabéns pela iniciativa. É comum vermos aqui boas maquetes, mas o pessoal dificilmente anima. Assim você dá uma idéia muito mlehor do trabalho! Podendo focar vários aspectos da cena que seriam impossíveis de mostrar com uma imagem estática. Acho que você ia se amarrar em um projeto do usuário HAWF, o city of arabia. É um vídeo fantástico de um projeto de arquitetura hiper complexo. Dá só uma olhada: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=13725&highlight=city+of+arabia Valeu!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710656.

Total de membros registrados: 138134

Últimos membros registrados: monsterxlvolgorde, goldsalty, Lakorewikw, paraxan, AlvionaKapselnPreisRezension, Yasmeen026 , maxpowerpk, luizaanastacio.

Usuário(s) on-line na última hora: 1526, sendo 4 membro(s) e 1522 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: EmmaNull, goldsalty, monsterxlvolgorde, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.