Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

JokerJp   Rio de Janeiro - RJ
LauroVictorDesign   São Bernardo do Campo
dallest91   Porto Alegre - RS - RS
Vinicius Paciello   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

RafaelJRM   Caxias do Sul (UCS) - RS
Paulo Ortega   São Paulo - AC
Street360   Brasil - SP
AugustoCN   Rio de Janeiro - RJ

(TEP) - Escritório MR

Por: Renan  

Em: 23/05/2008 19:49

Cara, resumidamente, são essas as funções dos parâmetros do AO do A&D: Samples - É a qualidade da oclusão: Quanto maior a quantidade de samples, mais homogêneo é o sombreamento. com poucos samples a oclusão fica bem granulada. Dependendo do tipo de imagem que se quer, convém deixar com poucos samples. Imagens fotorealistas requerem muito sampleamento, pois as sombras não são granuladas com iluminação artificial como a que você quer reproduzir. Lembrando que quanto mais samples, maior o tempo de render, e que os samples do anti-aliasing também ajudam a suavizar o Ambient oclusion. max distance - É a extensão da oclusão. É aqui que você deve mexer para não deixar o AO tão marcado! aumentando o spread, a oclusão se espalha por uma área maior, mas em fade, o que acaba tornando o efeitomais sutil. Também é importante controlar as cores das sombras (shadow color), deixando-as mais claras, ou mais escuras, de acordo com o ambiente. No caso da sua cena creio de um tom de cinza mais claro seria melhor. Seguem algumas imagens para ilustrar: a primeira tem 4 no valor spread, a segunda tem o valor 48, e as sombras mais claras. Percebe como o efeito fica bem mais difuso e sutil na segunda cena? E isso faz muita diferença na hora do render final. às vezes o resto tá legal, mas tem algo que faz com que percebamos que é CG, e não sabemos o que é. Pode ser um AO mal configurado, uma sombra mais ou menos difusa que o correto, um material com mais saturação do que deveria.... são os pequenos detalhes que fazem a cena! abraços, e espero ter ajudado ;)
Doe medula óssea! Doe vida!
Oi tirmey! Valeu pela explicação, mas tenho uma dúvida. Onde fica o spread e fade do AO do A&D? Só tem o max distance. Eles são iguais? Abraços.
Renan, eu editei o post depois que você leu! rsrsrs O spread é o atributo do shader AO. No A&D, o Spread é o Max distance... dá uma olhada lá em cima que você vai ver corrigido! Foi Malz!!
Olá a todos! Obrigado pela explicação Tirmey. Tentei dar uma melhorada no AO. Coloquei 40 no Samples (acho que tá muito exagerado), 0,001m no max distance e um cinza claro no Shadow Color. Qualquer coisa me avise para eu poder melhorar. ;) Esse aqui é mais um up com um teclado e uma tentativa de melhoria do AO. C&C´s bem-vindos sempre! :D Abraços.
Renan, tudo certo? Cara, o max distantce deve ser grande, para que haja atenuação do efeito e não fique aquela marca nas quinas ;) e diminua os samples até ficar granulado, depois aumente gradualmente até ficar adequado, para otimizar o render... continua aí os testes que toda essa experimentação vai ser de grande valia!
renankogut como é que voce ta cara?? Se voce esta se perdendo no AO do material A&D deixa pra la isso. Renderiza a cena normalmente sem ele, depois voce renderiza outra com shader AO no material overide e compoem no Photo shop ou combustion, tem uito mais controle nestes softs, mas não economiza nos samples e no distance, este render é bem rápido não esquenta com o tempo. A cena ta ficando muito boa aguardo mais ups. Abraços
Olá a todos! Respondendo aos comentários: - tirmey -> valeu pelas dicas. Mudo na próxima cena. ;) - Grasiano -> esta também é uma ótima dica. Se você puder me explicar um pouco mais ou me indicar algum tutorial, seria ótimo. Se não, eu me viro! hehehehe Mais uma imagem com uma luminária. C&C´s bem-vindos sempre. :D Abraços.
Olá a todos! Venho com uma nova imagem com um mouse. Além do mais, segui o tutorial do André sobre o render elements e achei maravilhoso, pois tem-se muito mais controle sobre a cena. Comentários sempre bem-vindos. Abraços.
Olá a todos! Como ningupem comenta mais nos meus trabalhos, fica difícil saber onde está errado ou não. :( :? Pois bem, venho com uma nova imagem com um porta treco no fundo, uma caneta e uma borracha. Quase não dá pra ver. hehe :lol: Abraços.
Hum, estou acompanhando. Está ficando bem legal, porém eu acho que esse escritório está um pouco escuro, não sei, vamos ver como fica no final não é? Tenta colocar alguns quadros e também uns enfeites, tenta deixar um pouco mais colorido. Não sei se estou vendo errado aqui mas achei que talvez sejam uns erros: ----------------------------------------------------------------------------------------------- Em vermelho seria umas sombras que achei estranhas. Aparecem nas bordas. Em amarelo seria umas espécies de manchas, a sombra não está linear, algo como umas manchas no meio da sombra, entende?

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710665.

Total de membros registrados: 138146

Últimos membros registrados: mikael_a, felipemattoli, cineboss, fercomin, Lopez31Yasir, Djavan, Ferhsq, mggarcia.

Usuário(s) on-line na última hora: 1490, sendo 16 membro(s) e 1474 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Rodrigo, Roberto Movanni, madalenapri, mikael_a, cineboss, Duda, David Rodney, Le_Andro, renaz, Cledson, Pedro Juliato, Adalberto Rocha, felipemattoli, Reinaldo Silva, ricardo duarte, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.