Cara, resumidamente, são essas as funções dos parâmetros do AO do A&D:
Samples - É a qualidade da oclusão: Quanto maior a quantidade de samples, mais homogêneo é o sombreamento. com poucos samples a oclusão fica bem granulada. Dependendo do tipo de imagem que se quer, convém deixar com poucos samples. Imagens fotorealistas requerem muito sampleamento, pois as sombras não são granuladas com iluminação artificial como a que você quer reproduzir. Lembrando que quanto mais samples, maior o tempo de render, e que os samples do anti-aliasing também ajudam a suavizar o Ambient oclusion.
max distance - É a extensão da oclusão. É aqui que você deve mexer para não deixar o AO tão marcado! aumentando o spread, a oclusão se espalha por uma área maior, mas em fade, o que acaba tornando o efeitomais sutil.
Também é importante controlar as cores das sombras (shadow color), deixando-as mais claras, ou mais escuras, de acordo com o ambiente. No caso da sua cena creio de um tom de cinza mais claro seria melhor.
Seguem algumas imagens para ilustrar: a primeira tem 4 no valor spread, a segunda tem o valor 48, e as sombras mais claras. Percebe como o efeito fica bem mais difuso e sutil na segunda cena? E isso faz muita diferença na hora do render final. às vezes o resto tá legal, mas tem algo que faz com que percebamos que é CG, e não sabemos o que é. Pode ser um AO mal configurado, uma sombra mais ou menos difusa que o correto, um material com mais saturação do que deveria.... são os pequenos detalhes que fazem a cena!
abraços, e espero ter ajudado ;)
Doe medula óssea! Doe vida!