Engraçado eu andei lendo esses post e a discurssão a sobre o quanto cobrar em uma maquete eletrônica, a achei meio paradoxal as opiniões das mesmas pessoas sobre um assunto parecido.
Quando é para cobrar o seviço, Nós justificamos o alto preço pela maquete ser uma simulação física, uma construção virtual de um determinado ambiente, aonde todos os elementos que lá estão, servem para simular essa situação.
Mas quando vamos entregar o produto, queremos entregar apenas a imagem final.
Se estamos vendendo um produto, nos temos que entregar esse produto, sem sacanear o comprador, até por que ele pode te entrar na justiça, e conseguir arrancar uma multa pessada (afinal estamos fazendo propaganda enganosa com a imagm que passamos).
Quando faço terceirização de maquete eletrônica eu quero sim receber todos os materiais, todas as luzas, todas as configurações que eu paguei para ter, afianal estou pagando pela maquete e não pela imagem, essa é um subproduto da maquete.
Na verdade Você só poderia estar divulgando essa imagem a partir da autorização dele, pois o projeto é dele, a simulação é dele. deixei de saber se foi você que fez a simulação e usou de seus "segredos e truques". A partir do momento que ele está pagando a maquete é dele. Ele está te comprando isso. Ou você vende uma imagem mais barato e ele continua tendo o direito de fazer quantas cópias quiser. Ou você passa a cobrar sua simulação mais cara.
É como um cliente com o projeto. a partir do momento que o cliente está pagando pelo projeto a obra e todos os "segredos" existente nela passa a ser do cliente e não do arquiteto, que só tem o direito de usar e divulgar mediante autorização do cliente.