"Edu Santos"]"[i:6d972c2494]Quando faço terceirização de maquete eletrônica eu quero sim receber todos os materiais, todas as luzas, todas as configurações que eu paguei para ter, afianal estou pagando pela maquete e não pela imagem, [/i:6d972c2494 disse: " isso é totalmente diferente. vc está terceirizando a criação disso, não uma imagem, mas o projeto em si para depois passar as imagens para o cliente final. cliente final não tem o porque de ter o arquivo .max com todas as setagens. ele quer o .max??? manda sem luzes e texturas além é claro de cobrar o valor devido por isso. abraços!!!Se estou vendendo uma maquete eletônica estou vendendo isso. e se meu cliente final está pagando o valor da mquete eletrônica ele também tem o direito de receber. Agora, sinceramente está faltando profissonalismo na parte de maquete eletrônica. Vocês discriminam quem usa softs. piratas, mas incentivam as pessoas a sacanearem um produto que vocês mesmo venderam. Isso continua a ser crime. Se eu compro uma maquete eletrônica eu quero receber a maquete e não uma imagem. Se o orçamentento que voçês passam incluem modelagem, texturização, iluminação, etc. Então meu produto final tem que ser isso, e não uma imagem. Se for pra fazer uma imagem, contrato um desenhista e ele faz a mesma coisa por um preço mais barato. (tem gente que faz imagem as vezes mais realista que uma imagem de maquete e vende por R$ 300,00). Agora se a pessoa me entrega uma imgem linda, e uma arquivo, que na hora que renderizar dá problema, ou não é a mesma que eu recebi, é um caso claro de propaganda enganosa, e vou acionar o "babaca" na justiça. Das duas uma, ou se vende a maquete eletrônica por um preço justo entregando o arquivo que o cliente comprou, ou vende uma imagem pelo preço de uma imagem e não de uma modelagem. Se vocês querem exigir que o mercado paguem o valor justo, devem primeiro se profissionalisar e ser justo com o cliente. Sinceramente, acho que o mercado no Brasil está muito amador, mas infelizmente o maquetista ainda é um mal necessário, mas tenho esperança que um dia deixe de ser isso e se torne um parceiro profissional.
"guais" disse: .... afinal.... o problema maior não é entregar o arquivo .max.... o problema está no contrato no contrato está especificado q vc tem q entregar além do arquivo .max também as as setagens, as luzes e as texturas .jpg ou .tga eles vão querer sua alma também? vc tem q liberar o arquivo .max.... mas não especifica como vc deve passar o arquivo.... vc pode entregar da maneira q vc quiser abçs....Independente do contrato ser isso ou aquilo, se você vendeu uma cosa A você tem que entregar essa coisa A. Você não está vendendo imagem, você está vendendo maquete eletônica. Se vocês forem acionados judicialmente vão ter uma baita dor de cabeça, e vão fazer o seu cliente lucrar com a maquete que vocês mesmo fizeram. Acho que é hora de parar de pensar de forma tão amadora e passar a ser profissional, vocês estão achandoque podem tudo aonde legalmente não podem nada. tomem cuidado com isso. Se o comprador conseguir comprovar que foi enganado tenham certeza que seu prejuizo vai ser bem maior. Vocês estão lidando com clientes que muitas vezes são negociadores profissionais, ou que tem muito mais conhecimento judicial. Acho que uma lida no código do consumidor não arrancaria pedaço de ninguém e daria noção da cagada que vocês estão fazendo.
"RAPH" disse: "FabianoMonte" "Quando faço terceirização de maquete eletrônica eu quero sim receber todos os materiais, todas as luzas, todas as configurações que eu paguei para ter, afianal estou pagando pela maquete e não pela imagem, " Quando vc faz um projeto entrega também todas as referencias que usou? revistas, referencias que chupou aqui ou ali, croquis? Quer o arquivo .max, eu vendo... sem setagem, só a modelagem. E olhe lá...Se você considera Livros, referências e estudos, a mesma coisas que luzes, texturas e formas de aplicação de materiais, acho que estou perdendo o meu tempo discutindo aqui. Eu não sei se vocês entenderam, mas quando eu contrato, uma maquete, quando eu compro um serviço, o cliente final sou eu. Eu contratei pra fazer uma maquete, os resultado final é meu, todos os direitos sobre imagem, sobre cópias e até mesmo sobre o arquivo são meus, isso segunda a legislação. O que garante também que toda a utilização do projeto, ou aplicação do mesmo ( o que inclue divulgação em forúns de 3d) são da copetência dele, ou seja, nós só podemos divulgar imagens aqui mediante a autorização do contratante. Tem uma diferença entre formação, que são os livros, pesquisas e estudos, e o resultado final. Minha pesquisa torna possivel a realização do projeto, assim como a pesquisa do maquetista torna possivel a realização do modelo. Mas o resultado final que é o modelo isso, passa a ser do cliente. Eu não estou querendo os livros de ninguem, eu estou contratando justamente supondo que ele tenha esse conhecimento. O que eu quero é o produto final com o conhecimento aplicado, que é a maquete assim como é o projeto ( até porque não precisa nem do croqui, nem da pesquisa, as soluições e "truques" já estão no projeto mesmo). Pensar de forma amadora é achar que maquete eletrônica é a mesma coisa que uma imagem, que é o que vocês estão me dizendo. Eu contrato uma simulação virtual. Eu concordo que tem que se cobrar um valor justo para receber o arquivo .max. quer vender imagem, que anuncie se anuncie como fazedor de imagem passe a cobrar como tal. Quer vender maquete eletrônica, então é bom começar a pensar, que você deve vender o arquivo final, com sua setagens texturas e tudo mais. Concordo que isso é desvalorizado e muito. Agora independente de ser imagem ou maquete, os direitos sobre ambas vão ser do cliente que lhe contratou. Basta perguntar qualquer advogado sobre isso. Quando falamos da casinha do zé da esquina, pode fazer o que você quiser, mas tenta fazer isso com uma grande empresa para você ver. Nós só conseguimos divulgar qq coisa aqui no site, devido a ignorância que os nossos clientes tem a respeito do que eles estão comprando, se eles soubessem o que estão adquirindo, primeiro, eles pagariam o valor justo, e segundo, consequentemente, eles exigiriam todos os arquivos .max que foram gerados.
"FabianoMonte" disse: [quote= Se eu compro uma maquete eletrônica eu quero receber a maquete e não uma imagem. Se o orçamentento que voçês passam incluem modelagem, texturização, iluminação, etc. Então meu produto final tem que ser isso, e não uma imagem. Se for pra fazer uma imagem, contrato um desenhista e ele faz a mesma coisa por um preço mais barato. (tem gente que faz imagem as vezes mais realista que uma imagem de maquete e vende por R$ 300,00).desde que esteja estipulado em contrato ele deve sim entregar o q fora estipulado contudo o acordo deve ser feito de forma ética, lícita e de boa fé de ambas as partes..... caso contrário o negócio pode ser anulado.... já q negociar uma maquete de qualidade realista junto com o arquivo fonte mais as texturas e setagens por um valor muito abaixo do valor comumente cobrado...configura erro das partes envolvidas, o Cadista e também do contratante por pagar um valor X mesmo conhecendo o valor de mercado o q ao meu ver ocorreu com o francisco... um negócio realizado por má fé, o sócio nao sabia o valor real e a empresa quer pagar X por um trabalho q talvez ela sabe q vale 100X
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710670.
Total de membros registrados: 138150
Últimos membros registrados: karolinarrrrrr, cosmicswiftie, lucasbertazzo666, eduardoaraujo, mikael_a, felipemattoli, cineboss, fercomin.
Usuário(s) on-line na última hora: 1383, sendo 12 membro(s) e 1371 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: Eduardo Ramos, DiogodaRosa, Paulo Rodrigues Lima, Duda, Le_Andro, Thiago Couto, Gabriel.C, Joao Barreto, Carla Franco, alan.eu, karolinarrrrrr, renaz.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .