Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

J.F.Verissimo   Recife - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
dpi3d   Recife - PE
J.F.Verissimo   Recife - AC
MARCELO HS   PINHAL - SP

Portfólios Ver Mais

Rafah   Rio de Janeiro - RJ
Procek   Conchal
Tataum   Rio Preto SP
Alcione Almeida   Goiânia Goiás Brasil - GO

Acertos na casa píscina com caustics

Por: Arnor  

Em: 29/10/2012 16:15

Olá colegas,
Esta imagem está na seção de Finalizadas.
Como houve modificação e como tambem haverão outras, estou postando ela aqui, para futuras modificações.

Aí está danilo. Sombras mais macias e um fake de randomização nas telhas.

A água infelizmente não é a mesma. O mané aqui depois de renderizar a cenas não salvou a imagem e tive que fazer outra. Para mim a antiga estava melhor. Mas...fazer o quê?

[ ]´s
!!! - NA DÚVIDA, NÃO ULTRAPASSE - !!! http://arnorpereira.wordpress.com
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]

Arnor: oi Arnor!! tudo bem?? essa sua cena ficou bem melhor na minha opinião com as sombras mais \"suaves\" em relação a outra imagem.

As telhas também com as cores randomizadas deram mais realismo ao seu trabalho. Parabéns. Agora realmente a falta de \"caustic\" na piscina que está em primeiro plano logo deixa sua cena menos real em relação a primeira imagem que você postou na outra seção.

Faça um render \"region\" somente da parte do \"caustic\" na piscina e faça a composição final do mesmo nesta cena. Garanto que sua imagem irá ficar bem melhor.

Mas isso são pequenas dicas pois no geral seu trabalho ficou muito bom mesmo, sem comentários.

Parabéns pela imagem \"Arnor\".

Nota 10.

Forte abraço e sucesso!!

Foi justamente isto que eu fiz. Salvei a imagem como vrimg e renderizei apenas a piscna.
Obrigado pelas suas preciosas colaborações, sem elas não estaria conseguindo uma imagem boa.
Veja o update.

[ ]´s

PS: Mas tem um êrro que só notei agora: Randerizando somente as telhas houve um problema de iluminação e ficou uma marca mais escura, aonde a parede amarela corta as telhas da água maior à esquerda, justamente na regiao renderizada. O jeito é renderizá-la toda.
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]

Arnor: oi Arnor!! tudo bem?? agora sim, hein?? quanta diferença de uma cena para a outra...hehe!! =] como o \"caustic\" na piscina dá uma diferença grande e bem realista.

Realmente em cenas com um \"close\" na piscina como esta da sua bonita imagem, não dá para ficar sem \"caustic\", pois sem este maravilhoso efeito a cena fica muito irreal.

Parabéns pela bonita cena \"Arnor\".

Ficou muito boa mesmo com o efeito de \"caustic\".

Nota 10.

Forte abraço e sucesso.

[ ]´s
Bem, como o foco da cena é a piscina, o estudo do caustics, troquei a água que agora está mais simpática.

Colocando agora uma imagem de dentro da piscina

[ ]´s
Olá! ta ficando Boa a cena!

Uma idéia quanto ao caustic da água da piscina... Caso já não saiba.
----------------------------------------------------------------------------

No link abaixo tem um player de material substance(mapas procedurais que acompanham as últimas versões do 3dsmax).

No download desse player da allegorithmic,
vem junto um ótimo mapa procedural de caustics de piscina
animado sem limite de frames, e ajustável.

O certo realmente seria calcular o caustic,
mas normalmente pega um bom tempo a mais, tanto de render,
quanto pra ajustar ao efeito ao que se quer.

Vou tentar dar mais ou menos os passos
para conseguir o efeito por esta maneira:

// Para baixar e pôr o mapa la no max:
Link: http://www.allegorithmic.com/products/player

1 - Baixa e instala O Player

2 - Procura dentro do: C:arquivos de programas/Allegorithmic/Substance/Player/3.x/samples,
por \" Caustics.sbsar \"

3 - Copia o \" Caustics.sbsar \" para algum outro lugar temporário e renomeia pra \"Caustics2.sbsar\" por exemplo, pois la dentro do 3dsmax ja vai ter um caustics.sbsar, mas bem mais fraquinho pra esse tipo de efeito, do que este que estamos copiando agora.

4 - Copia o arquivo renomeado para pasta: C:/Program Files/Autodesk/3ds Max 2012/maps/Substance/noises .

5 - Roda o Max, abre o editor de materiais, escolhe um material qualquer e clica em algum canal como o Diffuse Color,...na janelinha que vai abrir, Em Mapas / Standard ,.. Escolhe o \" Substance \".
   No substance, em \" Load substance \" - Entra na pastinha \" noises \" e escolhe o \" Caustics2.sbsar \".

// Para gerar o efeito com o mapa procedural:

6 - Ajusta o mapa no seu parâmetro \"background color\" deixando sua cor em preto 100%, que é por onde os raios da luz não vão passar.

7 - Cria uma luz standard target direct nova com sombra vrayshadow( ou outra sombra melhor pro render que estiver usando ). E Aponta ela pra piscina englobando toda ela no seu
\" Directional parameters/Hotspot/Beam \"

8 - Nesta luz nova incluir para ela afetar somente o fundo e as paredes da piscina,

9 - Puxa o mapa de caustics do editor de materiais pro \" Advanced effects \\ Projector Map \" desta nova luz. !Como instance .

10 - Aumenta bem o intensity da luz e deixa ela um pouquinho amarelada.

11 - De resto é ajustar nos parametros do mapa de caustics, para ele ficar no tamanho, velocidade e aparência que você quer

Acredito que vai conseguir um resultado bonito, mais fácil, com render bem mais rápido,
e já animado caso precise.
Apesar de fake mas, na maioria dos trabalhos que precisa deste efeito,
consigo resolver melhor assim.

Espero que curta ;] .

Bons estudos.

Braço!
Ricmage
Valeu Ricmage!
Antes que eu me esqueça anote este URL:
http://madebyevan.com/webgl-water/
É impressionante... talvez voce tenha que usar o \"Google Chrome\". No IE não funciona.

Voltando ao assunto. Estou há mais ou menos dois meses, tentando fazer uma água de piscina decente. Estas imagens que voce viu eu as consegui fazer nestes últimos tres dias.
Fui até o endereço que voce me mandou e já estou baixando o player. Estou na espectativa de ver se ele funciona na minha máquina, pois alegam que o OS deve ser XP/Vista, 32 bits. Estou com Windows 7 64 bits.
Vou seguir suas dicas, depois mando-lhe uma MP para confirmar o sucesso (ou a falta dele...).
Obrigado pela sua ajuda.
[ ]´s

:] espero que ajude Arnor,
continua mandando vê aí, que vai dar certo!

ha, o player... não precisa nem rodar ele, se tu conseguir instalar e pegar o mapinha que vem dentro das pastas de instalação dele, pra por la no 3ds, ja funciona.
no post passado eu falo onde ele tá.

Braço!
Ricmage
Beleza Ricmage.
Baixei e instalei, tem opção para 64 bits.
Segui à risca suas intruções. Não funfou :(

Veja minha setagem por favor diga-me o que está errado.
Outra coisa que eu quero te perguntar:
Na standard target direct, voce exclui tambem o plano da água da piscina?
Estou interessado em estudar ele. Gostei muito da sua imagem feita por ele.

Na 2ª imagem, veja com o método que eu usei anteriormente (sem utilizar o substance)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710661.

Total de membros registrados: 138142

Últimos membros registrados: Lopez31Yasir, Djavan, Ferhsq, mggarcia, rosivalerio, bia.lavagnini, JamilyNepo20, nanoflex.

Usuário(s) on-line na última hora: 1540, sendo 16 membro(s) e 1524 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Duda, Le_Andro, Reinaldo Silva, Renatto, evandro12, Eduardo Ramos, Ronaldo, m.schnaider, Willmitnick, Acfabbri, Jorge Henrique, Thiago Couto, João Von Rondow, Pedro Juliato, Lucas Reis, Gabriel.C.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.