Olá! ta ficando Boa a cena!
Uma idéia quanto ao caustic da água da piscina... Caso já não saiba.
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No link abaixo tem um player de material substance(mapas procedurais que acompanham as últimas versões do 3dsmax).
No download desse player da allegorithmic,
vem junto um ótimo mapa procedural de caustics de piscina
animado sem limite de frames, e ajustável.
O certo realmente seria calcular o caustic,
mas normalmente pega um bom tempo a mais, tanto de render,
quanto pra ajustar ao efeito ao que se quer.
Vou tentar dar mais ou menos os passos
para conseguir o efeito por esta maneira:
// Para baixar e pôr o mapa la no max:
Link: http://www.allegorithmic.com/products/player
1 - Baixa e instala O Player
2 - Procura dentro do: C:arquivos de programas/Allegorithmic/Substance/Player/3.x/samples,
por \" Caustics.sbsar \"
3 - Copia o \" Caustics.sbsar \" para algum outro lugar temporário e renomeia pra \"Caustics2.sbsar\" por exemplo, pois la dentro do 3dsmax ja vai ter um caustics.sbsar, mas bem mais fraquinho pra esse tipo de efeito, do que este que estamos copiando agora.
4 - Copia o arquivo renomeado para pasta: C:/Program Files/Autodesk/3ds Max 2012/maps/Substance/noises .
5 - Roda o Max, abre o editor de materiais, escolhe um material qualquer e clica em algum canal como o Diffuse Color,...na janelinha que vai abrir, Em Mapas / Standard ,.. Escolhe o \" Substance \".
No substance, em \" Load substance \" - Entra na pastinha \" noises \" e escolhe o \" Caustics2.sbsar \".
// Para gerar o efeito com o mapa procedural:
6 - Ajusta o mapa no seu parâmetro \"background color\" deixando sua cor em preto 100%, que é por onde os raios da luz não vão passar.
7 - Cria uma luz standard target direct nova com sombra vrayshadow( ou outra sombra melhor pro render que estiver usando ). E Aponta ela pra piscina englobando toda ela no seu
\" Directional parameters/Hotspot/Beam \"
8 - Nesta luz nova incluir para ela afetar somente o fundo e as paredes da piscina,
9 - Puxa o mapa de caustics do editor de materiais pro \" Advanced effects \\ Projector Map \" desta nova luz. !Como instance .
10 - Aumenta bem o intensity da luz e deixa ela um pouquinho amarelada.
11 - De resto é ajustar nos parametros do mapa de caustics, para ele ficar no tamanho, velocidade e aparência que você quer
Acredito que vai conseguir um resultado bonito, mais fácil, com render bem mais rápido,
e já animado caso precise.
Apesar de fake mas, na maioria dos trabalhos que precisa deste efeito,
consigo resolver melhor assim.
Espero que curta ;] .
Bons estudos.
Braço!
Ricmage