adventista acho que vc tá atropelando as cosias...
Antes de saber sobre o universo 3d (universo porque as possibilidades são infintas) o ideal que se tenha uma boa base artistica, saber desenhar e pintar ajuda muito, mas é fundamental uma boa percepção visual.
O que o 3d faz é : Pegar as informações que vc coloca nele e transforma esses dados em imagens.
Nao adianta saber usar qualquer que seja o renderizador ou mesmo qualquer software 3d se vc nao souber o que fazer com ele. Não existe um comando assim : "faz bom e faz logo" tem todo um background artitisco é tecnico pra se chegar nesse nivel, se fosse facil todo mundo fazia uma obra de arte a cada vez que se abre um software 3d.
Infelizmente , a interface (nao os comandos mais como o software le o que vc está colocando como informação nele) é muito complexa ainda, e olha que já foi muiiiittto mais complicado do que é hoje. Essa complexidade que "afugenta" todo mundo que se inicia em 3d, e porque isso acontece ?
Porque para aprender qualquer que seja a ferramenta não é só fazer um tutorial e vc já sabe usar a ferramenta, existem etapas pra cada parte do processo. Na modelagem vc tem que passar um bom tempo pra sacar como funciona, assim é na parte de shader , no rig e na animação. Em alguma dessas etapas vc vai se sentir mais confortavel e em outras vai ter mais dificuldade , o que é muito normal, são informações demais e nem todo mundo gosta de todas as etapas entao se desinteressa e acaba ficando sem saber bem alguma delas.
Eu sei que o topico nao é esse, mas 3d é desenhar sim, se vc gosta de desenhar use o 3d, ela nao vai te ensinar a desenha mas vai aprender muito sobre luz, sombra , pespctiva e etc.
2 meses de CG é menos que um dia de vida de um recem nascido (que mal comparando), tem uns que já saem andando, outros demoram a falar mais por fim eles sempre se viram e evoluem e se tornam (assim como eu) nerds que usam 3d pra viver...ehehhe
Se vc gosta , nao desiste, posso te dizer : vale a pena em todos os aspectos da area.
Vlw !!!!