Faaala Ali, rapaz do bons comentários!
Sua "encheção de saco" é muito importante, não se acanhe...hahah
Vou comentar:
- granulação: isso é feito no Photoshop mesmo, talvez eu tenha exagerado, porque já comentaram que estava em excesso. O render do 3D, feito como fiz, vem lisinho, sem granulação alguma.
Eu considero que esse efeito é importantíssimo prá dar realismo, porque o filme fotográfico real tem essa granulação, a gente repara nas fotos. Não sou fotógrafo, mas sei que em cenas com bastante luz a granulação é pequena, e em cenas com pouca luz, a granulação é maior (cenas noturnas, por exemplo). Eu ainda acho difícil acertar a mão... e eu tenho uma tendência a exagerar...rs. Vou tentar com um pouco menos, e pesquisar mais referências. A que vc me mandou é uma referência linda! Mas é uma situação de iluminação diferente (estúdio), onde há muito mais luz.
- o fundo eu concordo com você, apesar de ninguém ter comentado isso antes. A divisão tem um blur de photoshop prá juntar melhor, mais ainda não ficou convincente. Assim que eu comecei a compor a imagem, eu vi que isso seria um problema. Uma coisa que denuncia bem essa "montagem" é a sombra projetada no chão, do lado esquerdo da imagem, não sei se você reparou. Outra solução que eu pensei em testar foi "tapar" o horizonte com uma mureta ou algum tipo de obstáculo (que não seja muito trabalhoso de modelar/texturizar). Uma referência que eu usei e que tem uma solução assim é um fusca "Herbie" (na galeria Scenes do 3dtotal): tem um murão no fundo, e uma nesguinha de céu lá em cima. Animal aquela imagem. Tem outras soluções também, que talvez eu tenha que experimentar prá melhorar a minha imagem.
- roda/pneu: poxa agora que vc falou eu reparei. Bem notado, é verdade. Principalmente se comparado com a sua referência, parece bem desproporcional. Eu conferi aqui e vi que o meu tá com as proporções de acordo com a blueprint. Talvez seja a câmera, ou mesmo a blueprint. É sempre bom se basear por referências de fotos, e eu vi diversas situações: suspensão mais alta ou mais baixa, pneus um pouco mais prá dentro ou um pouco mas prá fora. De qualquer forma eu vou reparar nisso um pouco mais.
- teto: vc tem toda razão, vc já tinha falado antes, e muitas pessoas repararam isso. Eu decidi que por enquanto não ia mexer na modelagem que já fiz. Mais tarde eu vou fazer essa e outras correções nas janelas, que também não estão fiéis ao modelo.
- corte da porta: vc tb tem razão... tá amassado ali. Rsrsrs.
Cara, valeu mesmo por todos os comentários. Tá tudo anotado pros próximos ajustes.
Eu vou tirar umas feriazinhas dessa imagem, porque me atrasei com outros projetos que preciso continuar. Então, por enquanto ela vai ficar assim. Acho que vai ser bom também, porque depois eu volto com a cuca fresca, prá enxergar melhor os defeitos e boas maneiras de resolvê-los.
Meu objetivo principal era fazer o carro até o fim, modelado e renderizado. Fiquei contente porque, apesar de todos os defeitos da imagem, consegui finalizar...hehehe.
Valeu mesmo prá todo mundo aqui do 3d1 que me ajudou com comentários e visitas.
Sugestões e críticas continuarão sendo bem vindas prá eu alterar no futuro :)
abraços!
Mário Vieira
www.mario-vieira.blogspot.com