E ai pessoal, blz!
Esse material do gelo deu bastante trabalho até conseguir chegar nesse resultado. Eu testei muita coisa diferente. Fiquei o dia inteiro em cima disso.
A base do material é semelhante a um fisical glass. só que ai fui trabalhando com fallof pra compor tons de azul diferente no centro e nas bordas. Bem como o reflexo e a refração, usei falloff em todos.
Tanto no material do gelo, quanto na neve... eles precisam ter uma tonalidade de azul no materail, quase como se tivessem luz propria, com uma sombra realmente suave. Pra se conseguir isso tem que se usar o self ilumitation. Esse é um dos segredos.
Outra coisa que ajuda no realismo é compor o material com a neve.
Tem um tutorial na 3dtotal que mostra como usar o falloff pra compor materiais de terrenos com neve. É muito simples, basta setar o fallof em world Z. No meu caso pra ficar melhor ao inves de usar perpendicular/parallel eu usei o torwards /away e ajustei a curva de mixagem de materiais.
O grande segredo é ter paciência e fazer muitos testes, eu normalmente levo horas até configurar um material como quero. E uso muitas fotos de referencia, eu vivo revirando no flickr procurando fotos de referencia.
Bom aqui esta o último material, pelo menos assim penso eu, hehehehehe mas como diria Joseph Cleaner a vida é uma caixinha de surpresas, hauiahuahuahuahauhau