E ai danilo, valeu cara :)
Quanto a animação eu pretendo fazer ela um dia. Mas pra manter o nível de qualidade, a animação não seria tão simples assim!
A minha idéia consiste em um roteiro simples, mas a execução, ai o papo muda de figura.
A animação começaria com um plano fechado na cabine do avião mostrando o piloto olhando pra traz e para os controles (preciso fazer todo o piloto), então derrepente ele é alvejado, os controles começam a falhar, começa a espirrar óleo pelo avião (e detalhe esta nevando) o avião começa a cair (tem muito fumaça saindo do avião) e então ele cai na neve, salta neve pra todo lado (paritculas finas, grossas, nevoa, tudo que tem direito), o avião começa a se despedaçar voando as partes para longe como mostra na ilustração final.
Bom a idéia é essa, se der 30s de animação é muito. Mas pra fazer isso eu levaria um bom tempo. Até conseguir acertar as particulas, credo... Tem as balas atingindo o avião, as faiscas que as balas fazem ao atingir a fuselagem, o óleo espirrando e as manchas do óleo se formando pelo avião (animação de textura). Tem a fumaça saindo do avião (melhor maneira de se fazer é com o fumefx), ai a parte complicada, o impacto na neve, aqui seria usado pf e after burn. Agora quanto ao avião se despedaçar, isso tem que ser animado a mão, o pbomb simplesmente quebra algo, faz cacos, vc pode quebrar um vaso, explodir um asteroide. Mas para esse caso do avião ficaria falço e vc não teria controle nenhum sobre as partes e como elas se quebrariam. E tb tem que animar o avião se amassando.
Em resumo, trabalho pra caramba. Por enquanto estou de folga, se fosse fazer só isso, talvez com mais umas 2 a 3 semanas eu terminaria (claro fora o render), mas como volto a trabalhar em abril, psssss isso pode levar meses até ficar pronto, hehehehehehe.
Sobre esse lance de animar na mão, olha o making of que tem no dvd do filme o dia depois de amanhã, aquela parte no início do filme quando eles estão na geleira (a propósito, toda aquela geleira da abertura do filme é 3d :-P) e o gelo se fende e começa a cair os blocos de gelo... foi tudo animado a mão.