Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :)
ricardo_duarte: ai cara!! tudo bem?? meus Parabéns pela sua ótima colaboração; realmente o grass-o-matic é um excelente plugin para fazer gramados, o único incoveniente é que ele fica muito pesado no render.
Na sua imagem vejo que vc gerou poucos fios de grama, mas se demorou uma hora e pouco com poucas gramas dessa, imagina se aumentar bem mais. ;)
Seu teste é realmente interessante Ricardo, e sua cooperação é melhor ainda, porém tem situações, em que o uso de algumas técnicas em especial, se torna imprescindível, e que podem ser melhoradas também.
Na sessão de tutoriais da 3d1, aonde tem o nome FÓRUM, tem um ótimo tutorial, muito interessante, de como fazer gramados em grandes extensões, para os usuários do Mental Ray, é uma técnica do mestre Jeff Patton e é bem parecida com a que o nosso amigo e colaborador "thiagomed" postou aqui pra gente.
Já testei esse famoso plugin e achei-o bem pesado, também minha máquina tem 2,00 gb de RAM e não é lá grande coisa...huahua!!
Aliás, aproveitando a oportunidade, Parabéns "thiagomed" pela sua ótima colaboração cara, particularmente, eu acho que sei essa técnica de displacement com grama, pois eu visito o site do grande Jeff Patton diariamente, se é a mesma que estou pensando, ok?? ...hehe!!
O tutorial fala sobre a técnica de se fazer grandes gramados com o uso e controle de mapas falloff, sendo controlado o peso do displacement pelas cores: Near e far dos parâmetros do mapa falloff.
http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=45968&postdays=0&postorder=asc&start=0
( TUTORIAL traduzido- DISPLACEMENT_ GRAMA_ MENTAL RAY_ Jeff Patton)
Um grande abraço a todos e Parabéns pela ótima contribuição Ricardo...vlws!!