O Fim do Mundo - 3D+MP (makinf off)

Por: liezao  

Em: 13/11/2009 14:21

Com o lançamento do filme 2012 nos chegou a missao de fazer algo parecido para a rede de televisão Novo Tempo. Tivemos 1 dia. Eu fiquei responsavel pelo 3D meu amigo Clayton pelo matte painting, Vasjan e o Zé pelas letras. Usamos 3ds max, fracture voronoi, After e Photoshop. Colocaremos o making off futuramente. valew. ___________________________________________________________ MAKING OFF Projetos grandes as vezes é dificil decidir por onde começar. Nesse caso a escolha da imagem que sera trabalhada é muito importante. A ideia para esse projeto era construir uma cena parecida com o filme 2012 em 1 dia então decidimos que deveria ser essa imagem aerea postada aqui em baixo. A cidade deveria ter um buraco gigante que atravessaria ela toda de ponta a ponta. Muita fumaça, fogo, caos! Eu vou dividir o making em 3 partes : 3ds max, After Effects e Photoshop. 1- 3ds max. Modelagem: Para o buraco eu criei um cubo, cortei o buraco e o quebrei uma primeira vez em pedaços maiores para facilitar na aplicação do material, em seguida com o material aplicado quebrei em partes cada vez menores, sempre acertando o mapeamento. Para quebrar as pedras q seriam usadas no buraco eu usei o script FractureVoronoi_v1.1 que se encontra nesse site para download http://www.scriptspot.com/3ds-max/fracture-voronoi O script é muito simples de ser usado para carrega-lo basta ir em MAXscrpit / Run scrpit e seleciona-lo. Uma janelinha abrira aperte "Pick Object" e seleione o objeto que você quer quebrar. "Nb Parts" sera o numero de partes que o objeto ira quebrar, assim que escolhido aperte " Break in". Material: O material Multi/Sub-Object foi gerado automaticamente porque eu o apliquei dos objetos usando Editable Mesh. Para encontra-lo selecione o objeto va em Material Editor/ Material - MapBrowser/Selected. Na parde de dentro do buraco eu usei o material Arch & Design em Diffuse/Color usei o mapa Composite Layers com a textura principal por baixo e mais 2 outras em overlay por cima. Na parte de fora eu queria preservar as sombras das rachaduras e transformar todo o resto em alpha então usei o material Matte/Shadow/Reflection (mi), deixei as configurações padrão. Iluminação: Usei uma Daylight com iluminação parecida com a da imagem, direcionando a sombra para a direção certa girando o compasso. Eu usei co 3ds max 2010, pode acontecer dele vir desconfigurado o sistema Daylight, va em Customize/Custom UI and Default Switcher e seleione max.mentalray, reinicie o max. Os problemas que podem ocorrer se essa opção não estiver selecionada é que você tera que fazer todas as configurações na mão . Render: Para o render usei o Mentalray com o preset Medium, Diffuse Bounces em 2. Não usei Displacement porque julguei que nesse caso não precisaria. 2- After Effects: Depois de renderizado abri a imagem do fundo e a do render no After. o fundo coloquei por baixo e a do render por cima. Depois disso o segundo passo foi apagar as partes aonde objetos como predios casas etc, ficariam na frente. Para isso, com a imagem do buraco selecionada, usei algumas mascaras criadas com a ferramenta " Pen Tool" assim que eu fazia os contornos dos predios por exemplo eu ia nas opções da mascara e colocava em subtract e quando eu queria revelar alguma coisa da imagem eu ia em Add. As mascaras são muito usadas em quase todos as produções do cinema/ TV (rotoscopia) quando quer se esconder, revelar, sobrepor imagens e videos. Para controlar a suavidade dos contornos usei a opção Mask Feather, quanto mais alto o valor mais suave ela fica como o gradient map do Photoshop. Igualei a cor do render com a cor da imagem original usando o efeito "Tritone" e para a exposição o "Exposure". O tritone funciona com 3 sitstemas de cor, sombra, tons medios, e tons altos. Para a sombra fui em "shadows" e selecionei as partes mais escuras da imagem original, para os tons medios fui em "midtones" e selecionei os tons medios, fiz a mesma coisa para "highlights" 3- Photoshop Depois de renderizada a imagem no After passamos para o Photoshop aonde juntamos tudo para finalizar. Para os predios quebrados usamos imagens de entulhos por cima do efeito de pintura apagando, pintando, etc. Usamos o matchcollor para igualar a cor dos efeitos com a imagem original. Pintamos o céu com brushs de fumaça , brushs normais, uma salada, hehe, usamos alguns grames em alpha recortados no After para a fumaça do buraco que se encontram nesse site: http://www.detonationfilms.com/UnitK.htm O recorte foi feito da forma que se recorta croma-key em alguns casos e em outros com o keylight do After. Para a cor final foi usado o sitema gradient map com 3 tons e "Dodge and Burn" para alguns detalhes nos predios. Final

[email protected]
12 81477751
Ficou muito legal, to com muita vontade de ver o filme.
Barreto
ficou muito bom velhão parabens ..to aguardando o making offf...
nossa cara, parece cena do filme. lindo trabalho.
Putz, mew... Ficou mto bom! Parabéns msm... Concordo com o T-Rex! Aguardando o Making of!
Ah, gostei bastante hein! ainda mais feito em 1 dia.
Emerson Augusto da Silvahttp://eas3d.blogspot.com/ https://www.facebook.com/emerson3ds
putzzz grila... coisa linda....ansiosissimo pelo making....a equipe esta de parabens... muito bom mesmo.....
www.pehde3d.blogspot.com

http://wellingtongb.deviantart.com/

Para o alto, e avante!!!!!
Lindo cara!, não lindo mesmo, na verdade está bem feio(no bom sentido) mais tá lindo(tu me entendeu neh, comi um bis agora a pouco...) Só não gostei da parte de dentro da cratera, acho que faltou alguns detalhes, mas ficou um ótimo trabalho. Abraco.
valew pelos comentarios

[email protected]
12 81477751
D+ meu! Parabéns.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 408

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.