Não foi pra tanto (uma aula) mas foi só um toque mesmo.. já dei um trampinho uns longos meses aí com moveis planejados.. Dá uma olhada e tal... com certeza deve ter uma loja de moveis planejados perto de vc.. entra nessa loja e vê a montagem dos moveis.. vê como as \'texturas\' se orientam e vai entender bastante perfeitamente o q eu quis dizer... (q se for um movel branco, como a fita é branca também, fica chato de explicar esse conceito mwahahuasuhweuhe XDD)..
Mas coisa \'chique\' é full-lacado (com tanta, MAS TANTA laca (fazem geralmente com laca sintetica (a Laca Original é do Inseto-da-Laca (Lac-Bug, e, assim como a joaninha tem o \'she\' em inglês, tem também esse guloso inseto...)q parece até q é uma coisa só moldada em plastico ou uma borracha agradavel de se olhar, etc..) ou de madeira-madeira mesmo (\"Madeira-de-Lei\")... Apesar q dá pra fazer coisas lindas num ambiente usando moveis \'planejados\', etc..
Enfim (eu gosto de falar disso, n quero dizer q vc não sabia, etc..) a Laca é, simplesmente, a excreção (a \'#!@%*#\') dos Insetos-da-Laca.. O inseto da laca (lac-bug) insere os cravos nos cotovelos das plantas q gosta, e vai sugando a seiva pra comer... Mas, diferentemente de outras cochonilhas, ela nunca para de comer, e então vai \'cagando\' seiva processada (por ela, o inseto).. Essa seiva processada pelo inséto é EXTREMAMENTE valiosa (isso é a Laca), e ainda é.. e essa seiva \'cagada\' pelo inseto-da-laca (sem maldade de ser cagada.. assim como o mel que é delicioso foi vomitado um dia pelas abelhas) é que é a Laca de verdade... As outras são variedades \'automotivas\' (sintéticas) que tem, só um pouquinho, da beleza de uma Laca verdadeira...
@edit: Inclusive esse é q é o \'tesão\' da Laca hoje em dia.. Antigamente se usava a laca (e, veja bem, tem até um material de Laca no 3ds desde os \'primordios\' (Shellac quer dizer \'Laca\' e faz exatamente o q deveria fazer) pra colorir e conservar as artes e moveis em madeira.. Hoje em dia o \'Lacado\' praticamente equivale a \'engomado\' (com tanta, mas tanta, mas TAAAANTAAA goma, q as tabuas parecem q são uma coisa só... Fazem isso pra deixar as coisas com curvas \'moderninhas\', mas, francamente, a um tempo atras isso seria so algo estranho mesmo... tipo engomar as peças tanto, mas taaaanto, q elas parecem q são uma coisa só... etc..).. Mas não é o mais valioso... Uma boa marcenaria, bem dirigida, MATA qualquer movel \'planejado\'...
@edit: Desculpa eu mal-explicar sobre a laca.. é q eu tava cozinhando.. Mas com certeza q vc vai ver um monte de coisa aí \"em laca\", e etc... É essa parada mais ou menos.. Essa excreção do inseto-da-laca, antes de ser posta nos moveis, se chama \"Laca-A-Asa-De-Barata\".. E isso é pelo seguinte.. O inseto da laca vai comendo seiva e \'cagando\' laca.. Todas as cochonilhas secretam isso, mas, o Inseto da laca NUNCA PARA DE COMER E DIGERIR E CAGAR... Então eles fazem até 5cm de casca de Laca nas plantas q parasítam... Essa casca de laca deve ser removida com carinho da planta até pra não machucar a planta (ano q vem ela vai ter outra casca de laca, etc..) então vai se removendo cautelozamente pra não zoar a planta.. o q faz com q o extrato basico fique parecido com varias casquinhas marrons e tal... bem parecidas com \"Asas de Barata\"... Por isso também q se chama a Laca Original de \"Asa-de-Barata\" em portugues.. Mas, ao contrario da Laca automotiva (sintetica.. é sinonimo.. vc pode falar \'automotiva\' ou \'sintetica\', nesse caso é a mesma coisa (até agora)) a Laca mesmo vc tem q dissolver em Alcool forte, e, ela Liquida ou quase liquida, vc aplica..
O linguisticamente intertessante aí. é que a Laca original tinha a vantagem de ser boa pra muitas, muitas e muitas aplicações... To falando de muitas mesmo e tal... A Laca Original é sensível à intemperies então é usada pra obras de arte e mobilia de interiores... Mas, a Laca é excelente pq, ela tendo siddo \'comida\' pelo tempo, seria só passar outra mão de laca do mesmo tipo q ela ficaria, realmente, como nova... Literalmente como nova... O mesmo se diria pra uma laca sintetica, se vc corrigir com laca sintetica... n sei pq falei tanto de laca... eu devo gostar muito de laca embora nunca tenha provado no paladar mwahahahauehuaehuauhuaehu aXDDD
Oh ô quase esqueço.. enfim... Lakh quer dizer \'cem mil\' (ou dez mil, n lembro exatamente).. E isso também influenciou o nome de \"Laca\" ocidental.. Pq vc aplica muitas e muitas demãos de Laca na peça.. Pq a Laca fica bastante \'liquida\' e maleavel por um periodo, etc... etc.. etc.. etc... enfim falei demais.. XDDD (@edit: Em varios \'feitiços\'/\'rezas\' de prosperidade, se diz q vc deve fazer a mesma pose e repetir a reza/\'o mantram\' por 1024 vezes pra obter-se a benção.. mas o ser humano é muito inteligente e então é capaz de conceber isso de maneiras muito propícias pensando-se poucas vezes no assunto...(pense sobre isso XD))...
@Edit: Quanto à modelagem, pelo menos quanto à scena aí, tá aprovado ok mesmo bem legal mesmo...