Estante com Mascaras

Por: ad_ribeiro  

Em: 04/05/2015 03:34

Fala pessoal, segue mais uma imagem na qual eu tenho trabalhado. Criticas e sugestões são bem vindas! Valew
Andre Duarte www.adrdigital.net
Muito joia! É madeira na estante? Se for acho que os veios dela deve ser na horizontal, mas independente disso achei muito bom!
Interessante isso q o João falou e eu concordo com ele.. mas até certo ponto e ele vai entender isso pouco mais do que perfeitamente até pq é uma discordancia saudavel e natural..

Imagine fibras... ou, melhor ainda, imagine \'linhas\' (q seriam as fibras, etc..).. Se vc corta a madeira na direção das fibras (clivagem, etc..) vc vai ver as fibras mais retas, fazendo as curvas que os veios da arvore fizeram enquanto estavam crescendo.. Se vc corta a arvore, digamos que na horizontal de uma arvore em pé, vc vai ver os \'tubinhos\' dos veios (xilemoides e floemóides (relacionados ao xilema e floema)) cortados, como se vc tivesse cortado um cabo q dentro dele tivessem milhares de cabos compactados...

Então, numa madeira \'de lei\' (obs: a melhor definição q eu consegui desse \"De Lei\" é até q simples, é o seguinte, é o q \"Vai ser Legalmente considerado Madeira Pura e Natural\", ex: madeira-madeira mesmo, n MDF ou de moveis planejados em geral.. por exemplo uma \'Prata de Lei\' é um artigo de Prata cuja prata tem uma pureza digna de ser concebida como Prata Legal.. etc.. (é um tanto esquisito, mas enchi o saco de um velhinho juíz pra conversarmos sobre isso e aprendí essas coisa heuheuhueuhue (eu encho o saco de gente velha (mais do que eu e pasmen, existe) pra aprender algumas coisas,hehe..))... enfim, alem de ser madeira de fato (não a madeira moída e com colas, etc..) deve ser uma madeira que suporte uso por mais de 50 anos.

Enfim... na verdade, pode até esquecer o resto da mensagem... é q, caso fosse uma madeira mesmo, os veios teriam a forma de pontas de fibra na face virada pra frente (os lados na madeira do render), e, se fossem de fabricas de moveis planejados (ex: a maioria esmagadora (poderia-se dizer \'todos\') os moveis de hoje em dia, mas tem gente (como eu) q tem preferencia pela madeira \'de verdadinha\')) essa face da tabua q tá virada de frente pro render (quando a fibra, no render, estaria virada pra frente), deveria ter as faces simplesmente viradas de lado no UVW (selecione todas as faces viradas pra frente nas tabuas, e as gire 90 graus)... Isso vai ocorrer pq, em moveis de MDF/MDP, tem a \'Fita Borda\', ou \"Fita de Borda\", etc.. q imita o padrão horizontal dos veios da madeira (q, nos MDFs e MDPs já são imprimidos em melamina e colados sob pressão nas chapas), o que é dramaticamente diferente de uma madeira de verdade...(porem é o q se pratica hoje em dia até certo ponto de poder aquisitivo...)..

Mas o q me incomodou um pouco foi o shader nas mascaras, q tá meio não-realistico ou um pouco lustroso demais... Mas a cena tá bastante elegante e agradável de se olhar :)

@edit: Se vc n entendeu o q eu quis dizer, use um mapa procedural do tipo \"Wood\" (o Wood até onde eu lembro é Procedural 3d (se não for dá um toque mas acho q é hehe..) q vai ficar mais facil de entender... Usa ele e corta algum objeto com booleanos, etc.. vai ficar bem visivel essa questão...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Opa valew pessoal. E Screaming, depois dessa aula sobra madeira é melhor eu alterar logo isso no meu render! hauhau valew mesmo. Vou dar uma mexida nesses materiais da estante e da mascara como vocês falaram. Eu confesso que fiquei mais preocupado com a modelagem das mascaras e com a iluminação, e certos detalhes acabaram me escapando! valew
Não foi pra tanto (uma aula) mas foi só um toque mesmo.. já dei um trampinho uns longos meses aí com moveis planejados.. Dá uma olhada e tal... com certeza deve ter uma loja de moveis planejados perto de vc.. entra nessa loja e vê a montagem dos moveis.. vê como as \'texturas\' se orientam e vai entender bastante perfeitamente o q eu quis dizer... (q se for um movel branco, como a fita é branca também, fica chato de explicar esse conceito mwahahuasuhweuhe XDD)..

Mas coisa \'chique\' é full-lacado (com tanta, MAS TANTA laca (fazem geralmente com laca sintetica (a Laca Original é do Inseto-da-Laca (Lac-Bug, e, assim como a joaninha tem o \'she\' em inglês, tem também esse guloso inseto...)q parece até q é uma coisa só moldada em plastico ou uma borracha agradavel de se olhar, etc..) ou de madeira-madeira mesmo (\"Madeira-de-Lei\")... Apesar q dá pra fazer coisas lindas num ambiente usando moveis \'planejados\', etc..

Enfim (eu gosto de falar disso, n quero dizer q vc não sabia, etc..) a Laca é, simplesmente, a excreção (a \'#!@%*#\') dos Insetos-da-Laca.. O inseto da laca (lac-bug) insere os cravos nos cotovelos das plantas q gosta, e vai sugando a seiva pra comer... Mas, diferentemente de outras cochonilhas, ela nunca para de comer, e então vai \'cagando\' seiva processada (por ela, o inseto).. Essa seiva processada pelo inséto é EXTREMAMENTE valiosa (isso é a Laca), e ainda é.. e essa seiva \'cagada\' pelo inseto-da-laca (sem maldade de ser cagada.. assim como o mel que é delicioso foi vomitado um dia pelas abelhas) é que é a Laca de verdade... As outras são variedades \'automotivas\' (sintéticas) que tem, só um pouquinho, da beleza de uma Laca verdadeira...

@edit: Inclusive esse é q é o \'tesão\' da Laca hoje em dia.. Antigamente se usava a laca (e, veja bem, tem até um material de Laca no 3ds desde os \'primordios\' (Shellac quer dizer \'Laca\' e faz exatamente o q deveria fazer) pra colorir e conservar as artes e moveis em madeira.. Hoje em dia o \'Lacado\' praticamente equivale a \'engomado\' (com tanta, mas tanta, mas TAAAANTAAA goma, q as tabuas parecem q são uma coisa só... Fazem isso pra deixar as coisas com curvas \'moderninhas\', mas, francamente, a um tempo atras isso seria so algo estranho mesmo... tipo engomar as peças tanto, mas taaaanto, q elas parecem q são uma coisa só... etc..).. Mas não é o mais valioso... Uma boa marcenaria, bem dirigida, MATA qualquer movel \'planejado\'...

@edit: Desculpa eu mal-explicar sobre a laca.. é q eu tava cozinhando.. Mas com certeza q vc vai ver um monte de coisa aí \"em laca\", e etc... É essa parada mais ou menos.. Essa excreção do inseto-da-laca, antes de ser posta nos moveis, se chama \"Laca-A-Asa-De-Barata\".. E isso é pelo seguinte.. O inseto da laca vai comendo seiva e \'cagando\' laca.. Todas as cochonilhas secretam isso, mas, o Inseto da laca NUNCA PARA DE COMER E DIGERIR E CAGAR... Então eles fazem até 5cm de casca de Laca nas plantas q parasítam... Essa casca de laca deve ser removida com carinho da planta até pra não machucar a planta (ano q vem ela vai ter outra casca de laca, etc..) então vai se removendo cautelozamente pra não zoar a planta.. o q faz com q o extrato basico fique parecido com varias casquinhas marrons e tal... bem parecidas com \"Asas de Barata\"... Por isso também q se chama a Laca Original de \"Asa-de-Barata\" em portugues.. Mas, ao contrario da Laca automotiva (sintetica.. é sinonimo.. vc pode falar \'automotiva\' ou \'sintetica\', nesse caso é a mesma coisa (até agora)) a Laca mesmo vc tem q dissolver em Alcool forte, e, ela Liquida ou quase liquida, vc aplica..

O linguisticamente intertessante aí. é que a Laca original tinha a vantagem de ser boa pra muitas, muitas e muitas aplicações... To falando de muitas mesmo e tal... A Laca Original é sensível à intemperies então é usada pra obras de arte e mobilia de interiores... Mas, a Laca é excelente pq, ela tendo siddo \'comida\' pelo tempo, seria só passar outra mão de laca do mesmo tipo q ela ficaria, realmente, como nova... Literalmente como nova... O mesmo se diria pra uma laca sintetica, se vc corrigir com laca sintetica... n sei pq falei tanto de laca... eu devo gostar muito de laca embora nunca tenha provado no paladar mwahahahauehuaehuauhuaehu aXDDD

Oh ô quase esqueço.. enfim... Lakh quer dizer \'cem mil\' (ou dez mil, n lembro exatamente).. E isso também influenciou o nome de \"Laca\" ocidental.. Pq vc aplica muitas e muitas demãos de Laca na peça.. Pq a Laca fica bastante \'liquida\' e maleavel por um periodo, etc... etc.. etc.. etc... enfim falei demais.. XDDD (@edit: Em varios \'feitiços\'/\'rezas\' de prosperidade, se diz q vc deve fazer a mesma pose e repetir a reza/\'o mantram\' por 1024 vezes pra obter-se a benção.. mas o ser humano é muito inteligente e então é capaz de conceber isso de maneiras muito propícias pensando-se poucas vezes no assunto...(pense sobre isso XD))...

@Edit: Quanto à modelagem, pelo menos quanto à scena aí, tá aprovado ok mesmo bem legal mesmo...
Pô legal cara, eu dei uma fuçada no google mesmo e encontrei alguns exemplos de prateleiras dessas de loja de montagem de moveis mesmo, e dei uma alterada no meu render, acho q realmente ficou melhor, vou postar daqui a pouco. O sentido das fibras da madeira realmente estava bem errado no render, tanto na tabua principal quanto nas laterais.
valeww rapaz!
Ô mano vc é ligeiro demais, ou eu q to fazendo trampos desgastantes... Desgastantes ao ponto de não poder te explicar esse tipo de coisa da maneira mais propicia.. eu tenho q arrumar um trampo decente de 3d, senão acho q vou passar mal e eventualmente morrer, e longe da minha casa :z... enfim etc, etc, etc... (e a empregada desligou o pc quando eu tava no escritorio e me fez perder tipo uns 2 dias de um mapeamento extremamente dificil q eu tava fazendo D=...)..

Mas, na 3d1.. quando eu responder, dá tipo umas 2 ou 3 horas, q eu edito bastante as respostas mwahahuaewhuaeuhaueuhuae.... XDD...(é normal eu editar as minhas respostas, n se sinta mal com isso ok =D...)
huahuah esquenta não rapaz, agradeço muito por sua explicação. E eu também preciso arrumar um trampo de 3D urgente! hauuhauh e eu já perdi muito tempo de trabalho mas não por empregada e sim por pico de luz! que raiva que eu tenho disso! hauuha
Véio... Aqui em SPSP, é q nem na India, na decada de 80 e começo de 90.. Tem o \'horario sem luz\'... Q é quando chove... Nos bairros (sem muitos predios de empresas, q são o q sustentam nosso nojento governo com taxas e subornos (to rezumindo...)) aqui em sp, se chove forte, já desliga mesmo seu pc q é certeza de falta de luz em BREVE...

E posso te dizer, embora, que de zueira, que o ScreamingFox vai derreter o Ego dos recrutadores de trampos mwahahahahaha!
Opaaa é isso rapaz! hauhauh

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716859.

Total de membros registrados: 142966

Últimos membros registrados: RootzCollagen, VultrioxTrimmer4355, CAMILA CHAGAS, JunikoAbreu, Thales_T3, ErexivaKapseln355, ArthryonHeat, andrey_3d.

Usuário(s) on-line na última hora: 343

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.