Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

AndreyRaphael3D   Nova Friburgo - RJ
Cidral   Curitiba pr - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR

Portfólios Ver Mais

Antonio   São Paulo - AC
Daian   Belo Horizonte - MG
Joha   Floripa - SC - BRASIL - SC
guarabana   Galicia, España

Modelo de gesso dos dentes

Por: Pedroca  

Em: 15/01/2008 00:39

E aí pessoal, blz Agradeço de novo os comentários e elogios e críticas tbm. Fiz umas pequenas alterãções nos modelos, principalmente na região da gengiva que fica entre os dentes. Respondendo aos comentários: 1-Material não é o meu forte, estou estudando bastante e tenho muito o que aprender. Quanto a cor do gesso como já disse na outra resposta há praticamente de qualquer cor. 2- evilwata como o Comino disse esta é a arcada superior, na inferior os incisivos são mais estreitos , os primeiros molares inferiores normalmente tem 5 cuspides e não quatro e no modelo inferior tbm fica um vão central na regiao que aqui corresponde ao céu da boca (Palato) 3 - Rato 5 eu sou dentista sim porém estou deixando a Odontologia para trabalhar só com 3D, o Leandrus falou que vc tava com dificuldade nos dentes do seu modelo. Uma dica veja se vc consegue algum atlas de anatomia pq neles normalmente tem imagens de todas as partes do corpo em vários ângulos. Agora se vc ou qualquer pessoa precisar os dentes estão aqui é só falar, por enquanto só fiz a arcada superior e assim que fizer a inferior coloco aqui e a disposição de quem precisar tbm. 4- Obrigado à todos demais... Abraços a todos, e esqueci de falar na outra resposta FELIZ 2008!!!!
Pedroca, tudo bem? Sinceramente eu acho que falta mais detalhes, eu e meu tio (sergionowa - tambem usuario aqui do forum) fizemos esta arcada, pois ele eh protetico, acho que os teus dentes ficaram muito redondinhos e faltaram os sulcos. Eu sei que eh trabalhoso, mas depois que voce ve o resultado de um dente fica muito inspirado para fazer o proximo dente e quando ve ja acabou :lol: , por favor nao me julge mal, eu soh quero que voce melhore seu trabalho, ok? abracos
CG \"tudo se cria, tudo se perde, tudo se transforma\" www.arthurtnt.carbonmade.com
Oi arturtnt, tudo bem Bom, eu entendo as suas críticas e também acho que poderia ter feito um pouco mais de detalhes, além de também achar que seu modelo está muito bom e com certeza deve ter dado muito trabalho. Porém como cirurgião-dentista formado pela Universidade de São Paulo já há dez anos e com mestrado na área de Dentística também pela USP tenho que discordar de você em alguns aspectos. 1° - Minha intenção era fazer um modelo de gesso, e existe no mercado uma infinidade de materiais para a realização da moldagem ou cópia dos dentes, desde aqueles que fazem cópias fiéis dos dentes, até aqueles que fazem cópias menos precisas, cada um com sua função. 2°- Cúspides e cíngulos acentuados atualmente são muito difíceis de se encontrar nas pessoas. NÃO que seu modelo esteja errado, PORÉM alguns autores e pesquisadores, baseados na teoria de Darwin, acreditam que devido às mudanças nos hábitos dos seres humanos, como por exemplo alimentação baseada em alimentos processados, os dentes estão sofrendo um processo de evolução, adaptando-se às novas exigências dos dias atuais, já que não é mais necessário, por exemplo, rasgar o couro de um animal para ter acesso a carne ou triturar alimentos crus como nossos ancestrais faziam. Então, dificilmente na clínica você se depara com pessoas que possuem uma arcada como você modelou; você pode ver isso nas fotos que estou colocando aqui que tirei de livros de odontologia e anatomia. Só por curiosidade, muitos de vocês devem conhecer pessoas que têm os incisivos laterais pequenos em forma de cone, ou mesmo que nasceram sem os últimos dentes de cada série, ou seja, incisivos laterais, 2° pré-molares e 3°molares, fatos que levam estes pesquisadores a acreditar nessa teoria de evolução, já que aparentemente o número de pessoas com essa ocorrência está aumentando. 3°- Por último, outro aspecto está relacionado à biomecânica da mastigação. Na física sabe-se que formas e ângulos definidos resultam em uma concentração de força, enquanto que ângulos suaves permitem uma maior distribuição de força. Assim, nos dentes anteriores vemos em sua parte incisal ângulos vivos, pois estes servem para cortar e rasgar os alimentos, já nos dentes posteriores, que servem para triturar os alimentos, temos ângulos mais suaves. Assim, se você procurar modelar os dentes anatomicamente perfeitos acredito que o ideal seria um meio termo entre o que você fez e o que eu fiz, ou seja, com maior detalhamento dos sulcos e fissuras porém com estes sulcos e fissuras não tão profundos e com as cúspide dos dentes posteriores e cíngulos dos dentes anteriores mais suaves, assim com nas fotos que postei aqui. Oh Artur to falando na boa hein cara! Não porque tenha ficado chateado com o que vc falou. Abraço a todos.
Cara pra ser um modelo de gesso ta bom.... vc nao ta fazendo uma arcada dentária real.... flw abraços
\" Tudo o que somos é o resultado de nossos pensamentos \" ( Buddha)
Pedroca, O objetivo desta modelagem foi basicamente para estudo da denticao permanente, a questao do detalhamento das cuspides se deu basicamente por este motivo, alguns pontos que levei em consideracao: o primeiro molar superior possui algumas caracteristicas que definem este elemento como: uma ponte de esmalte que liga a cuspide mesio vestibular a disto palatina, interrompendo o sulco principal, a cuspide mesio vestibular geralmente possui o turbeculo de carabelli caracteristico neste elemento, assim como o comprimento do sulco, suas juncoes e seus limites. A dimensao proporcional entre cada elemento e suas caracteristicas principais. Por estes motivos nao foram feitos nenhum desgaste oclusal nem mesmo nas bordas incisais dos incisivos. No mais a enfase desse trabalho nao esta nos elementos dentarios e sim em um conjunto superficial do sistema estomatognatico, respiratorio e cardiovascular. Segue este video e algumas fotos para te dar uma ideia do trabalho que nos estamos fazendo. Caso nao funcione os videos entre aqui youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Bh4wRBuYKhg youtube=http://www.youtube.com/watch?v=pjAu0C9hAQ4
CG \"tudo se cria, tudo se perde, tudo se transforma\" www.arthurtnt.carbonmade.com
Cara esses ultimos posts estão super 10... flw abraços
\" Tudo o que somos é o resultado de nossos pensamentos \" ( Buddha)
Oi arthur Eu não questionei o pq da mdelagem e sim que não se observam cúspides acentuadas como na 1ª imagem. Na clínica os dentes se apresntam muito mais semelhantes ao molar do video. Segundo lugar o tubérculo de Carabelli também dificilmente é encontrado de forma pronunciada e raramente, praticamente nunca, pelo menos eu nunca vi e nem ouvi falar em 10 anos, ele estar em oclusão, portanto não interfereria na oclusão e nem no sistema estomatognático e já que é uma modelagem de estudo do sistema estomatognático não entendi porque a preocupação com ele??? Achei legal a animação da mandíbula e já que vocês estão trabalhando com isso há um grupo da Itália, Universidade de Milão, que conseguiu determinar com precisão os movimentos de rotação e translação do côndilo, se quiser depois eu vejo se acho a referência e te passo. Pra finalizar, só por curiosidade em relação ao trabalho, qual proporção vocês utilizaram para determinar o tamanho das coroas e o posicionamento do dos dentes anteriores, Proporção Áurea, Diagonal do Quadrado ou outra? Abraço
bom não sou dentista mas mesmo assim achei muito 10 a modelagem pois ja tentei fazer dentes reais e não chegou nem perto parabéns
Nossa, muito bom este topico, estou tendo uma aula legal de odonto hehehe aprendendo muito, isto é bom! Bom, com relação as imagens acho que todas estão boas, na verdade otimas, os videos não vi ainda mais vou ver depois. Pedroca, muito obrigado pelos comentarios explicativos e com fotos, me ajudou a me interesar mais ainda pelo que faço (próteses). Abraço Lucas Comino
o q eh estomatognático? e côndilo? e tubérculo de Carabelli? heahueheuehauaeheuhaeuaehueheuh muito massa esse tópico! e como eu jah avisa dito antes: parabéns pelo modelo! ficou 10!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711056.

Total de membros registrados: 138529

Últimos membros registrados: Gebio, MARCELO1977, breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix.

Usuário(s) on-line na última hora: 972, sendo 1 membro(s) e 971 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: KESLEY1SANTOS.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.