Oi arturtnt, tudo bem
Bom, eu entendo as suas críticas e também acho que poderia ter feito um pouco mais de detalhes, além de também achar que seu modelo está muito bom e com certeza deve ter dado muito trabalho. Porém como cirurgião-dentista formado pela Universidade de São Paulo já há dez anos e com mestrado na área de Dentística
também pela USP tenho que discordar de você em alguns aspectos.
1° - Minha intenção era fazer um modelo de gesso, e existe no mercado uma infinidade de materiais para a realização da moldagem ou cópia dos dentes, desde aqueles que fazem cópias fiéis dos dentes, até aqueles que fazem cópias menos precisas, cada um com sua função.
2°- Cúspides e cíngulos acentuados atualmente são muito difíceis de se encontrar nas pessoas. NÃO que seu modelo esteja errado, PORÉM alguns autores e pesquisadores, baseados na teoria de Darwin, acreditam que devido às mudanças nos hábitos dos seres humanos, como por exemplo alimentação baseada em alimentos processados, os dentes estão sofrendo um processo de evolução, adaptando-se às novas exigências dos dias atuais, já que não é mais necessário, por exemplo, rasgar o couro de um animal para ter acesso a carne ou triturar alimentos crus como nossos ancestrais faziam. Então, dificilmente na clínica você se depara com pessoas que possuem uma arcada como você modelou; você pode ver isso nas fotos que estou colocando aqui que tirei de livros de odontologia e anatomia. Só por curiosidade, muitos de vocês devem conhecer pessoas que têm os incisivos laterais pequenos em forma de cone, ou mesmo que nasceram sem os últimos dentes de cada série, ou seja, incisivos laterais, 2° pré-molares e 3°molares, fatos que levam estes pesquisadores a acreditar nessa teoria de evolução, já que aparentemente o número de pessoas com essa ocorrência está aumentando.
3°- Por último, outro aspecto está relacionado à biomecânica da mastigação. Na física sabe-se que formas e ângulos definidos resultam em uma concentração de força, enquanto que ângulos suaves permitem uma maior distribuição de força. Assim, nos dentes anteriores vemos em sua parte incisal ângulos vivos, pois estes servem para cortar e rasgar os alimentos, já nos dentes posteriores, que servem para triturar os alimentos, temos ângulos mais suaves.
Assim, se você procurar modelar os dentes anatomicamente perfeitos acredito que o ideal seria um meio termo entre o que você fez e o que eu fiz, ou seja, com maior detalhamento dos sulcos e fissuras porém com estes sulcos e fissuras não tão profundos e com as cúspide dos dentes posteriores e cíngulos dos dentes anteriores mais suaves, assim com nas fotos que postei aqui.
Oh Artur to falando na boa hein cara! Não porque tenha ficado chateado com o que vc falou.
Abraço a todos.