Raposa ligeira =D

Por: ScreamingFox  

Em: 02/10/2013 14:20

Model base, começando a modelar o rosto :)..

(obs: Não tem subdivisão alguma... 1200 e poucos polys.. com SG\'s).

Fiz mais pra treinar coisas como furs e tal..

Tem uns angulos q fica legal, e outros q tá bem ruim ainda XD..


Foi feito com base em esqueletos de museu e algumas fotos da internet... Vou ver se eu uso o \'esqueleto original\' (modelar o esqueleto q nem o do museu) como hierarquia pra rigar XD (usar os models do \'esqueleto\' como \'bones\' pro \'rig\').

Mas acho q vou \"deixar ele mais magro\', pra poder \'estufar\' ele com furs e tal..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Legal, ficando bom. Reparei que voce nao usa o sumetry.
Só faço com symmetry.. :), \"ele me poupa metade do trampo\" hehehe..

As vezes pode parecer assimetrico.. mas aí é questão dos smoothing groups.. Qdo c dá symmetry se for 1 só smoothing group (a ser cortado pelo eixo) ele pode ficar um pouco esquisito.. Mas aí quando tiver mais avançado o model eu aplico os smoothing groups \'de fato\' (o smoothing groups mesmo.. q aí tá só com 1 mesmo, por isso o efeito estranho)...

(é q se eu pusesse sem SG nenhum ia ficar com uma aparencia estranha né =D, mas é simetrico pra Z (lado direito=lado esquerdo)..


Mas achei interessante... Q q tá parecendo assimetrico aí? (as vezes algo deu errado e eu nem vi XDD)...


Ahm, e outra coisa q ele tá sem os \'labios\' ainda.. Por isso talvez os dentes pareçam grandes demais..


E a orelha é a incorreta pra essa raposa que eu queria fazer (a raposa do artico, q é essa do meu avatar).. Mas vou ver se no rig mudo isso (fazer um controlador q muda a especie da raposa (cor, tamanho da orelha, etc,etc,etc...) heuhueuheuhuehue... =D.. Não achei imagens de referencia com a ortogonalidade o suficiente pra se usar de bluprint de lado.. Então fiz algumas inferencias realmente...





Ah, um \'workflow\' q eu adotei com esse foi q a cada alteração relevante eu salvei um .max (antes eu só salvava antes de fazer alterações MUITO relevantes, +1 backup e socar no maximo os autosave hehehe), de maneira a que eu possa desenvolver outras coisas a partir dos models base.. Pode vir a ser util... Fiquei afim de fazer uma pose com o DEV-5 (a raposa verde, a segunda dos do meio) e por um material de vidro.. ia ficar legal como um Decor num render de interiores XDDD


A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
cara!

vc modela mais no estilo game mesmo, né?

bom! Se for manter assim acho bom dá uma caprichada nos materiais, texturização e iluminação.

Valeu ScreamingFox, vamo aguardar os ups.
@new: Essa é a base dele (tá sem materiais ainda, etc..) dependendo de como é o game, dá pra usar a azul num game, etc (um game pra celular/tablet ou um game pre-2004)... Mas eu tento deixar as bases com no maximo 5k poly.. Mas, nesse caso em especifico, imagino que venha a ter cerca de uns 1000 polys a mais só no rosto (isso sem contar nenhuma subdivisão como \'turbosmooth\', etc..).. Nesse model, imagino que venha a chegar proximo dos 10k poly.. Esse aí é pra ficar mais \'crivel\' e tal.. Vou focar mais na cara dele.. E vou ter q mapear de uma maneira bastante eficaz q eu quero usar mapas pra definir a altura e direção dos pelos nele, quero treinar umas coisas de fur nesse aí.. :)



@edit: Pequeno talentinho no \'rosto\'.. Readequação ao crânio (o olho estava no lugar errado), geometria mais organizada e com loops mais eficazes..
(detalhe - sem e com smooth de subdivisão (turbo/meshsmooth))... Ah.. ainda sem os labios.. vou deixar pra amanhã XD..

@edit2: Tava vendo aqui antes de dormir (xd).. é.. os olhos estão muito \'pra fora\' (distantes um do outro), a \'focinheira\' (o caminho entre o focinho e o topo do \'rosto\') tem q ser mais larga, e o formato geral do focinho terá q ser readequado. O \'buço\' (o \'labio leporino\') dele vai ficar mais estufadinho (e ele \'descendo\' vai compor o labio superior), mas não muito q eu quero encher mais com o fur :).. (ah, e tambem vi que \"a boca tem q terminar no meio do olho\" e vice versa, hehe..)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Isso é um servo de Anúbis?
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
Vai ser um servo do meu controlador MIDI ainda nessa quinzena.. =b


@edit:
Mudanças:
-Focinho no lugar e inclinação corretos (focinho cópia de raposa estufada (o formato dos furinhos e aquele formato entre um \'T\' e uma \'flor de lis\' q forma, etc..))
-Cranio readequado com foto de cranio.
-Olho no lugar correto e com loopings..
-Curvas gerais 75% de certeza agora..
-Planejando a orelha na posição correta agora... Já descobri que o ponto minimo do lobulo é na altura da abertura da boca... :)..


@edit2:
Mudanças:
-Focinho aperfeiçoado.
-Buço feito e terminando no lugar correto..
-Orelha refeita (agora tá com a geometria favoravel pra se girar a orelha de uma maneira natural.. e também tá com o formato geral da orelha da raposa do artico..)
-Labio inferior feito..

Pro rosto ainda falta:
-Readequação final dos dentes feitos e extrusão dos dentes de tras (eles já tem os polys certinhos pra serem extrudidos..)
-Aperfeiçoamento dos labios e do buço.
-Volume na palpebra.

Mas vou deixar pra depois... Agora quero modelar las patítas =D.. Quero q fique com aquela pegada certinha até já peguei uma imagem de uma pegada.. Inclusive a pegada traseira é diferente da pegada dianteira..

Um erro bem tosco q eu já vou mudar ainda hoje antes da janta é q o osso correspondente à omoplata não faz aquela \'corcova\' no caso das raposas.. no caso de raposas esse osso é mais pra baixo e não faz volume nas costas... Talvez por isso tenha parecido um cachorro ou chacal algumas vezes XDD..

(detalhes:. Com e sem smooth de subdivisão)


@edit3: Começando a modelar a pata da frente =D.. Mas vou detalhar bastante ainda.. vou ver algumas patas pra comparar.. (apesar de q a raposa mesmo tem pelo até entre os dedos do pé..).. Pô legal q fiz bem rapidinho e ficou bastante eficaz a versão low.. mas n fica tão bom se suavizar.. mas vou detalhar bastante ainda a versão low.. nessa garra vai ter a cuticula q n tinha nas garras do Örm (o \'dragão\') :)

+ teste de fur (não resisti XD).. o fur do 3ds mesmo..



A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Separei os material ID\'s e to começando a mapear (isso são só cores mesmo, e o branco na raposa tá mais branco pq usei shellac, etc..)..

Aí então peguei (outro) freelance (de tradução), o que lentifica ainda mais coisas chatas como mapear (fazer o uvw e dar relax nas partes e etc..).. Aí então comecei a fazer o esqueleto.. Acho q ao invés de fazer o esqueleto com o formato certinho dos ossos, vou deixar só com o formato geral dos ossos mesmo e focar mais na questão lógica pra automatizar determinados movimentos/comportamentos da raposa..

Vai ficar praticamente como se fosse um rig de CAT, só q otimizado pra Motion Capture com MIDI.. =D.. Por exemplo, deixo 1 fader (\'fader\', pra quem n lembra, resumidamente é \'aquele \'dimer\' que vai de cima pra baixo/de um lado pro outro, e \'knob\' é, resumidamente, \'aquele \'dimer\' que é de girar) pra controlar a velocidade do andar, outro pra largura dos passos, outro pra altura máxima da pegada no movimento de andar e outro pra altura do G (centro de gravidade, o \'mestre\' da hierarquia) que vai fazer ele agaixar, etc.. E essas coisas podem ser postas em botões também.. o botão tem a vantagem de ir e voltar, ou de vc apertar e (geralmente nos controladores MIDI) manter num estado como se vc tivesse com seu dedo lá apertando pra sempre...

Achei uma imagem bastante conveniente pra fazer a ultima readequação ao rosto (das outras vezes eu pensava mais no crânio em sí.. mas agora com esse rosto (o q eu deixei logo atras da raposa no render mesmo...=D) vi q é só dar uma reduzida numas partes e \'bufar\'(extrapolar a posição da normal, \"ir pra fora\",etc..) umas partes perto do olho.. Legal q essa tá bem com a posição q eu costumo modelar os bixos XDD..


Pra essa parte lógica, que é o que eu to focando também (nesse aí to vendo mais a questão dos furs e a questão do rig o mais completo o possivel e tal.. e à minha maneira.. XD..) achei um video bastante legal que é uma analise bem detalhada sobre o walk cycle de um cachorro (que tem a estrutura ossea similar.. e também anda a essa velocidade de uma maneira similar também à uma raposa.. q eu vi outros videos pra comparar é claro...), então vou basear os minimos e maximos dos posicionamentos das pegadas em extrapolações e interpolações dos beziers respectivos.

O video (não é meu, mas acho bastante enriquecedor):






@edit: Esqueleto quase pronto.. (esse tá com smooth de nurms (é só tirar no edit poly).) Vou deixar nesse nivel de detalhamento mesmo (eu inicialmente ia modelar direitinho os ossos e tal, etc..) até pra poder reaproveitar melhor o rig q eu vou criar com esse esqueleto depois... (pra usar num lobo, cachorro, etc..)..





A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
aqueles pêlos ali tá com muito brilho.

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