Raposa ligeira =D

Por: ScreamingFox  

Em: 02/10/2013 14:20

Sim, mas ali foi só pra brincar, um teste mesmo, eu tava querendo ver se seria mais simples com o pelo comum ou com o VrayFur, e esse aí (o hair and fur comum do 3ds) ficou bem melhor (as vezes o vrayfur fica até melhor, mas talvez mais trabalhoso e certamente vai demorar mais pra renderizar uma quantidade alta (o do vray aqui demorou mais numa quantidade alta, e ficou estranho.. esse normal deu pra setar bastante facil e ficou uma coisa parecendo mesmo pelos xd..).

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
(obs: Eu chamo o controlador do pé, num rig, de \'pegada\')
(obs: Eu chamo \'curvas\' e \'splines\' de \'Bezier\'.. em homenagem ao Bezier mesmo.. é a partir dos desenvolvimentos de Bezier que existe o conceito de Splines).

Criando sistema custom de rig de comportamento de andar =D..

Fica muito bom mesmo e facilmente controlavel por Motion Capture =DDD.. E a questão do controle de emitir o comportamento ou não é suave entre o andar e não (o % de influencia do bezier preto).

Nesses controles aí do Attribute Holder (os q eu fiz até agora, vou fazer mais outros e tal.. teriam muito mais parâmetros e eu vou ver os melhores pra controle imediato (criar-se-a uma animação instantaneamente.. suave e tal..):

-\"Behavior\"- Se tiver zerado, a \'pegada\' não sofre influência do bezier preto, se estiver no meio, sofre 50%, e assim por diante.
-\"Left (e Right) Foot Offset\"- O \'offset\' da pegada, se os dois estiverem iguais, ele anda \'pulando\' (ou correndo dependendo do caso), se um estiver o inverso do outro, se produz aquele movimento comum de andar q a gente conhece..
-\"Stride Wideness\"- Se estiver zerado, a pegada acompanha o bezier menor, se estiver no maximo acompanha o bezier maior, e qualquer coisa entre isso (qualquer largura de passo entre o minimo e o maximo).
-\"Speed\"- Se estiver no meio, fica parado (mesmo com o \"behavior\" no maximo), se estiver no minimo, anda pra tras bem rapido, e se estiver no maximo, anda pra frente bem rapido, e qualquer coisa entre os 3...

Vou por mais coisas ainda no proprio comportamento de andar, pra poder torná-lo mais \'crivel\'.. O video q eu mostrei do cachorro andando (no post acima) mostra uma coisa extremamente crucial, que é a análise de velocidade entre os vertices do bezier.. Há uma curva de flutuação harmônica na velocidade entre frações de um ciclo.. Ou seja, aplicando-se ou o waveform controller ou expression (de acordo com a conveniencia) com uma expressão matemática conveniente (de acordo, obviamente, com uma pesquisa detalhada do comportamento de um animal real) , se conseguiria um movimento muito \'realistico\', e com o controle de comportamento, é possivel fazer um \'blend\' entre um comportamento e outro (não muito relevante no caso de patas.. talvez nas patas da frente eu faça um \'comportamento de arranhar\'.. só pra testar multiplos comportamentos..)..

Ah, e todos esses controles eu to fazendo pra ficarem \'na ponta dos dedos\', ridiculamente facil de mexer.. Do jeito q tá já dava pra eu controlar todos os parametros com faders ou botões MIDI, mas n fiz q eu percebi q dá pra fazer uma coisinha mais elaborada e com um artificio extremamente antigo do 3ds XDDD..

E.. sei lá... Desse jeito aí q eu to criando esse rig de andar eu to chamando de um \"Rig de Comportamento\".. é o rig pra um comportamento de andar.. C n vai ter q por layer e tal (pode, se quiser, mas aí pra uma animação de complexidade extremamente maior...), c controla no ato replicando o comportamento pesquisado, em real time e sem entrar em menus nem nada =D.. (pra Motion Capture então, daria pra fazer o bixo correr com o movimento do mouse em X e Y XDDD (ele ia correr correspondentemente e tal.. certinho XDD no caso pra isso vou fazer o Wire de duas vias =D)
ScreamingFox, tudo bem? Bom dia. Irmão: pau na burra! Tá super maneiro, gostei de tudo, mas... \"animação\", controloadores, etc., do esqueleto tá MUITO SHOW! Adoro ver isso.

Aguardo as atualizações.

PARABÉNS!
Abração fraterno,

MB
[:p]
Vou ver se eu faço um video sobre esse controle ainda hoje.. É q.. é osso.. Falar a real to meio deprê essa semana.. um cara deu \"aquele chute na bunda do meu carro\" (bateu atras... 2680 de preju) e não tem seguro.. Aí por causa dessas coisas aí na semana nem animei muito pra modelar e tal.. É como se eu \"tivesse que estar feliz\" ou \"inspirado\" pra fazer algo bem no 3ds.. É.. mas, enfim né.. Ósteo..

Liga, não, ScreamingFox, coisas da vida. Bola pra frente, viu?

Quero ver a evolução dos osso, pode ser? Tá show!

Abração fraterno,

MB
[:p]
Tava upando o video aqui deu problema no youtube.. Vou tentar de novo aí posto aqui também..

@edit: O video.. Parece q deu problemas de sincronia de audio.. Mas dá pra entender até.. mais prestar atenção e entender eu falando como \'comentarios\' xd..

O sisteminha deu muito mais certo do que eu poderia ter imaginado.. Ele anda, corre, fica manco, anda pro lado, pula (se é com só duas pernas, é muito mais facil, etc..), pula q nem aqueles corredores de corrida de obstaculo, e pula (anda pulando) q nem um animal ou cavalo.. Na imagem ele tá com um setting legal pra \'correr\'.. Fica quase igualzinho =D.. Mas ainda tenho q pensar algumas coisas pra coluna nesse rig em especifico (do comportamento de andar)..

Legal de ter 4 patas é q quando c faz a quarta já ta manjando desse rig com mais propriedade hehehe..

(ainda falta fazer os parametros de \'Max Height\' (a altura maxima do passo) pras patas da frente e o \'Bend\' pras quatro.. q nesse eu tinha esquecido de fazer XD, aí esse sisteminha basico do andar já vai estar pronto.. Os controladores da coluna e rabo vão ter a flutuação de valores dependente de questões do movimento do andar e tal (ou seja \"vai ser tudo sincronizado\"..))..
À noite eu comento e vejo com calma, pois agora não estou podendo, ok?

Abração fraterno,

MB
[:D]
Ah.. To tentando resolver \'o enigma da coluna\' agora.. XD..

Eu tinha percebido que o caminho do passo tem o mesmo formato geral correndo ou andando, o que muda é o tamanho.. Na verdade eu experimentei isso e deu extremamente certo, como a imagem até mostra (ou engana de maneira muito eficaz, o que eu já consigo conviver também hehe).. Então.. pensei que com a coluna ia ser a mesma coisa (pro andar e correr..), mas o que ocorre é que a coluna só se enverga pra 1 lado (vendo rapido eu pensava e lembrava q envergava pros 2 na mesma proporção).. A coluna enverga pra um lado, e se rotaciona apenas, para o outro..

Talvez então eu tenha q fazer uma automação pro correr e uma pro andar, e um controle de expressão entre um e outro pra dar pra fazer o \'blend\' entre andar e correr de maneira pratica e com transição suave entre um \'comportamento\' e outro.

To pensando ainda como fazer esse controle.. Mas pelo que eu ví, o de correr em especifico vou tentar começar q nem um fio q eu tinha feito (\'fio forrando o model de IK\') q eu testei uma vez e me pareceu fazer esse movimento bem certinho.. Com spline ik ia ficar um pouco complexo, mas talvez eu venha a usar splines pra alguma coisa aí na coluna também...

Exemplo do movimento da coluna:

ele enverga pra um lado, e rotaciona pro outro..

Consegui fazer o primeiro controle especifico pra espinha =DD.. É outro tipo de controle com o Path e Position constraint combinados com o \'fio de IK\'.. =D.. Reparem q ele faz o movimento de contração de maneira bem similar ao do cachorro ali :).. agora falta o giro.. q ele faz um giro também.. aí a espinha correndo já vai estar ok =D..

Vou fazer um controle também pro movimento lateral (\'rebolado\'), mas isso é mais pra finalizar.. Tem q ter esse controle de andar + 1 controle comum (rig completo comum, vou fazer de maneira similar ao do Örm (\'dragão\') nessa parte, unica diferença é q não vai esticar..)

(Gif animado)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138544

Últimos membros registrados: brunovidart, breno915, gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen.

Usuário(s) on-line na última hora: 878, sendo nenhum membro e 878 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.