(obs: Eu chamo o controlador do pé, num rig, de \'pegada\')
(obs: Eu chamo \'curvas\' e \'splines\' de \'Bezier\'.. em homenagem ao Bezier mesmo.. é a partir dos desenvolvimentos de Bezier que existe o conceito de Splines).
Criando sistema custom de rig de comportamento de andar =D..
Fica muito bom mesmo e facilmente controlavel por Motion Capture =DDD.. E a questão do controle de emitir o comportamento ou não é suave entre o andar e não (o % de influencia do bezier preto).
Nesses controles aí do Attribute Holder (os q eu fiz até agora, vou fazer mais outros e tal.. teriam muito mais parâmetros e eu vou ver os melhores pra controle imediato (criar-se-a uma animação instantaneamente.. suave e tal..):
-\"Behavior\"- Se tiver zerado, a \'pegada\' não sofre influência do bezier preto, se estiver no meio, sofre 50%, e assim por diante.
-\"Left (e Right) Foot Offset\"- O \'offset\' da pegada, se os dois estiverem iguais, ele anda \'pulando\' (ou correndo dependendo do caso), se um estiver o inverso do outro, se produz aquele movimento comum de andar q a gente conhece..
-\"Stride Wideness\"- Se estiver zerado, a pegada acompanha o bezier menor, se estiver no maximo acompanha o bezier maior, e qualquer coisa entre isso (qualquer largura de passo entre o minimo e o maximo).
-\"Speed\"- Se estiver no meio, fica parado (mesmo com o \"behavior\" no maximo), se estiver no minimo, anda pra tras bem rapido, e se estiver no maximo, anda pra frente bem rapido, e qualquer coisa entre os 3...
Vou por mais coisas ainda no proprio comportamento de andar, pra poder torná-lo mais \'crivel\'.. O video q eu mostrei do cachorro andando (no post acima) mostra uma coisa extremamente crucial, que é a análise de velocidade entre os vertices do bezier.. Há uma curva de flutuação harmônica na velocidade entre frações de um ciclo.. Ou seja, aplicando-se ou o waveform controller ou expression (de acordo com a conveniencia) com uma expressão matemática conveniente (de acordo, obviamente, com uma pesquisa detalhada do comportamento de um animal real) , se conseguiria um movimento muito \'realistico\', e com o controle de comportamento, é possivel fazer um \'blend\' entre um comportamento e outro (não muito relevante no caso de patas.. talvez nas patas da frente eu faça um \'comportamento de arranhar\'.. só pra testar multiplos comportamentos..)..
Ah, e todos esses controles eu to fazendo pra ficarem \'na ponta dos dedos\', ridiculamente facil de mexer.. Do jeito q tá já dava pra eu controlar todos os parametros com faders ou botões MIDI, mas n fiz q eu percebi q dá pra fazer uma coisinha mais elaborada e com um artificio extremamente antigo do 3ds XDDD..
E.. sei lá... Desse jeito aí q eu to criando esse rig de andar eu to chamando de um \"Rig de Comportamento\".. é o rig pra um comportamento de andar.. C n vai ter q por layer e tal (pode, se quiser, mas aí pra uma animação de complexidade extremamente maior...), c controla no ato replicando o comportamento pesquisado, em real time e sem entrar em menus nem nada =D.. (pra Motion Capture então, daria pra fazer o bixo correr com o movimento do mouse em X e Y XDDD (ele ia correr correspondentemente e tal.. certinho XDD no caso pra isso vou fazer o Wire de duas vias =D)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..