Raposa ligeira =D

Por: ScreamingFox  

Em: 02/10/2013 14:20

Consegui fazer uma \'formula\' que eu achei bem eficaz pro balançar do rabo, especifico pro andar/correr, mas q dá pra ser usado também em outras situações (ele coincide com o ciclo do andar..).

-Formula q eu usei no Expression Controller:
((1+sin(360*(Speed*Time)*Vel)-1)+Offset)/Int

sin = Termo para \"seno de..\", no caso, o seno do ângulo 360 vezes Speed multiplicado por Vel.:)
Speed = Velocidade dos passos (controle no slider (Attribute Holder)).
Vel = Velocidade do balançar do rabo (controle no slider (Attribute Holder))
Offset= Balança mais pra baixo ou mais pra cima (controle no slider (Attribute Holder))
Int = Intensidade da balançada (controle no slider (Attribute Holder))

(obs: eu não sou muito bom em matemática não.. só dei uma pesquisadinha e tal.. =D)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Ta ficando joia ein!
Nao manjo nada de animacao, vou acompanhar pra ver o resultado...
Eu também não manjo de animação =D.. Por isso q eu to tentando fazer rigs cada vez mais elaborados e complexos, de maneira a que uma criança seja capaz de gerar a animação.. Vou focar mais no rigging até o fim do ano aí talvez no ano q vem eu aprenda um pouco sobre animação propriamente dita. Sabendo um pouco sobre a animação imediatamente depois eu vou pegar o dominio de outros programas complementares especificos pra animação, principalmente o after effects e um outro lá acho q se chama \'combustion\' =D.. alem de elevar o meu nivel no photoshop também.. :)..
Mais uma \'aventura na matemática\' =DD

Primeiramente, quando eu tava pesquisando sobre como fazer o movimento do rabo, um \"abanar\" digamos assim, eu aprendí, no help mesmo da Autodesk, a função do Seno.. O Seno é capaz de gerar uma função que varia de 0 a 1.. No site da autodesk simplesmente dá uma dica pra se usar a função (1+sin(360*Time) pra se gerar uma variancia de 0 a 1 (em qualquer coisa) de acordo com o tempo...

(pesquisei um pouquinho sobre isso.. (nesse link tem um desenho animado bastante explicativo ( http://en.wikipedia.org/wiki/Sine ) )

Uma coisa bastante importante sobre o seno (o que dizem que é \"a qualidade do seno/coseno\") é que ele gera uma função em formato de \'sino\'.

Então veio meio q aquela parte de \"resolver o problema da lógica\" hehehe.. Se eu simplesmente variasse a rotação dos controles do rabo em (1+sin(360*Time), ele iria ir e voltar só pra um lado.

Então eu pensei assim...
- Se \'isso\' vai de Zero a um.. \'isso\' multiplicado por dois irá de Zero a dois.. Então, muito logicamente, \'isso\' multiplicado por dois e depois subtraindo um, \'isso\' irá de -1 a 1 =DDD...

Seguindo essa linha de raciocinio, fiz essa formula pro \'abanar\' de um rabo (poderia ser qualquer movimento pendular, ou com essa variancia senoide).

(1+sin(360*Giro*Vel)-1)/Int

\"Giro\"(a velocidade geral, é um controlador pra quase todos os movimentos do conjunto de andar),\"Vel\" e \"Int\" (o quão intenso é o abanar) são controlados por Attribute Holder do \'controlador geral\'.. Dessa maneira eu posso controlar pormenores do formato da onda senoide, de maneira interativa, o que não seria possivel se usando o Waveform Controller.

Para o rabo, essa formula funciona muito bem pra vertical e horizontal, sendo possivel fazer qualquer abanada de rabo que se vê normalmente em rabos naturais..

Mas então fui fazer o pescoço, e o pescoço tem outro movimento alem desse com a variação harmonica do seno.. Tem algo como um \'quicar\'.. Então tive que pensar um pouco sobre qual função matemática daria esse formato de \'quicar\'.. não achei.. então tive q bronzear um pouquinho mais o cerebro XDD..

Então pensei que, se TODOS os valores de (1+sin(360*Giro*Vel)-1) forem positivos, daria exatamente ou quase exatamente o formato que eu estava querendo (o \"quicar\")... Então.. primeiramente... hehehehehe... tentei elevar isso ao quadrado e depois dividir pelo mesmo numero.. O que fez a expressão ficar gigante heheh.. e não deu certo..

Depois, ví q tem uma função de \'valor absoluto\'... Um \'valor absoluto\' é o valor de um numero tirando o + ou - ou seja, é um valor sempre positivo.. Por exemplo abs(1-6) é igual a 5 =D.. Aprendendo essa \'função\', consegui o formato \"quicante\" de onda..

(Na verdade, esse formato de onda é mais conhecido como \'Hipertriangular\'. (e o outro é o \'Sinusoidal\' =DDD)).

Aplicando esse conceito do \'valor absoluto\' (\"abs\" no 3dsmax), fiz essa formula pro movimento de \'quicar\' da base do pescoço:

(abs(1+sin(360*Giro*Vel)-1)*2-Off)/Int

Esse tem o \'offset\' a mais.. Esse offset é uma correção de angulo (em que angulo \'começaria\' o balanço).. Tem a multiplicação por dois antes do offset pra dar o angulo total não \'só pra cima\' ou \'só la embaixo\' (assim dá pra ir dos 2 jeitos..).

Esse formato aí (hipertriangular (\"quicar\")) é bem eficaz pra um \'andar\', mas não muito adequado pra um \'correr\', no \'correr\', no caso do pescoço... Então, tive que pensar numa maneira de se poder mesclar os dois...

A solução pra isso foi a boa e velha \"média ponderada\".. Ou seja.. Resumindo:

-(Força1(Quicar)+Força2(Flutuar))/(Força1+Força2)

Então, consegui fazer de uma maneira a que se dá pra combinar os dois, deixar \'mais de um\' ou \'mais de outro\', etc..

Essa formula, que é a completa, por isso um pouco mais elaborada, ficou assim:

(Bounce*(abs(1+sin(360*Giro*Vel)-1)*2-Off)/Int+Swing*(1+sin(360*Giro*Vel)-1)/Int)/(Bounce+Swing)

O \'bounce\' e \'swing\' são, resumidamente, o \'Força1\' e \'Força2\' da explicaçãozinha acima =D..

Deixei imagens com um desenho tosco do formato q dá as formulas, e um exemplo, no pescoço, dos dois tipos de movimento (sinusoidal e hipertriangular).

Evidentemente que as formulas podem ser aplicadas para uma infinidade de outras coisas ;)..

@edit: Imagem (gif animado) com os desenvolvimentos :)

@edit2: \"Copula\" parametrica com partes do comportamento zeradas (exemplo de outro movimento ciclico).. (da mesma maneira q o andar/correr, ele faz as coisas rapido e devagar, inclina pros lados, balança a cabeça e o rabo de varios jeitos (ciclicos), etc..)

(no caso, o pescoço já está usando aquela formula da combinação de sinusoidal e hipertriangular, olha só q efeito bacana (e é ciclico e parametrico) =D)

Achei bastante engraçado e é um comportamento q um animal deve ter ne hehe.. XD

\'Quicar geral\' com a mesma formula \"hipertriangular\"..

Deixei o offset pra baixo, se eu deixasse muito pra cima ele ia ficar dando \'pulinhos\' XDD..

..O movimento das pernas está desativado pra ver só essa parte mesmo.. Estão ativados aí só as partes da coluna, pescoço e rabo, do movimento de andar.

a animação de cima ficou com movimentos estranhos. hehe! O bichim, mesmo depois de morto, anda imaginando coisas. hehe!
Ou antes de vivo hehehe..

Esse rig ficou meio complexo.. Mas eu to anotando tudo q eu fiz de maneira a q vai ser facil aplicar esse mesmo tipo de controle no futuro.. Mais uma questão de estudo e tal..

Esse rig \'de um comportamento\', do jeito q eu pensei, deve poder ser ativado e desativado de maneira interativa (ou partes ou qualidades, etc..), então vai ter q ter mais um rig basico ainda.. O das pernas e rabo já tem (dá pra usar outro controle por cima dos que fazem os comportamentos) só falta o rig da coluna e pescoço (q vou fazer q nem eu fiz nos videos do \'rig de rabo\' e do \'dragão\', etc..).. Nesse sentido, tem umas coisas bem \'classicas\' do rig q hoje em dia estão dizendo serem modernas e tal (ou eu gerei umas coisas estranhas aí hehe..)..

O \'wrap up\' final do rig de comportamento vai ser bastante crucial também, espero que não seja dificil e tal.. Acho q não vai ser não.. :)..

Dei uma olhada no model em sí.. mapeei o corpo inteiro menos as patas em sí, pq é chato, e o rosto, q eu vou dar uma mudada.. Fiquei tanto tempo sem olhar o model q dá pra ver de uma maneira mais critica hehe.. a boca está um pouco mais larga que o normal e cai um pouco mais do que o normal também... E tem uma modeladinha no olho que é facil e imagino deixar bastante melhor (as palpebras superiores são bem mais grossas, é como se o formato das palpebras se fundisse com o prolongamento do nariz, no cranio.., então vai ser \"apenas\" \"bombar\" um pouquinho mais ali XD..)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138544

Últimos membros registrados: brunovidart, breno915, gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen.

Usuário(s) on-line na última hora: 933, sendo nenhum membro e 933 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.